quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Pinhalnovense no Campeonato de Portugal

Dez jogadores que ficaram na história do Pinhalnovense
Fundado a 5 de agosto de 1948, fruto da fusão entre o União Foot-Ball Clube e o Sociedade Recreativa, Literária e Instrução Musical Pinhalnovense, o primeiro fundado em 1910 e a segunda em 1938, o Clube Desportivo Pinhalnovense milita desde 1999-00 nos campeonatos nacionais, sendo que desde 2013-14 que compete no Campeonato de Portugal.
 
Até então, era o União Foot-Ball Clube, impulsionado pelo apoio do proprietário agrícola Santos Jorge, que se dedicava ao desporto e ao futebol em particular, ainda que com um percurso irregular. A acumulação de dívida levou a que a que os seus dirigentes tivessem a ideia de se associar à Sociedade Recreativa, Literária e Instrução Musical Pinhalnovense, que gozava de saúde financeira e dispunha de uma boa sede, na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
 
Embora o Pinhalnovense tenha sido fundado em 1948, foi preciso esperar até 1965-66 para ver o clube inscrever-se com uma equipa sénior nas provas da Associação de Futebol de Setúbal, na altura a II Divisão Distrital.
 
Em 1983-84 o emblema de Pinhal Novo disputou pela primeira vez a Taça de Portugal e em 1987-88 participou pela primeira vez num campeonato nacional, o da III Divisão, descendo ao fim de uma época.
 
Porém, em 1999-00 o Pinhalnovense voltou para ficar nos patamares nacionais. Em 2003, já com relvado sintético no Campo Santos Jorge, a equipa sénior subiu à II Divisão B e desde então que compete no terceiro escalão do futebol português, que em 2013-14 foi reformulado e passou a designar-se Campeonato Nacional de Seniores – hoje Campeonato de Portugal, que em 2021-22 passará a ser o quarto patamar competitivo no país.
 
Paralelamente, os azuis e brancos têm chegado longe na Taça de Portugal: oitavos de final em 2004-05 e 2006-07 e quartos de final em 2009-10 e 2010-11.
 
Vale por isso a pena recordar os 10 futebolistas com mais jogos pelo Pinhalnovense no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Janício (52 jogos)

Janício
Lateral direito internacional cabo-verdiano que se destacou ao serviço do Vitória de Setúbal entre 2005 e 2009, tendo vencido uma Taça da Liga e chegado a uma final da Taça de Portugal ao serviço dos sadinos, reforçou o Pinhalnovense nos derradeiros meses de 2015, perto de comemorar o 36.º aniversário, numa altura em que já levava quase um ano e meio sem jogar.
Apesar da idade, teve impacto imediato na equipa, assumindo desde cedo a titularidade no lado direito da defesa azul e branca. Em duas temporadas, amealhou um total de 52 jogos (todos a titular) no Campeonato de Portugal, ajudando em ambas a equipa de Pinhal Novo a assegurar a permanência.
No verão de 2017 deixou o Campo Santos Jorge e pendurou as botas.
 
 

9. Bruno Severino (57 jogos)

Bruno Severino
Extremo nascido no Barreiro e formado maioritariamente no Barreirense, representou Vitória de Setúbal, Gondomar, Beira-Mar, Desp. Aves e Sp. Covilhã nas ligas profissionais antes de ingressar pela primeira vez no Pinhalnovense no início de 2013, proveniente do Torreense.
Se na primeira meia época deu um pequeno contributo para que os azuis e brancos permanecessem no terceiro escalão do futebol português, apesar de uma lesão grave sofrida em março, em 2013-14 disputou 13 jogos (dos quais todos a partir de janeiro e nove a titular) e apontou quatro golos na edição inaugural do então designado por Campeonato Nacional de Seniores, diante de Sertanense, Mafra (dois) e Loures, ajudando a equipa a apurar-se para a fase de promoção à II Liga.
A temporada seguinte foi iniciada ao serviço do Moura, mas em dezembro de 2014 regressou ao Campo Santos Jorge para se fixar ao longo de ano e meio, tendo nesse período amealhado 44 partidas (todas como titular) e marcou 14 golos no Campeonato de Portugal.
No verão de 2016 foi dispensado e regressou ao Barreirense. “Não me deram qualquer explicação, simplesmente chegaram ao pé de mim, nem foi o diretor da SAD, mas sim por intermédio de outra pessoa, que me informou que não contavam comigo”, afirmou ao Diário do Distrito na hora da despedida.
 
