segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Vasco da Gama de Sines na II Divisão B

Vasco da Gama de Sines somou três presenças na II Divisão B
Fundado a 5 de outubro de 1966 por resultado da fusão entre o Sport Lisboa e Sines e o Clube de Futebol “Os Sineenses”, o Vasco da Gama Atlético Clube tem sido o principal representante da cidade portuária da cidade de Sines no futebol nacional.

Depois de ter obtido um terceiro lugar na II Divisão Nacional – Zona Sul em 1977, eliminado o Vitória de Guimarães da Taça de Portugal em 1988-89 e conquistado o título nacional da III Divisão em 1979-80 e 1990-91, os vascaínos participaram por três vezes na II Divisão B, primeiro entre 1991-92 e 1992-93 e depois em 2004-05. Na primeira dessas três épocas alcançou a melhor classificação de sempre na prova, o 14.º lugar.


Afastado dos campeonatos nacionais desde 2006, o Vasco tem competido nos campeonatos da AF Setúbal desde 2008-09, tendo alcançado nessa temporada o título de campeão da II Divisão Distrital.

Ainda assim, os sineenses têm projetado alguns jogadores da sua formação para a alta-roda, como o lateral esquerdo internacional português Mário Rui (Nápoles), o defesa central/esquerdo Jorginho (ex-Vitória de Setúbal e Paços de Ferreira) e o extremo Márcio Madeira (ex-Nacional, Portimonense, Moreirense e Farense).

Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Vasco da Gama de Sines na II Divisão B.


10. José Manuel (35 jogos)

José Manuel
Disputou 35 jogos tal como o central e ex-companheiro de equipa Dário, mas amealhou mais 29 minutos em campo – 3150 contra 3121.
Quem diria que este guarda-redes nasceu em Lisboa? Afinal, fez praticamente toda a carreira no Alentejo, após ter deixado o Oriental em 2000. Depois de representar O Elvas, mudou-se para Sines no verão de 2001, fazendo parte da consolidação do Vasco nos lugares cimeiros da III Divisão – Série F e depois da promoção à II Divisão B. Em 2002-03 chegou mesmo a marcar um golo ao Quarteirense na conversão de uma grande penalidade.
Em 2004-05 disputou 35 jogos na baliza vascaína na II B e sofreu 46 golos, não evitando a despromoção.
Haveria de se manter no clube por mais uma época, mas depois o futebol sénior dos sineenses foi desativado e José Manuel rumou ao Desportivo de Beja. Entretanto passou também pelo Mineiro Aljustrelense, tendo regressado ao Vasco no início de 2010.
Após seis meses em Sines rumou a O Grandolense, emblema que representou durante dois anos, regressando depois aos vascaínos para os guiar à final da Taça AF Setúbal em 2015 e à I Distrital em 2016.
Em maio de 2019 decidiu pendurar as botas, à beira de completar 39 anos, e foi homenageado no Municipal de Sines por colegas, amigos e familiares. Porém, na época seguinte ainda foi chamado a fazer um jogo porque os sineenses não tinham guarda-redes disponíveis devido a lesões. 


9. Mikó (37 jogos)

Mikó
Extremo nascido em Cabo Verde e primo do internacional português Silvestre Varela, começou a sua formação no Estrela de Santo André, mas concluiu-a no Vasco da Gama de Sines, tendo subido à equipa principal em 2000-01.
Em 2004 ajudou os sineenses a subir à II Divisão B, patamar competitivo em que na temporada seguinte disputou 37 jogos (33 a titular) e marcou três golos, diante de Casa Pia, União da Madeira e Olivais e Moscavide, não evitando a despromoção.
Depois deu o salto para o Estoril e passou ainda por Odivelas, Olivais e Moscavide, Mineiro Aljustrelense e pelos cipriotas do Akritas antes de regressar a Sines para competir durante três épocas nos distritais da AF Setúbal, não conseguindo ajudar o Vasco a voltar aos campeonatos nacionais. Ainda assim, contribuiu para a conquista da Taça AFS em 2010-11.
Em 2013 mudou-se para o Praia Milfontes, clube que representa desde então.



