sábado, 31 de agosto de 2019

Dá gosto ver Tabata a brilhar no Portimonense

Extremo brasileiro Tabata está no Portimonense desde 2015-16
Devia haver mais futebolistas como Bruno Tabata nos clubes da I Liga que não pertencem ao círculo dos chamados três grandes. Talentos assim, que fazem a diferença, com qualidade técnica acima da média no campeonato português, que valem milhões e que entram nas contas para as seleções jovens de países importantes no futebol mundial, como é o Brasil neste caso.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Um Farense ao estilo British

Farense tem protagonizado um início de época promissor
O Estádio de São Luís, em Faro, caracteriza-se por ter bancadas bastante próximas do relvado. Se não fosse a maior delas, a nascente, seria muito parecido aos estádios tipicamente britânicos, apelidados de caixas de fósforos. Pelas cores, poderia falar-se de semelhanças com o velhinho Craven Cottage, casa dos londrinos do Fulham.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Bas Dost. As dúvidas depois de tantas certezas de golos

Bas Dost apontou quase 100 golos em três anos em Alvalade
Falar de Bas Dost é falar de golos. Das finalizações irrepreensíveis ao primeiro poste, da forma como faz valer o 1,96 m para cabecear certeiro, da serenidade com que bate as grandes penalidades e do denominador comum a todos estes tipos de concretizações: a arte com que coloca a bola fora do alcança dos guarda-redes.

Os números falam por si e, na história recente do Sporting, só fazem lembrar os de Mário Jardel. Foram 93 golos em 127 jogos, numa média de um golo a cada 108 minutos. Se contabilizarmos apenas as partidas na I Liga, o registo ainda é mais impressionante: foram 76 em 84 jogos, o que se traduz em um golo a cada 91 minutos.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Lucas Evangelista. V. Guimarães ganha médio cerebral e artista

Lucas Evangelista cedido aos vimaranenses até final da época
A passagem de Ivo Vieira pelo Estoril culminou na despromoção à II Liga, mas na retina ficou o futebol apoiado, de toque e posse, desde o guarda-redes até aos atacantes. O estilo, atrativo e arrojado, expôs a qualidade técnica de cada jogador e fez com que os mais habilidosos conseguiram valorizar-se. E, no plantel canarinho, o mais hábil era Lucas Evangelista, que no final da época se transferiu dos italianos da Udinese, que o tinha cedido aos estorilista, aos franceses do Nantes por quatro milhões de euros.

domingo, 25 de agosto de 2019

Slimani reencontra Jardim para inspirar o Mónaco a sair da crise

Islam Slimani emprestado ao Mónaco até final da temporada
A parceria já foi de sucesso e pode muito bem voltar a ser. Islam Slimani era um desconhecido em todo o lado menos na Argélia quando o Sporting o contratou no verão de 2013, Leonardo Jardim foi introduzindo-o aos poucos na equipa e o avançado foi aproveitando os 20 ou 30 minutos de que ia dispondo para marcar golos e conquistar a titularidade.

sábado, 24 de agosto de 2019

Este já é o segundo pior arranque goleador do Vitória FC na I Divisão

Vitória de Setúbal não faturou nas quatro primeiras jornadas
Quatro jogos, dois deles no Bonfim com adversários diretos na luta pela permanência, e nem um golo para amostra. Nem a Tondela, nem a FC Porto nem a Moreirense nem a Moreirense. Na melhor das hipóteses, caso o Vitória de Setúbal marque logo no primeiro minuto na receção da próxima sexta-feira ao Sp. Braga, seriam 361 minutos antes de chegar o primeiro golo no campeonato, o que já é o segundo pior arranque goleador de sempre dos sadinos na I Divisão.


sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Aaron Mooy. O operário elegante vai continuar na Premier League

Aaron Mooy cedido pelo Huddersfield ao Brighton até final da época
O Huddersfield foi despromovido ao Championship, mas Aaron Mooy vai continuar na Premier League. O médio australiano foi uma das figuras do terriers nos três últimos anos, deu bastante boa imagem ao serviço da sua seleção no Mundial 2018 e a elite do futebol inglês reconheceu-lhe valor. Coube ao Brighton & Hove Albion, que com maior ou menor dificuldade conseguiu a permanência nas duas últimas temporadas, recruta-lo por empréstimo até final da época.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A minha primeira memória de… um jogo entre Vitória FC e Moreirense

