domingo, 31 de julho de 2022

Os camaroneses e senegaleses que representaram o Estoril antes de Siliki e Ndiaye

Os camaroneses e senegaleses que estiveram vinculados ao Estoril
Anunciado recentemente como reforço do Estoril, o médio James Léa Siliki (ex-Rennes), que curiosamente até nasceu na cidade francesa de Sarcelles, vai tornar-se no sexto camaronês da história do emblema canarinho, mas apenas o quinto a jogar pela equipa principal, dando sequência a uma história de quase duas décadas.

Numa altura em que a seleção dos Camarões somava já cinco presenças em Campeonatos do Mundo (1982, 1990, 1994, 1998 e 2002) e quatro títulos africanos (1984, 1988, 2000 e 2002) e tinha acabado de se sagrar vice-campeão da Taça das Confederações, chegou ao António Coimbra da Mota no verão de 2003 o primeiro leão indomável, o central Buba, internacional sub-18 pelo seu país.

sábado, 30 de julho de 2022

A minha primeira memória de... um jogo entre Real Madrid e Juventus

Zidane procura fugir a Del Piero e ao compatriota Trezeguet
Falar da minha primeira memória de um jogo entre Real Madrid e Juventus é regressar à infância, a um tempo em que não havia dois ou três candidatos à Bola de Ouro, mas sim cerca de uma dúzia. Talvez ninguém desse lote mais alargado apresentasse os números de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e mais recentemente Lewandowski e Benzema, mas tinham uma classe e um carisma tremendos. Neste jogo – ou melhor, neste duplo confronto – que recordo estão vários desses nomes: Roberto Carlos, Zinedine Zidane, Luís Figo, Raúl, Ronaldo, Pavel Nedved e Alessandro Del Piero.

E agradeçam o meu poder de síntese pois consegui deixar de fora aquele que na altura era considerado por muitos o melhor guarda-redes do mundo (Buffon), um dos avançados mais temíveis do futebol mundial (David Trezeguet) e um dos centrocampistas mais conceituados e carismáticos na altura (Edgar Davids).

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Os 10 melhores Last Man Standing matches de sempre na WWE

Já houve mais de 50 Last Man Standing matches na WWE
Inicialmente designado de Armageddon Rules Match, quando The Undertaker defrontou e bateu The Executioner no In Your House 12: It's Time, em dezembro de 1996, o combate Last Man Standing é sempre disputado por dois lutadores (ou duas lutadoras) e consiste em incapacitar o adversário de tal forma que não consiga responder à contagem até dez do árbitro.

Em mais de um quarto de século, o Last Man Standing match já teve mais de meia centena de edições na WWE. Nesta contagem cabem quatro Last Woman Standing matches, todos disputados desde 2017.

O combate entre Roman Reigns e Brock Lesnar no SummerSlam deste sábado, com o Undisputed WWE Universal Championship em jogo, será o próximo da história da promotora.

Vale por isso a pena conhecer a nossa lista de dez melhores Last Man Standing matches de sempre na WWE, por ordem cronológica.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Os internacionais angolanos que jogaram no Estrela da Amadora antes de Balbúrdia

Cinco internacionais angolanos jogaram no Estrela entre 1990 e 2008
Anunciado na última quarta-feira como reforço do Estrela da Amadora, o médio Mário Balbúrdia, que representava o 1º de Agosto, vai tornar-se no sexto internacional angolano a vestir a camisola tricolor.

Num sketch do Gato Fedorento, o professor Chibanga foi questionado se já tinha ido a África, ao que respondeu: “A Amadora conta!?” De facto, a multiculturalidade é um dos traços característicos da Amadora, o que se tem refletido ao longo dos anos no clube que tem representado a cidade dos arredores de Lisboa ao mais alto nível.

