quarta-feira, 30 de junho de 2021

Rúben Neves. O “feito enorme” de subir o Montalegre à Liga 3 e o amor pela Sanjoanense

Rúben Neves representou o Montalegre nas duas últimas épocas
Foi a medo para Montalegre, mas já se sente em casa e fez história a colocar o emblema transmontano na Liga 3. Ainda assim, sente que as coisas poderiam ter corrido melhor tanto a nível individual como coletivo.
 
Numa altura em que ainda não sabe em que clube vai jogar em 2021-22, o médio Rúben Neves recorda em entrevista os mais de dez anos que passou na Sanjoanense, as passagens por emblemas históricos como Desp. Aves, Salgueiros e Felgueiras e fala da experiência de ser orientado pelo pai, Flávio das Neves.
 

terça-feira, 29 de junho de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Inglaterra e Alemanha

Bola pontapeada por Lampard tocou no interior da baliza
Recordo-me de que, quando Portugal se apurou para o Mundial 2002, houve um jornal desportivo que produziu uma revista dedicada ao balanço da qualificação lusa e falou sobre as seleções já apuradas para o torneio. Uma dessas seleções era Inglaterra, e no espaço reservado aos three lions estavam enumerados os vários resultados da fase de apuramento, entre os quais dois frente à Alemanha que me chamaram à atenção: derrota por 0-1 em casa e sobretudo a goleada por 1-5 fora. Foi a derrota mais pesada de sempre da mannschaft em casa desde a Segunda Guerra Mundial e derrota mais volumosa dos germânicos em apuramentos para fases finais.

domingo, 27 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ouriense no Campeonato de Portugal

Ouriense competiu no Campeonato de Portugal em 2014-15
Fundado a 27 de junho de 1949, o Clube Atlético Ouriense viveu o seu momento alto no futebol sénior masculino quando competiu no Campeonato de Portugal em 2014-15, naquela que foi a única participação do emblema do distrito da AF Santarém em provas de âmbito nacional.
 
A formação do Médio Tejo tem dado até mais nas vistas do futebol feminino, vertente em que se sagrou campeã nacional em 2012-13 e 2013-14, colocando na altura um ponto final na hegemonia do 1º Dezembro, que tinha vencido o título em todas as 11 épocas anteriores. Paralelamente, o Ouriense sagrou-se vencedor da Taça de Portugal em 2013-14 e marcou presença na Liga dos Campeões em 2013-14 e 2014-15.
 
Voltando ao futebol masculino, 27 jogadores atuaram pelo clube de Ourém no Campeonato de Portugal. Vale por isso a pena recordar os dez que o fizeram por mais vezes.

sábado, 26 de junho de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Portugal e Bélgica

Quaresma foi uma dor de cabeça para os jogadores belgas
Hoje em dia a Bélgica lidera o ranking FIFA desde setembro de 2018 e é uma das seleções mais temidas do planeta, mas antes do surgimento da geração de Hazard, Lukaku, Courtois, De Bruyne, Witsel e companhia, les diables rouges falharam cinco fases finais consecutivas – Mundiais 2006 e 2010 e Europeus 2004, 2008 e 2012 – e tinham uma equipa nacional essencialmente composta por jogadores que atuavam no campeonato belga e em clubes modestos das principais ligas.
 
Quando a Bélgica visitou o Estádio José Alvalade a 24 de março de 2007, num encontro da fase de qualificação para o Euro 2008, Van Buyten (Bayern Munique) e Mudingayi (Lazio) eram talvez os nomes mais sonantes, na altura, de uma seleção que também tinha os ainda desconhecidos Defour e Fellaini, ambos dos quadros do Standard Liège. Havia ainda Mbo Mpenza, campeão pelo Sporting em 1999-00.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo São João de Ver na II Divisão B

São João de Ver participou por seis vezes na II Divisão B
Fundado a 25 de junho de 1929, o Sporting Clube São João de Ver passou grande parte da sua existência entre os campeonatos distritais da AF Aveiro, mas em 1994 surgiu nos campeonatos nacionais e por lá ficou durante duas décadas.
 
Desde então somou já seis participações na antiga II Divisão B, 13 na extinta III Divisão e três no Campeonato de Portugal.
 
Voltando aos tempos de II B, a melhor classificação que os malapeiros lograram foi o 6.º lugar em 2011-12.
 
