terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Quem se lembra de quando Conceição se atirou a “Merdaíl” e acusou Scolari de preferir jogadores patrocinados pela Nike?

Sérgio Conceição e Gilberto Madaíl no Jamor em 2002
Filho de um pedreiro, Sérgio Conceição cresceu no seio de uma família humilde nos arredores de Coimbra e ficou órfão de pai e mãe ainda enquanto adolescente. Também não era propriamente o mais talentoso dos jogadores, mas tinha na garra a principal imagem de marca, tendo conseguido uma carreira de futebolista muito bonita: passou por três empréstimos antes de se afirmar no FC Porto, ganhou tudo em Portugal, conquistou um campeonato, duas Taças e uma Supertaça de Itália, uma Taça das Taças e uma Supertaça Europeia ao serviço da Lazio, brilhou no Euro 2000 com um hat trick à Alemanha e já na curva descente foi eleito o melhor jogador do campeonato belga.
 
Mas esse nervo que exibia em campo também vem ao de cima quando é chamado a falar. Não é só desde que é treinador que tem declarações impetuosas e intempestivas. Tem o coração na boca, é genuíno, não tem filtros e, obviamente, acaba por cometer erros tanto na forma como no conteúdo. A diferença é que, agora, tem de falar publicamente várias vezes por semana.
 
Em agosto de 2009, em entrevista ao jornal I, partiu a “loiça toda” ao ser confrontado com o afastamento da seleção, no final de 2003, quando ainda jogava ao mais alto nível: “O Dr. Merdaíl. Disse Merdaíl? Enganei-me. É Madaíl, Madaíl. O Dr. Madaíl, depois do fiasco do Mundial 2002, escondeu-se atrás da carcaça de um campeão do mundo. Desculpe lá, mas apetece-me partir a loiça toda. Nasci aí, em Portugal, e não aceito que arruínem o nosso futebol”. O alvo era o presidente da Federação Portuguesa de Futebol na altura, Gilberto Madaíl.
 
Scolari, o selecionador que afastou Conceição depois de 56 internacionalizações e 12 golos de quinas ao peito, também foi visado. “Estive nove meses [com ele], mas a primeira reunião dos capitães - eu, Couto, Figo e Rui Costa - foi suficiente para o entender. Chamou-nos à parte e disse-nos que estava ali para treinar a seleção e dar o salto para um grande europeu. Mas estamos a brincar ou quê? Mas que é isto? Um homem na seleção, que deve ser um privilégio, o maior privilégio, e ele só pensava em sair para um grande da Europa. Mas brincamos ou quê? Falava em seriedade e disciplina. Aliás, afastou carismáticos, como Baía e João Pinto, com base na disciplina. Isso é tudo muito bonito, mas ele não aplicava a regra. Nos almoços da seleção, a mesa dos jogadores é sempre maior que a dos treinadores, porque há mais jogadores que treinadores. Com o Scolari, não! A nossa tinha 18/20 pessoas. A dele era maior. Mas estamos a brincar? Mas estamos onde? Ele levava os amigos brasileiros, os amiguinhos da Nike. Sim, porque ele é patrocinado pela Nike e entre um jogador da Nike e um da Adidas, escolhia sempre o da Nike. Mas depois, lá vinha com a lengalenga da disciplina. Então, mas eu, que nasci em Coimbra, em Portugal, deixo-me ficar? Numa situação destas, deixo de agir? Mas estamos onde, pá? Que é isto? Ele ganhou o quê? Foi a uma final em casa e perdeu-a”, atirou.
 
Três anos e meio depois, já numa altura em que era treinador, foi substituído por Manuel Cajuda no comando técnico do Olhanense e não deixou de sublinhar a presença constante do treinador algarvio nas bancadas do Estádio José Arcanjo, em jeito de declaração de disponibilidade. “O meu agradecimento ao Olhanense e aos adeptos, sobretudo a um pela sua assiduidade, o sr. Manuel Cajuda, que não falhou um jogo meu”, atirou.
 
 



 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...