terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Oeiras na II Divisão B

Associação Desportiva de Oeiras jogou na II Divisão B em 2012-13
Fundado a 22 de dezembro de 1906, o Oeiras Futebol Clube foi um clube pioneiro no desporto associativo do seu concelho e fundiu-se a 21 de abril de 1956 com o Sporting Clube Oeiras, dando origem à Associação Desportiva de Oeiras.
 
A Associação Desportiva de Oeiras assumiu como data de fundação a do Oeiras Futebol Clube e tem mostrado mais vocação para o hóquei em patins.
 
No entanto, tem dado cartas no futebol de formação. No futebol sénior rompeu no início do século XXI um longo trajeto nos distritais da AF Lisboa, conseguindo marcar presença na III Divisão Nacional por cinco vezes e na II Divisão B em uma ocasião, precisamente na última época desse patamar competitivo, em 2012-13.  Porém, voltou a cair nos distritais logo na temporada seguinte.
 
Nessa única presença, 30 futebolistas jogaram pelo Oeiras na II Divisão B. Vale por isso a pena recordar os dez que o fizeram por mais vezes.
 
 

10. Silva (22 jogos)

Silva
Extremo nascido em Cabo Verde, saltou diretamente dos juniores do Oeiras para o plantel principal do Oeiras em 2012-13.
Naquele que foi o seu primeiro ano de sénior, conseguiu ser utilizado em 22 jogos, mas apenas 12 na condição de titular, tendo marcado um golo ao Ribeiro Brava, insuficiente para evitar a despromoção.
Haveria de continuar mais um ano no clube, apesar de ter estado à experiência no União da Madeira, rumando depois ao Fabril.
 
 


9. Érico (24 jogos)

Érico
Avançado possante e canhoto natural de Oeiras, fez toda a formação na União de Tires, mas no segundo ano de seniores transitou para o clube da terra-natal.
Apesar de na altura ser um jovem de apenas 20 anos, participou em 24 (14 a titular) das 10 jornadas do campeonato da II Divisão B – Zona Sul e somou três remates certeiros, dois ao Mafra e um Pinhalnovense.
Após a descida aos distritais da AF Lisboa voltou à União de Tires, mas desde 2014 que joga no Campeonato de Portugal, tendo passado por clubes como Mineiro Aljustrelense, Real SC, Sintrense, Casa Pia e Louletano.
 
 

8. Rui Santos (24 jogos)

Rui Santos
Disputou o mesmo número de jogos de Érico, mas amealhou mais 808 minutos em campo – 2054 contra 1246.
Guarda-redes natural de Oeiras e formado no Benfica ao lado de Miguel Rosa, entre outros, representou pela primeira vez o clube da terra-natal em 2011-12, na III Divisão, depois de épocas em que não foi muito utilizado nos seniores de Atlético e Oriental. Nessa temporada, contribuiu para a promoção à II Divisão B.
Embora tenha começado 2012-13 no Moreirense e passado por um curto empréstimo ao Casa Pia, voltou ao Oeiras ainda em outubro, indo a tempo de disputar 24 jogos (todos como titular) e sofrer 29 golos – só falhou um encontro, por castigo. No entanto, não evitou a despromoção.
Depois rumou ao Alto Minho para jogar pelo Vianense. Desde 2017 que joga na III Divisão Espanhola.
 
 

7. Diogo Santos (26 jogos)

Diogo Santos
Médio também conhecido por Didi, passou pelas camadas jovens de Sporting e Belenenses, mas quando subiu a sénior teve de ir para a II Divisão B ganhar rodagem, tendo passado pelo Monsanto antes de reforçar o Oeiras no verão de 2012.
Na temporada que passou ao serviço dos oeirenses foi titular nas 26 partidas que disputou e marcou um golo ao Torreense, não evitando ainda assim a descida aos distritais.
De então para cá que tem jogado no Campeonato de Portugal ao serviço de clubes como 1º Dezembro, Casa Pia, Oriental e Olímpico Montijo.
 
 

6. Pedro Ferreira (26 jogos)

Pedro Ferreira
Disputou o mesmo número de jogos de Diogo Santos, mas amealhou mais oito minutos em campo – 2047 contra 2039.
Lateral direito/defesa central natural de Odivelas, jogou ao lado de Nélson Oliveira na formação do Benfica e representou pela primeira vez o Oeiras no primeiro ano de júnior, em 2008-09.
Depois passou pela Académica e voltou a jogar pelos oeirenses assim que subiu a sénior, tendo ajudado o clube a ascender à II Divisão B em 2012. Seguiu-se uma temporada no terceiro escalão do futebol português, no qual participou em 26 encontros (24 a titular), não evitando a despromoção.
Haveria de continuar mais uma temporada no clube, nos distritais da AF Lisboa.
 
