terça-feira, 14 de abril de 2026

Neste dia em 2001, o Sporting bateu o Estrela da Amadora em jogo marcado por desacatos com a Juve Leo em Alvalade. Quem se lembra?

Acosta, João Pinto e César Prates festejam golo leonino
A minha primeira memória de um jogo entre Sporting e Estrela da Amadora é de um encontro do qual me lembro vagamente não por causa de um golo ou de qualquer ocorrência dentro das quatro linhas, mas sim por reter na mente imagens de alguma confusão nas bancadas do velhinho Estádio José Alvalade. Ainda coloquei em causa essa imagem de incidentes ser de outro jogo dos leões que não frente aos tricolores, mas após alguma investigação cheguei à conclusão que é mesmo referente à partida entre os dois clubes da Grande Lisboa disputada a 14 de abril de 2001.
 
Em causa estiveram desacatos entre elementos da Juve Leo e outros adeptos sportinguistas, pouco agradados com o comportamento da claque, de costas voltadas para a equipa depois da derrota na jornada anterior ante a União de Leiria, numa fase em que os verde e brancos estavam cada vez mais fora da luta pelo título.

segunda-feira, 13 de abril de 2026

Recorde os 10 jogos das equipas portuguesas em Highbury e no Emirates Stadium

Emirates (à esquerda) sucedeu ao velhinho Highbury (à direita)
Highbury era mais pequeno (lotação inferior a 40 mil lugares) e antigo (inaugurado em 1913) mas era mais mítico. O Emirates Stadium é maior (60 mil lugares) e mais moderno (2006), mas nele os adeptos do Arsenal ainda não viveram (nem de perto nem de longe) uma pequena fração das alegrias que vivenciaram no antecessor. 
 
Uma vez que o emblema do norte de Londres tem sido um dos mais representativos de Inglaterra na Europa do futebol, Highbury recebeu duas visitas de equipas portuguesas em competições da UEFA, enquanto o Emirates Stadium em pouco mais de década e meia já acolheu sete jogos oficiais entre os gunners e conjuntos lusos.
 
Nesses dez encontros, houve uma equipa portuguesa que venceu em Highbury e outras duas que conseguiram empatar no Emirates.
 
Vale por isso a pena recordar as dez visitas de equipas portuguesa ao terreno do Arsenal.

O animal competitivo que capitaneou o Barça do tiki-taka. Quem se lembra de Puyol?

Carles Puyol venceu 18 troféus pela equipa principal do Barcelona
Tecnicamente era limitado, mas graças a muito sangue, suor e lágrimas tornou-se num dos mais emblemáticos defesas do futebol mundial, reconhecido por um espírito competitivo e uma entrega ao jogo em doses industriais. Liderou em campo uma das melhores equipas da história do futebol, o Barcelona de Pep Guardiola, que celebrizou o estilo de jogo que ficou conhecido como tiki-taka.
 
Nascido a 13 de abril de 1978 em La Pobla de Segur, na Catalunha, começou a jogar futebol como guarda-redes no modesto clube local, mas após lesões no ombro tornou-se… avançado. Entretanto, em 1995 ingressou na mítica academia do Barcelona, La Masia, e passou a jogar como médio defensivo. Mais tarde, quando transitou para a equipa B, tornou-se lateral direito.  

O Golden Boy do FC Porto a quem Katsouranis partiu a perna. Quem se lembra de Anderson?

Anderson venceu dois campeonatos pelo FC Porto
Um médio ofensivo talentosíssimo que necessitou de apenas 24 jogos pelo FC Porto para render 30 milhões de euros, quatro vezes mais do que custou, e dar o salto para o Manchester United. Esteve apenas ano e meio vinculado aos dragões e, pelo menos, seis meses afastado dos relvados devido a uma perna partida… pelo benfiquista Katsouranis.
 
Nascido a 13 de abril de 1988 em Porto Alegre, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, ingressou nas camadas jovens do Grêmio em tenra idade e estreou-se pela equipa principal em outubro de 2004, aos 16 anos e seis meses, logo num escaldante GreNal, no qual marcou de livre, apesar da derrota por 1-3.

sexta-feira, 10 de abril de 2026

Um dos melhores laterais esquerdos de sempre. Quem se lembra de Roberto Carlos?

Roberto Carlos marcou golos que desafiavam as leis da física
Um dos melhores laterais esquerdos e um dos mais fortes rematadores de sempre, dono do pontapé-canhão mais famoso da história do futebol. Baixo (1,68 m), mas extremamente potente, era um especialista em livres diretos e marcou golos que pareciam impossíveis.
 
