sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A minha primeira memória de... um jogo entre Man. United e Wolves

Kenny Miller festeja o golo que deu a vitória aos wolves
Ainda o Wolverhampton estava longe de ser invadido por um vasto grupo de jogadores portugueses quando protagonizou o primeiro duelo com o Manchester United de que tenho memória. Curiosamente havia um futebolista luso nos wolves, Silas, mas não foi incluído no lote de 16 convocados. Do outro lado estava Cristiano Ronaldo, que nessa tarde de 17 de janeiro de 2004 cumpriu os 90 minutos, numa altura em que tinha apenas 18 anos.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

WWE | Royal Rumble 2020

McIntyre e Charlotte saem do Royal Rumble como os grandes vencedores da noite



Data: 26 de janeiro de 2020
Arena: Minute Maid Park
Localidade: Houston, Texas


quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

“Zezé” Meyong chegou a Setúbal há 21 anos

Meyong marcou o golo que deu a última Taça de Portugal ao Vitória
Na edição de O Setubalense de 31 de janeiro de 2000, o jornalista Teodoro João escreveu a notícia da chegada ao Vitória de Setúbal de um tal “Albert”, avançado camaronês oriundo do Ravenna, da 2ª Liga Italiana. “O ponta de lança foi pré-selecionado “A” pela seleção dos Camarões para o Campeonato do Mundo de França [1998]. Ao serviço do Ravenna, apontou 8 golos em 12 jogos, entre jogos oficiais e particulares. O atleta vem a custo zero, porquanto era um jogador livre”, podia ler-se, numa apresentação de um futebolista que há muito passou a dispensar apresentações.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Fluminense ganha capacidade ofensiva desde trás com Egídio e Hudson

Experientes Egídio e Hudson são reforços do Flu para 2020
Depois de ter voltado a garantir a permanência no Brasileirão apenas nas últimas jornadas, de ter somado a quinta época consecutiva na segunda metade da tabela e de ter prolongado um jejum de títulos que dura desde 2012, quando conquistou o campeonato carioca e o título nacional, o Fluminense procura melhorar os registos em 2020.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pela CUF na I Divisão

As 10 figuras que mais vestiram a camisola da CUF na I Divisão
Fundado a 27 de janeiro de 1937, o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro está longe dos tempos de glória que viveu quando competia sob a designação de Grupo Desportivo da CUF, nomeadamente entre as décadas de 1950 e 1970.

Foi nessa altura que o clube do Lavradio, que entre 1978 e 2000 se chamou Quimigal, participou de forma consecutiva por 22 vezes na I Divisão (entre 1954-55 e 1975-76), depois de em 1942-43 se ter estreado no patamar maior futebol português com o nome de Unidos Futebol Clube do Barreiro. Embora estejam há quase 45 anos afastados da elite, os fabrilistas estão ainda entre os 20 clubes com mais presenças no primeiro escalão.

domingo, 26 de janeiro de 2020

Royal Rumble. Os 10 melhores combates da história

Bret Hart e Diesel mediram forças no Royal Rumble 1995
Com edição inaugural em 1988, como transmissão televisiva regular, o Royal Rumble tornou-se pay-per-view no ano seguinte, tendo-se tornado rapidamente num dos big four da WWE, a par de WrestleMania, Survivor Series e SummerSlam.

sábado, 25 de janeiro de 2020

A minha primeira memória de... um jogo entre Benfica e Paços de Ferreira

Guarda-redes Pinho imperial nas alturas na área dos pacenses
Tenho uma vaga ideia de o Paços de Ferreira ter ido ganhar à Luz por 3-2 em março de 2001, numa época marcado pelo regresso dos pacenses à I Liga e da pior classificação de sempre do Benfica, o sexto lugar, mas a primeira memória que eu tenho de um jogo entre as duas equipas é referente a dezembro do mesmo ano.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Um olhar sobre os primeiros reforços do Bahia para 2020

