sábado, 14 de agosto de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Portimonense na II Divisão B

Dez jogadores importantes para o Portimonense na década de 1990
Fundado a 14 de agosto de 1914 num sapateiro por um grupo de amigos que decidiu formar um clube de futebol, o Portimonense Sporting Clube nasceu na loja do sr. Amadeu Andrade, onde ficou logo definido que o equipamento seria composto por camisolas às riscas verticais pretas e brancas.
 
Campeão do Algarve pela primeira vez em 1937, os alvinegros desde tenra idade que ambicionou a promoção à I Divisão, mas depois de algumas tentativas frustradas, entre as quais uma final perdida com a Académica em Alvalade em 1949, a desejada subida à elite do futebol português aconteceu em 1976.
 
Dois anos depois o Portimonense foi despromovido, mas voltou ao primeiro escalão em 1979 para ficar durante onze temporadas consecutivas, atingindo o maior feito da sua história em 1984-85 ao alcançar o quinto lugar no campeonato e um consequente inédito apuramento europeu.
 
Seguiu-se um período de duas décadas sem grande sucesso a partir de 1990, tendo a equipa principal oscilado entre a II Liga e a II Divisão B até regressar à I Liga em 2010-11. Nessa travessia no deserto, os alvinegros passaram sete temporadas na II B, em 1992-93 e entre 1995 e 2001.
 
A estadia no patamar maior do futebol nacional foi apenas de uma época, mas depois os algarvios só tiveram de esperar meia dúzia de anos para voltar a estar entre os melhores, onde ainda se mantêm.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Portimonense na II Divisão B.
 
 

10. Diallo (88 jogos)

Diallo
Médio internacional maliano que entrou no futebol português pela porta do Sporting em 1987, passou por Académico Viseu, Penafiel e Quarteirense antes de reforçar o Portimonense no verão de 1996.
Em quatro temporadas com a camisola alvinegra amealhou um total de 88 encontros (83 a titular) e três golos na II Divisão B – Zona Sul.
No verão de 2000 encerrou a carreira de jogador e iniciou a de treinador, tendo orientado interinamente a formação de Portimão durante um mês entre finais de agosto e de setembro, obtendo duas vitórias e outras tantas derrotas em quatro partidas antes da chegada de Amílcar Fonseca, que acabaria por conseguir promover a equipa à II Liga.
 
 

9. Hélder Clara (91 jogos)

Hélder Clara
Médio defensivo formado no Sporting ao lado de jogadores como Paulo Santos, Paulo Torres, Peixe, Figo e Porfírio, passou pelos seniores de Atlético, Lourinhanense, Alverca e Santa Clara antes de ingressar pela primeira vez no Portimonense no verão de 1997, a convite do treinador Filipe Moreira, que o tinha orientado na temporada anterior nos Açores.
Nas duas primeiras épocas em Portimão amealhou 55 encontros (54 a titular) e três golos na II Divisão B – Zona Sul.
No verão de 1999 transferiu-se para o Imortal, mas um ano depois voltou a vestir a camisola alvinegra para contribuir para a subida à II Liga, numa campanha em que atuou em 36 partidas (todas a titular) e apontou seis golos, diante de Operário, Camacha, Barreirense, Câmara de Lobos, Sporting B e Sesimbra.
Seguiram-se mais duas temporadas ao serviço do emblema algarvio, ambas na II Liga, antes de se mudar para o Varzim. “Sem dúvida nenhuma que o pior erro que cometi ao longo da minha carreira foi ter saído do Portimonense para assinar pelo Varzim! A proposta em termos financeiros era muito boa (o dobro do ordenado que recebia em Portimão), mas o dinheiro não é tudo na vida…”, confessou ao Blog do Portimonense em fevereiro de 2008.
“O Portimonense é sem qualquer margem de dúvida o clube do meu coração. Foram de longe os melhores anos da minha vida, aqueles que passei em Portimão. Considero que o Portimonense que eu conheci era um clube muito bem dirigido e dotado de muito boas condições. Por outro lado, também não me esqueço do sentimento de frustração em ter abandonado o Portimonense. Depois de tantos locais em que joguei e residi, nenhum outro local suplantou Portimão. Tenciono um dia regressar e estabelecer-me em Portimão, sentimento que é comum ao restante agregado familiar. Não há terra como Portimão!”, acrescentou na altura.
 