Nascido a 10 de abril de 1973, em Garça, no estado de São Paulo, cresceu no seio de uma família humilde e chegou a trabalhar numa fábrica de têxtil. No que ao futebol diz respeito, começou a jogar nas camadas jovens do União São João. Mesmo a competir na Série B, foi convocado para a seleção brasileira em março de 1992, tendo feito a estreia no dia 26 desse mês, numa vitória sobre os Estados Unidos num jogo particular (3-0). Um ano antes, sagrou-se vice-campeão mundial de sub-20, em Lisboa, tendo atuado os 120 minutos na final perdida para Portugal no desempate por penáltis.

Neste dia em 2007, Ronaldo estreou-se a marcar na Champions na goleada do Man United sobre a Roma (7-1). Quem se lembra?

Michael Carrick bisou numa noite mágica em Old Trafford
Embora se tratem de dois clubes históricos do futebol europeu, foi necessário esperar até abril de 2007 para que Manchester United e AS Roma se defrontassem pela primeira vez em jogos oficiais. Neste caso, para os quartos de final da Liga dos Campeões.
 
A formação inglesa, orientada pelo eterno Alex Ferguson, apresentava já o núcleo duro da equipa que viria a chegar a duas finais da Champions nas épocas seguintes, com Van der Sar, Brown, O’Shea, Ferdinand, Evra, Carrick, Scholes, Giggs, Cristiano Ronaldo e Rooney.
 
Já a AS Roma pouco ou nada tinha a ver com a superequipa que conquistou o título italiano em 2000-01, mas que contava ainda com o eterno Francesco Totti a capitanear um conjunto interessante de jogadores internacionais como Panucci, Mexès, Chivu, De Rossi, David Pizarro, Wilhelmsson, Perrotta e Vucinic. O homem do leme era Luciano Spalletti.

O primeiro timorense a afirmar-se em Portugal e o único a jogar nas provas da UEFA. Quem se lembra de Pincho?

Pincho representou o Belenenses entre 1973 e 1977
Cinco timorenses jogaram na I Divisão portuguesa, mas nenhum teve o impacto deste médio ofensivo dotado de visão de jogo, velocidade e habilidade goleadora que chegou a competir na Taça UEFA com a camisola do Belenenses.
 
Nascido a 25 de dezembro de 1950 em Dili, capital de Timor-Leste, José da Costa Guilherme, mais conhecido no mundo do futebol como Pincho, começou a carreira no Sporting Clube de Timor.
 
No verão de 1973, após se ter sagrado vencedor e melhor marcador (a par do companheiro de equipa Mascarenhas) da Taça Preparação, percorreu os 14 mil quilómetros de distância entre Dili e Lisboa para assinar pelo Belenenses. Antes dele, apenas os compatriotas Rogério da Silva (pelo Olhanense em 1963-64) e Joca (Sp. Braga em 1968-69) haviam atuado no primeiro escalão luso.

Neste dia em 2011, as segundas linhas do FC Porto foram ao Algarve bater o Portimonense. Quem se lembra?

Hulk em dificuldade perante a oposição de dois jogadores alvinegros

Nasci em 1992 e por isso já não fui a tempo dos inúmeros jogos entre FC Porto e Portimonense durante a década de 1980 e do que aconteceu em 1990. E como portistas e algarvios estiveram 20 anos sem se defrontarem oficialmente, as minhas primeiras memórias de encontros entre as duas equipas remontam à época 2010-11, quando os alvinegros voltaram à I Liga.

 

No primeiro duelo dessa temporada, a 14 de novembro de 2010, os azuis e brancos venceram por 2-0 no Dragão. Mas esse foi apenas um dos 27 triunfos em 30 jornadas da formação então orientada por André Villas Boas. Foi mais um encontro sem grande história, que serviu para reforçar a já reforçada liderança do FC Porto no campeonato – mais dez pontos do que o Benfica e 13 do que o Sporting – e afundar o Portimonense na zona de despromoção. Walter, em estreia a marcar na I Liga, e Hulk de penálti, apontaram os golos, mas confesso que não me lembro de rigorosamente nada.

Neste dia em 2003, o FC Porto goleou a Lazio nas Antas e meteu um pé na final da Taça UEFA. Quem se lembra?