A história do emblema tricolor tem sido escrita, em boa parte, por jogadores africanos ou com raízes em África. Se no ano passado já aqui falámos dos internacionais guineenses que jogaram pelos amadorenses, agora é a vez de recordar os internacionais angolanos que o fizeram.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Rafa Alves, um guarda-redes experiente e que “joga muito bem com os pés”

Rafa Alves assinou por dois anos pelo Vitória
Anunciado recentemente como reforço do Vitória de Setúbal, Rafa Alves é o mais experiente de um lote de cinco guarda-redes dos sadinos. Aos 28 anos, este guardião formado maioritariamente no Sp. Braga vai procurar alcançar no Bonfim a quinta (!) promoção na carreira, depois de ter ajudado (ainda que pouco dentro de campo) União da Madeira (2015) e Desp. Aves (2017) a subirem à I Liga, Vizela (2020) a ascender à II Liga e PAEEK a chegar à I Liga do Chipre (2021).

Quem conhece o atleta e também a realidade vitoriana diz que o ex-Académico de Viseu não vai sentir o peso de suceder a um guarda-redes de quem os adeptos gostavam muito, João Valido. “São guarda-redes em fases diferentes, o Rafa já tem muita experiência em Portugal e no estrangeiro. Não tenho dúvidas de que estará à altura”, crê André Claro, que se cruzou com com Rafa Alves em terras de Viriato no primeiro semestre deste ano e que representou o Vitória entre agosto de 2015 e janeiro de 2017.

domingo, 24 de julho de 2022

A minha primeira memória de... um jogo entre Sporting e Sevilha

Kanouté procura proteger a bola do central sportinguista Polga
Ainda não era nascido quando Sporting e Sevilha mediram forças oficialmente pela primeira e única vez, na primeira eliminatória da Taça UEFA em 1983-84, pelo que a minha primeira memória de um jogo entre as duas equipas remonta ao verão de 2006, quando se defrontaram nas meias-finais do Troféu Colombino, organizado anualmente pelo Recreativo de Huelva em sua casa.

Após os leões terem terminado a época anterior em crescendo, sob a orientação de Paulo Bento, mantiveram a esmagadora maioria dos habituais titulares, incluíram no plantel dois jovens que tiveram impacto imediato na equipa principal, Miguel Veloso e Yannick Djaló, e vinham a fazer resultados bastante satisfatórios durante a pré-temporada: 6-1 ao Real SC, 3-0 ao Benfica, 1-0 ao Deportivo da Corunha e 1-1 com o Sp. Braga.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Malam Camará, um médio com “músculo”, “qualidade de passe” e “boa condução de bola”

Malam Camará assinou por três épocas pelo Vitória FC
Quando foi anunciado como reforço do Vitória de Setúbal, Malam Camará foi apresentado como alguém que vai dar “músculo e força” à equipa sadina, mas quem jogou ao lado do jovem médio guineense garante que ele tem outras qualidades.

“É um jogador que vai certamente dar músculo e força à equipa, mas também qualidade de passe e o andamento necessário para acelerar o jogo ofensivo da equipa. É um jogador agressivo e com boas características defensivas mas também com capacidade para chegar a zonas mais ofensivas com qualidade tanto através do passe vertical como através da condução de bola”, descreve o médio Jota Lopes, companheiro de equipa de Camará nos sub-23 do Famalicão nas duas últimas temporadas.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Leonardo Ferreira, um guardião que vai fazer “os adeptos do Vitória vibrar com muitas defesas”

Leonardo Ferreira assinou por três anos pelo Vitória FC
As sirenes soaram no Bonfim quando se soube da saída de João Valido, guarda-redes que tão bem tomou conta da baliza do Vitória de Setúbal nas últimas duas épocas, e não acalmaram propriamente quando se soube que o sucessor seria um guardião que nas três derradeiras temporadas não foi além de um total de 18 partidas oficiais, divididas pelas equipas B e sub-23 do Sp. Braga.