Em termos de Taça de Portugal, o melhor que o emblema de Santa Maria da Feira conseguiu foi atingir a 5.ª eliminatória em 1998-99, numa campanha em que foi eliminado pelo Maia.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo São João de Ver na II Divisão B.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Imortal na II Divisão B

Equipa do Imortal campeã da Zona Sul em 1998-99
Fundado a 24 de junho de 1920 por um grupo de jovens albufeirenses, o Infantil Futebol Clube passou a denominar-se Imortal Futebol Clube dois anos depois e viria a ganhar a designação de Imortal Desportivo Clube em 1932 após a fusão com a Sociedade dos Artistas Agremiação Recreativa que existia em Albufeira.
 
Assim, o clube que tinha no futebol a única modalidade desportiva, ganhou uma forte componente cultural, destacando-se a criação de uma biblioteca.
 
Em termos desportivos, o emblema algarvio viveu a fase de maior fulgor da sua história durante a viragem do milénio, quando disputou a II Liga durante duas temporadas consecutivas, tendo obtido como melhor classificação o 15.º lugar em 1999-00.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

De derrota em derrota até à vitória final. Os jogos oficiais entre Portugal e França

Portugal e França mediram forças no Euro 1984
De derrota em derrota até à vitória final. Podia ser esta a história dos confrontos entre Portugal e França, que mediram forças por seis vezes em jogos oficiais, as primeiras quatro em fases finais de grandes torneios. Se nas primeiras três ocasiões a seleção gaulesa frustrou o sonho luso às portas da glória, na quarta uma bofetada de luva branca de Éder serviu bem fria a vingança.
 
Além dos seis compromissos oficiais, as duas seleções mediram forças por mais 21 vezes em encontros de caráter particular, com 15 vitórias francesas, cinco triunfos portugueses e um empate.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogos a valer entre Portugal e França.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Mariana Campino: “Desde pequena que trocava as bonecas pelas bolas”

Mariana Campino pertence aos quadros do Famalicão
Desde tenra idade que trocou as bonecas pela bola, resistiu a quem lhe dizia que “o futebol não é para meninas” e hoje em dia não só pertence aos quadros do clube que surpreendeu tudo e todos na I Liga feminina em 2020-21, o Famalicão, como soma dezena e meia de internacionalizações pelas seleções jovens, quando ainda tem apenas 19 anos.
 
Em entrevista, Mariana Campino fala do clube que representa, conta como se apaixonou pelo futebol, das experiências de jogar em equipas mistas durante a formação e de ser treinada pelo pai e recorda as passagens por Ovarense, Valadares Gaia e Fiães.
 

sábado, 19 de junho de 2021

De Estrasburgo a Salvador. Os jogos oficiais entre Portugal e Alemanha

Portugal e Alemanha defrontaram-se no Euro 1984
De Estrasburgo a Salvador da Bahia, mas sem esquecer um fantástico remate e uma noite de despedidas em Estugarda, uma expulsão inexplicável em Berlim, um hat trick improvável em Roterdão e jogos de má memória para a equipa das quinas em Basileia ou Lviv. Portugal e Alemanha defrontaram-se oficialmente em dez ocasiões, com um histórico bastante mais favorável para os germânicos, que ainda assim já sofreram alguns dissabores às mãos dos lusos.
 
Além dos 10 compromissos oficiais, as duas seleções mediram forças por mais oito ocasiões em encontros de caráter particular, com vitórias alemãs em 1936, 1954, 1960, 1982 e 1996, um triunfo português em 1983 e empates em 1938 e 1990.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogos a valer entre Portugal e Alemanha.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Portugal e Alemanha

Sérgio Conceição no jogo da sua vida frente à Alemanha em 2000
Imaginem um miúdo de oito anos que tinha começado a ver futebol há pouco mais de um mês, não sabia nada de nada sobre a história da modalidade e, de repente, vê os suplentes de Portugal, já com o apuramento confirmado para a próxima fase, ganhar por 3-0 a uma Alemanha que assim ficou em último lugar do seu grupo. Aos meus olhos, comecei a imaginar a Alemanha com um nível futebolístico semelhante ao que hoje se pode atribuir à Letónia ou ao Liechtenstein.
 
