domingo, 2 de agosto de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Beira Mar Monte Gordo na II Divisão B

Beira Mar de Monte Gordo competiu na II Divisão B em 2008-09
Fundado a 2 de agosto de 1950, o Grupo Desportivo Beira Mar, mais conhecido por Beira Mar de Monte Gordo, viveu o momento mais alto do seu historial em 2008-09, quando participou na extinta II Divisão B (Série D).

Para competir no terceiro escalão do futebol português, a formação equipa monte-gordina classificou-se em segundo lugar da Série F da III Divisão na época anterior, naquele que era o quinto ano consecutivo nos campeonatos nacionais, após ter-se sagrado campeão distrital da AF Algarve em 2002-03.


Porém, a participação na II Divisão B resultou numa rápida despromoção e na queda do clube a um abismo do qual nunca se levantou. O clube foi declarado judicialmente insolvente em 2009, na sequência de um processo movido pela empresa espanhola Opsa, responsável pela colocação do piso sintético nos dois campos do complexo desportivo do Beira Mar e que alegou não terem sido pagas as importâncias acordadas, ficando em dívida 30 mil euros, de um valor total de 130 mil euros. O clube deixou esgotar os prazos de contestação, com a insolvência a consumar-se em 2015.

A última temporada de atividade do Beira Mar, em 2010-11, ficou marcada pela desistência a meio da época da participação na Série F da III Divisão, numa altura em que a equipa do concelho de Vila Real de Santo António ocupava a última posição só com derrotas e já tinha dado duas faltas de comparência.

Relativamente a futebolistas, foram 30 os que jogaram pelo Beira Mar Monte Gordo na II Divisão B. Vale por isso a pena recordar os 10 que o fizeram por mais vezes.


10. Fernando Guimarães (19 jogos)

Fernando Guimarães
Defesa central/médio defensivo formado no Imortal, jogou na equipa principal da formação de Albufeira, nos açorianos do Operário e no Messinense antes de reforçar o Beira Mar Monte Gordo no verão de 2008, após a subida dos monte-gordinos à II Divisão B e a descida do conjunto de São Bartolomeu de Messines.
No terceiro escalão do futebol português atuou em 19 jogos (18 a titular) e marcou quatro golos, diante de Torreense, Odivelas, Mafra e Oriental, o que fez dele o melhor marcador da equipa a par de Néstor. Ainda assim, os quatro remates certeiros foram insuficientes para evitar a despromoção.
Após a despromoção rumou a norte, para representar o Torre de Moncorvo, mas depois prosseguiu a carreira no Algarve ao serviço de Castromarinense, Ferreiras e Guia.


9. Ricardo Piloto (22 jogos)

Ricardo Piloto
Um filho da terra e produto da formação do clube – e também da do vizinho Lusitano VRSA -, que se esteou pela equipa principal em 1999-00, então nos distritais da AF Algarve. Na época seguinte passa para o Ginásio Tavira, mas em 2001-02 regressa ao Beira Mar Monte Gordo.
Entretanto joga pelo Lusitano VRSA nos campeonatos nacionais e pelo Castromarinense nos distritais antes de voltar ao Beira Mar no verão de 2006, mantendo-se no clube por três temporadas, contribuindo para a subida à II Divisão B, patamar em que haveria de disputar 22 jogos (todos a titular) em 2008-09.
Após a despromoção regressou ao Castromarinense, tendo ainda passado mais uma vez pelo Lusitano VRSA, assim como pelos alentejanos do São Marcos, antes de pendurar as botas.


8. Vito (23 jogos)

Vito
Médio defensivo natural de Vila Real de Santo António e com grande parte do seu trajeto no futebol passado no Lusitano VRSA – a exceção foi um ano no Louletano e outro no Olhanense -, trocou o clube de (quase) sempre pelo Beira Mar Monte Gordo no verão de 2007.
Na época de estreia nos monte-gordinos ascendeu à II Divisão B e na temporada seguinte disputou 23 jogos (17 a titular) no terceiro escalão do futebol português, não evitando a despromoção.
Após a descida de divisão pendurou as botas, à beira dos 32 anos.


7. André Piloto (23 jogos)

André Piloto
Disputou 23 jogos tal como Vito, mas amealhou mais 196 minutos em campo – 1731 contra 1535.
Irmão mais novo de Ricardo Piloto, era um defesa polivalente, capaz de cobrir as posições de central e de lateral direito. Natural de Monte Gordo, dividiu a formação entre os dois clubes do concelho de Vila Real de Santo António, o Beira Mar e o Lusitano VRSA, tendo feito a estreia no futebol sénior pelos lusitanistas na III Divisão em 2006-07.
Na temporada seguinte voltou ao Beira Mar para subir à II Divisão B, tendo atuado em 23 encontros (20 a titular) e apontado dois golos, diante de Mafra e Mineiro Aljustrelense, no terceiro escalão do futebol português.
Após a despromoção rumou ao Castromarinense, tendo regressado em 2013 ao Lusitano VRSA para conquistar o título distrital da AF Algarve em 2013-14 e encerrar a carreira em 2016.