No entanto, quem conhece Leonardo Ferreira diz que não há motivos para desconfiança. “Os adeptos do Vitória não precisam de estar desconfiados. Têm é de estar serenos, porque fizeram uma grande contratação para a baliza. O Leo é um guarda-redes muito competitivo e tem uma ambição tremenda de ser bem-sucedido no futebol. Estes dois anos em que ele não teve tanto volume de jogos deveu-se sobretudo a problemas físicos, que conseguiu debelar. Na última época ele deu um passo em frente relativamente a isso, o que lhe permitiu trabalhar muito bem, estar bem preparado para qualquer projeto e vir a ser uma mais-valia na equipa do Vitória de Setúbal e uma das boas surpresas da Liga 3”, afirmou Rogério Malheiro, treinador de guarda-redes que trabalhou com o novo guardião sadino nos juniores e na equipa B do Sp. Braga em 2018-19 e 2021-22, respetivamente.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Ismaël Kanda, um miúdo “tímido” mas um lateral que “não tem medo de ir para a frente”

Ismael Kanda assinou por dois anos pelo Vitória (mais um de opção)
Talvez o reforço do Vitória de Setúbal mais desconhecido para os adeptos sadinos e para os seguidores do futebol português, em virtude de nunca ter jogado em Portugal, o lateral direito francês Ismaël Kanda chegou ao Bonfim proveniente do Gaz Metan, equipa que este ano desceu à II Liga da Roménia, mas quem jogou com ele no emblema romeno não duvida de que o gaulês vai vingar na Liga 3.

“Por vir da I Liga romena, apesar de ter jogado numa equipa de putos que desceu de divisão e de o Vitória ser um clube com nome, acho que ele tem capacidade para chegar e jogar com regularidade. É novo, tem facilidade em aprender, gosta de ouvir os outros e é auto-crítico. Não vai ter problemas em jogar na Liga 3, não tenho dúvidas. Mesmo na II Liga já poderia jogar”, considera o central cabo-verdiano Félix Mathaus, que em Portugal representou Tourizense, Académico de Viseu, Desp. Chaves e Oliveirense.

terça-feira, 19 de julho de 2022

A minha primeira memória de... um jogo entre Sporting e AS Roma

Lateral leonino Abel vigiado de perto pelo central romano Juan
Sem muito por onde escolher – a alternativa era um jogo para o Torneio Teresa Herrera em 1964, quase três décadas antes de ter nascido –, a minha primeira memória de um jogo entre Sporting e AS Roma remonta à fase de grupos da Liga dos Campeões em 2007-08.

Vice-campeão nacional nas duas épocas anteriores, os leões de Paulo Bento mantinham-se fiéis ao 4x4x2 losango que remontava desde os tempos de Fernando Santos (2003-04) e que já havia sido herdado por José Peseiro e a uma política de construção do plantel low cost, com aposta na formação e aproveitamento de empréstimos e de jogadores em fim de contrato.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Berço no Campeonato de Portugal

Dez jogadores marcantes na ainda muito curta história do Berço
Fundado em 18 de julho de 2016, o Berço Sport Clube é um clube recente mas já com um palmarés de fazer inveja a muitos históricos emblemas do distrito de Braga, uma vez que somou três promoções consecutivas que em 2019 o colocaram no Campeonato de Portugal – patamar de onde só saiu este ano.

Com um nome justificado pelo facto de ter tido origem na cidade-berço de Portugal, Guimarães, a formação minhota alcançou os campeonatos nacionais após se ter sagrado campeão da Pro-nacional da AF Braga em 2018-19. Seguiram-se três épocas no Campeonato de Portugal.

Embora 2021-22 tenha ficado marcada pela despromoção aos distritais bracarenses, essa foi também a temporada em que o emblema vimaranense defrontou pela primeira vez uma equipa da I Liga na sua história, tendo obrigado o B SAD a ir a prolongamento em partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Berço no Campeonato de Portugal.

domingo, 17 de julho de 2022

David Santos, um lateral esquerdo “agressivo” e com “muita projeção ofensiva”

David Santos assinou por dois anos pelo Vitória de Setúbal
Lateral esquerdo contratado pelo Vitória de Setúbal ao Sp. Covilhã, clube pelo qual participou em 35 jogos na II Liga nas duas últimas temporadas, David Santos vai concorrer com Mário Mendonça por uma posição que desde 2015 teve quase sempre como dono Nuno Pinto.

