quarta-feira, 23 de março de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Futebol Benfica no Campeonato de Portugal

Futebol Benfica competiu no Campeonato de Portugal em 2013-14
Fundado em 1895 e reorganizado a 23 de março de 1933, o Clube Futebol Benfica viveu o momento alto da sua história futebolística na década de 1940, quando iniciou uma série de sete participações na II Divisão em dez anos.
 
Após esse período, o popular e eclético Fofó viveu quase sempre mergulhado nos distritais da AF Lisboa até 1987, passando depois a oscilar entre os campeonatos nacionais e os distritais até aos dias de hoje.
 
Em 2011-12, o clube da freguesia lisboeta de Benfica alcançou o primeiro lugar na Série E da III Divisão e a consequente promoção à II Divisão B, acabando por conseguir pela primeira e única vez participar nessa prova naquela que foi a sua última edição.
 
O emblema rubro-negro competiu também na edição inaugural do Campeonato de Portugal, em 2013-14, tendo caído nos distritais lisboetas após duas vitórias, quatro empates, 26 derrotas e um salto de 34-93 em golos em 32 encontros.
 
O Futebol Benfica também tem dado cartas na formação. Artur Correia, Dady, Vítor Moreno, Ricardo PereiraRúben SemedoGelson Martins, Diogo Luís, Rui Duarte, Rui Borges e Juba foram alguns dos futebolistas que passaram pelas camadas jovens do Fofó e que posteriormente jogaram na I Divisão.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Futebol Benfica no Campeonato de Portugal.
 

10. Michael (17 jogos)

Michael Segun
Médio defensivo nigeriano, entrou no futebol português pela porta do Real SC, tendo ainda passado por Naval e Tocha antes de ingressar no Futebol Benfica no verão de 2013.
Na única temporada que passou no clube atuou em 17 partidas (nove a titular) no Campeonato de Portugal e marcou um golo Sp. Ideal, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Oliveira do Hospital.
 
 
 

9. Ricardo Pereira (20 jogos)

Ricardo Pereira
Avançado que vinha a fazer um percurso em clubes do distrito de Lisboa, nomeadamente Real SC e Oeiras, ingressou pela primeira vez no Futebol Benfica em 2007-08, tendo contribuído nessa época para a promoção à III Divisão Nacional.
Seguiram-se quatro anos e meio no 1º Dezembro antes de regressar ao Fofó em janeiro de 2013 para ajudar a equipa a assegurar a participação na edição inaugural do Campeonato de Portugal, patamar em que disputou 20 jogos (15 a titular) em 2013-14, ainda que sem evitar a descida aos distritais lisboetas.
No verão de 2014 transferiu-se para o Sintra Football.
 
 


8. Jorginho (20 jogos)

Jorginho
Disputou o mesmo número de jogos de Ricardo Pereira, mas amealhou mais 96 minutos em campo – 1486 contra 1390.
Lateral esquerdo cabo-verdiano, representou Santo António Lisboa e Mucifalense antes de ingressar no Futebol Benfica em 2012-13.
Na temporada seguinte atuou em 20 partidas (18 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Vitória de Sernache.
 
 

7. Beto (20 jogos)

Beto
Disputou o mesmo número de jogos de Jorginho e Ricardo Pereira, mas amealhou mais minutos em campo: 1611.
Médio defensivo natural de Lisboa, adquiriu experiência de campeonatos nacionais ao serviço de TorreenseOeirasBeira-Mar Monte GordoJuventude Évora, Madalena e Mafra antes de assinar pelo Futebol Benfica no verão de 2012.
Na primeira época no clube foi indiscutível no onze de Pedro Barroca,  ajudando o Fofó a assegurar a presença na edição inaugural do Campeonato de Portugal, em 2013-14, temporada em que participou em 20 partidas (19 a titular) e marcou um golo ao Sintrense, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Depois rumou ao Fontainhas, de Cascais.
 
 

6. Bruno Mendes (24 jogos)

Bruno Mendes
Lateral/extremo direito internacional sub-18 português, fez formação no Alverca e no Nacional e passou pelos seniores de Machico, Macedo de Cavaleiros, Mineiro Aljustrelense, Sp. Pombal e Atlético Reguengos antes de ingressar no Futebol Benfica em janeiro de 2013.
Na primeira meia época no Estádio Francisco Lázaro ajudou o Fofó a assegurar a participação na edição inaugural do Campeonato de Portugal, patamar em que disputou 24 jogos (15 a titular) e marcou dois golos ao Praiense, insuficientes para impedir a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Vitória de Sernache.
 