Sadino Meyong acompanhado de perto pelo minhoto Jorge Duarte
Vitória de Setúbal e Moreirense já se tinham defrontado por três vezes na I Liga desde que acompanho futebol, mas o primeiro duelo entre ambas as equipas de que tenho memória remonta a 19 de fevereiro de 2005, na 22.ª jornada do campeonato. E lembro-me particularmente deste jogo porque o assisti ao vivo no Bonfim, numa tarde agradável de inverno.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre Spartak e equipas lusas

Ananko e Rui Jorge em disputa de bola no jogo de Moscovo
A minha primeira memória de um jogo entre o Spartak Moscovo e equipas portuguesas remonta ao ano de 2000 e o clube russa não poderia ter deixado melhor impressão. Integrado no mesmo grupo da Liga dos Campeões do que o Sporting, venceu no Luzhniki e em Alvalade, carimbando o passaporte para a segunda fase de grupos, tal como o Real Madrid, que terminou na liderança – os leões ficaram em último lugar, atrás do Bayer Leverkusen.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Pelé, o construtor, para o meio-campo do Reading de José Gomes

Pelé emprestado pelo Mónaco ao Reading até final da época
Valorizado pela ideia de jogo bastante atrativa do Rio Ave de Miguel Cardoso, o antigo internacional jovem português Pelé mostrou ao futebol como era capaz de se relacionar com a bola e terá efetuado uma das melhores épocas da carreira, se não mesmo a melhor.

À frente da defesa, integrado num duplo pivot geralmente formado com Tarantini, era o internacional guineense que tinha como missão baixar entre os centrais para iniciar a construção dos ataques, funcionando como um organizador de jogo a partir de zonas recuadas.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Do samba ao susto, com o capitão a brilhar. E o Sporting venceu finalmente nesta época

Luiz Phellype foi titular e fez a assistência para o golo inaugural
Ao nono jogo da temporada, o terceiro de cariz oficial, o Sporting finalmente saiu vitorioso, batendo o sempre complicado Sp. Braga, agora orientado por Ricardo Sá Pinto, que regressou a Alvalade na pele de adversário. Os homens de Marcel Keizer chegaram ao intervalo a vencer por dois golos de vantagem, mas sofreram um à entrada do último quarto de hora da segunda parte pelo seu ex-jogador Wilson Eduardo e não evitaram alguns sustos até ao apito final.

domingo, 18 de agosto de 2019

Da Ilha do Fogo veio a chama que iluminou o caminho ao dragão

Zé Luís, autor de um hat trick, em noite inspirada no Dragão
A necessitar urgentemente de reacender a chama para iluminar o caminho ao dragão após a eliminação na Liga dos Campeões e a derrota em Barcelos no arranque do campeonato, quis o destino que a principal figura do FC Porto fosse natural da cabo-verdiana Ilha do Fogo. Coube a Zé Luís, uma das três novidades no onze portista a par de Uribe e Romário Baró, dar não só um grande pontapé como também duas valentes cabeçadas na crise a uma semana da importante visita à Luz.

Águia voltou a levantar voo quando as asas se tocaram

Rafa foi sempre um dos mais ativos do Benfica no Jamor
O Benfica igualou este sábado o recém-promovido Famalicão na liderança da I Liga e já sabe que vai terminar a 2.ª jornada à frente dos principais rivais - resta saber qual a distância pontual para FC Porto e Sporting -, mas bem pode (voltar) agradecer à sociedade Rafa & Pizzi, especialista em engenharia do golo.

Sá Pinto regressa a Alvalade como adversário. Como irá reagir?

Ricardo Sá Pinto em Alvalade no comando técnico do Belenenses
Este domingo vai ser especial para Ricardo Sá Pinto. Ao leme de um Sp. Braga ambicioso e que quer destronar um dos chamados três grandes do pódio da I Liga, vai regressar a Alvalade, uma casa que já foi sua e onde é muito admirado pelos sportinguistas. Afinal, foram 227 jogos, 49 golos, um campeonato, duas Taças de Portugal, outras tantas Supertaças e o estatuto de capitão como jogador, um título de juniores e uma meia-final da Liga Europa como treinador e ainda uma curta como diretor desportivo pelo meio.