No entender de quem o conhece, o reforço sadino, de 28 anos, tem como principais características a qualidade ofensiva e a agressividade defensiva. Segundo Gilberto, médio e capitão dos serranos, trata-se de “um lateral com muita projeção ofensiva, que gosta muito de apoiar o ataque, dá sempre solução a nível ofensivo, tem um cruzamento muito bom, chuta muito bem e é um jogador agressivo, rápido e trabalhador”.

sábado, 16 de julho de 2022

Aloísio Neto, um brasileiro com “qualidade técnica” acima da média para central

Aloísio Neto assinou por dois anos pelo Vitória FC
Recrutado ao Marítimo na sequência das boas campanhas ao serviço da equipa B dos madeirenses no Campeonato de Portugal, o brasileiro Aloísio Neto é defesa central, mas o que quem conhece o reforço do Vitória de Setúbal mais lhe destaca é a qualidade técnica. “Com a qualidade técnica que tem, sempre lhe disse que não era defesa central”, refere Diogo Firmino, que partilhou o balneário com o novo jogador dos sadinos no Marítimo B entre 2017 e 2021, crendo que o antigo companheiro de equipa tem condições para jogar mais à frente.

“As principais qualidades dele é a calma a sair a jogar e a maturidade que apresenta”, descreve o atacante do Canelas 2010, questionado por O Blog do David. “É um bom central, que joga com o pé esquerdo. As melhores atuações dele foram quando a equipa jogava com três centrais, o que lhe dava liberdade para subir muito no terreno e executar bons cruzamentos e mudanças de flanco. É alto [1,86 m] e é forte no jogo aéreo”, acrescenta o treinador que o orientou nas últimas cinco temporadas nos bês madeirenses, Ludgero Castro.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Mário Mendonça, “um lateral ofensivo, rápido e que se posiciona bem”

Mário Mendonça assinou por um ano (mais um de opção) pelo Vitória FC
Anunciado recentemente como reforço do Vitória de Setúbal, o lateral esquerdo Mário Mendonça é candidato a ocupar uma posição que durante os últimos sete anos foi quase sempre de Nuno Pinto. Desafiados pelo O Blog do David a descrever o reforço sadino, dois antigos companheiros de equipa do ex-Torreense – curiosamente dois laterais – são unânimes em considerá-lo um jogador rápido, com projeção ofensiva, que se posiciona bem e que está sempre disposto a ajudar o próximo.

“O Mendonça é o chamado lateral moderno, com muita projeção ofensiva. Uma das principais características e diria mesmo o ponto mais forte dele são os cruzamentos. Costumo-lhe dizer que tem um pé esquerdo teleguiado, o que é fantástico para assistir os colegas. Depois é um lateral rápido e que se posiciona bem”, considera o antigo internacional jovem português Dani Coelho, que se cruzou com Mendonça no Vizela em 2016-17 e no Loures em 2019-20.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Tiago Melo, “um lateral daqueles de que os sócios do Vitória gostam”

Tiago Melo assinou por duas épocas pelo Vitória FC
Igor Rocha, lateral esquerdo que jogou pelo Vitória de Setúbal entre 2011 e 2013, foi taxativo quando questionado pelo O Blog do David sobre o antigo companheiro de equipa Tiago Melo, reforço sadino para 2022-23: “É um lateral com muita projeção ofensiva, daqueles que a massa associativa do Vitória gosta devido à sua constante envolvência no processo ofensivo.”

No entender do antigo defesa vitoriano, o lateral direito com que se cruzou no Fátima em 2019-20 “é rápido e imprevisível porque tão depressa joga aberto e faz cruzamentos a partir da linha de fundo como também se envolve em movimentos interiores”, o que faz dele “um chamado lateral moderno”.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Maria da Fonte no Campeonato de Portugal

Maria da Fonte vai jogar pela 5.ª vez no Campeonato de Portugal em 2022-23
Fundado a 13 de julho de 1925, o Sport Clube Maria da Fonte estreou-se nos campeonatos nacionais em 1976-77 e cerca de uma década depois tornou-se mesmo cliente habitual das provas organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol.
 
Depois de 25 presenças na III Divisão Nacional e quatro na II Divisão B,  desde a reformulação dos quadros competitivos do futebol português em 2013 que o emblema do concelho de Póvoa de Lanhoso já participou por quatro vezes (consecutivas) no Campeonato de Portugal, preparando-se para competir pela quinta vez na prova em 2022-23.
 