Só algum tempo depois, quando comecei a folhear livros, revistas e jornais, é que me apercebi que do outro lado estava a ALEMANHA, uma potência mundial também no futebol e que era, por exemplo, a detentora do título europeu.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Edgar Almeida. O descalabro do Beira-Mar e o orgulho de jogar de aurinegro

Edgar Almeida envergava a braçadeira de capitão
Formado na Sanjoanense, Edgar Almeida representou o Beira-Mar nas duas últimas temporadas, tendo sido comandado pelo conterrâneo Ricardo Sousa. Em entrevista, o defesa central mostra-se orgulhoso por ter representado um “histórico”, mas não ignora que o campeonato que agora terminou foi do 80 ao 8, em poucos meses, acabando numa inesperada descida aos distritais da AF Aveiro.
 
De saída dos aurinegros, o jogador passa em revista uma carreira que teve passagens por Bustelo, Cesarense e pelo futebol francês e mostra ambições de se reerguer no futebol.
 

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Kadú. O campeão pelo FC Porto que foi chamado à seleção angolana quando menos esperava

Kadú foi campeão pelo FC Porto em 2011-12
Fez a estreia na equipa principal do FC Porto aos 16 anos, sagrou-se campeão nacional aos 17 e partilhou o balneário com craques como Lucho González, Hulk, Falcao, James Rodríguez ou Otamendi. No entanto, foi procurar o seu espaço nas divisões secundárias e em 2020-21 viveu uma temporada agridoce: somou as primeiras convocatórias para a seleção de Angola, mas perdeu a titularidade na baliza do Sp. Espinho, clube que vai deixar ao fim de duas épocas.
 
Em entrevista, o guarda-redes Kadú confessa que se mudou para os dragões ainda em tenra idade para estar no mesmo sítio que o ídolo Hélton, revela o nome do jogador que picou Vítor Pereira para o lançar na equipa principal dos azuis e brancos e passa em revista um percurso que teve como pontos de passagem Varzim, Trofense e Oliveirense.
 

terça-feira, 15 de junho de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Portugal e Hungria

Pepe marcou o golo da vitória portuguesa em Budapeste
Cresci a ler sobre os grandes feitos da Hungria, surpreendido em como a seleção finalista dos Campeonatos do Mundo de 1938 e 1954 e semifinalista dos Campeonatos da Europa de 1964 e 1972 e que teve craques como Ferenc Puskás, Sándor Kocsis ou Flórián Albert tinha desaparecido da órbita das fases finais. Posso até dizer que, à exceção de Miki Fehér, eram pouquíssimos os jogadores húngaros que eu conhecia.
 
Ainda não acompanhava futebol aquando dos jogos entre Portugal e Hungria na qualificação para o Euro 2000, pelo que os primeiros confrontos de que me recordo entre ambas as seleções aconteceram no segundo semestre de 2009, nas derradeiras jornadas da fase de apuramento para o Mundial 2010.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

domingo, 13 de junho de 2021

A minha primeira memória de… uma Copa América

Jogadores brasileiros festejam vitória na competição
Nunca fui pessoa para ficar acordado até de madrugada para ver futebol. Recordo-me de uma noitada a ver a final do Campeonato do Mundo de sub-20 entre Portugal e Brasil em 2011, um ou outro jogo da seleção portuguesa no continente americano e pouco mais. Por isso, nunca fui um seguidor acérrimo da Copa América.
 
A primeira edição de que tenho memória é a de 2004, até porque na anterior, em 2001, eu ainda não tinha TV Cabo em casa. E na realidade, passados estes anos todos, só me recordo da final, entre Brasil e Argentina.

sábado, 12 de junho de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Inglaterra e Croácia

Inglaterra e Croácia defrontaram-se no Estádio da Luz
A minha primeira memória de um jogo entre Inglaterra e Croácia remete-me para esse extraordinário evento que foi o Euro 2004. Mesmo não indo ao estádio ver jogos, era impossível passar ao lado do que ia acontecendo em todos os grupos da competição, mesmo os que não incluíam Portugal.
 
Ao cabo de duas jornadas, França liderava o Grupo B com quatro pontos. A seguir vinha Inglaterra, com três. No entanto, Croácia e Suíça, ambas com um, não estavam ainda fora da corrida por uma vaga nos quartos de final.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

A minha primeira memória de… um Campeonato da Europa

Geração de ouro portuguesa atingiu meias-finais do Euro 2000
12 de junho de 2000. Ainda dava eu os primeiros passos como adepto do futebol. A época de clubes já tinha terminado, com o Sporting a sagrar-se campeão 18 anos depois, mas a perder a final da Taça de Portugal para o FC Porto. Mas havia ainda mais futebol para ver no mês que se seguiu.
 