 

5. Lima (28 jogos)

Alexandre Lima
Defesa central (1,90 m) de elevada estatura natural de Cascais, jogou na II Liga ao serviço da Ovarense e passou pela II Divisão B em emblemas como Atlético, Mafra e Odivelas antes de reforçar o Oeiras no verão de 2008, numa altura em que o clube estava na I Distrital da AF Lisboa.
Na primeira época nos oeirenses ajudou a equipa a subir à III Divisão e três anos depois a ser promovida à II B, patamar em que competiu em 28 jogos (24 a titular) e apontou três golos em2 2012-13, frente a Oriental, Mafra e Pinhalnovense, não evitando a despromoção.
Depois encerrou a carreira, aos 40 anos.
Em 2018-19 voltou ao clube para exercer as funções de diretor desportivo.
 
 
 

4. Nuno Abreu (28 jogos)

Nuno Abreu
Disputou o mesmo número de jogos de Lima, mas amealhou mais 354 minutos em campo – 2502 contra 2142.
Outro defesa central de elevada estatura (1,88 m), duro e viril natural de Carcavelos, formado e despontado pelo Estoril, com passagem pela equipa B do Benfica – foi um dos irmãos metralha de José Mourinho - e por clubes como Atlético, Portimonense, Felgueiras, Oliveirense, Pinhalnovense, Mafra e Louletano, voltou até perto de casa no verão de 2011, para representar o Oeiras.
Na primeira época no clube, aos 36 anos, contribuiu para a subida à II Divisão B, patamar em que atuou em 28 encontros (todos como titular), não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida aos distritais da AF Lisboa, tendo ainda passado por Pêro Pinheiro, Cova da Piedade e Carcavelos antes de pendurar as botas em 2017, à beira dos 42 anos.
 
 
 

3. Joazimar Stehb (29 jogos)

Joazimar Stehb
Extremo cabo-verdiano desde 2009 em Portugal, passou por Marítimo e Pontassolense antes de reforçar o Oeiras no verão de 2012.
Ao serviço dos oeirenses disputou um total de 29 jogos (28 a titular) em 30 possíveis, mas não marcou qualquer golo nem evitou a despromoção.
Daí para cá tem continuado a jogar nos patamares nacionais, tendo passado já por quatro clubes açorianos e disputado a II Liga com a camisola do Atlético.

 


2. Leonel (29 jogos)

Leonel Correia
Disputou o mesmo número de jogos de Joazimar Stehb, mas amealhou mais 150 minutos em campo – 2541 contra 2391.
Médio de características defensivas natural de Mira-Sintra que jogou na formação do Benfica ao lado de Miguel Rosa, entre outros, reforçou o Oeiras em 2007-08, numa época em que jogou tanto nos juniores como nos seniores.
Em 2009 contribuiu para a promoção à III Divisão e três anos depois para a subida à II B, patamar em que atuou em 29 partidas (todos como titular) e apontou sete golos em 2012-13, frente a Torreense, Louletano, Futebol Benfica, Sertanense, União de Leiria (dois) e Pinhalnovense, não conseguindo evitar a despromoção.
Desde a descida aos distritais da AF Lisboa que tem jogado no Campeonato de Portugal, ao serviço de 1º Dezembro, Malveira e Oriental.
 
 
 

1. Cuca (29 jogos)

Cuca
Disputou o mesmo número de jogos de Joazimar Stehb e Leonel, mas amealhou mais minutos em campo: 2548.
Médio luso-cabo-verdiano de características defensivas formado no Oeiras, subiu à equipa principal em 2009-10, quando ainda era júnior de segundo ano, tendo ajudado os oeirenses a subir à II Divisão B.
No terceiro escalão do futebol português participou em 29 das 30 jornadas, tendo marcado um golo ao Carregado, insuficiente para evitar a despromoção.
Depois rumou ao 1º Dezembro na companhia de Leonel, passou pelo futebol cipriota e pelo Felgueiras e atualmente é um dos destaques do Mafra, na II Liga.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...