6. Vítor Santos (23 jogos)

Vítor Santos
Disputou 23 jogos tal como André Piloto e Vito, mas amealhou mais minutos em campo: 1908.
Defesa central de elevada estatura (1,88 m) natural de Faro, fez quase toda a carreira no Algarve. Após passagens por Padernense, Farense, Ovarense, Olhanense, Almancilense e Silves, reforçou o Beira Mar Monte Gordo já em fim de carreira, aos 36 anos, no verão de 2008.
Na primeira temporada participou em 23 encontros (22 a titular) e marcou três golos na II Divisão B, frente a Oriental, Lagoa e Mafra, não evitando a descida de divisão.
Após a despromoção continuou mais meia época no clube, rumando depois ao Messinense, onde encerrou a carreira em 2012, à beira de comemorar o 40.º aniversário.


5. Amílcar (25 jogos)

Amílcar
Avançado natural de Monte Gordo, teve três passagens pelo clube: a primeira ainda em infantil (entre 1996 a 1998), a segunda na III Divisão (2005 a 2007) e a terceira dividida pela II B e a III (2008 a 2010). Paralelamente, jogou ao lado de Miguel Veloso e João Moutinho na formação do Sporting.
Relativamente à temporada 2008-09, atuou em 25 partidas (21 a titular) e marcou três golos, diante de Oriental, Olivais e Moscavide e Torreense, não evitando a despromoção.
Após mais uma época no clube, na III Divisão, ingressou no vizinho Lusitano VRSA.


4. Luís Firmino (27 jogos)

Luís Firmino
O único elemento desta lista que ainda se encontra no ativo. Jogador canhoto, capaz de fazer todo o corredor esquerdo, nasceu em Vila Real de Santo António, começou a jogar futebol no Beira Mar e concluiu a formação no Lusitano VRSA, mas regressou a Monte Gordo no primeiro ano de sénior, em 2006-07.
Na segunda época nos monte-gordinos subiu à II Divisão B e em 2008-09 disputou 27 jogos (26 a titular) no terceiro escalão do futebol português, não evitando a despromoção.
Após a descida de divisão voltou ao Lusitano VRSA, então nos distritais da AF Algarve, e desde o verão de 2019 que representa o Moncarapachense.


3. Flávio (28 jogos)

Flávio
Médio da zona de Vila Real de Santo António, dividiu a formação entre Lusitano VRSA e Beira Mar Monte Gordo, estreou-se no futebol sénior pelos lusitanistas e passou pelo Castromarinense antes de reforçar os monte-gordinos no verão de 2008.
Em 2008-09 disputou 28 jogos (19 a titular) e marcou um golo ao Oriental na II Divisão B, não conseguindo evitar a despromoção.
Na temporada seguinte voltou ao Castromarinense, mas em 2010-11 regressou ao Beira Mar numa época marcada pela desistência e pelo fim da atividade do futebol sénior do clube, quando militava na III Divisão.
Depois voltou novamente ao Castromarinense.


Jacinto

2. Jacinto (31 jogos)

Defesa natural de Monte Gordo e formado maioritariamente no Beira Mar, subiu a sénior em 2006-07 e na época seguinte contribuiu para a promoção à II Divisão B.
Apesar de ter apenas 21 anos, foi um dos jogadores mais utilizados na passagem dos monte-gordinos pelo terceiro escalão do futebol português, tendo atuado em 31 jogos, todos na condição de titular.
Após a despromoção continuou no clube por mais uma época, mas depois foi alternando entre o futsal e o futebol de 11, tendo ainda representado o Castromarinense.


1. Tiago Martins (31 jogos)

Tiago Martins
Disputou 31 jogos tal como Jacinto, mas amealhou mais 24 minutos em campo – 2777 contra 2753.
Guarda-redes natural de Olhão, jogou pelo Olhanense na II Liga antes de reforçar o Beira Mar de Monte Gordo no verão de 2007, tendo ajudado o clube a ascender à II Divisão B logo na temporada de estreia.
No terceiro escalão do futebol português atuou em 31 encontros (30 a titular) e sofreu 43 golos, não evitando a queda na III Divisão.
Após a despromoção continuou mais uma época no clube, na III Divisão, prosseguindo depois a carreira na extinta II Divisão B e no Campeonato Nacional de Seniores ao serviço de Juventude Évora, Farense, Fátima e Sertanense.
Viria a encerrar precocemente a carreira em 2014, aos 31 anos, devido a uma insuficiência cardíaca.



















1 comentário:

  1. Boa tarde David obrigado por mostrar mais um time de futebol português. Daqui a uma semana começa o campeonato brasileiro de futebol.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...