sábado, 19 de março de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Sacavenense no Campeonato de Portugal

Dez jogadores marcantes na história recente do Sacavenense
Fundado a 19 de março de 1910, em pleno período de efervescência republicana, o Sport Grupo Sacavenense nunca atingiu as ligas profissionais, mas tem competido quase sempre nos campeonatos nacionais.
 
Ao longo da sua história, o emblema da cidade de Sacavém participou por 25 vezes na II Divisão, duas na II Divisão B, 32 na III Divisão e encontra-se a jogar pela oitava temporada (consecutiva) no Campeonato de Portugal, tendo disputado a fase de promoção em 2016-17.
 
Os rubro-negros, que também pautam pelo ecletismo, sagraram-se campeões nacionais da III Divisão em 1977-78 e atingiram os quartos de final da Taça de Portugal em 1960-61.
 
Paralelamente, o Sacavenense tem sido um autêntico viveiro de craques, tendo passado pela formação do clube jogadores como José Fonte, João Cardoso, Almami Moreira, Rúben Semedo, Rui Fonte, Marco Cláudio, João Palhinha, Rui Duarte, Zezinho e Pedro Amador.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Sacavenense no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Carlos Bebé (80 jogos)

Carlos Bebé
Disputou o mesmo número de jogos de Diogo Oliveira, mas amealhou mais 92 minutos em campo – 6790 contra 6698.
Defesa lateral nascido em Lisboa, mas internacional A por Cabo Verde, chegou aos juniores do Sacavenense em 2010-11, tendo transitado para a equipa principal na época seguinte, na altura para competir na III Divisão Nacional.
No verão de 2013 mudou-se para o Loures, tendo ainda passado por Atlético Tojal e União de Montemor antes de regressar a Sacavém dois anos após ter saído, tendo amealhado 61 jogos (59 a titular) no Campeonato de Portugal entre 2015 e 2017, contribuindo para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
Depois de passagens por Pinhalnovense, Olímpico Montijo e Oriental Dragon, Carlos Bebé voltou mais uma vez ao emblema rubro-negro no verão de 2009 para somar mais 19 partidas (todas como titular) e um golo (ao 1º Dezembro, em janeiro de 2021) no Campeonato de Portugal ao longo de duas épocas. Em novembro de 2020 viveu um momento muito especial, ao fazer a assistência para o golo do Sacavenense na goleada sofrida às mãos do Sporting na Taça de Portugal (1-7).
“[O Sacavenense] é um clube muito especial para mim, gosto muito do clube, das pessoas que dirigem o clube. Fiz aqui a formação, fiz os meus primeiros anos de sénior aqui. Embora ser um clube amador, trabalhamos como profissionais. Há muito rigor, muita organização, muita seriedade e isso é muito importante para que o clube consiga os seus objetivos”, afirmou ao portal RFI em novembro de 2020.
No verão de 2021 transferiu-se para o Oriental Dragon.
 
 
 

9. Saavedra (83 jogos)

Saavedra
Médio que jogou na II Liga por Barreirense e Trofense e que entre 2008 e 2014 esteve emigrado no Chipre (sete anos) e na Grécia (um), regressou a Portugal pela porta do Loures, mas no verão de 2016 ingressou no Sacavenense, aos 35 anos.
Na primeira passagem pelo emblema rubro-negro, de três temporadas, Saavedra amealhou 67 partidas (65 a titular) e cinco golos no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
Em 2019-20 começou a temporada no União de Santarém, mas em janeiro regressou a Sacavém. Contudo, a eclosão da pandemia de covid-19 adiou-lhe a reestreia pelo Sacavenense para a época seguinte, em que atuou em 16 jogos (13 a titular) e apontou dois golos, diante de Caldas e Loures.
“O clube que me marcou mais foi o Sacavenense. É um clube diferente, e não digo por estar lá agora. Todos os jogadores que saem de Sacavém querem voltar e sentem-se bem, pois é um ambiente familiar que não se vê em mais lado nenhum. As pessoas são boas, genuínas, não arranjam problemas. Não pagam mais porque não podem. Foi onde mais gostei de jogar”, contou ao Maisfutebol em novembro de 2020, em vésperas de um jogo da Taça de Portugal frente ao Sporting no qual atou cerca de 60 minutos.
No verão de 2021 transferiu-se para o Alta de Lisboa.
 
 
 

8. Fábio Horta (84 jogos)

Fábio Horta
Extremo formado em grande parte no Sacavenense, transitou para a equipa principal em 2012-13, na altura para competir na III Divisão, não conseguindo impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Na época seguinte contribuiu para a promoção ao então denominado Campeonato Nacional de Seniores, patamar em que amealhou 82 partidas (57 a titular) e dez golos entre 2014 e 2017, tendo contribuído para o apuramento para a fase de subida em 2016-17.
Em 2017-18 dividiu a temporada entre Pinhalnovense e Oriental Dragon, tendo depois feito uma pausa na carreira.
Em 2021-22 regressou aos relvados, mais uma vez com a camisola rubro-negra, mas não foi além de dois jogos como suplente utilizado (e uma expulsão) no Campeonato de Portugal.
 