Em 2020-21 o emblema minhoto chegou a disputar a fase de acesso à Liga 3, mas não conseguiu apurar-se para a edição inaugural da nova competição.
 
Paralelamente, os marifontistas atingiram os 16 avos da Taça de Portugal logo na primeira participação, em 1976-77.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Maria da Fonte no Campeonato de Portugal.

terça-feira, 12 de julho de 2022

Pedro Pinto, um 8 com “um conhecimento tático muito grande”

Pedro Pinto assinou por dois anos (mais um de opção) pelo Vitória FC
Reforço para um meio-campo que neste defeso perdeu André Pedrosa, Murilo e Rúben Gonçalves, o novo jogador vitoriano Pedro Pinto é, no entender de quem trabalhou com ele, um médio especialista a desempenhar as funções de “8” e que tem como uma das principais qualidades “um conhecimento tático muito grande”.

Segundo o treinador Hugo Martins, que o orientou na primeira metade da época passada no Cova da Piedade, o centrocampista de 22 anos natural de Santo Estêvão (concelho de Benavente) “tanto pode jogar num duplo pivot com dois médios mais de equilíbrio como pode jogar mais como interior”. “É um 8. Se jogar num duplo pivot, faz de 6 e 8. Eventualmente, em alguns momentos, pode aparecer como 10, porque tem um raio de ação grande”, considerou o técnico, que ainda assim aponta uma lacuna no futebol de Pedro Pinto: “Pode ganhar mais chegada à área, se bem que na época passada no Cova da Piedade fez alguns golos (dois) e algumas assistências (uma), ainda que o contexto da equipa não lhe permitisse isso.”

segunda-feira, 11 de julho de 2022

João em Arouca após ter Valido muitos pontos em Setúbal

João Valido assinou pelo Arouca até junho de 2025
Cada tiro, cada melro. Foi rara a semana de competição, nas últimas duas épocas, em que (pelo menos) uma defesa de João Valido não tenha sido destacada nas redes sociais das páginas do Campeonato de Portugal e da Liga 3 nas redes sociais.

De acordo com dados revelados pela Federação Portuguesa de Futebol, o guarda-redes que recentemente trocou (o seu) Vitória de Setúbal pelo Arouca terminou mesmo em primeiro lugar nos rankings de remates defendidos (101, mais 10 do que Raphael Mello do Canelas 2010) e de “super-defesas” (32, mais quatro do que Lukas Hornicek do Sp. Braga B), apesar de representar uma equipa com nome, ambiciosa, que chegou à fase de promoção à II Liga e teve a 10.ª melhor defesa da prova. Não raras eram as vezes que frustrou aos atacantes adversários golos mais do que expectáveis, dando a sensação de que, com outro no seu lugar, os sadinos teriam obtido menos pontos.

domingo, 10 de julho de 2022

João Freitas, o ambidestro que “vai ser o patrão da defesa do Vitória em dois tempos”

João Freitas reforça eixo defensivo do Vitória de Setúbal
Desafiados a falar ao O Blog do David sobre o novo central vitoriano João Freitas, dois antigos companheiros de equipa foram taxativos. “Vai ser o patrão dessa defesa em dois tempos”, assegura Luís Pinto, que partilhou o balneário com o reforço sadino no Vilafranquense e no Alverca. “É o melhor central da Liga 3”, vinca Dinamite, que jogou com o central nos alverquenses nas duas últimas épocas.

Natural de Sintra e formado no Sporting, João Freitas esteve ligado a algumas das melhores campanhas do Casa Pia no Campeonato de Portugal e à subida do Vilafranquense à II Liga, patamar em que chegou a competir com a camisola do Leixões. Nas três últimas temporadas foi o líder do setor defensivo do ambicioso projeto do Alverca. Agora, aos 30 anos, assinou por duas épocas (mais uma de opção) pelo Vitória de Setúbal.

sábado, 9 de julho de 2022

A minha primeira memória de… um jogo entre Mónaco e equipas portuguesas

Deco brilhou na final da Liga dos Campeões em 2003-04
Lembro-me de ter tido uma revista da Liga dos Campeões nos últimos meses de 2000 que falava sobre um jogo entre Sporting e Mónaco na fase de grupos da Champions em 1997-98 e também de ter assistido a uma partida de pré-época entre leões e monegascos em julho de 2003, cerca de duas semanas antes de Cristiano Ronaldo ter partido a loiça toda frente ao Manchester United na inauguração do Estádio José Alvalade.
 
