sábado, 8 de novembro de 2025

Onze ideal de jogadores que jogaram por Fabril e Olímpico Montijo

Fabril e Olímpico Montijo vão defrontar-se este domingo no Lavradio
Dois dos clubes mais representativos do distrito de Setúbal. Grupo Desportivo Fabril do Barreiro é desde 2000 a designação da antiga CUF, que somou 23 presenças na I Divisão e participou nas competições europeias. Já o Clube Olímpico do Montijo é desde 2007 o herdeiro do já extinto Clube Desportivo Montijo, que militou no primeiro escalão em três épocas na década de 1970.
 
Mas Fabril e Olímpico vivem, também, do presente, uma vez que ambos têm alternado entre o Campeonato de Portugal e a I Divisão Distrital da AF Setúbal ao longo da última década.
 
Embora os montijenses tenham apenas 18 anos de existência, são já várias as dezenas de jogadores que representaram as equipas principais dos dois clubes.
 
Vale por isso a pena conferir o nosso onze ideal de jogadores que jogaram por Fabril e Olímpico Montijo, que este domingo (15h) se defrontam no Estádio Alfredo da Silva, distribuídos em campo num 4x4x2.
 

Rui Dabó (guarda-redes)

Rui Dabó
Uma escolha muito difícil, porque Ruben Luís e Carlos Miguel eram possíveis integrantes deste onze ideal.
Guarda-redes nascido em Setúbal, mas internacional A pela Guiné-Bissau, fez toda a formação no Vitória sadino, mas quando transitou para sénior teve de procurar a sorte noutras paragens, tendo passado por Pinhalnovense e Cova da Piedade antes de ingressar no Olímpico Montijo no verão de 2017, poucos meses após ter estado presente na Taça das Nações Africanas.
Titular indiscutível para David Martins até à 18.ª jornada do Campeonato de Portugal, atuou em 18 jogos e sofreu 18 golos até perder a titularidade para Diogo Arreigota.
No início de 2018 mudou-se para o Moncarapachense, de onde saiu para o Armacenenses, mas no outono desse ano assinou pelo Fabril, ajudando os lavradienses a conquistar o título distrital da AF Setúbal e a consequente promoção ao Campeonato de Portugal. No final dessa época foi premiado com a convocatória para o CAN 2019.
Depois transferiu-se para o Fátima.
 
 
 

Nélson Mota (defesa central)

Nélson Mota
Também não foi uma decisão fácil a sua inclusão neste onze, tendo em conta a concorrência de Janita e Nuno Cunha.
Defesa central muito assertivo natural do Barreiro que concluiu a formação e iniciou-se como futebolista sénior no Luso, ingressou no Fabril no verão de 2012.
Embora nem sempre titular, passou quatro anos no Lavradio, marcados por duas despromoções aos distritais (2012-13 e 2014-15) e dois títulos de campeão distrital da AF Setúbal (2013-14 e 2015-16).
Seguiu-se uma meia temporada no Olímpico, a segunda metade de 2016-17. Também não foi propriamente um titular indiscutível, mas foi muito utilizado na reta final de uma época marcada pela conquista do título distrital da AF Setúbal e consequente promoção ao Campeonato de Portugal.
Depois mudou-se para o Barreirense.
 
 

Diogo Branco (defesa central)

Diogo Branco
Defesa central muito possante (1,87 m), assertivo, rápido, forte no jogo aéreo e com qualidade a sair a jogar, ingressou no Olímpico Montijo no verão de 2018 após passagens pelos seniores de Oeiras, Mafra, Atlético e Coruchense.
Nas duas épocas que passou no emblema aldeano, ambas a competir no Campeonato de Portugal, amealhou um total de 54 jogos e dois golos.
Seguiram-se dois anos no Oriental Dragon antes de vestir a camisola do Fabril em 2022-23, ajudando a turma do Lavradio a assegurar a permanência no Campeonato de Portugal, numa época em que atuou em 24 partidas e marcou um golo.
Depois mudou-se para o Oriental.
 
 
 
 

Heta (defesa lateral)

Heta
Lateral esquerdo cabo-verdiano como um longo trajeto no Monte de Caparica, passou ainda pelo Alcochetense antes de ingressar pela primeira vez no Fabril no verão de 2016.
Nessa primeira passagem pelo Alfredo da Silva atuou em 29 jogos e marcou um golo, numa época em que os fabrilistas desceram do Campeonato de Portugal aos distritais da AF Setúbal.
Em 2017-18 iniciou a temporada no Eléctrico, mas entre novembro de 2017 e janeiro de 2018 voltou a defender as cores do Fabril, desta feita na I Divisão Distrital, tendo disputado 15 partidas.
Após passagens por Coruchense, Oriental Dragon, Monte de Caparica, O Grandolense e Barreirense, representou o Olímpico Montijo em 2023-24, ajudando os aldeanos a conquistar o título distrital da AF Setúbal, que só não deu em promoção ao Campeonato de Portugal porque a Federação Portuguesa de Futebol rejeitou a inscrição devido a questões administrativas. Nessa época participou em 31 encontros e marcou um golo.
Depois mudou-se para o Vitória de Setúbal.
 