Bahia tem estado empenhado no mercado de transferências
Depois de ter concluído o Brasileirão em 11.º lugar nas duas últimas épocas, de não ter ido além da primeira fase da Copa do Nordeste e da Copa Sul-Americana e de ter sido terminado a participação na Copa do Brasil nos quartos de final em 2019, o Bahia manteve o treinador Roger Machado, mas tem-se apetrechado com jovens e talentosos jogadores para fazer mais e melhor em 2020.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A minha primeira memória de… um jogo entre FC Porto e V. Guimarães

Vimaranense Marco ganha nas alturas ao craque portista Deco
Embora acompanhe futebol desde meados de 2000, não tenho grandes memórias de jogos entre FC Porto e Vitória de Guimarães durante os meus primeiros anos enquanto adepto da modalidade. Um dos poucos jogos que me recordo nesse período remonta a 8 de dezembro de 2001, quando o Vitória de Augusto Inácio recebeu o FC Porto de Octávio Machado.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Sassá. Um poço de força para o ataque do Coritiba

Sassá foi emprestado pelo Cruzeiro ao Coritiba até final do ano
Sassá não era um habitual titular no Cruzeiro e nada garante que o seja no Coritiba em 2020 por empréstimo da raposa, mas é um atacante com características especiais. Pouco ou nada nele é requintado, mas é isso que o torna único. Numa modalidade em que cada vez mais vão aparecendo avançados com qualidade técnica para participar na criação dos ataques, continuam a existir os que se fixam na área à espera da bola, mas ainda há espaço para os que levam tudo à frente, como Marega bem tem provado.

sábado, 18 de janeiro de 2020

Luís Freire. Uma pedrada no charco na guerra de treinadores

Luís Freire assumiu comando técnico do Nacional no início da época
Tem dado pano para mangas a questão dos treinadores sem as habilitações necessárias (nível IV – UEFA Pro) a trabalhar em clubes na I Liga, com o sportinguista Silas e o braguista Rúben Amorim no epicentro do furacão.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

A liga portuguesa e a prova de que o futebol não é uma ciência exata

Adeptos do Portimonense inconformados com 15.º lugar na I Liga
Nesta época é o Portimonense a sentir bastantes dificuldades para sair dos últimos lugares da tabela classificativa, nas últimas foram Desp. Chaves, Estoril e Arouca a descer de divisão. Na I liga portuguesa os clubes mais pequenos não conseguem oferecer competitividade aos ditos grandes, mas há sensação de que do primeiro terço da classificação para baixo tudo pode acontecer.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Gedson nas mãos de Mourinho para provar que não perdeu valor

Gedson Fernandes cedido ao Tottenham até junho de 2021
Gedson Fernandes foi progressivamente perdendo espaço no plantel do Benfica, sobretudo desde a chegada de Bruno Lage ao comando técnico, mas está longe de merecer que lhe coloquem o rótulo de promessa adiada. Primeiro porque tem apenas 21 anos (acabadinhos de fazer), depois porque a sua menor utilização se deve sobretudo à implementação de um novo dispositivo tático e a um novo modelo de jogo que não o favorecia.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Impact Wrestling | Hard To Kill

Tessa Blanchard faz história ao sagrar-se na primeira mulher campeã mundial do Impact Wrestling



Data: 12 de janeiro de 2020
Arena: The Bomb Factory
Localidade: Dallas, Texas


terça-feira, 14 de janeiro de 2020

A minha primeira memória de… um jogo entre FC Porto e Varzim

Deco procura passar entre os defesas Alexandre e Quim Berto
As minhas principais memórias de jogos do Varzim remontam às épocas 2001-02 e 2002-03, em que os poveiros marcaram presença na I Liga pela última vez. Desses tempos, recordo uma equipa em constante aflição na tabela classificativa mas que vendia sempre cara a derrota.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