Mas, em termos de jogos oficiais que me recordo de acontecerem, o primeiro entre Mónaco e equipas portuguesas foi a final da Liga dos Campeões em 2003-04. 26 de maio de 2004, um dia inesquecível. Embora não fosse portista, nesse dia estava pelo FC Porto. Apesar da vitória, foi um dia doloroso para mim, uma vez que um torcicolo me levou a assistir à segunda parte do encontro no hospital.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

MLS: Um líder cada vez mais forte, as surpresas na perseguição e a missão espinhosa de Insigne

Giorgio Chiellini vai juntar-se a Carlos Vela no Los Angeles FC
A primeira metade da fase regular da Major League Soccer foi recentemente ultrapassada, pelo que estamos no momento indicado para fazer um ponto de situação da principal competição de clubes norte-americana. O Soccer em Português dá a conhecer os principais destaques da Major League Soccer até agora, para todos aqueles que não puderam acompanhar a prova, mas que desejam recuperar rapidamente a matéria perdida, a tempo das grandes decisões de outono.

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Oliveira do Hospital no Campeonato de Portugal

Dez jogadores importantes na história recente do Oliveira do Hospital
Fundado a 7 de julho de 1938, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital é um cliente habitual das provas nacionais desde a segunda metade da década de 1980, contabilizando 14 presenças na III Divisão, onze na II Divisão B e cinco no Campeonato de Portugal. Em 2022-23, o emblema azul e branco vai marcar presença pela segunda vez (em duas edições possíveis) na Liga 3.
 
Campeão nacional da III Divisão em 2000-01 e campeão distrital da AF Coimbra por quatro vezes (1984-85, 2010-11, 2013-14 e 2017-18), o conjunto oliveirense esteve também em evidência na Taça de Portugal em 2004-05, quando atingiu os oitavos de final.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Oliveira do Hospital no Campeonato de Portugal.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Latón no Varzim. Poveiros pescam um polvo em reabilitação

Hélder Martins vai jogar pelo Varzim em 2022-23
À procura de voltar ao alto-mar que são as ligas profissionais, o Varzim pescou na Amadora um polvo que foi uma das espinhas dorsais de um Estrela que há apenas pouco mais de um ano alcançou a promoção à II Liga, batendo a concorrência de Sporting B na fase regular e de Torreense, União de Leiria e Vitória de Setúbal na fase de subida.

O médio defensivo Hélder Martins, mais conhecido por Latón, era o homem que nos tricolores travava (sem falta) os contra-ataques à nascença, recuperava bolas a meio-campo, surgia sucessivamente a dar cobertura à linha defensiva e criava superioridade numérica na zona da bola.

terça-feira, 5 de julho de 2022

Os 10 melhores combates de sempre do The Great American Bash

The Great American Bash é agora um evento anual do NXT
Implementado em 1985 pela National Wrestling Alliance: Jim Crockett Promotions (JCP), o The Great American Bash foi adotado pela World Championship Wrestling (WCW) a partir de 1989 após a JCP ter sido vendida ao empresário da área dos media Ted Turner e consequentemente renomeada.
 
Mais tarde, após a aquisição da WCW por parte da então denominada World Wrestling Federation (WWF) em 2021, o The Great American Bash foi adotado pela World Wrestling Entertainment (WWE) como pay-per-view anual entre 2004 e 2009, sendo que em 2009 se apresentou como The Bash.
 
Entretanto, o The Great American Bash foi a designação de um episódio especial do SmackDown! em 2012 e do NXT desde 2020.
 
Seja na NWA, na WCW ou na WWE, uma coisa se mantém inalterada: o evento foi sempre realizado em julho, mês em que se celebra, no dia 4, o Dia da Independência dos Estados Unidos, feriado nacional nos EUA.
 