 
 

8. Tiago Feiteira (60 jogos)

Tiago Feiteira
Médio natural de Almada, formado maioritariamente no Sporting e dotado de enorme qualidade de passe, passou pelos juniores do Vitória de Setúbal e pelos seniores de Beira-Mar Almada, Alcochetense, Amora e Atlético antes de reforçar o Pinhalnovense no verão de 2017.
Nas duas temporadas que passou em Pinhal Novo ajudou a equipa a fazer duas épocas tranquilas, tendo amealhado um total de 60 partidas (57 a titular) e um golo (ao Olhanense, de canto direto) no Campeonato de Portugal com a camisola azul e branca.
Depois transferiu-se para o Sintrense.
 
 
 

7. Miguel Ângelo (60 jogos)

Miguel Ângelo
Disputou o mesmo número de jogos de Tiago Feiteira, mas amealhou mais 280 minutos em campo – 5312 contra 5032.
Defesa central internacional jovem português formado no Sporting ao lado de Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, José Fonte, Ricardo Quaresma, Miguel Veloso, Semedo, Yannick Djaló e Silvestre Varela, entre outros, jogou nas ligas profissionais ao serviço de clubes como Barreirense, Trofense, Portimonense, Marítimo, Olhanense, Arouca, Desp. Chaves e Cova da Piedade antes de reforçar o Pinhalnovense no verão de 2017, à beira dos 33 anos.
Nas duas temporadas que passou no Campo Santos Jorge totalizou 60 encontros (todos a titular) e um golo no Campeonato de Portugal, tendo em ambas ajudado a equipa de Pinhal Novo a fazer épocas tranquilas.
No verão de 2019 transferiu-se para o Sintrense na companhia de Tiago Feiteira e Martim Águas.
 
 
 

6. Rúben Fidalgo (62 jogos)

Rúben Fidalgo
Extremo/ponta de lança que passou pelas camadas jovens de Odivelas, Belenenses, Sacavenense e Vitória de Setúbal, iniciou-se no futebol sénior ao serviço do Malveira, mas logo a seguir transferiu-se para o Pinhalnovense, no verão de 2015.
Em duas temporadas no Campo Santos Jorge amealhou um total de 50 encontros (36 a titular) e apontou 19 golos no Campeonato de Portugal, ajudando os azuis e brancos a assegurar a permanência em ambas.
Valorizado, transferiu-se para o Olhanense, num projeto que visava a subida à II Liga. Entretanto também passou por Amora e Torreense, tendo regressado a Pinhal Novo em dezembro de 2019, indo a tempo de disputar 12 jogos (seis a titular) e quatro golos no campeonato, diante de 1º Dezembro, Real SC, Armacenenses e Mineiro Aljustrelense.
Entretanto eclodiu a pandemia de covid-19, as competições pararam e Rúben Fidalgo fez uma pausa no futebol, mas em 2021-22 vai regressar aos relvados com a camisola do Oriental Dragon.
 
 
 

5. João Bandeira (63 jogos)

João Bandeira
Médio ofensivo/extremo natural do Barreiro e maioritariamente formado no Barreirense, passou por União Banheirense, Amora, Coruchense e Olímpico Montijo antes de reforçar o Pinhalnovense no verão de 2018.
Em duas temporadas no Campo Santos Jorge amealhou 48 encontros (35 a titular) e seis golos no Campeonato de Portugal.
No verão de 2020 transferiu-se para o Castro Daire, mas em novembro desse ano regressou a Pinhal Novo para atuar em 15 partidas (13 a titular) e apontar dois golos no campeonato, diante de Lusitano Évora e Mineiro Aljustrelense, voltando uma vez mais os azuis e brancos a assegurar a permanência.
Tal como Rúben Fidalgo, está já comprometido com o Oriental Dragon para 2021-22.
Paralelamente, concluiu o mestrado em Futebol – da Formação à Alta Competição e exerce as funções de treinador nas camadas jovens do Barreirense.
 
