sábado, 1 de maio de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Amora na II Divisão B

Dez jogadores que ficaram na história do Amora
Fundado a 1 de maio de 1921 durante um dos habituais piqueniques comemorativos do dia do trabalhador realizados pela comunidade amorense na Quinta da Princesa, o Amora Futebol Clube viveu o ponto alto da sua história no início da década de 1980, quando participou por três vezes (consecutivas) na I Divisão.
 
Desde sempre com o azul como cor predominante, o clube do concelho do Seixal viveu durante largos anos nos patamares secundários e terciários do futebol português, mas na década de 1970 não só conseguiu estabilizar nas competições nacionais como ascender ao primeiro escalão.
 
Entre a elite, a melhor classificação foi o 11º lugar obtido em 1981-82. Antes, terminou na 12.ª posição na época de estreia. E depois, não foi além do 15.º e penúltimo lugar na temporada de despedida. No entanto, foi sempre uma equipa difícil de bater, sobretudo quando chegava em casa, no pelado da Medideira.
 
Mais tarde, os amorenses participaram por duas ocasiões na II Liga e por 10 vezes na antiga II Divisão B entre 1990-91 e 2004-05. Depois de vários anos na I Distrital da AF Setúbal, regressaram aos patamares nacionais em 2018-19 para competir no Campeonato de Portugal.
 
Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Amora na II Divisão B.
 
 

10. Humberto (72 jogos)

Humberto
Disputou o mesmo número de jogos de Marco Ferreira e Rui Maside, mas amalhou mais minutos em campo: 6480.
Guarda-redes natural de Torres Vedras, chegou à Medideira no verão de 2002 depois de um longo trajeto no Torreense e de uma passagem de um ano pelo Famalicão.
Em três temporadas no Amora amealhou um total de 72 jogos e 110 golos sofridos. Se em 2002-03 contribuiu para um honroso 4.º lugar, duas épocas depois mostrou-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão regressou ao Torreense.
 
 

9. Miguel Gama (73 jogos)

Miguel Gama
Defesa central natural de Almada, internacional jovem português e que começou a jogar nas camadas jovens do Cova da Piedade, transitou para a formação do Sporting em juvenil e chegou a ser convocado por Carlos Queiroz para a equipa principal em 1994-95, mas acabou por não conseguir estrear-se.
Após uma longa passagem pelo Lourinhanense e depois de ter representado Freamunde e Sporting B, ingressou no Amora no verão de 2002.
Titularíssimo nas duas épocas que passou na Medideira, disputou um total de 73 jogos (72 a titular) em 76 possíveis e marcou um golo (ao Ribeira Brava em novembro de 2003) na II Divisão B, tendo contribuído para a obtenção do honroso 4.º lugar em 2002-03.
No verão de 2004 transferiu-se para o Fátima.
 
 

8. José Joaquim (82 jogos)

José Joaquim
Lateral esquerdo de elevada estatura (1,85 m), mas capaz de cobrir várias posições da defesa e do meio-campo, nasceu em Loulé e passou por Louletano e Almancilense antes de reforçar o Amora no verão de 1990 por indicação do treinador Jorge Jesus, que tinha jogado com ele em Almancil.
Titularíssimo na Medideira, atuou num total de 58 encontros (55 a titular) nas duas primeiras épocas no clube, ambas na II Divisão B, tendo contribuído para a promoção à II Liga em 1991-92.
A estreia no reformulado segundo escalão culminou em descida à II B, patamar em que disputou 24 jogos (todos a titular) e marcou um golo ao Alverca em 1993-94, sagrando-se campeão nacional do terceiro escalão.
Valorizado pelas boas campanhas ao serviço dos amorenses, foi recrutado pelo Felgueiras de Jorge Jesus no verão de 1994, acabando por se estrear na I Liga com a camisola do emblema nortenho.
 