Lembro-me perfeitamente de ligar a televisão nesse final de tarde e verificar que Portugal, cuja maior parte dos jogadores eu desconhecia, perdia por 2-1 frente a Inglaterra a meio da primeira parte. Poucos minutos depois, João Vieira Pinto empatou o encontro através de um cabeceamento fantástico, na sequência de um mergulho na área que surpreendeu a defesa inglesa.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Pampilhosa na II Divisão B

Pampilhosa competiu por nove vezes na II Divisão B
Fundado a 10 de junho de 1930, o Futebol Clube da Pampilhosa é a filial n.º 6 do FC Porto e viveu o período mais alto da sua história nas duas primeiras décadas do século XXI, quando participou durante 15 temporadas consecutivas nos campeonatos nacionais.
 
Em 2002-03, o emblema do concelho da Mealhada surgiu pela primeira vez na III Divisão, alcançando logo nessa temporada a subida à II Divisão B, patamar em que competiu consecutivamente entre 2003-04 e 2010-11 e ao qual voltou em 2012-13.
 
Posteriormente, participou nas quatro primeiras edições do Campeonato de Portugal, entre 2013-14 e 2016-17.
 
Desde 2017 remetido para os distritais da AF Aveiro, os ferroviários chegaram à 5.ª eliminatória da Taça de Portugal em 2004-05, quando foram eliminados pelo Sporting em Alvalade (1-4).
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Pampilhosa na II Divisão B.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Portugal e Israel

Luís Figo perante a oposição de dois defesas israelitas
Uma substituição de guarda-redes ao minuto 90, quando o resultado já estava feito, é a principal recordação que tenho da minha primeira memória de um jogo entre as seleções nacionais de Portugal e Israel. A substituição em causa retirou de campo Quim, guardião do Sp. Braga e que nesse encontro jogava em casa, no Estádio 1º de Maio, e fez debutar de quinas ao peito Jorge Silva, guarda-redes do modesto Salgueiros que dava nas vistas não só pelas defesas que fazia, mas também por utilizar rabo de cavalo.
 
Utilizando a Internet como ferramenta, avivei outras memórias sobre essa partida de 15 de novembro de 2000, como o facto de esta ter sido a única vez que Delfim e Cabral representaram a seleção nacional e uma das raras vezes em que Bino e João Tomás o fizeram. Quem também foi a jogo foi o central Hélder, que já não era chamado desde outubro de 1997.

terça-feira, 8 de junho de 2021

MLS: Os líderes do costume, um espanhol em destaque e um provável incêndio em Chicago

Seattle Sounders lidera Conferência Oeste
A pausa no calendário motivada pela realização da fase final da Liga das Nações é o pretexto ideal para traçar um breve retrato do arranque da Major League Soccer. Sete rondas embelezadas pela presença de público nos estádios mostraram-nos quem entrou com o pé direito e quem deu os primeiros passos em falso. Para quem não conseguiu acompanhar a ação do primeiro quarto da fase regular da principal prova norte-americana de clubes, o Soccer em Português tratou de resumir as narrativas-chave deste período competitivo.
 
O Seattle Sounders continua a solidificar uma espécie de estatuto de favorito crónico, e apesar de ter sido naturalmente apontado como um dos principais candidatos à conquista do título, pouco ou nada faria prever um arranque tão dominante. Afinal de contas, uma das suas maiores figuras, Jordan Morris, sofreu uma lesão grave ainda durante o empréstimo ao Swansea City, que o manterá fora dos relvados em 2021. Logo depois, as primeiras jornadas trouxeram novos infortúnios. O jogador mais talentoso do plantel, Nicolás Lodeiro, juntamente com o excelente guarda-redes Stefan Frei, também se lesionaram com gravidade, e só devem regressar no final do verão. Por outro lado, o técnico Brian Schmetzer procedeu a uma reformatação da defesa durante uma pré-época limitada, passando a colocar em campo uma linha de três centrais. O calendário não ajudou, com a equipa a ter de defrontar nos primeiros oito encontros todos os adversários mais poderosos da sua Conferência.

domingo, 6 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Louletano na II Divisão B

Dez jogadores que ficaram na história do Louletano
Fundado a 6 de junho de 1923 devido à fusão de duas associações desportivas na então vila de Loulé, o Louletano Desportos Clube viveu a fase de maior fulgor na sua história no início da década de 1990, quando disputou a II Liga durante quatro temporadas consecutivas.
 