 

Ruben Ribeiro (defesa lateral)

Rúben Ribeiro
Uma pequena aldrabice neste onze ideal, a presença de dois laterais esquerdos.
Lateral/esquerdo que concluiu a formação no Sporting e jogou pela equipa B dos leões e por Santa Clara e Desp. Aves na II Liga, passou ainda pelo Sintrense antes de assinar pelo B SAD, que por sua vez o emprestou ao Olímpico Montijo entre janeiro de 2019 e 2020. Ao longo desse período atuou em 30 jogos e apontou seis golos, numa altura em que os aldeanos militavam no Campeonato de Portugal.
Entretanto foi também cedido ao Fátima, voltou ao B SAD e passou por Idanhense e pelos espanhóis do Racing Rioja antes de defender as cores do Fabril no Campeonato de Portugal entre 2023 e 2025, período no qual disputou um total de 41 encontros, não conseguindo evitar a despromoção aos campeonatos distritais em 2024-25.
 
  
 
 

Ricardo Dâmaso (médio)

Ricardo Dâmaso
Escolher a composição do meio-campo também não foi fácil, tendo em conta que Miranda, Queijinho ou Bruno Figueiredo também seriam boas opções.
Médio de características ofensivas filho de Quim, velha glória do Vitória de Setúbal, fez quase toda a formação nos sadinos, mas não encontrou espaço na equipa principal quando subiu a sénior e na época seguinte foi ganhar rodagem nas divisões secundárias. Após passagens por clubes como Mineiro AljustrelenseReal SCCasa Pia, Alcochetense e Cova da Piedade, assinou pelo Fabril no verão de 2016.
Na primeira época que passou no Alfredo da Silva apontou nove golos em 32 jogos em todas as competições, um registo invejável tendo em conta tratar-se de um centrocampista, mas que não conseguiu impedir a despromoção aos campeonatos distritais.
Haveria de continuar no clube após a descida de divisão, mas meio ano depois foi um dos jogadores afastados pelo presidente Faustino Mestre quando a desvantagem para o líder Amora já era de nove pontos, o que o fez rumar ao Comércio e Indústria.
Em 2018-19 reentrou no Campeonato de Portugal pela porta do Olímpico Montijo, tendo atuado em partidas e marcado um golo no espaço de… mês e meio. Depois mudou-se para o Oriental Dragon.
 
 
 

Diogo Palma (médio)

Diogo Palma
Médio ofensivo/extremo maioritariamente formado no Fabril, concluiu esse percurso formativo no vizinho Barreirense, que também foi o primeiro clube que representou enquanto sénior.
Porém, voltou ao Alfredo da Silva pela porta da equipa principal em 2020. Na época de regresso, 2020-21, atuou em 20 jogos em todas as competições e marcou um golo (curiosamente ao Olímpico Montijo). Se por um lado atuou 75 minutos na eliminatória da Taça de Portugal diante do FC Porto, um encontro que certamente jamais esquecerá, por outro não conseguiu impedir a despromoção aos distritais.
Haveria de permanecer mais um ano no clube para, às ordens de João Nuno, conquistar o título distrital da AF Setúbal, tendo participado em 24 encontros e faturado por três vezes em 2021-22.
Seguiram-se dois anos ao serviço do Palmelense antes de reforçar o Olímpico Montijo no início da temporada 2024-25, na qual disputou 36 partidas e apontou oito golos.
No começo da presente época regressou ao Barreirense.
 
 
 

Jorge Iguarán (extremo)

Jorge Iguarán
Extremo colombiano sobrinho do antigo internacional cafetero Arnoldo Iguarán, que esteve no Mundial 1990 e nas edições de 1979, 1983, 1987, 1989 e 1991 da Copa América, entrou no futebol português pela porta do FC Setúbal em 2017-18, época na qual apontou 22 golos.
Na temporada seguinte mudou-se para o Fabril, tendo contribuindo ativamente para a conquista do título distrital da AF Setúbal com oito golos em 26 jogos no campeonato.
Em 2019-20 permaneceu no Alfredo da Silva, mas só até novembro de 2019, transferindo-se para o Comércio e Indústria quando somava dez encontros e dois golos, numa época em que os fabrilistas militavam no Campeonato de Portugal.
Após passagens por Barreirense e O Grandolense reforçou o Olímpico Montijo no verão de 2023. Na única temporada que passou no Campo da Liberdade apontou sete golos em 33 partidas que ajudaram os aldeanos a conquista o título distrital da AF Setúbal.
Depois ingressou no Sesimbra.
 
