segunda-feira, 26 de abril de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Malveira na II Divisão B

Malveira competiu na II Divisão B em 1992-93 e 1996-97
Fundado a 26 de abril de 1940, o Atlético Clube da Malveira nasceu da fusão do Grupo Desportivo Recreativo Os Malveirenses e da Orquestra Típica da Malveira, por insistência de responsáveis de Os Malveirenses, que se queixavam da falta de condições da sua sede. Assim, em Assembleia Geral realizada no Cine-Teatro Beatriz Costa, nasceu o emblema do concelho da Mafra.
 
Em termos futebolísticos, o clube passou grande parte da sua história nos distritais da AF Lisboa, tendo competido pela primeira vez nos campeonatos nacionais em 1979-80, então na III Divisão.
 
Após várias descidas e subidas, conseguiu estabelecer-se nas competições sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol na década de 1990, tendo inclusivamente participado por duas vezes na II Divisão B, em 1992-93 e 1996-97. Na década seguinte, entre 2006 e 2008, teve o antigo internacional português António Veloso como treinador.
 
Sempre um candidato à subida quando compete no Pró-Nacional da AF Lisboa ou candidato à descida quando disputa os campeonatos nacionais, o Atlético da Malveira participou recentemente de forma consecutiva em três edições do Campeonato de Portugal, entre 2014-15 e 2016-17.
 
Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelos malveirenses na II Divisão B.
 
 

10. Serginho (31 jogos)

Serginho
Avançado lisboeta, passou por clubes como Mafra e Alverca antes de reforçar o Malveira no verão de 1996.
Na única temporada que passou no clube disputou 31 jogos (18 a titular) e apontou sete golos na II Divisão B, diante de Sourense (dois), Benfica Castelo Branco, Guarda (dois), Ovarense e União de Coimbra. Apesar de ter sido o melhor marcador da equipa, mostrou-se impotente para evitar que os malveirenses terminassem o campeonato na última posição.
Após a descida de divisão mudou-se para o Atlético.

 
 

9. Torró (31 jogos)

Torró
Disputou o mesmo número de jogos de Serginho, mas amealhou mais 145 minutos em campo – 2152 contra 2007.
Médio formado e revelado pelo Atlético, passou ainda pelo Futebol Benfica antes de representar pela primeira vez o Malveira, entre 1990 e 1992, tendo contribuído para a subida à II Divisão B em 1991-92.
Entretanto esteve duas épocas no Barreirense, tendo regressado ao emblema da zona saloia no verão de 1994. Em 1995-96 sagrou-se campeão da Série E da III Divisão Nacional e contribuiu para a subida à II B, patamar em que na época seguinte disputou 31 jogos (27 a titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Vilafranquense.
 
 

8. Carlos Pinto (31 jogos)

Carlos Pinto
Disputou o mesmo número de jogos de Torró e Serginho, mas amealhou mais minutos em campo: 2674.
Médio formado e revelado pelo Loures e que também passou pelo Sacavenense, representou pela primeira vez o Malveira em 1993-94, na III Divisão Nacional.
Na temporada que se seguiu esteve ao serviço do Casa Pia, mas logo a seguir voltou ao Estádio das Seixas para contribuir para a subida à II Divisão B, patamar em que disputou 31 jogos (todos a titular) e apontou dois golos, frente a Cucujães e Alcains, em 1996-97, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para o Vilafranquense na companhia de Carlos Leitão, Torró e João Guilherme, reencontrando o treinador Alberto Bastos Lopes.
 
 

7. José Carlos (32 jogos)

José Carlos
Lateral direito originário da margem sul do Tejo, passou pela formação do Amora e pelos seniores de clubes como Cova da Piedade e Lusitânia dos Açores antes de reforçar o Malveira no verão de 1992.
Na única temporada que passou no clube atuou em 32 partidas (todas como titular), mas foi impotente para evitar a descida à III Divisão.
Após a despromoção rumou à ilha da Madeira para representar a Camacha.
 
 




6. Rui Riscado (33 jogos)

Rui Riscado
Médio formado e revelado pelo Oriental, passou ainda por Samora Correia, Futebol Benfica e Olivais e Moscavide antes de ingressar no Malveira no verão de 1991.
Logo na primeira época no clube ajudou o emblema da zona saloia a assegurar pela primeira vez a subida à II Divisão B, patamar em que em 1992-93 disputou 33 jogos (todos a titular) e apontou cinco golos, diante de Anadia, Torres Novas, Marinhense, Mirense e Guarda, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Apesar a descida de divisão, permaneceu mais dois anos nos malveirenses, tendo regressado ao Futebol Benfica no verão de 1995.
 
 

5. Gamboa (36 jogos)

Gamboa
Defesa central que jogou ao lado de Venâncio, Morato, Litos e Futre na formação do Sporting, passou por clubes como Sacavenense, Futebol Benfica e Loures antes de assinar pelo Malveira no verão de 1992.
Na primeira época no Estádio das Seixas disputou 21 jogos (20 a titular) na II Divisão B, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu no emblema da zona saloia, tendo em 1995-96 contribuído para a obtenção do primeiro lugar na Série E da III Divisão e consequente subida à II B, patamar em que na época seguinte atuou em 15 partidas (todas a titular), voltando a não conseguir impedir a despromoção.
Haveria de permanecer no clube até 2000, numa altura em que os malveirenses já tinha caído para os distritais da AF Lisboa.
 
