quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Os 11 jogadores com mais jogos pelo Pêro Pinheiro no Campeonato de Portugal

Pêro Pinheiro competiu no Campeonato de Portugal em 2017-18
Promovido ao Campeonato de Portugal por decisão da Federação Portuguesa de Futebol em virtude de se encontrar no primeiro lugar da Pró-Nacional da AF Lisboa à data da suspensão dos campeonatos devido à pandemia, o Clube Atlético Pêro Pinheiro está de regresso a um patamar competitivo no qual já tinha competido em 2017-18.

Fundado a 7 de outubro de 1945, o clube do concelho de Sintra tem passado grande parte da sua existência nos campeonatos distritais, mas ainda assim acumulou nove presenças na extinta III Divisão, entre 1977 e 1983, em 1988-89 e entre 2011 e 2013. Em 2011-12 ficou mesmo muito próximo de subir à II Divisão B, mas ficou a dois pontos de Casa Pia, que acabou por concluir a Série E na terceira posição, a última que dava direito à promoção.


Mais tarde, a formação da zona saloia haveria de se estrear no recém-criado Campeonato de Portugal em 2017-18, obtendo um 11.º lugar (em 16 equipas) que não evitou a queda aos campeonatos distritais. Agora, em 2020-21, está de regresso à competição.

Na participação anterior, 48 futebolistas jogaram pelo Pêro Pinheiro no terceiro escalão do futebol português. Vale por isso a pena recordar os 11 que o fizeram por mais vezes.


11. Alcides (18 jogos)

Alcides
Avançado guineense formado no Real SC, chegou ao Pêro Pinheiro à beira dos 30 anos já com uma vasta experiência nos campeonatos nacionais adquirida ao serviço de Peniche, Vila Meã, Beira-Mar de Monte Gordo, Praiense, Sintrense, Real SC, Futebol Benfica e Fátima.
Porém, tinha estado dois anos sem jogar desde que deixou o Fátima em 2015 e talvez por isso não tenha conseguido dar um grande contributo ao emblema da zona saloia no Campeonato de Portugal em 2017-18, uma vez que não foi além de 18 jogos (sete a titular) e um total de apenas 621 minutos.
Entretanto deixou o clube após a despromoção, fez um interregno de uma temporada e em 2019-20 representou o Palmense no Pró-Nacional da AF Lisboa.


10. Luís Leite (18 jogos)

Luís Leite
Disputou 18 jogos tal como Alcides, mas amealhou mais 928 em campo – 1549 contra 621.
Médio de características ofensivas que passou pela formação de FC Porto e Benfica, reforçou o Pêro Pinheiro no verão de 2017 depois de ter acumulado alguma experiência no Campeonato de Portugal ao serviço de Naval, Vitória de Sernache e Pinhalnovense.
Titular indiscutível, participou em 20 partidas (todos a titular) e marcou um golo ao Eléctrico nas primeiras 20 jornadas.
Depois ingressou na GNR, deixou o clube e não voltou a jogar futebol.


9. Samiro (19 jogos)

Samiro Soares
Defesa central cabo-verdiano, mas desde 2008 radicado em Portugal, foi mais um elemento já com experiência de Campeonato de Portugal e II Divisão B que reforçou o Pêro Pinheiro em 2017-18, depois de passagens por Madalena, Juventude Évora, Mafra, União de Montemor, Loures, Mineiro Aljustrelense e Eléctrico.
Samiro até começou a temporada no emblema de Ponte de Sôr, mas no início de novembro estreou-se pelo emblema da zona saloia, agarrou o lugar no eixo defensivo, apesar da baixa estatura para a posição de defesa central (1,79 m). Cumpriu 19 jogos, sempre como titular, mas não evitou a despromoção aos campeonatos distritais.
Depois mudou-se para o Peniche, mas regressou a Pêro Pinheiro em fevereiro de 2019, tendo deixado de jogar no final da época 2018-19.


8. Maurício Antunes (20 jogos)

Maurício Antunes
Lateral esquerdo jovem, com um percurso até então feito essencialmente nos campeonatos distritais da AF Setúbal ao serviço do Almada, reforçou o Pêro Pinheiro em novembro de 2017 e desde cedo que assumiu a titularidade.
Até final da época, disputou 20 jogos no campeonato (19 no onze inicial) e marcou um golo ao Alcanenense, não evitando a despromoção.
Depois mudou-se para o Casa Pia e, embora pouco utilizado, contribuiu para a conquista do título nacional do Campeonato de Portugal. Em 2019-20 dividiu a temporada entre Sintra Football e Tourizense.



7. Cláudio Jerónimo (22 jogos)

Cláudio Jerónimo
Defesa polivalente, capaz de atuar como lateral direito e defesa central, chegou ao Pêro Pinheiro ainda com idade de júnior e fez a estreia pela equipa principal em 2012-13, ainda na extinta III Divisão.
Entretanto foi-se mantendo ao serviço do clube, desceu à Pró-Nacional da AF Lisboa em 2013 e à Divisão de Honra dois nos depois, mas também ajudou o clube a reerguer-se e a subir duas divisões consecutivas em 2016 e 2017, contribuindo para a promoção ao Campeonato de Portugal embora tivesse estado algum tempo ao serviço dos ingleses do Sofia Farmer.
No terceiro escalão do futebol português atuou em 22 jogos (18 a titular), não evitando nova queda para os campeonatos distritais.
Em 2018-19 continuou no Pêro Pinheiro, mas na época seguinte mudou-se para o vizinho Negrais, emblema com o qual está já comprometido para 2020-21.


