domingo, 6 de dezembro de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Carregado na II Liga

Associação Desportiva do Carregado participou na II Liga em 2009-10
Fundada a 6 de dezembro de 1950 por fusão do Clube de Caçadores com o Desportivo Juventude Carregadense, a Associação Desportiva do Carregado tem passado quase toda a sua existência nos campeonatos distritais da AF Lisboa, mas na primeira década do século XXI viveu uma ascensão meteórica que culminou na participação na II Liga em 2009-10.
 
Para se ter a noção, o emblema do concelho de Alenquer competiu pela primeira vez na III Divisão Nacional em 2001-02, subiu à II Divisão B em 2007 e demorou duas épocas a chegar às ligas profissionais. Na altura a formação do Oeste até ficou em quarto e último lugar no playoff de promoção, mas beneficiou das descidas administrativas do Estrela da Amadora e do Vizela à II Divisão B para conseguir o passaporte para a II Liga.
 
Entretanto o Carregado voltou à II Divisão B e acabou por cair nos distritais lisboetas em 2014, competindo presentemente na Série 1 da Divisão de Honra, o segundo escalão da AF Lisboa.
 
Nessa única presença, 30 futebolistas jogaram pelo Carregado na II Liga. Vale por isso a pena recordar os dez que o fizeram por mais vezes.
 
 

10. Moisão (21 jogos)

Moisão
Lateral direito/médio defensivo natural de Vila Franca de Xira, esteve no Carregado pela primeira vez enquanto juvenil entre 1992 e 1993, proveniente do Alhandra.
Porém, concluiu a formação e iniciou o trajeto como futebolista sénior ao serviço do Vilafranquense, clube em que permaneceu até 2003, quando voltou ao emblema do concelho de Alenquer, então a militar na III Divisão.
Em 2007 contribuiu para a promoção à II Divisão B e dois anos depois ajudou os azuis e brancos a chegar à II Liga.
No segundo escalão atuou em 21 partidas (16 a titular), naquela que foi a sua única época no futebol profissional, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Haveria de continuar no clube até 2013, quando pendurou as botas.
 
 

9. Mário Sérgio (22 Jogos)

Mário Sérgio
Médio brasileiro de características ofensivas, chegou ao Carregado em 2001 e por lá ficou durante uma década, fazendo um percurso que iniciou na III Divisão, passou na II B e culminou com a presença na II Liga em 2009-10.
No segundo escalão não foi propriamente um titular indiscutível, mas ainda assim atuou em 22 partidas (16 a titular) e marcou um golo ao Varzim, insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão continuou mais uma época no clube.
 
 


8. Diogo Martins (22 Jogos)

Diogo Martins
Disputou o mesmo número de jogos que Mário Sérgio, mas amealhou mais 422 minutos em campo – 1757 contra 1335.
Defesa polivalente formado no Benfica ao lado de jogadores como Rúben Amorim, João Pereira, Tiago Gomes e Manuel Fernandes, ingressou no Carregado na primeira época de sénior, em 2004-05.
Na época seguinte representou o Atlético Cacém, mas em 2006-07 voltou ao emblema do concelho de Alenquer para contribuir para a promoção à II Divisão B, tendo festejado a subida à II Liga duas épocas depois.
Naquela que foi a única temporada da carreira nas ligas profissionais participou em 22 partidas (21 a titular), mas não conseguiu evitar a descida à II Divisão B.
Após a despromoção mudou-se para o Mafra, mas haveria de regressar ao Carregado em 2011-12.
Depois transferiu-se para o Loures, tendo ainda passado ainda por clubes como Lourinhanense, Sacavenense, Alverca e Malveira. Na presente temporada está vinculado ao Olivais e Moscavide, numa altura em que já conta 35 anos de idade.
 
 
 

7. Ganhão (23 Jogos)

Ganhão
Médio de características defensivas natural de Samora Correia, concelho de Benavente, chegou a jogar ao lado de José Fonte e Quaresma nos iniciados do Sporting, mas foi no Vilafranquense que concluiu a formação e iniciou o trajeto como futebolista sénior.
Em 2004 trocou Vila Franca de Xira pelo Carregado, tendo ajudado a formação do concelho de Alenquer a subir à II Divisão B em 2007 e à II Liga dois anos depois.
No segundo escalão não conseguiu manter o estatuto de titular indiscutível, tendo atuado em 23 jogos, mas apenas 15 no onze inicial.
Haveria de continuar ligado ao clube até 2014, quando se mudou para o Casa Pia.
 