7. Iaquinta (91 jogos)

Iaquinta
O melhor marcador de sempre do Sacavenense no Campeonato de Portugal, com 18 golos.
Tem alcunha de ponta de lança italiano, mas é (internacional) guineense, tendo chegado ao futebol português em 2015-16 para jogar no Coruchense. Após uma passagem pelo Sintrense, ingressou no Sacavenense no verão de 2017.
Nessa primeira estadia em Sacavém, de duas épocas, amealhou 56 encontros (42 a titular) e 15 golos no Campeonato de Portugal.
No verão de 2018 transferiu-se para o Benfica Castelo Branco, mas ao fim de poucos meses regressou ao emblema rubro-negro, pelo qual somou mais 35 partidas (26 a titular) e três golos no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores.
Nesta segunda passagem pelo clube do concelho de Loures viveu um momento inesquecível, ao marcar ao Sporting num jogo da Taça de Portugal. “Queria dedicar este golo à memória do meu pai, que faleceu há menos de três meses. O sonho dele era um dia sentar-se à frente do televisor e ver-me a jogar futebol, mas infelizmente...”, afirmou, emocionado, na flash interview.
No início da temporada 2021-22 mudou-se para os alentejanos do Serpa.
 
 
 

6. Hugo Cardoso (91 jogos)

Hugo Cardoso
Disputou o mesmo número de jogos de Iaquinta, mas amealhou mais 1854 minutos em campo - 8006 contra 6152.
Guarda-redes que jogou ao lado de Rui Patrício, Miguel Veloso, João MoutinhoYannick Djaló, Fábio Paím e Nani nas camadas jovens no Sporting, passou pelos seniores de clubes como Estrela da AmadoraAlcochetense1º DezembroOdivelasCarregadoUnião de LeiriaUnião de MontemorLoures e Sporting de Macau antes de ingressar pela primeira vez no Sacavenense no verão de 2016.
Ao longo de três épocas em Sacavém amealhou 83 encontros e 78 golos sofridos no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17, temporada em que chegou a estar sete jogos consecutivos sem sofrer golos.
No verão de 2019 transferiu-se para o 1º Dezembro, tendo ainda passado pelo Real SC antes de regressar ao emblema rubro-negro no início da presente época, em que já leva oito jogos e cinco golos sofridos no Campeonato de Portugal.
 
 


5. João Job (95 jogos)

João Job
Jogador polivalente, capaz de cobrir várias posições da defesa e do meio-campo, jogou na formação do Benfica e passou pelos seniores de Real SC, Sanjoanense (de São João da Talha), Loures e Benfica Castelo Branco antes de ingressar no Sacavenense no verão de 2017.
Desde então que leva 95 encontros (87 a titular) e dois golos pelo emblema rubro-negro no Campeonato de Portugal.
Ao longo deste tempo, foi ganhando estatuto no balneário, ao ponto de se ter tornado capitão de equipa. Foi nessa condição que atuou os 90 minutos na eliminatória da Taça de Portugal diante do Sporting, em novembro de 2020.
 
 
 

4. Joel Neves (96 jogos)

Joel Neves
Médio ofensivo/extremo internacional A por São Tomé e Príncipe, jogou ao lado de Rafael Barbosa e Matheus Pereira na formação do Sporting antes de ingressar nos iniciados do Sacavenense em 2010-11.
Em 2014-15 transitou para a equipa principal, quando ainda era júnior. Nessa e na época seguinte totalizou 37 jogos (33 a titular) e dois golos no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores.
No verão de 2016 transferiu-se para o Loures, mas um ano depois regressou a Sacavém para amealhar mais 59 encontros (42 a titular) e quatro remates certeiros no Campeonato de Portugal. Em setembro de 2018 viveu um momento inesquecível, ao marcar um dos golos que eliminaram o Varzim, da II Liga, na Taça de Portugal.
Em meados de 2019 mudou-se para o Oriental.
 
 
 

3. Léo Mofreita (99 jogos)

Léo Mofreita
Extremo que jogou na formação do Benfica às ordens de Bruno Lage e ao lado de nomes como Bernardo SilvaRicardo Horta ou Hélder Costa, ingressou nos juniores do Sacavenense em 2011-12, tendo sido companheiro de equipa de João Palhinha antes de transitar para a equipa principal duas épocas depois, contribuindo para a promoção ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores.
Entre 2014 e 2017 totalizou 83 jogos (45 a titular) e dez remates certeiros pelo emblema rubro-negro no Campeonato de Portugal.
No verão de 2017 transferiu-se para o Pêro Pinheiro, tendo ainda passado pelo União de Santarém antes de regressar a Sacavém em 2020-21, época em que defrontou o Sporting na Taça de Portugal e disputou 16 jogos (11 a titular) no Campeonato de Portugal.
Em meados de 2021 mudou-se para o Atlético Povoense.
 
 
 

2. Cláudio (105 jogos)

Cláudio
Avançado que jogou nas escolinhas do Benfica, passou pelos seniores de Sátão, SL Olivais e Atlético Povoense antes de passar pela primeira vez no Sacavenense entre 2009 e 2011, tendo contribuído para a conquista do título distrital da AF Lisboa e consequente promoção à III Divisão Nacional em 2009-10.
Após passagens por Boavista e Eléctrico, regressou a Sacavém no verão de 2012 para alcançar mais uma subida de divisão em 2012-13, desta feita ao Campeonato de Portugal, patamar em que amealhou 105 encontros (64 a titular) e onze golos com a camisola rubro-negra entre 2014 e 2018, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
 
 
 

1. Duque (181 jogos)

Duque
Defesa central que concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Linda-a-Velha, mudou-se para o Sacavenense no verão de 2013.
Na primeira época em Sacavém ajudou o clube a subir ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, patamar em que amealhou 145 jogos (137 a titular) e sete golos entre 2014 e 2019, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
Em 2019-20 representou o Sintra Football, mas no final dessa época regressou ao emblema rubro-negro, pelo qual já somou mais 36 encontros (todos como titular) no Campeonato de Portugal desde o verão de 2020. Em novembro de 2020 atuou os 90 minutos na eliminatória da Taça de Portugal diante do Sporting, no Jamor.
 




 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...