 

4. Vítor Batalha (40 jogos)

Vítor Batalha
Médio defensivo que fez toda a carreira no concelho de Mafra, só conheceu três clubes desde que começou a jogar futebol nas camadas jovens ainda na década de 1970 até pendurar as botas em 2000: Mafra, Malveira e Ericeirense.
A primeira vez que representou os malveirenses foi em 1985-86, nos distritais da AF Lisboa, já depois de ter concluído a formação e iniciado o trajeto no futebol sénior ao serviço do Mafra, que na altura ainda não se tinha estreado nos campeonatos nacionais, ao contrário dos vizinhos do concelho.
Em 1991-92 regressou ao Estádio das Seixas e logo nessa época contribuiu para a subida à II Divisão B, patamar em que na época seguinte atuou em 26 jogos (21 a titular) e marcou um golo ao Anadia, insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu no clube, tendo alcançado nova promoção em 1995-96. Na temporada que se seguiu participou em 14 encontros (todos a titular) e marcou um golo ao Beneditense na II B até ao final do ano de 1996, tendo depois regressado ao Mafra.
 
 

3. Carlos Leitão (43 jogos)

Carlos Leitão
Lateral direito formado no Torreense ao lado de Filipe (campeão mundial de sub-20 em Riade), ingressou no Malveira em 1989-90, temporada marcada pela subida à III Divisão Nacional.
Dois anos depois alcançou nova promoção, mas desta feita à II Divisão B, patamar em que em 1992-93 disputou 15 jogos (13 a titular) no campeonato, não conseguindo evitar a descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu no Estádio das Seixas e logrou nova subida à II B em 1995-96. Na temporada seguinte atuou em 28 encontros (todos a titular) e marcou um golo ao Alcanenense no terceiro escalão do futebol português, voltando a mostrar-se impotente para impedir nova descida de divisão.
Após a queda para III Divisão transferiu-se para o Vilafranquense na companhia de Carlos Pinto, Torró e João Guilherme, reencontrando assim o treinador Alberto Bastos Lopes.
 
 

2. Roberto (48 jogos)

Roberto
Um dos jogadores mais emblemáticos da história do Malveira e o segundo melhor marcador de sempre no emblema da zona saloia na II Divisão B, com nove golos – apenas o luso-angolano Zito, que faturou por 13 vezes em 1992-93 antes de dar o salto para o Vitória de Guimarães, fez melhor.
Formado no clube, transitou para a equipa principal em 1986-87, época que culminou com a subida à III Divisão. Seguiram-se uma descida aos distritais da AF Lisboa em 1988 e nova subida à III Divisão dois anos depois.
Em 1991-92 integrou a equipa que pela primeira vez levou os malveirenses à II Divisão B, patamar em que na época seguinte disputou 20 jogos (10 a titular) e apontou três golos, frente a Oliveira do Hospital, Mirense e Lousanense, insuficientes para evitar a despromoção, tendo permanecido mais um ano no clube depois da descida de divisão.
Após uma passagem de duas temporadas pelo Futebol Benfica (clube pelo qual bisou frente ao seu Malveira), voltou ao Estádio das Seixas em 1996-97 para atuar em 28 partidas (26 a titular) e apontar seis golos na II B. Sourense, Tondela, Benfica Castelo Branco, Cucujães, Sanjoanense e Guarda foram as vítimas de Roberto, impotente para impedir nova despromoção.
Após mais uma descida de divisão transferiu-se para o vizinho Mafra, mas voltou ao Malveira entre 2001 e 2003, tendo na condição de jogador-treinador contribuído para a subida à III Divisão Nacional em 2002.
Em 2010-11 orientou a equipa principal do Malveira durante dois meses, tendo inclusivamente dirigido os malveirenses num jogo da Taça de Portugal no terreno do Vitória de Guimarães.
Em 2019 foi patrono de um torneio de sub-23 organizado pelo Malveira.


 

1. Jeremias (63 jogos)

Jeremias
Lateral esquerdo formado no Estrela da Amadora, passou por Ginásio de Alcobaça e Atlético antes de ingressar no Malveira no verão de 1991.
Logo na primeira época no clube contribuiu para a promoção à II Divisão B, patamar em que em 1992-93 disputou 32 jogos (todos a titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu no emblema da zona saloia, tendo em 1995-96 voltado a subir à II B, competição em que atuou em 31 encontros (todos como titular) e marcou um golo ao Benfica Castelo Branco na temporada que se seguiu, voltando a não conseguir impedir a despromoção.
Depois de nova despromoção continuou mais um ano no Estádio das Seixas. Entretanto passou por Odivelas, Sintrense e Futebol Benfica, regressado ao Malveira no verão de 2001 como jogador-treinador, condição em que contribuiu para a subida à III Divisão Nacional em 2002.




 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...