8. Carlos Neves (38 jogos)

Carlos Neves
Defesa central com raízes africanas, mas natural de Aljustrel, começou nos seniores do Mineiro Aljustrelense em 1998-99, tendo jogado ainda no Desportivo de Beja antes de reforçar o Vasco da Gama de Sines no verão de 2004.
Titularíssimo na formação sineense às ordens de Francisco Fernandes e Joaquim Sezões, atuou em 38 partidas (35 a titular) e marcou um golo ao Casa Pia na II Divisão B em 2004-05, não evitando a despromoção.
Depois voltou ao Desportivo de Beja e rumou ao Algarve para representar emblemas como Beira-Mar Monte Gordo, Farense, Lusitano VRSA e Moncarapachense.


7. Paulo Santos (45 jogos)

Paulo Santos
Guarda-redes natural de Setúbal, formado no Vitória e com passagem pelo Sp. Espinho quando os tigres da Costa Verde militavam na I Divisão, rumou ao Vasco da Gama de Sines em 1991, aquando da subida dos sineenses à II B.
Na primeira temporada no terceiro escalão esteve maioritariamente tapado por Paulo Oliveira, mas ainda assim defendeu a baliza dos vascaínos em 12 jogos (todos a titular) e sofreu outros tantos golos, ajudando a equipa a assegurar a permanência.
Em 1992-93 foi titular indiscutível, tendo atuado em 33 encontros (todos a titular) e encaixado outros tantos golos, tendo apenas falhado a visita ao Quarteirense (0-3) na sexta jornada – Dionísio foi o guardião utilizado.
Após a despromoção rumou ao Amora, permanecendo assim na II Divisão B.


6. Pedro Leitão (47 jogos)

Pedro Leitão
Médio formado no Belenenses, chegou ao Vasco da Gama de Sines no verão de 1991 já depois de ter sido emprestado pelos azuis do Restelo ao Oriental e à Juventude de Belém.
Em 1991-92 atuou em 29 partidas (27 a titular) e marcou quatro golos, diante de Quarteirense, O Elvas, Barreirense e o Atlético, pelos sineenses na II Divisão B.
Na época seguinte perdeu alguma influência na equipa, não indo além de 18 jogos (todos como titular) e um golo ao Lusitano Évora, não evitando a despromoção.
Em 1993-94 continuou a representar os vascaínos, embora na III Divisão, e depois voltou a Lisboa para vestir a camisola do Atlético, tendo ainda representado Fafe e Sertanense antes de pendurar as botas.


5. Canastra (48 jogos)

Alberto Pereira "Canastra"
Histórico jogador do Vasco da Gama de Sines, Alberto Pereira, mais conhecido no mundo do futebol por Canastra, jogou no clube da sua cidade natural ao longo de mais de década e meia, tendo contribuído, por exemplo, para os títulos de campeão nacional da III Divisão em 1979-80 e 1990-91. Em 1988-89 também esteve na campanha até aos oitavos de final da Taça de Portugal e que incluiu a eliminação do Vitória de Guimarães.
Em estreia na II Divisão B, aos 31 anos, cumpriu 24 jogos (23 a titular) em 1991-92, ajudando os sineenses a assegurar a permanência. Na temporada seguinte repetiu os números, mas foi incapaz de evitar a despromoção.
Haveria de permanecer no clube até 1995, encerrando depois a carreira.
Após pendurar as botas continuou a jogar futebol na equipa de veteranos do Vasco.


4. Nuno Almeida (58 jogos)

Nuno Almeida
Lateral direito natural do Seixal e formado no Vitória de Setúbal ao lado do guarda-redes Nuno Santos, entre outros, rumou ao Vasco da Gama de Sines assim que subiu a sénior, em 1990.
Na primeira temporada contribuiu para a conquista do título nacional da III Divisão e consequente subida à II Divisão B.
Na II B atuou em 27 partidas (26 a titular) e apontou quatro golos, frente a Barreirense, Silves, Imortal e Lusitano VRSA, em 1991-92.
Na época seguinte alinhou em 31 encontros (30 a titular) e marcou um golo Juventude de Évora, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida de divisão jogou mais um ano em Sines, rumando depois aos açorianos do Operário. Haveria de chegar ainda à II Liga, patamar em que defendeu as cores de Sp. Espinho, Leça e União da Madeira.
Depois tornou-se treinador, tendo trabalhado na equipa técnica de Jesualdo Ferreira entre 2012 e 2019.