WWE | NXT UK Takeover: Blackpool II

Walter, Kay Lee Ray e Gallus continuam campeões



Data: 12 de janeiro de 2020
Arena: Empress Ballroom
Localidade: Blackpool, Lancashire, Inglaterra


domingo, 12 de janeiro de 2020

Os 10 jogadores mais valiosos que ainda podem optar pela seleção de Angola

Lista de futebolistas avaliada num total de 120,5 milhões de euros
Ainda era uma colónia portuguesa quando Angola começou a produzir futebolistas talentosos. Peyroteo, Iaúca, Jorge Mendonça, José Maria, Jacinto João, Rui Jordão, Dinis, Seninho, Jorge Plácido, Paulo Madeira, Filipe Ramos, Hélder Cristóvão, Cabral e Luís Vidigal foram alguns desses casos.

sábado, 11 de janeiro de 2020

Os 10 clássicos mais marcantes entre Sporting e Vitória FC

Frechaut e Pedro Barbosa num clássico no final do século XX
Um clássico pintado em tons de verde e branco. Para uns às riscas horizontais, para outros às listas verticais, mas são essas as cores de Sporting e Vitória de Setúbal, dois clubes de diferentes dimensões, mas que em comum têm o estatuto de históricos do futebol português.

No total, são quase duas dezenas de jogos, a maior parte na I Divisão, mas muitos e bons também na Taça de Portugal e na Taça da Liga, incluindo finais.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

A minha primeira memória de... um jogo entre FC Porto e Moreirense

João Ricardo e Ricardo Fernandes protegem a bola de McCarthy
FC Porto e Moreirense enfrentaram-se oficialmente pela primeira vez na época 2002-03, mas não me lembro de nenhum dos jogos do campeonato entre as duas equipas. Tenho uma vaga ideia do golo de chapéu de Capucho a João Ricardo em abril de 2003, mas não estou certo disso.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A minha primeira memória de… um jogo entre Benfica e Desp. Aves

Benfiquista Fernando Meira conduz a bola vigiado por avense Nilton
Não assisti à transmissão do jogo, tampouco no estádio, mas lembro-me de ter acontecido e do resultado. Estávamos em janeiro de 2001, na última jornada da primeira volta, e o Benfica começava a ganhar fôlego após a chegada de Toni para o comando técnico, depois de um arranque de temporada conturbado, marcado pela saída de Vale e Azevedo e a entrada de Manuel Vilarinho para a presidência do clube e pela dança de cadeiras no banco da equipa, depois de Jupp Heynckes e Mourinho terem deixado o cargo de treinador. O Desportivo das Aves de Carlos Carvalhal, naquela que era a sua segunda presença na I Liga, levava sete jogos sem vencer no campeonato e ocupava a zona de despromoção.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Os 11 jogadores mais valiosos da atualidade nascidos no distrito de Coimbra

Lista de 11 jogadores avaliada em 7,5 milhões de euros
Cerca de 400 mil habitantes, quase 4 mil km2, 17 municípios e vários craques da bola. É esta a contabilidade do distrito de Coimbra, que pertence à região Centro e à província histórica da Beira Litoral.

A nível de clubes o principal representante do distrito desde há muito tempo que é a Académica, atualmente na II Liga mas com 64 presenças na I Divisão, quatro participações nas competições europeias e duas Taças de Portugal no palmarés (1938-39 e 2011-12). Porém, União Coimbra e Naval foram os outros clubes do 12.º maior distrito de Portugal que já disputaram a I Divisão: uma participação para os unionistas (1972-73), seis para o emblema da Figueira da Foz (entre 2005-06 e 2010-11).

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Os 10 jogadores formados na Linha de Sintra mais valiosos da atualidade

Lista dos 10 jogadores formados na Linha de Sintra vale €241,5 milhões
A Linha de Sintra é possivelmente o maior viveiro de craques do futebol português nas últimas décadas. Por esta zona entende-se uma área que abrange a periferia noroeste de Lisboa (nomeadamente a freguesia de Benfica), Amadora, Sintra e o norte do concelho de Oeiras (Tercena e Barcarena).