Vale por isso a pena conferir a nossa lista de dez melhores combates da história do The Great American Bash, por ordem cronológica.

domingo, 3 de julho de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Casa Pia na II Liga

Dez jogadores que ajudaram o Casa Pia a subir à I Liga
Fundado a 3 de julho de 1920, o Casa Pia Atlético Clube é a Associação Pós-Escolar da Casa Pia de Lisboa, uma associação de utilidade pública e membro-honorário da Ordem de Benemerência que agrega todos os indivíduos imbuídos do espírito casapiano, designadamente antigos e atuais alunos da Casa Pia de Lisboa.
 
Ainda assim, a primeira equipa de futebol da Casa Pia de Lisboa remonta ao final do século XIX, pelo que o clube se autointitula fundador do desporto em Portugal. "Os antigos alunos da Casa Pia de Lisboa tinham uma equipa de futebol, que era a Associação do Bem, e que estiveram na origem da implementação do futebol em Portugal, no final do século XIX. Os casapianos estiveram na fundação do Benfica [nomeadamente Cosme Damião] e um dos primeiros presidentes do Sporting [Daniel Queiroz dos Santos] era casapiano. Primeiro fundaram e estiveram entretidos noutros clubes e só depois é que fundaram o Casa Pia Atlético Clube", recordou o presidente Victor Seabra Franco ao DN.
 
Entre os fundadores do clube, estava o multifacetado Cândido de Oliveira, que foi jogador, treinador, dirigente, árbitro e jornalista, tendo fundado A Bola. Considerada uma das figuras mais importantes do futebol português, capitaneou a seleção nacional no primeiro jogo internacional da sua história, frente a Espanha, a 18 de dezembro de 1921. "A primeira seleção nacional equipou de preto por causa do Casa Pia e tinha vários jogadores do Casa Pia", frisa o presidente do emblema de Pina Manique. Além de Cândido de Oliveira, estavam no onze José Gralha, que ainda hoje é o mais novo de sempre a atuar com as quinas ao peito (16 anos, nove meses e cinco dias); Ribeiro dos Reis, outro fundador de A Bola; António Pinho e Augusto Lopes.
 
Desportivamente os gansos viveram o seu período de maior fulgor nas décadas de 1920 e 1930, quando competiram no extinto Campeonato de Portugal e participaram uma vez na I Divisão, em 1938-39. Em 14 jornadas, somou dois pontos, fruto de uma vitória sobre o Barreirense (2-1), e não foi além de oitavo e último lugar.
 
Desde então que o Casa Pia esteve afastado da ribalta, mas depois de largos anos nos campeonatos nacionais não profissionais e até nas competições distritais, os casapianos venceram o título nacional do Campeonato de Portugal e subiram à II Liga em 2019 e ascenderam à I Liga em 2022.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Casa Pia na II Liga.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Os 11 jogadores com mais jogos pelo Campomaiorense na I Liga

Campomaiorense somou cinco presenças na I Liga
Fundado a 1 de julho de 1926 e intimamente ligado à família Nabeiro, fundadora e dona da Delta Cafés, o Sporting Clube Campomaiorense competiu na I Liga durante cinco temporadas (1995-96 e entre 1997-98 e 2000-01) e atingiu a final da Taça de Portugal em 1998-99.
 
Hoje já sem futebol sénior, o último clube alentejano a competir no primeiro escalão tornou-se um cliente habitual das provas nacionais a partir do final da década de 1940, mas só meio século depois atingiu a elite.
 
Além da participação no patamar maior do futebol português e da caminhada até ao Jamor, os galgos conquistaram o título nacional da II Divisão B em 1991-92 e sagraram-se campeões da II Liga em 1996-97.
 
Em 2002, um ano após a segunda descida à II Liga, a formação de Campo Maior extinguiu o futebol profissional. Em 2006-07 a equipa sénior foi reativada e cinco temporadas depois chegou mesmo a sagrar-se campeã distrital da AF Portalegre, mas não usufruíram do direito de subir à III Divisão Nacional. Pouco depois, em 2013, a equipa sénior voltou a ser desativada.
 
Vale por isso a pena recordar os onze futebolistas com mais jogos pelo Campomaiorense na I Liga.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...