Fernando Couto e Jorge Costa capitaneavam Lazio e FC Porto
Falar da minha primeira memória de um jogo entre FC Porto e Lazio é recordar uma das noites mais épicas que os adeptos portistas e o antigo Estádio das Antas viveram, a 10 de abril de 2003, numa partida da primeira-mão das meias-finais da Taça UEFA. Hoje, a formação laziale até pode ser uma presença assídua nas provas europeias e até pode ter estado recentemente na Liga dos Campeões, mas em 2003 era uma das principais equipas daquela que ainda era a era dourada do calcio.
 
Afinal, o emblema romano tinha sido campeão italiano e vencedor da Taça de Itália em 1999-00, vice-campeão na época anterior e 3.º classificado em 2000-01.  Em termos internacionais, vinha de três participações consecutivas na Liga dos Campeões – tendo atingido os quartos de final em 1999-00 – e na década anterior tinha sido finalista da Taça UEFA em 1997-98 e vencedor da Taça das Taças e da Supertaça Europeia em 1999.

quinta-feira, 9 de abril de 2026

O avançado que os adeptos do Liverpool apelidaram de “Deus”. Quem se lembra de Robbie Fowler?

Fowler marcou 183 golos em 369 jogos pelo Liverpool
Muitos jogadores lendários passaram pelo Liverpool, mas poucos terão sido apelidados pelos aficionados adeptos dos reds de “Deus”. Aconteceu com este goleador formado no clube e que brilhou ao serviço da equipa principal sobretudo durante a década de 1990.
 
Robbie Fowler nasceu a 9 de abril de 1975 em Liverpool e é considerado um dos avançados mais talentosos da sua geração. Com um instinto goleador fora do comum, era um perigo à solta nas áreas adversárias, tendo criado uma ligação especial com as bancadas de Anfield.
 

Já há onzes! Siga aqui o FC Porto-Nottingham Forest, que marca o regresso de Vítor Pereira ao Dragão

O lateral riscado das seleções após ser expulso no Mundial sub-20. Quem se lembra de Mano?

Mano somou 33 internacionalizações pelas seleções jovens
Fez uma carreira bonita, com mais de 200 jogos na I Liga com as camisolas de Belenenses, Estoril e Vitória de Setúbal. Foi também presença assídua nas seleções jovens até ao Campeonato do Mundo de sub-20 em 2007, quando empurrou um jogador chileno que se tinha envolvido com Fábio Coentrão e foi expulso. Depois a Federação suspendeu-o por três meses e nunca mais foi chamado.
 
Lateral com raízes cabo-verdianas nascido a 9 de abril de 1987 em Lisboa, Luís Miguel Lopes Mendes, conhecido no mundo do futebol como Mano, começou a jogar futebol nas camadas jovens do Almada, tendo ainda passado pelos juvenis do Corroios antes de se mudar para os juniores do Belenenses.

quarta-feira, 8 de abril de 2026

O herói do título europeu de sub-18 em 1999. Quem se lembra de João Paulo?

João Paulo somou 34 internacionalizações pelas seleções jovens (e B)
O autor do golo que deu a Portugal o título europeu de sub-18 em 1999. Embora precoce, acabou por ser o pináculo de uma carreira razoável, com 140 jogos e 23 remates certeiros na I Liga portuguesa e passagens pelos campeonatos de Roménia, Chipre e Azerbaijão.
 
Possante ponta de lança (1,87 m) nascido a 8 de abril de 1980 em Paredes, começou a jogar futebol nas camadas jovens do União Sport Clube Paredes, de onde saltou para o Boavista enquanto juvenil, no verão de 1995. Daí às seleções jovens nacionais foi um tirinho, estreando-se pelos sub-15 em fevereiro do ano seguinte, no Torneio Internacional do Algarve.

Já há onzes! Siga aqui o Sp. Braga-Betis

Neste dia em 2012, Ricardo Costa anulou Cristiano Ronaldo e o Valencia saiu do Bernabéu com um empate a zero. Quem se lembra?

 
 

terça-feira, 7 de abril de 2026

O primeiro globetrotter do futebol português. Quem se lembra de Severiano Correia?

Severiano Correia teve um percurso de quatro décadas como treinador
Terá sido o primeiro globetrotter do futebol português. Depois de uma curta carreira como futebolista, com passagem pelas camadas jovens do Benfica e pelos seniores de Boavista e Sp. Braga, iniciou um trajeto de quatro décadas como treinador, tendo trabalhado em Moçambique, na África do Sul, na Grécia e no Brasil.
 
Nascido a 4 de janeiro de 1913 em Lisboa, deixou a prática do futebol em meados da década de 1930 devido a uma lesão, quando tinha apenas 24 anos.
 