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Os 10 jogadores mais valiosos da atualidade nascidos no distrito do Porto

Lista de 10 jogadores avaliada em quase 200 milhões de euros
Embora seja apenas o 14.º com maior área (2.912 km2), é no distrito do Porto que todas as semanas se concentram grande parte das atenções da I Liga, sobretudo no pós-25 de abril.

O grande representante da região é o FC Porto, múltiplas vezes campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido de Oliveira e bicampeão europeu e mundial, mas há mais. Boavista, que em 2000-01 surpreendeu o país ao sagrar-se campeão, surge num segundo plano, mas há mais: Leixões, Salgueiros, Felgueiras, Paços de Ferreira, Penafiel, Varzim, Desportivo das Aves, Tirsense, Trofense e Rio Ave têm sido ao longo das décadas os principais representantes de um distrito que alberga cerca de dois milhões de habitantes, 18 munícipios e 243 freguesias.

domingo, 5 de janeiro de 2020

Dos rótulos das garrafas de vinho à Capital do Móvel após escalas no Benfica e na Polónia

João Amaral emprestado ao Paços de Ferreira até final da época
O percurso de João Amaral no futebol desafia toda a lógica: 1) Natural de Vila Nova de Gaia, não passou nem pela formação de um grandes nem pela de um dos principais clubes da Área Metropolitana do Porto; 2) Quando subiu a sénior, passou sete temporadas nos escalões inferiores, tendo estado emprestado pelo Pedras Rubras há apenas três anos; 3) Nem sempre o futebol foi a sua única atividade, tendo trabalhado enquanto jogava; 4) Chegou à I Liga à beira dos 25 anos e não precisou de muitos jogos para se tornar numa das principais figuras do Vitória de Setúbal; 5) Emigrou aos 27 anos para os polacos do Lech Poznan após duas semanas de treinos no Benfica; 6) Regressa agora a Portugal pela porta de uma equipa que está com dificuldades para sair da zona de despromoção [Paços de Ferreira] depois de ano e meio de bom nível na Polónia.

sábado, 4 de janeiro de 2020

A minha primeira memória de... um jogo entre Benfica e V. Guimarães

O momento trágico do jogo de Guimarães a 25 de janeiro de 2004
Comecei a acompanhar futebol em meados de 2000 mas não me recordo nem das goleadas impostas pelo Benfica em novembro de 2000, março de 2002 e junho de 2003 nem dos desacatos do empate a um golo em Felgueiras em janeiro de 2003. Pode até parecer propositado, mas embora tenha uma vaga ideia de um ou de outro jogo, a minha real primeira memória de um jogo entre as águias e o Vitória de Guimarães remonta à fatídica noite de 25 de janeiro de 2004, marcada pela morte de Miki Fehér.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Alemães no Benfica. Um treinador e cinco jogadores antes de Waldschmidt

Os cinco germânicos que fazem parte da história do Benfica
A amostra da presença de alemães no Benfica é curta e foi iniciada no verão de 1999, quando as águias já tinham completado 95 anos de história. Antes do avançado Luca Waldschmidt, proveniente do Friburgo numa transferência que custou cerca de 15 milhões de euros aos cofres encarnados, somente um treinador e cinco jogadores – entre os quais dois do atual plantel – passaram pelo emblema da Luz.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Impact Wrestling | Os 10 melhores combates de 2019

Lucha Bros e LAX digladiaram-se no Homecoming e no Rebellion
Concluído 2019 no que a PPV’s do Impact Wrestling diz respeito, apresentamos a nossa seleção das dez melhores contendas do ano que está prestes a terminar, contabilizando apenas aquelas que ocorreram em eventos especiais.

Rich Swann é o lutador com mais aparições no top 10 (três), ainda que numa delas tenha dividido o protagonismo com outros cinco lutadores. Nesse ranking, os senhores que se seguem são Michael Elgin, o campeão mundial Sami Callihan, The Latin American Xchange (Ortiz e Santana) e The Lucha Bros (Fénix e Pentagón Jr.), com duas presenças.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...