3. Carlos Ribeiro (63 jogos)

Carlos Ribeiro
Lateral formado no Vitória de Setúbal, chegou ao Vasco da Gama de Sines no verão de 1990, já com experiência de II Divisão adquirida ao serviço de Montijo e Peniche.
Na primeira época nos vascaínos contribuiu para a conquista do título nacional da III Divisão e consequente subida à II B, patamar em que competiu com as cores dos sineenses ao longo de dois anos.
Em 1991-92 participou em 30 jogos (sempre a titular) e marcou um golo ao Montijo, ajudando a assegurar a permanência.
Na época seguinte atuou em 33 partidas (todas como titular) e faturou por três vezes, uma numa goleada por 7-1 ao Lusitano Évora e dois em dérbis com o União de Santiago, não evitando a despromoção.
Após a descida de divisão rumou ao Barreirense, continuando assim a militar na II Divisão B, mas em 1995-96 voltou a Sines para jogar na III.
Depois passou ainda por Alcochetense, Pinhalnovense e Palmelense antes de pendurar as botas. Entretanto tornou-se treinador e passou pelo comando técnico dos vascaínos em 2012-13, uma temporada de má memória, que culminou na despromoção à II Divisão Distrital.


2. Mota (65 jogos)

Joaquim Mota
Lateral direito campeão e vencedor de uma Taça de Portugal pelo Sporting, jogou também na I Divisão ao serviço de Vitória de Setúbal e Académica antes de se mudar para o Vasco da Gama de Sines em 1991, numa fase em que tinha já 32 anos.
Na primeira época ao serviço dos sineenses na II Divisão B participou em 31 jogos (todos como titular) e apontou quatro golos, diante de Silves, Esperança de Lagos, Lusitano VRSA e Atlético, ajudando a assegurar a permanência.
Na temporada seguinte foi titular nas 34 jornadas do campeonato e faturou por duas vezes, frente a Sintrense e Lusitano VRSA, não evitando a despromoção. Além disso, acumulou as funções de jogador e treinador ao longo de onze partidas entre dezembro de 1992 e março de 1993, tendo contabilizado três vitórias, cinco empates e três derrotas.
Após a descida de divisão continuou em Sines por mais dois anos, na III Divisão, antes de encerrar a carreira ao serviço do Amora na II B em 1995-96.


1. Daniel Wild (67 jogos)

Daniel Wild
No topo desta lista está argentino. Quem diria? Proveniente do Vitória de Setúbal, que tinha descido à II Divisão, o central Daniel Wild foi contratado pelo Vasco da Gama de Sines, então promovido à II B, por insistência do treinador Vítor Madeira.
“Tudo começou quando estava no Vitória de Setúbal com mais um ano de contrato. A equipa da desceu de divisão e muitos dos jogadores desse plantel foram dispensados. O Vasco da Gama, recém-promovido à II Divisão B estava a buscar futebolistas para armar o plantel, e Vitor Madeira, conhecedor dos movimentos do clube sadino, convidou-me para fazer parte da equipa, por isso deslocou-se a Setúbal com António Nunes, o presidente naquela altura. Depois de uma conversa a três assinei por uma época com o Vasco”, contou em março de 2018 a uma página de Facebook afeta ao Vasco.
Em 1991-92 foi titular nos 33 jogos que disputou no campeonato e ajudou os sineenses a alcançar a permanência. “Foi uma temporada em que o clube começou a utilizou o novo campo relvado, uma maravilha. Fizemos um torneio razoável, joguei quase todos os jogos e no final do campeonato os diretores convidaram-me a ficar no clube por mais três épocas”, recordou o defesa, agora radicado na Argentina.
Em 1992-93 esteve no onze inicial em todas as 34 jornadas do campeonato, mas não evitou a despromoção. “No segundo ano na II Divisão B, não foi bom, sofremos muito e acabámos por descer de divisão. E voltámos aos campos pelados”, lembrou.
Ainda assim, continuou no clube a jogar na III Divisão até 1995, voltando depois ao seu país.






















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...