A primeira experiência como treinador remonta aos tempos em que jogava no Sp. Braga, na II Divisão, quando os companheiros de equipa lhe pediram para substituir o técnico que havia saído. Foi o primeiro jogador-treinador da história dos bracarenses.

Já há onzes! Siga aqui o Sporting-Arsenal

O craque das cicatrizes que se chegou a intrometer entre Ronaldo e Messi. Quem se lembra de Ribéry?

Ribéry venceu a Liga dos Campeões pelo Bayern em 2012-13
Com cicatrizes visíveis no rosto devido a um grave acidente de viação que sofreu quando tinha apenas dois anos, chegou a trabalhar na construção civil e subiu a pulso no futebol, mas chegou ao topo da montanha. Ganhou a Liga dos Campeões e o prémio de melhor jogador na Europa, foi finalista de um Mundial e, para muitos, teria sido o justo vencedor da Bola de Ouro em 2013.
 
Nascido a 7 de abril de 1983 em Boulogne-sur-Mer, uma cidade portuária no norte de França, Franck Ribéry é considerado um dos melhores futebolistas da sua geração, um extremo talentoso, veloz, habilidoso e desequilibrador.

segunda-feira, 6 de abril de 2026

A antiga promessa sadina que jogou com Bale e Walcott. Quem se lembra de Feliciano Condesso?

Feliciano Condesso foi internacional jovem em 45 ocasiões
Despontou nas camadas jovens do Vitória de Setúbal, jogou com Gareth Bale, Theo Walcott e Adam Lallana na formação do Southampton, treinou com craques como Riquelme, Robert Pirès, Diego Forlán ou Santi Cazorla no Villarreal e representou as seleções jovens portuguesas em dois Europeus e um Mundial, mas terminou a carreira aos 28 anos após três roturas de ligamentos.
 
Médio possante (1,85 m) de características ofensivas e com raízes na República Democrática do Congo, Feliciano Condesso nasceu a 6 de abril de 1987 em Setúbal e passou sete anos nas camadas jovens do Vitória, desde as escolinhas em 1995-96 aos juvenis em 2002-03.

quinta-feira, 2 de abril de 2026

Neste dia em 2006, Rey Mysterio foi coroado campeão mundial na WrestleMania 22. Quem se lembra?

Shawn Michaels bateu Vince McMahon no combate da noite
Tal como com Royal Rumble, SummerSlam e Survivor Series, a primeira memória que tenho de uma Wrestlemania remonta a 2006, ou seja, à 22.ª edição do evento. Em Chicago, colidiram rivais cujas intrigas foram sendo alimentadas durante cerca de dois ou mais meses. Pelo hype, pelos anúncios semanais de lendas introduzidas no Hall Of Fame e pelo que assistia regularmente nos shows semanais, na altura na SIC Radical, foi um evento em que depositei grandes expetativas, embora julgue que não o tenha visto de fio a pavio aquando da sua transmissão.

O central sérvio contratado pelo FC Porto para substituir Pepe. Quem se lembra de Stepanov?

Stepanov disputou 27 jogos pelo FC Porto ao longo de dois anos
O central contratado pelo FC Porto após a transferência de Pepe para o Real Madrid no verão de 2007. Um internacional sérvio que vinha de uma boa época na Turquia e custou 3,5 milhões de euros aos cofres dos dragões, mas que não se conseguiu intrometer entre Bruno Alves, Pedro Emanuel e posteriormente Rolando na luta por um lugar no onze.
 
Nascido a 2 de abril de 1983 em Kisac, cidade sérvia ainda no tempo da antiga Jugoslávia, Milan Stepanov começou a jogar futebol profissionalmente no Vojvodina e, paralelamente, foi fazendo o seu percurso nas seleções jovens. Foi internacional sub-18 pela Jugoslávia e sub-21 e olímpico pela Sérvia e Montenegro, tendo marcado presença no Europeu de sub-18 em 2001, nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e no Campeonato da Europa de sub-21 em 2006.

quarta-feira, 1 de abril de 2026

O único jogador a vencer a Liga dos Campeões por três clubes. Quem se lembra de Seedorf?

Seedorf venceu quatro Champions, duas das quais pelo AC Milan
Um dos melhores médios da sua geração, muito completo, e que aparece destacado na história do futebol como o único jogador a ganhar a Liga dos Campeões por três clubes – primeiro pelo Ajax em 1995, depois pelo Real Madrid em 1998 e por fim pelo AC Milan em 2003 e 2007.
 