 

7. Alex (87 jogos)

Alex
Médio lisboeta de características ofensivas, ingressou no Amora ainda como infantil, em 1987-88, depois de ter iniciado a sua formação no Domingos Sávio. “Isso coincidiu com a minha vinda para a Amora e para uma nova escola. No entanto, chumbei e a minha velhota tirou-me do futebol. Voltei em juvenil, fiz a segunda época e fiz as duas épocas de juniores”, contou ao blogue Coração Amorense 1921 em setembro de 2019.
No entanto, quando subiu a sénior não encontrou espaço na equipa principal e por isso jogar futsal, modalidade em que se tornou internacional e venceu uma Taça de Portugal ao serviço do Movelmoda.
Porém, regressou ao futebol e ao Amora no verão de 1996 para competir na III Divisão Nacional, tendo contribuído em 1998 para a subida à II Divisão B, patamar em que foi utilizado em 21 encontros (19 a titular) em 1998-99. “Na altura foi um pouco difícil, já que passei de Internacional a suplente. Mas a equipa mudou de treinador e comecei a ser sempre titular”, recordou.
No verão de 1999 transferiu-se para a Sanjoanense, mas no início de 2001 voltou à Medideira para contribuir para nova promoção à II B, competição em que disputou um total de 66 jogos (57 a titular) e apontou novo golos nas duas épocas que se seguiram, tendo contribuído para a obtenção do honroso 4.º lugar em 2002-03.
No verão de 2003 transferiu-se para o União Micaelense, mas haveria de regressar ao Amora em 2006-07 para jogar na III Divisão e em 2009-10 para competir dois anos nos distritais da AF Setúbal.
“O Amora sempre foi o melhor clube da região, morava na Amora (ainda moro), estudava na Amora e o Amora é o meu clube do coração”, afirmou.
 
 

6. Matias (91 jogos)

Matias
Médio defensivo lisboeta, despontou no Atlético e no Alverca, tendo jogado nas ligas profissionais ao serviço de Desp. Aves e Gil Vicente antes de ingressar no Amora no verão de 2002, quando já tinha 33 anos.
Em três temporadas na Medideira disputou um total de 91 jogos (todos a titular). Em 2002-03 contribuiu para a obtenção do honroso 4.º lugar, mas duas épocas depois mostrou-se impotente para evitar a descida à III Divisão.
Após a despromoção continuou a jogar em clubes do distrito de Setúbal como Alcochetense, Fabril e Sesimbra.
 
 


5. Jorge Silva (96 jogos)

Jorge Silva
Extremo lisboeta formado e revelado pelo Belenenses e internacional jovem português, nunca pegou de estaca no plantel principal dos azuis do Restelo, mas fez parte da equipa que em 1988-89 ganhou a Taça de Portugal.
Após essa conquista passou pela União de Leiria e no verão de 1990 mudou-se para o Amora, então na II Divisão B, patamar em que disputou um total de 71 encontros em 72 possíveis (todos a titular) e apontou nove golos ao longo das duas primeiras épocas que passou na Medideira, tendo contribuído para a subida à II Liga em 1992.
Na estreia dos amorenses no segundo escalão mostrou-se impotente para evitar a despromoção, mas em 1993-94 regressou à II B para atuar em 25 partidas (14 a titular) e apontar dois golos, frente a Oriental e Salir, contribuindo para a conquista do título nacional desse patamar competitivo.
A época seguinte ainda foi iniciada no emblema do concelho do Seixal, na II Liga, mas no início de 1995 transferiu-se para o Olivais e Moscavide.
 
