domingo, 13 de abril de 2008

Rudi Völler

Eis um batalhador do futebol, um avançado-centro profissional que envenenou todas as defesas da Europa, ao mais alto nível, durante mais de dez anos. Ganhou o Campeonato do Mundo em 1990 com a Alemanha e a Liga dos Campeões de 1993 com o Marselha

DESHORS, Michel (1998) O Futebol – As Regras. A Técnica. A Prática. Lisboa, Editorial Estampa


quinta-feira, 10 de abril de 2008

Helenio Herrera

Para compensar as falhas defensivas da tática da moda da altura, o 4x2x4, o treinador franco-argentino Helennio Herrera concebeu um sistema super-reforçado a nível defensivo através da criação do posto de líbero.
 
Este jogador “cobria” os seus defesas e colmatava (com… betão!) as brechas que o ataque conseguia abrir. É evidente que, embora o futebol se jogasse sempre a 11, não se encontravam senão três atacantes na linha ofensiva.
 
Este sistema fez com que, apesar de tudo, o Inter de Milão, treinado por Helennio Herrera, ganhasse a Taça dos Clubes Campeões Europeus duas vezes seguidas, em 1964 e 1965.
 
Numa altura em que todas as equipas eram conhecidas pelos seus principais futebolistas, como o Real Madrid de Di Stéfano ou o Benfica de Eusébio, Herrera foi provavelmente o primeiro treinador a recolher créditos pelo sucesso das suas equipas.

DESHORS, Michel (1998) O Futebol – As Regras. A Técnica. A Prática. Lisboa, Editorial Estampa


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...