6. Ilmo (23 jogos)

Ilmo Ferreira
Médio defensivo nascido em Moscovo e com ascendência guineense, mas desde tenra idade radicado em Portugal, tem feito carreira essencialmente em clubes do distrito de Lisboa como Atlético do Cacém, União de Tires, Sintrense e Alta de Lisboa, reforçou o Pêro Pinheiro no verão de 2017.
Durante a temporada 2017-18 assumiu um papel importante no meio-campo da equipa da zona saloia, tendo atuado em 23 partidas (18 como titular), não conseguindo evitar ainda assim a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Depois mudou-se para o Belenenses, tendo ajudado os azuis do Restelo a subir duas divisões consecutivamente durante as duas primeiras épocas desde o diferendo entre clube e SAD. Na próxima temporada vai tentar contribuir para a promoção do histórico clube lisboeta ao Campeonato de Portugal.


5. Flávio Passos (24 jogos)

Flávio Passos
Lateral direito natural de Torres Vedras, tem feito grande parte da carreira na região oeste. Após despontar no Torreense, então na II Divisão B, passou por clubes como Encarnacense, Sobreirense, Coutada e Lourinhanense nos distritais da AF Lisboa antes de se estrear no Campeonato de Portugal aos 30 anos com a camisola do Pêro Pinheiro.
Titular no lado direito da defesa em grande parte do campeonato, disputou 24 partidas (20 no onze inicial), mas foi impotente para evitar a despromoção.
Ainda assim, manteve-se no terceiro escalão do futebol português ao serviço do Caldas, emblema com o qual já está comprometido para 2020-21.



4. Tiago Honrado (26 jogos)

Tiago Honrado
Outro médio de características defensivas. Após ter jogado na II Divisão B pelo Oriental e no Campeonato dePortugal ao serviço de Casa Pia e Torreense, Tiago Honrado reforçou o Pêro Pinheiro no verão de 2016 e logo na temporada de estreia ajudou o clube a ascender aos patamares nacionais.
Em 2017-18, no terceiro escalão do futebol português, atuou em 26 jogos (22 a titular) e apontou dois golos, ao Fátima e ao Guadalupe, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Entretanto mudou-se para o Alverca, então recém-promovido ao Campeonato de Portugal, mas desde janeiro de 2019 que voltou à Pró-Nacional da AF Lisboa, competição na qual tem jogado com as camisolas de Alta de Lisboa, Atlético e Futebol Benfica.


3. Tiago Francisco (26 jogos)

Tiago Francisco
Também conhecido como Trinta, disputou 26 jogos tal como Tiago Honrado, mas amealhou mais 476 minutos em campo – 2340 contra 1864.
Médio centro natural de Montelavar, concelho de Sintra, fez a maior parte da formação no Lourel e estreou-se no Campeonato de Portugal com a camisola do 1º Dezembro, mas foi no Pêro Pinheiro que teve mais protagonismo.
Chegou ao clube no verão de 2015 e ajudou o emblema da zona saloia a alcançar duas promoções consecutivas, ao Pró-Nacional em 2016 e aos patamares nacionais no ano seguinte, tornando-se capitão entretanto.
No Campeonato de Portugal manteve o estatuto de titular indiscutível e disputou 26 jogos, todos na condição de titular, tendo apontado um golo ao Torreense.
Após a despromoção continuou no Pêro Pinheiro por mais uma temporada, mas desde o verão de 2019 que está comprometido com o Negrais.


2. Leo Mofreita (27 jogos)

Leo Mofreita
Extremo que jogou na formação do Benfica às ordens de Bruno Lage e ao lado de nomes como Bernardo Silva, Ricardo Horta ou Hélder Costa, reforçou o Pêro Pinheiro no verão de 2017 depois de três anos com muitos minutos de Campeonato de Portugal adquiridos ao serviço do Sacavenense.
No emblema da zona saloia atuou em 27 partidas (24 a titular) e não apontou qualquer golo no campeão, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais.
Depois mudou-se para a União de Santarém, clube que ajudou a subir ao Campeonato de Portugal em 2019. Após duas épocas nos scalabitanos, vai voltar ao Sacavenense em 2020-21.


1. Bruno Botas (29 jogos)

Bruno Botas
Ponta de lança possante, com cerca de 1,90 m, parecia destinado a passar o resto da carreira nos campeonatos distritais da AF Lisboa, nos quais tinha jogado quase sempre desde 2010, até assinar pelo Pêro Pinheiro no verão de 2017, quando já tinha 30 anos.
Embora não tivesse sido propriamente um titular indiscutível, disputou 29 jogos (18 a titular) e apontou sete golos, que fazem dele o melhor marcador de sempre do clube no Campeonato de Portugal. Lusitânia, Torreense, 1º Dezembro, Loures, Guadalupe, Fátima e Eléctrico foram as vítimas de Bruno Botas, que ainda marcou dois golos ao Coruchense e um ao Lusitano Évora na Taça de Portugal.
Depois voltou aos distritais para representar o Alta de Lisboa e desde 2019 que está vinculado ao Belenenses, clube que ajudou a subir ao Pró-Nacional da AF Lisboa.















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...