Nascido a 1 de abril de 1976, em Paramaribo, no Suriname, Clarence Seedorf mudou-se aos dois anos para os Países Baixos, tendo ingressado na prestigiada formação do Ajax quando tinha apenas dez anos, em 1986.
 

Morreu Eduardo Candeias “Ferreirinha”, lenda do União de Santiago. Quem o viu jogar?

Ferreirinha passou 14 temporadas no União de Santiago do Cacém
Um dos melhores e mais populares jogadores da história do União de Santiago do Cacém, clube ao qual esteve ligado durante 14 temporadas, distribuídas por dois períodos (de 1965 a 1968 e de 1979 a 1980).
 
Extremo esquerdo nascido a 21 de março de 1942 em Azinheira dos Barros, concelho de Grândola, Eduardo Candeias “Ferreirinha” começou a jogar futebol federado na equipa sénior do Sporting Ferreirense, no campeonato distrital de Beja e na III Divisão Nacional, no início da década de 1960.
 
Após ter cumprido serviço militar, recomeçou a jogar no clube em que mais se notabilizou, o União de Santiago, tendo feito parte da histórica equipa que em 1973-74 conquistou pela primeira vez o título distrital da AF Setúbal e alcançou a consequente promoção à III Divisão Nacional – pelo meio representou o Clube Desportivo Artístico Grandolense em 1968-69.

O canhoto de Freamunde que saltou do Paços para a Roma. Quem se lembra de Antunes?

Antunes disputou 174 jogos e 19 golos pelo Paços de Ferreira
Um dos melhores laterais esquerdos portugueses no século XXI. Por uma razão ou por outra nunca esteve numa fase final, mas somou 13 internacionalizações, jogou nos campeonatos de Itália e Espanha e na Liga dos Campeões e foi campeão na Ucrânia e em Portugal.
 
Canhoto nascido a 1 de abril de 1987 em Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, fez toda a formação nos capões, tendo transitado para a equipa principal quando ainda era júnior de primeiro ano, em 2004-05. Lançado por Nicolau Vaqueiro na antiga II Divisão B, beneficiou de competir num nível mais competitivo do que a maioria dos jogadores da sua geração para merecer as primeiras chamadas às seleções jovens, nomeadamente os sub-18 e os sub-19, tendo sido convocado para o Campeonato da Europa de sub-19 em 2006.

segunda-feira, 30 de março de 2026

O autor do último golo do Atlético na I Divisão e treinador em 12 países. Quem se lembra de Nelo Vingada?

Nelo Vingada está ligado ao treino desde a década de 1980
Marcou o último golo do Atlético na I Divisão, em 1977, naquela que foi a sua única época no primeiro escalão enquanto futebolista. Depois tornou-se não só treinador, mas também um dos pioneiros a conciliar conhecimento empírico adquirido dentro das quatro linhas com a formação académica.
 
Nascido a 30 de março de 1953 em Serpa, no Baixo Alentejo, fez uma carreira modesta enquanto jogador. Após concluir a formação no Belenenses representou Sintrense, Atlético e Vilafranquense, tendo apenas jogado na I Divisão ao serviço dos alcantarenses na temporada 1976-77. A 22 de maio de 1977, numa derrota às mãos do Belenenses no Restelo (1-2), marcou o último golo do Atlético no patamar maior do futebol português.

O central brasileiro que brilhou no Tirsense e em Inglaterra mas não no Benfica. Quem se lembra de Paredão?

Paredão brilhou no Tirsense antes de não vingar no Benfica
Entrou em Portugal pela porta da Académica, ajudou a construir o melhor Tirsense da história e deu-se mal no Benfica, mas depois foi para Inglaterra fazer épocas interessantes ao serviço de clubes como Sheffield Wednesday, Chelsea, Sunderland ou Bolton.
 
Nascido a 30 de março de 1972 em Porto Alegre, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, Emerson Thome ganhou estatuto na Premier League com o próprio nome, mas em Portugal sempre foi conhecido pela alcunha de Paredão.
 