 
 

4. Gonçalo Silva (70 jogos)

Gonçalo Silva
Médio de características ofensivas maioritariamente formado no Belenenses, chegou ao Pinhalnovense no primeiro ano de sénior, em 2012-13, proveniente dos juniores do Portimonense.
Após ajudar os azuis e brancos a assegurar a participação na edição inaugural do Campeonato Nacional de Seniores, amealhou 50 partidas (34 a titular) e quatro golos na competição entre 2013 e 2015, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção em 2013-14.
No verão de 2015 transferiu-se para o Malveira, tendo ainda passado pelo Loures antes de regressar ao Campo Santos Jorge em 2019-20 para atuar em 20 encontros (17 a titular) até à interrupção das competições devido a eclosão da pandemia de covid-19 em Portugal.
Depois mudou-se para o Oriental Dragon na companhia de Adilson, Sandro Costa, João Pinto, Marlon, David Calderón e Vasco Margaça.
 
 
 

3. Diego Zaporo (87 jogos)

Diego Zaporo
Possante ponta de lança brasileiro que entrou no futebol português pela porta do Vitória de Setúbal, passou ainda por Beira-Mar e Olivais e Moscavide antes de representar pela primeira vez o Pinhalnovense entre novembro de 2008 e maio de 2010, na altura para competir na II Divisão B.
Seguiram-se passagens por clubes como Torreense, União de Leiria, Caldas e Vilafranquense, com o regresso ao Campo Santos Jorge a acontecer em janeiro de 2017, numa altura em que já tinha 31 anos.
Em pouco mais de dois anos, foi utilizado em 87 encontros (79 a titular) e apontou 47 golos, registo que faz dele (de longe!) o melhor marcador de sempre do emblema de Pinhal Novo no Campeonato de Portugal. Em 2017-18 sagrou-se mesmo no artilheiro-mor da Série E da competição, com 15 remates certeiros.
Em março de 2020 transferiu-se de forma surpreendente e até polémica para o Olímpico Montijo, mas não chegou a estrear-se pelos aldeanos.
 
 
 

2. Bruno Grou (101 jogos)

Bruno Grou
Médio ofensivo/extremo que fez toda a formação no Pinhalnovense, transitou para a equipa principal em 2008-09, tendo feito a estreia em março de 2009, aos 18 anos.
Entretanto foi ganhar rodagem para Sertanense e Fabril, tendo regressado a casa no verão de 2011, acabando por explodir em 2012-13, quando apontou 17 golos na II Divisão B, sagrando-se mesmo o melhor marcador da Zona Sul.
Valorizado, deu o salto para o Académico Viseu, então na II Liga, mas não vingou. Após mais uma passagem pelo Sertanense, voltou ao Campo Santos Jorge no verão de 2015 para mais quatro temporadas de azul e branco, nas quais amealhou 101 encontros (96 a titular) e onze golos no Campeonato de Portugal.
No verão de 2019 transferiu-se para o Almancilense.
 
 
 

1. Alain Pilar (147 jogos)

Alain Pilar
Defesa central de elevada estatura (1,89 m) natural de Setúbal, passou pelas camadas jovens de clubes como Barreirense, Cova da Piedade e Vitória de Setúbal e pelos seniores de emblemas como Caldas, Juventude Évora, Desp. Beja, Louletano e Tondela antes de ingressar pela primeira vez no Pinhalnovense no verão de 2011.
Após ter competido na II Divisão B durante as duas primeiras épocas no Campo Santos Jorge, amealhou 85 encontros (todos a titular) e nove golos no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção em 2013-14.
Em 2016-17 representou o Barreirense, mas na temporada seguinte regressou a Pinhal Novo, aos 34 anos, para (pelo menos) mais quatro temporadas no Campeonato de Portugal, nas quais totalizou 62 partidas (52 a titular) e quatro golos, ajudando sempre a formação do distrito de Setúbal a alcançar a permanência.
Entretanto, renovou contrato e vai continuar no Pinhalnovense em 2021-22.
 



 
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...