sábado, 17 de agosto de 2019

Os 10 clássicos mais marcantes entre Flamengo e Vasco

Rivalidade entre Flamengo e Vasco ganhou força nos anos 1990
Chamam-lhe o Clássico dos Milhões porque é um dos clássicos dos que envolve um maior número de adeptos no Brasil. Flamengo e Vasco da Gama protagonizam uma das mais acesas rivalidades do futebol brasileiro e que vai além do futebol: começou no remo ainda no remo na década de 1910 e estende-se a outras modalidades como basquetebol, natação, voleibol, judo ou futebol americano.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

A minha primeira memória de… um jogo entre FC Porto e Vitória FC

Marco Tábuas, Postiga e Bruno Ribeiro num lance na área sadina
Comecei a acompanhar futebol em meados de 2000, já não a tempo de assistir a um jogo entre FC Porto e Vitória de Setúbal em 1999-00. Porém, também não tenho qualquer memória dos confrontos entre ambas as equipas em 2001-02 e 2002-03. Já vi e revi os resumos, mas não me recordo de nada. Assim sendo, a minha primeira memória de um duelo entre dragões e sadinos remonta a 29 de novembro de 2004, numa partida a contar para a 12.ª jornada do campeonato de 2004-04, uma temporada que deverá motivar saudades em cada vitoriano.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Adrián. Dos treinos em Pilas a herói da Supertaça Europeia

Adrián defendeu o penálti decisivo, apontado por Abraham
Herói do Liverpool na Supertaça Europeia ao defender a grande penalidade de Tammy Abraham já depois de ter evitado vários golos do Chelsea durante os 120 minutos de jogo, Adrián San Miguel era um jogador livre dez dias antes de conquistar aquele que primeiro troféu da carreira.

WWE | NXT Takeover: Toronto II

Adam Cole vence mais uma grande batalha com Johnny Gargano; Street Profits, Velveteen Dream e Shayna Baszler retêm os respetivos títulos



Data: 10 de agosto de 2019
Arena: Scotiabank Arena
Localidade: Toronto, Ontário, Canadá


quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Dragão vê 44 milhões a voar após primeira parte de danos irreparáveis

Luis Díaz e Suleymanov, as figuras das respetivas equipas
Três dias depois do galo da derrota em Barcelos no arranque do campeonato, o FC Porto voltou a ser derrotado com surpresa, mas, desta vez, com algum estrondo. Nem o mais pessimista dos portistas esperava estar a perder por 0-2 aos 12 minutos ou por 0-3 ao intervalo frente a um Krasnodar que arruinou logo na primeira quinzena de agosto um dos principais objetivos da época dos azuis e brancos: a presença na Liga dos Campeões e o encaixe de 44 milhões de euros que isso implicava. Na segunda parte a equipa portuguesa reagiu bem e marcou dois golos, mas os danos causados na etapa inicial revelaram-se irreparáveis.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre Chelsea e Liverpool

Drogba e Dudek na final da Taça da Liga inglesa em 2004-05
Quando José Mourinho foi para o Chelsea, no verão de 2004, o clube em particular e o futebol inglês em geral aumentaram exponencialmente os níveis de mediatismo em Portugal. Tanto assim foi que, se não me falha a memória, vários jogos dos blues na Taça da Liga inglesa e na Liga dos Campeões (após a eliminação do FC Porto) foram transmitidos na RTP 1.

Os londrinos fizeram boa campanha na Taça da Liga e chegaram à final, onde defrontaram o Liverpool no Millennium Stadium, em Cardiff, uma vez que Wembley estava a sofrer obras de remodelação. Foi o primeiro de vários grandes duelos entre Mourinho e Rafa Benítez, que protagonizaram mais nessa mesma época de 2004-05.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

WWE | SummerSlam 2019

Seth Rollins reconquista Universal Championship; Becky Lynch, AJ Styles, Bayley e Kofi Kingston continuam campeões



Data: 11 de agosto de 2019
Arena: Scotiabank Arena
Localidade: Toronto, Ontário, Canadá


domingo, 11 de agosto de 2019

ROH | Summer Supercard

Briscoes vencem Ladder War e Matt Taven retém o título mundial



Data: 9 de agosto de 2019
Arena: Mattamy Athletic Centre
Localidade: Toronto, Ontário, Canadá


sábado, 10 de agosto de 2019

SummerSlam. Os 10 melhores combates da história

Irmãos Bret e Owen Hart defrontaram-se na edição de 1994
Com edição inaugural em 1988, no mítico Madison Square Garden, em Nova Iorque, o SummerSlam tornou-se um dos principais eventos pay-per-view da WWE, sendo apelidado de “The Biggest Party of the Summer” [Maior festa do verão] ou até mesmo de “Wrestlemania de verão”. Aqui apresentamos aqueles entendemos ser os melhores combates de sempre do histórico PPV. John Cena, com três aparições, é quem está presente em maior número.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre FC Porto e Gil Vicente

