sábado, 19 de janeiro de 2019

Bernardo Silva na linha de frente… de frente para o jogo

Bernardo Silva está na segunda época ao serviço do Man. City

Bernardo Silva está a ser um dos protagonistas do Manchester City esta temporada e tem-lo sido cada vez menos a partir da ala e cada vez mais no meio. Descaído para a direita como um dos médios interiores do 4x3x3 de Pep Guardiola, o internacional português está a jogar numa posição ligeiramente mais recuada e central do que outrora, aparecendo quase sempre de frente para o jogo – leia-se de frente para a bola, para a baliza adversária e para grande parte dos companheiros.


Em pleno coração do tiki-taka dos citizens, é raro o ataque que não passe pelos seus pés. Agora, o antigo craque do Mónaco e da formação do Benfica tem mais bola e é obrigado a pensar (ainda) melhor e mais rápido, aproveitando a fase de menor fulgor de Kevin De Bruyne para pegar de estaca no onze do campeão inglês.

Dotado de um talento que se expressa pelos pés, mas que está sobretudo na cabeça, Bernardo não só é um dos primeiros pensadores de jogo do Manchester City ainda no meio-campo defensivo como procura fazer assistências com e sem bola nos últimos trinta metros. Assistências sem bola porque a forma como se cola aos centrais defesas contrários, atraindo-os com o objetivo de arrastá-los com o objetivo de os tirar da posição, abre autênticas autoestradas que são aproveitadas por companheiros como Sané, Sterling e Aguero (ou Gabriel Jesus) para chegar ao golo. O dom que tem manifesta-se com bola, mas também consegue ser decisivo sem a ter.


É difícil de imaginá-lo com um papel semelhante na seleção devido às diferenças de contexto, tanto pela filosofia de jogo como pela valia e características dos escolhidos por Fernando Santos e pela necessidade que há de ter a equipa equilibrada para incluir Cristiano Ronaldo. Seja como for, o médio de 24 anos está destinado a ser a grande figura do futebol português nos primeiros anos pós-CR7.

Por enquanto, é uma espécie de príncipe que, a continuar a este ritmo e se beneficiar de uma campanha de destaque na Liga dos Campeões, terá tudo para aparecer na linha da frente de grandes futebolistas a nível mundial.











Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...