 

5. André Cardoso (24 jogos)

André Cardoso
Disputou o mesmo número de jogos de Bruno Mendes, mas amealhou mais 610 minutos em campo – 1920 contra 1310.
Médio que jogou ao lado de João Mário, Ricardo Esgaio, João Carlos Teixeira e William Carvalho nas camadas jovens do Sporting, concluiu a formação no Estrela da Amadora antes de surgir na equipa principal do Futebol Benfica em 2011-12.
Na primeira época no Estádio Francisco Lázaro sagrou-se campeão da Série E da III Divisão Nacional e alcançou a consequente promoção à II Divisão B.
Em 2013-14 participou em 24 partidas (23 a titular) na edição inaugural do Campeonato de Portugal e apontou dois golos, frente a Sintrense e Sp. Ideal, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Lisboa.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Loures, tendo regressado ao Fofó em 2015-16 para jogar nos distritais lisboetas.
 
 

4. Diogo Calheiros (24 jogos)

Diogo Calheiros
Disputou o mesmo número de jogos de André Cardoso e Bruno Mendes, mas amealhou mais minutos em campo: 2108.
Médio nascido em Benfica e com toda a formação feita no Fofó, subiu à equipa principal em 1999, tendo por lá permanecido durante três anos, sempre a jogar na III Divisão, até se mudar para o Casa Pia.
Entretanto também representou Real SC e Atlético antes de regressar a casa no verão de 2011 para ajudar a levar o Futebol Benfica para a II Divisão B.
Na edição inaugural do Campeonato de Portugal, em 2013-14, atuou em 24 jogos (todos como titular) e apontou sete golos, diante de Sp. Ideal (dois), 1º Dezembro (dois), Sintrense, O Elvas e Casa Pia, registo que fez dele o melhor marcador da equipa nessa temporada mas ainda assim insuficiente para evitar a despromoção aos distritais lisboetas.
Haveria de continuar no clube por mais um ano, não conseguindo impedir a descida à Divisão de Honra da AF Lisboa.
 
 
 

3. Alcides (26 jogos)

Alcides
Avançado guineense formado no Real SC, chegou ao Futebol Benfica no verão de 2012, já com alguma experiência nos campeonatos nacionais adquirida ao serviço de clubes como PenicheBeira-Mar de Monte GordoSintrense e Real SC.
Na primeira época no clube foi o segundo melhor marcador da equipa na II Divisão B – Zona Sul, ajudando o Fofó a garantir a presença na edição inaugural do Campeonato de Portugal, patamar em que em 2013-14 disputou 26 jogos (14 a titular) e apontou quatro golos, diante de O Elvas, Praiense (dois) e Sintrense, mas mostrou-se   impotente para evitar a descida aos distritais da AF Lisboa.
Após a despromoção rumou ao Fátima.
 
 
 
 

2. Nélson Torres (31 jogos)

Nélson Torres
Jogador de ascendência cabo-verdiana capaz de fazer todo o flanco esquerdo, foi orientado por Paulo Fonseca no Odivelas e passou ainda por clubes como MalveiraUnião de Leiria antes de ingressar no Futebol Benfica no verão de 2013.
Na única temporada que passou no Fofó disputou 31 jogos (28 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, frente a Sp. Ideal, O Elvas e Operário, insuficientes para a descida aos distritais da AF Lisboa.
Após a despromoção transferiu-se para o Loures.
 

1. Naia (31 jogos)

Naia
Disputou o mesmo número de jogos de Nélson Torres, mas amealhou mais 17 minutos em campo – 2614 contra 2597.
Defesa possante (1,88 m) e polivalente, mas que em 2012-13 jogou quase sempre a lateral esquerdo, entrou para os infantis do Futebol Benfica em 2002, saiu quatro anos depois e voltou em 2009 para iniciar o seu trajeto no futebol sénior, depois de ter concluído a formação no Casa Pia.
Em 2011 contribuiu para a subida à III Divisão e um ano depois ajudou o Fofó a ascender à II Divisão B, patamar em que competiu em 2012-13.
Na época seguinte permaneceu no Estádio Francisco Lázaro, tendo atuado em 31 partidas (30 a titular) no Campeonato de Portugal e marcado um golo ao Loures, precisamente o clube para onde se transferiu no final da temporada, após ficar consumada a despromoção aos distritais lisboetas.
Depois de também ter passado pelo Malveira voltou ao Futebol Benfica em 2016 e por lá se tem mantido até 2021, quando se mudou para o Santa Iria. Em 2016-17 contribuiu para a promoção à Pró-Nacional da AF Lisboa




 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...