Depois de largos anos nas divisões secundárias, sobretudo a III Divisão e os campeonatos distritais da AF Algarve, o emblema alvirrubro terminou em 3.º lugar na II Divisão – Zona Sul em 1989-90, o que lhe garantiu a presença na edição inaugural da II Liga na época seguinte. Em quatro participações, o melhor que o Louletano conseguiu foi o 10.º lugar em 1992-93.
 
Depois, entre 1994 e 2013 competiu por 17 vezes na II Divisão B. Ao longo desse período, os sotaventinos alcançaram o 2.º lugar em 1994-95, 2005-06 e 2006-07 e apenas não participaram na prova em 1997-98 e 2008-09, quando marcaram presença na III Divisão.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Louletano na II Divisão B.

sábado, 5 de junho de 2021

Zé Pedro. O sonho de voltar à I Liga e a tristeza pela descida do Beira-Mar

Zé Pedro representou o Beira-Mar na temporada 2020-21
Ainda está a digerir a descida do Beira-Mar aos distritais, mas acredita que tanto o emblema aurinegro como ele próprio poderão voltar em breve às ligas profissionais.
 
Eternamente grato à Sanjoanense, mas maioritariamente formado no FC Porto, o extremo Zé Pedro faz o balanço da época que agora terminou, revela se já tem clube para 2021-22 e recorda quando esteve na I Liga ao serviço do Feirense, a primeira experiência fora de casa na Covilhã e a aventura “louca” pelo futebol dos Estados Unidos.
 

sexta-feira, 4 de junho de 2021

A minha primeira memória de… um jogo entre Portugal e Espanha

Figo voltou à Catalunha em fevereiro de 2002
13 de fevereiro de 2002. Portugal e Espanha mediam forças num jogo particular no Estádio Olímpico Montjuïc, em Barcelona, tendo em vista a preparação para o Campeonato do Mundo desse ano. Nessa altura, os compromissos das seleções nacionais não estavam tão organizados no calendário anual como estão hoje, pelo que quase todos os meses se realizavam jogos, muitas das vezes a meio de uma semana que começava e acabava com campeonatos nacionais.
 
Para se ter a noção, FC Porto, Benfica e Sporting jogaram a 10 de fevereiro, a seleção nacional jogou a dia 13 e nos dias 16 e 17 os jogadores desses clubes voltaram a competir no campeonato. E tudo isto com uma viagem até à Catalunha pelo meio.

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo União de Coimbra na I Divisão

União de Coimbra participou na I Divisão em 1972-73
Fundado a 2 de junho de 1919 por um grupo de jovens ligados ao comércio e indústria da cidade de Coimbra, o União Foot-Ball Coimbra Club nasceu na sequência de reuniões na loja do sapateiro Afonso Chato, no Largo do Romal, e Largo de Sansão, atual Praça 8 de Maio, no coração da baixa conimbricense.
 
Já com a designação Clube de Futebol União de Coimbra, os unionistas atingiram o ponto alto da sua história em 1972-73, quando participaram pela única vez na sua história na I Divisão, não indo além do 14.º (e antepenúltimo) lugar, que haveria de ditar a presença numa liguilha de permanência/promoção e consequente despromoção à II Divisão.

terça-feira, 1 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ginásio de Alcobaça na II Divisão B

Ginásio de Alcobaça competiu na II Divisão B em 1990-91
Fundado a 1 de junho de 1946, o Ginásio Clube de Alcobaça resultou da fusão do Alcobaça Futebol Clube (fundado em 1918) e do Clube Desportivo Comércio e Indústria de Alcobaça (1932) e conheceu o ponto alto da sua história em 1982, quando subiu à I Divisão e chegou às meias-finais da Taça de Portugal.
 
Nesse ano, o Ginásio venceu ao sprint uma corrida renhida com a Académica de Coimbra – na altura com a designação de Académico – pelo primeiro lugar da II Divisão – Zona Centro, terminando o campeonato com os mesmos 46 pontos dos estudantes, numa luta que se estendeu à secretária, devido a um jogo entre a briosa e o Guarda que teve de ser repetido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...