segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

“Prognósticos só no fim no jogo” e não só. As melhores pérolas de João Pinto

João Pinto vestiu a camisola do FC Porto entre 1981 e 1997
Eterno lateral direito do FC Porto, que serviu os azuis e brancos em quase 600 encontros ao longo de 16 anos, João Pinto foi também o autor de algumas das frases mais engraçadas do futebol português, incluindo uma mítica que virou ditado popular: “Prognósticos só no fim do jogo”.
 
Mas há mais, algumas das quais cheias de figuras de estilo. Num clássico entre FC Porto e Benfica, numa altura em que era adjunto de Jesualdo Ferreira na equipa principal dos dragões, saiu em defesa do chefe de equipa, que tinha desentendido com Nuno Gomes, tendo atacado o nº 21 dos encarnados com uma antítese: “Falas muito, mas jogas pouco.”
 
Outra frase que ficou eternizada foi uma metonímia proferida após ter marcado um golo ao Penafiel em setembro de 1985, quando questionado por um jornalista para descrever o remate: “Não foi nada de especial. Chutei com o pé que estava mais à mão.”
 
Quando lamentou a morte do companheiro de equipa Rui Filipe, em 1994, soltou um anacoluto: “O Rui Filipe era um jogador com H muito grande.”
 
Menos literária, mas também muito pronta, foi a resposta a um repórter quando o questionaram sobre uma derrota do FC Porto na Madeira: “Só falo quando chegar a Portugal.”








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...