 
 
 

Carlitos (extremo)

Carlitos
O único jogador que esteve nos três títulos distritais da I Divisão do Olímpico Montijo (2010-11, 2016-17 e 2023-24).
Extremo natural do Montijo, iniciou a formação no extinto Clube Desportivo do Montijo e concluiu-a no Olímpico Montijo, tendo transitado para a equipa principal em 2009-10.
Na temporada que se seguiu fez parte da equipa que se sagrou campeã distrital da AF Setúbal e alcançou a consequente promoção à III Divisão, patamar em que em 2011-12 disputou 29 jogos (23 a titular) e apontou três golos, insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão teve uma curta passagem pelo Pinhalnovense, mas voltou ao Campo da Liberdade ao fim de pouco tempo, não conseguindo evitar a descida à II Distrital da AF Setúbal em 2013.
No entanto, sagrou-se campeão do segundo escalão setubalense um ano depois e voltou a festejar a conquista do título da I Distrital em 2017, já depois de ter passado pelo Eléctrico.
No verão de 2018, após ter vestido a camisola do Olímpico Montijo no Campeonato de Portugal, transferiu-se para o Oriental Dragon.
Após uma passagem pelo Barreirense, reforçou o Fabril em 2021-22, temporada em que contribuiu com seis golos em 30 jogos para a conquista do título distrital da AF Setúbal.
Entretanto, voltou a vestir a camisola do Olímpico entre 2022 e 2025, período no qual totalizou 84 partidas e nove golos nas várias provas, tendo conquistado o título distrital da AF Setúbal em 2023-24, que só não resultou em promoção ao Campeonato de Portugal porque a Federação Portuguesa de Futebol rejeitou a inscrição devido a questões administrativas.
 
    
 
 

Cami (avançado)

Cami
Avançado móvel com faro goleador, produto da formação do Montijo e depois do Olímpico. Subiu à equipa principal em 2009-10, desapareceu do mapa durante dois anos e reapareceu em 2012-13, numa época marcada pela descida à II Distrital.
A partir daí, foi sempre a subir. Com capacidade para atuar no eixo do ataque ou nas alas, esteve na promoção à I Distrital em 2014 e três anos depois contribuiu com 24 golos para a subida ao então designado por Campeonato Nacional de Seniores.
Entre 2017 e 2019 amealhou 12 golos em 47 jogos nas várias competições, em duas épocas em que os aldeanos militavam no Campeonato de Portugal.
Após passagens por Oriental Dragon e Barreirense, ingressou no Fabril em 2021-22, contribuindo para a conquista do título distrital da AF Setúbal com dois golos em 16 partidas.
No verão de 2022 regressou ao Olímpico Montijo para mais três anos no Campo de Liberdade. Mesmo sem a pujança de outrora, somou 20 remates certeiros em 91 encontros até 2025, tendo conquistado o título distrital da AF Setúbal em 2023-24, que só não resultou em promoção ao Campeonato de Portugal porque a Federação Portuguesa de Futebol rejeitou a inscrição devido a questões administrativas.
 
    
 
 

Bruninho (avançado)

Bruninho
Possante ponta de lança (1,90 m) apelidado de “Bas Dost” devido às parecenças com o antigo atacante do Sporting em termos de fisionomia, estilo e elevado número de golos, é já um histórico goleador na I Divisão Distrital da AF Setúbal, um avançado que qualquer equipa que luta pelo título procura contratar.
Depois de ter superado a fasquia das duas dezenas de golos por época ao serviço do Amora entre 2016 e 2018 e de ter ajudado os amorenses a subir ao Campeonato de Portugal, reforçou o Fabril em 2018-19 e correspondeu em pleno, com 31 remates certeiros em 28 jogos que ajudaram a turma do Lavradio a conquistar o título distrital.
Na temporada seguinte ainda permaneceu uns meses nos fabrilistas, no Campeonato de Portugal, mas depois voltou à sua praia, a I Distrital. Após ter ajudado Oriental Dragon (2019-20), Barreirense (2020-21 e 2022-23) a subir de divisão na condição de melhor marcador do campeonato e ter contribuído para que o Atlético conquistasse o título da AF Lisboa em 2021-22, reforçou o Olímpico Montijo em novembro de 2023, proveniente do Malveira.
Em ano e meio no Campo da Liberdade totalizou 45 golos em 62 partidas pelos aldeanos, tendo conquistado o título distrital da AF Setúbal em 2023-24, o que só não resultou em promoção ao Campeonato de Portugal porque a Federação Portuguesa de Futebol rejeitou a inscrição devido a questões administrativas. Em 2024-25 voltou a sagrar-se melhor marcador do campeonato, com 24 remates certeiros (em 30 encontros).
No início da presente temporada ingressou no Vitória de Setúbal.
 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...