Formado no Internacional, clube no qual também iniciou a carreira profissional, reforçou a Académica, então na II Liga, em 1992-93, não indo além de três jogos até final da época, uma escassa utilização justificada por motivos burocráticos. “Por causa da antiga lei dos estrangeiros só tive condições de jogar quando libertaram um jogador que era o Earl, de Trinidad e Tobago, numa altura em que lá estavam também o Latapy e o Lewis. Ele depois saiu e entrei na vaga dele quase a meio de março. Fiz apenas três jogos na Académica, na II Liga, na altura. A Académica tinha uma equipa espetacular. Acabámos em quarto lugar, quase a subir de divisão. Tinha o Zé do Carmo, Latapy, Lewis, Tó Luís. Uma equipa engraçada”, recordou ao Maisfutebol em outubro de 2017.

sábado, 28 de março de 2026

O extremo baixinho e veloz que brilhou no Paços de Ferreira e no Boavista. Quem se lembra de Zé Manel?

Zé Manel jogou na I Liga durante dez anos, entre 2000 e 2010
Um extremo à moda antiga: baixinho (1,68 m), veloz, vertical e dotado de qualidade técnica e forte remate. Subiu a pulso desde a III Divisão Distrital da AF Braga, mas foi bem a tempo de disputar 271 jogos na I Liga, atuar na Taça UEFA e somar duas internacionalizações pela seleção B, tendo brilhado sobretudo ao serviço de Paços de Ferreira e Boavista.
 
Nascido a 22 de fevereiro de 1975 em Fraião, no concelho de Braga, começou a jogar futebol num pequeno clube local, o Maikes Fraião, tendo competido na II Divisão Distrital da AF Braga entre 1992 e 1994 e no terceiro escalão bracarense entre 1994 e 1996. “No meu tempo, não havia formação como hoje. Era praticamente juniores e seniores. Comecei na minha freguesia e não pude assinar o meu primeiro contrato, era menor. Quem assinou foram os meus pais. Nesse primeiro ano em que joguei federado, a minha freguesia tinha dificuldades em arranjar jogadores. Fizeram captações e eu, como muitos, fui treinar ao sábado de manhã e fui surpreendido no final, se queria fazer parte do plantel para a época seguinte. Assim começou”, recordou ao Maisfutebol em abril de 2019.

Neste dia em 2004, o FC Porto de Mourinho sofreu para bater o Moreirense, no Dragão, ao cair do pano. Quem se lembra?

João Ricardo e Ricardo Fernandes protegem a bola de McCarthy
FC Porto e Moreirense enfrentaram-se oficialmente pela primeira vez na época 2002-03, mas não me lembro de nenhum dos jogos do campeonato entre as duas equipas. Tenho uma vaga ideia do golo de chapéu de Capucho a João Ricardo em abril de 2003, mas não estou certo disso.

A nova vaga de atletas de meio-fundo e fundo que têm pulverizado os recordes nacionais nos últimos meses


 

sexta-feira, 27 de março de 2026

Um dos melhores do mundo e figura do Valência na viragem do milénio. Quem se lembra do Mendieta?

Mendieta esteve vinculado ao Valencia entre 1992 e 2001
Um dos melhores jogadores do mundo e a grande figura do Valencia na viragem do milénio, período no qual os ches atingiram a final da Liga dos Campeões em épocas consecutivas, em 1999-00 e 2000-01.
 
Nascido a 27 de março de 1974 em Bilbau, no País Basco, Gaizka Mendieta começou a jogar no modesto Castellón, mas foi bem a tempo de se tornar num dos mais elegantes e completos médios da sua geração, destacando-se sobretudo pela visão de jogo, qualidade de execução e inteligência tática.
 
Foi uma figura marcante do futebol europeu no final da década de 1990 e início dos anos 2000, tendo sido nomeado para a Bola de Ouro em 2000 (8.º lugar) e 2001 (18.º). Paralelamente, em ambos os anos foi eleito melhor médio do ano para a UEFA.

A antiga promessa do Benfica que as lesões nunca largaram. Quem se lembra de Pedro Correia?

Pedro Correia fez toda a formação no Benfica e foi internacional jovem
Foi uma das maiores promessas da sua geração. Era um lateral direito com presença assídua nas seleções jovens e deu a entender, a certa altura, que seria um jogador com o qual o Benfica poderia contar para muitos e bons anos. Teve o seu momento alto quando marcou o penálti decisivo que valeu a conquista de um torneio no Dubai, mas nunca foi aposta nos jogos a doer.
 
Nascido a 27 de março de 1987 em Lagos, o defesa algarvio ingressou nas escolinhas dos encarnados em 1995-96. Percorreu toda a formação das águias, assim como as seleções nacionais de sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20, tendo somado um total de 25 internacionalizações e marcado presença em torneios como o Europeu de sub-17 em 2004, o Europeu de sub-19 em 2006 e o Mundial de sub-20 em 2007.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...