 

4. Hugo Madeira (101 jogos)

Hugo Madeira
Defesa central formado no Almada, trocou o emblema do Pragal pelo Amora no verão de 1999.
Na primeira época na Medideira disputou 27 jogos (24 a titular) e apontou dois golos ao Machico na II Divisão B, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Em 2000-01 sagrou-se campeão da Série F da III Divisão e nas duas temporadas que se seguiram amealhou um total de 65 encontros (61 a titular) e três golos, contribuindo para a obtenção do honroso 4.º lugar em 2002-03.
Entretanto passou por Paredes e Odivelas, mas voltou a vestir a camisola azul dos amorenses no primeiro semestre de 2005, tendo participado em nove partidas (toda a titular) e marcado um golo ao Vasco da Gama de Sines. No entanto, mostrou-se impotente para evitar a descida à III Divisão.
Após a despromoção mudou-se para o Estrela de Vendas Novas, mas em 2006-07 regressou ao emblema do concelho do Seixal para jogar na III Divisão.
 
 

3. Paulo Jorge (101 jogos)

Paulo Jorge
Disputou o mesmo número de jogos de Hugo Madeiro, mas amealhou mais 638 minutos em campo – 8543 contra 7905.
O melhor marcador de sempre do clube na II Divisão B, com 28 golos.
Extremo direito natural de Carnaxide, concluiu a formação no Belenenses, mas rumou ao Amora quando subiu a sénior, em 1987.
Na primeira época na Medideira desceu à III Divisão, mas em 1989-90 ajudou os amorenses a assegurarem uma vaga na edição inaugural na II Divisão B, competição em que amealhou 68 partidas (64 a titular) e 15 golos entre 1990 e 1992, contribuído para a promoção à II Liga em 1992.
Em 1992-93 representou o emblema do concelho do Seixal no segundo escalão. Apesar de se ter mostrado impotente para evitar a descida de divisão, deu o salto para o Estrela da Amadora, então na I Liga, no final dessa temporada.
Entretanto passou por Leça, Estoril e Portimonense, tendo regressado ao Amora em 1998-99 para atuar em 33 encontros (todos a titular) e apontar 13 golos na II B, ajudando a equipa a assegurar um confortável 7.º lugar.
Depois transferiu-se para os açorianos do Operário.

 

2. Tó Sá (104 jogos)

Tó Sá
Lateral direito formado no Cova da Piedade, chegou ao Amora no verão de 1990, proveniente do Pescadores.
Nas duas primeiras épocas na Medideira disputou um total de 68 jogos (60 a titular) e apontou cinco golos na II Divisão B, tendo contribuído para a promoção à II Liga.
A estreia no reformulado segundo escalão culminou na descida à II B, patamar em que atuou em 36 encontros em 1993-94. Desta vez, além da subida à II Liga, Tó Sá sagrou-se também campeão nacional da II Divisão B.
Valorizado pelas boas campanhas com a camisola azul, deu o salto para o Vitória de Setúbal no verão de 1994.
 
 


1. Rebocho (133 jogos)

Rebocho
Lateral esquerdo que jogou ao lado de Bruno Basto, Veríssimo, Maniche e Edgar na formação do Benfica e de Marco Tábuas, Mário Loja, Sandro e Frechaut nas camadas jovens do Vitória de Setúbal, ingressou no Amora quando subiu a sénior, no verão de 1996.
Na segunda época na Medideira contribuiu para a subida à II Divisão B, patamar em que disputou 33 jogos (27 a titular) e apontou cinco golos, diante de Camacha, Nacional, Juventude Évora, Atlético e Seixal, ajudando a equipa a assegurar um tranquilo 7.º lugar.
Entretanto passou dois anos no vizinho e rival Seixal, regressando aos amorenses no verão de 2001 para mais três temporadas com a camisola azul, nas quais amealhou um total de 100 encontros (91 a titular) e faturou por cinco vezes, contribuindo para a obtenção de um honroso 4.º lugar.
No verão de 2004 mudou-se para o Mafra, tendo ainda passado pelo Olivais e Moscavide antes de passar uma terceira vez pelo Amora em 2006-07.
Em 2009 encerrou a carreira no Sesimbra e em 2013-14 voltou à Medideira para assumir a função de treinador adjunto de Pedro Amora na equipa principal.





   




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...