 


6. Tó-Pê (24 Jogos)

Tó-Pê
Defesa central/médio defensivo natural de Vila Franca de Xira e formado no Alverca, passou por Samora Correia, Oriental e Odivelas antes de reforçar o Carregado no verão de 2007, aquando da subida dos azuis e brancos à II Divisão B.
Na segunda época no clube do concelho de Alenquer conseguiu a promoção à II Liga, patamar competitivo em que disputou 24 partidas (22 a titular) e marcou um golo ao Estoril em 2009-10.
Após a descida à II Divisão B haveria de continuar mais uma época no clube, rumando depois ao Pêro Pinheiro. Passaria ainda por 1º Dezembro, Loures e Alverca, tendo encerrado carreira de jogador e iniciado a de treinador no emblema ribatejano.
 
 

5. Tiago Rente (25 jogos)

Tiago Rente
Jogador de ataque, que pode atuar nas alas ou como ponta de lança, reforçou o Carregado no verão de 2007 após ter passado pelo clube da terra natal, O Elvas, e pelo Oeiras.
Na segunda temporada no emblema de Alenquer contribuiu para a inédita promoção à II Liga, patamar em que disputou 25 jogos (18 a titular) e marcou dois golos, frente a Santa Clara e Varzim, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão rumou ao Real SC, tendo ainda passado pelos cazaques do Okzhetpes antes de prosseguir a carreira em emblemas da área metropolitana de Lisboa, como Mafra, Casa Pia, Cova da Piedade, Oriental e Malveira.
 
 
 

4. Tomaz (25 Jogos)

Tomaz
Disputou o mesmo número de jogos que Tiago Rente, mas amealhou mais 19 minutos em campo – 1755 contra 1736.
Defesa central/médio defensivo formado no Sporting ao lado de Caneira, Simão e Carlos Martins, passou por Lourinhanense, Campomaiorense, Odivelas, Sintrense e Lousada antes de chegar ao Carregado no verão de 2006.
Logo na primeira época no emblema de Alenquer contribuiu para a promoção à II Divisão B e duas épocas depois também deu um pequeno contributo para a subida à II Liga, uma vez que ao fim de sete jogos se mudou para o Pinhalnovense.
Haveria de voltar ao Carregado em 2009-10 para jogar no secundo escalão, tendo disputado 25 encontros (20 a titular), mas sem conseguir evitar a despromoção à II B.
Depois voltou ao Pinhalnovense.
 
 

3. João Pedro (26 jogos)

João Pedro
Lateral esquerdo formado no Sporting ao lado de Cristiano Ronaldo e Semedo, chegou ao Carregado na primeira época de sénior, em 2003-04, após ter concluído a formação no Alverca.
Após três temporadas no emblema do concelho de Alenquer mudou-se para o Atlético, falhando assim a promoção à II Divisão B, mas regressou ao clube no verão de 2007, logrando a subida à II Liga dois anos depois.
No segundo escalão foi dono e senhor do lado esquerdo da defesa azul e branco, tendo sido titular nos 26 encontros que disputou.
Após a despromoção rumou ao Tondela, mas haveria de voltar a competir na II Liga com as camisolas de Fátima e Oriental.

 

2. Pedro Dionísio (29 jogos)

Pedro Dionísio
Jogador polivalente, capaz de atuar como lateral direito e cobrir várias posições do meio-campo e do ataque, nasceu no Cartaxo, mas, tal como Diogo Martins, chegou ao Carregado no verão de 2004 proveniente dos juniores do Alverca.
Elemento importante na ascensão meteórica do clube na hierarquia do futebol português, contribuiu tanto para a subida à II Divisão B em 2007 como para a promoção à II Liga dois anos depois.
Naquela que foi a única época em que atuou no segundo escalão participou em 29 jogos (20 a titular), não evitando a despromoção.
Depois mudou-se para o Pinhalnovense tal como Tomaz, mas voltou em 2011-12 antes de jogar por Mafra e Casa Pia nas derradeiras temporadas da carreira.
 
 

1. Miguel Rosa (29 jogos)

Miguel Rosa
Disputou o mesmo número de jogos que Pedro Dionísio, mas amealhou mais 385 minutos em campo – 2301 contra 1916.
Médio ofensivo formado ao Benfica e emprestado pelas águias ao Carregado em 2009-10, teve impacto imediato na equipa do concelho de Alenquer, numa fase da carreira em que tinha apenas 20/21 anos.
Nessa que foi a sua segunda época no segundo escalão, após ter passado pelo Estoril, atuou em 29 partidas (26 a titular) e apontou 11 golos, frente a Penafiel, Fátima (dois), Sp. Covilhã, Trofense (dois), Desp. Aves, Oliveirense (dois) e Freamunde (dois), ainda assim insuficientes para evitar a despromoção. “Apesar de termos descido, levava o Carregado às costas – que é mesmo assim”, afirmou ao Bola na Rede em agosto de 2020.
Depois foi emprestado pelo Benfica ao Belenenses, clube pelo qual conquistou o prémio de melhor jogador da II Liga.
 
 














Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...