Drulovic e Sérgio Lomba num jogo entre dragões e gilistas
Por muito estranho que possa parecer, não assisti ao primeiro jogo entre FC Porto e Gil Vicente de que tenho memória. Isto porque, à mesma hora, o encontro que estava a ser transmitido em sinal aberto era entre o Salgueiros e o Sporting, no Estádio Vidal Pinheiro, com os leões a sagrarem-se campeões nacionais 17 anos depois em caso de vitória.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

À espera da estreia. O colega de Ronaldo, o açoriano que volta a casa e o chileno com raça

João Serrão (Vitória), Nené (Santa Clara) e Ramírez (Belenenses)
O campeonato português arranca nesta sexta-feira, depois de quase três meses de pausa. E todos os anos a história repete-se. O mercado de transferências entra em movimento e há jogadores que deixam os clubes rumo a outras paragens e abrem portas a caras novas na I Liga, das mais variadas proveniências. Entre os que são promovidos à equipa principal, os que são transferidos de clube de um patamar inferior para um do primeiro escalão e os que chegam ou regressam a Portugal, há muitas histórias para contar. Em vésperas de mais um arranque de campeonato, o DN conta a história de três jovens que nesta temporada vão poder cumprir o sonho de uma vida: estrearem-se na I Liga.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Os três argentinos que jogaram no Vitória FC antes de Mansilla

Apenas três jogadores argentinos vestiram a camisola do Vitória
Se há algo que o reforço sadino Brian Mansilla não se poderá queixar é de um legado pesado deixado por jogadores argentinos no Vitória de Setúbal. Em toda a história, foram apenas três e nem um deixou propriamente saudades. Para se ter a noção, o que teve mais sucesso não foi além de 20 jogos. Os outros não chegaram a atingir a dezena de partidas com a camisola verde e branca. Neste trio, não há uma única final para amostra e até há um que desceu de divisão.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre FC Porto e equipas russas

Vágner Love e Jorge Costa em disputa de bola no Dragão
A minha primeira memória de um jogo entre o FC Porto e equipas russas é, na realidade, o primeiro encontro entre o FC Porto e... equipas russas, mesmo contabilizando os tempos da União Soviética. Parece mentira, mas esse duelo histórico ocorreu apenas em setembro de 2004, e opôs os dragões ao CSKA Moscovo, naquele que foi o primeiro desafio dos portistas na Liga dos Campeões após a conquista da competição em Gelsenkirchen, menos de quatro meses antes.

sábado, 3 de agosto de 2019

Os 10 clássicos mais marcantes entre Corinthians e Palmeiras

Palmeiras e Corinthians são rivais há mais de um século
Corinthians e Palmeiras protagonizam aquele que é considerado o clássico com mais tradição e de maior rivalidade na cidade de São Paulo, tendo sido batizado de O Derby. Rivais desde que se defrontaram pela primeira vez, a 6 de maio de 1917, representam muito mais de clubes de futebol. O Corinthians sempre foi associado às camadas mais populares da sociedade paulista, enquanto o Palmeiras, que até 1942 era denominado de Palestra Itália, representava a imensa comunidade italiana de São Paulo.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Lendas do Atlético rendidas a João Félix. "Adeptos estão encantados e com muitas expectativas"

João Félix marcou ao Real Madrid e às estrelas da MLS
Grande protagonista deste defeso por se tratar da transferência mais cara do verão - custou 126 milhões de euros ao Atlético Madrid -, João Félix já vai dando que falar pela qualidade do seu futebol ao serviço dos colchoneros. Depois de ter dado boas indicações antes de sair lesionado aos 27 minutos no jogo de estreia, um particular diante do Numancia, o internacional português deu um show no dérbi com o Real Madrid, ao marcar um golo e fazer duas assistências na goleada por 7-3. E na madrugada desta quinta-feira frente à equipa de estrelas do campeonato norte-americano, voltou a estar em grande plano, ao marcar um golo e dar a marcar mais uma vez.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...