 
 

8. Mendão (92 jogos)

Carlos Mendão
Defesa central/médio defensivo natural de Setúbal e formado no Vitória local ao lado de Marco Tábuas, Bruno Ribeiro, Sandro, Nandinho e Mário Loja, chegou ao Portimonense no verão de 1996, proveniente dos sadinos tal como Rui Manuel, Portela e José Carlos Barbosa.
Nas duas primeiras épocas no Algarve sentiu dificuldades em impor-se como titular, não indo além de um total de 24 partidas disputadas na II Divisão B, das quais 19 no onze inicial.
Em 1998-99 representou o Juventude Évora, mas na temporada que se seguiu regressou a Portimão para se fixar de pedra e cal como titularidade, tendo amealhado 68 encontros (65 a titular) e dois golos na II Divisão B no espaço de dois anos, tendo contribuído para a subida à II Liga em 2001.
Após um ano ao serviço dos alvinegros no segundo escalão, transferiu-se para o Gondomar.
 
 

7. Carlos Sequeira (93 jogos)

Carlos Sequeira
Guarda-redes nascido na cidade moçambicana de Nampula, mas desde bastante jovem em Portugal, concluiu a formação e iniciou o seu trajeto enquanto sénior no Silves, tendo ainda passado por Imortal e União de Tomar antes de ingressar no Portimonense no verão de 1996.
Em cinco temporadas em Portimão, foi dono e senhor da baliza nas primeiras duas, tendo ainda dividido a titularidade na terça e na quarta época com Carlos, que o destronou definitivamente na quinta. Entre 1996 e 2001 amealhou um total de 93 encontros (92 no onze inicial) e 100 golos sofridos na II Divisão B, tendo contribuído para a subida à II Liga no ano da despedida.
Após meia década no emblema alvinegro, regressou ao Silves.
 
 

6. Bráulio (97 jogos)

Bráulio
Jogador que cobria várias posições no ataque, nasceu na cidade angolana de Malange, mas radicou-se em Portugal ainda em tenra idade, tendo feito quase toda a formação e os primeiros anos de futebol sénior no Silves antes de se transferir para o Portimonense no verão de 1997.
Com a camisola alvinegra totalizou 97 partidas (80 a titular) e 14 remates certeiros na II Divisão B ao longo de quatro temporadas, tendo contribuído para a promoção à II Liga em 2001.
Após uma época no segundo escalão, a única que passou nas ligas profissionais, transferiu-se para o Louletano.
 
 

5. Emerson (98 jogos)

Emerson
Defesa central brasileiro que jogou ao lado de Carlos Germano e Edmundo nos sub-20 do Vasco da Gama, entrou no futebol português precisamente pela porta do Portimonense em 1994-95, época em que os algarvios não conseguiram alcançar a permanência na II Liga.
Seguiram-se quatro temporadas a competir com a camisola alvinegra na II Divisão B, patamar em que disputou 98 jogos (94 a titular) e apontou 16 golos.
No verão de 1999 transferiu-se para o Moreirense, então na II Liga.
 
 



4. Delgado (102 jogos)

Amílcar Delgado
Atacante cabo-verdiano capaz de cobrir várias posições, entrou no futebol português pela porta do Académico Viseu em 1987, tendo ainda passado por Penafiel, União de Lamas, Oliveirense e Barreirense antes de ingressar no Portimonense no verão de 1993.
Após não conseguir impedir a despromoção à II Divisão B em 1995, permaneceu no clube durante um ano e meio, tendo atuado em 48 partidas (todas como titular) e apontado 12 golos antes de em janeiro de 1997 dar o salto para o Sp. Espinho, que na altura militava na I Liga.
No entanto, voltaria a Portimão no verão desse mesmo ano para mais três temporadas na II B, nas quais amealhou um total de 54 encontros (44 a titular) e 15 remates certeiros.
Embora ainda desempenhasse um papel importante na equipa, mudou-se para o Esperança de Lagos no verão de 2000 na companhia de Agostinho.
Após pendurar as botas, permaneceu ligado ao Portimonense, tendo desempenhado as funções de treinador interno em 2006-07, 2008-09 e 2009-10, além das de secretário técnico, diretor desportivo e team manager.
 
 

3. Sérgio Camacho (104 jogos)

Sérgio Camacho
Lateral direito nascido em Angola, mas desde tenra idade radicado em Portugal, chegou ao Portimonense no verão de 1997 depois de um longo percurso de mais de uma década no Amora, incluindo os anos em que jogou nas camadas jovens, e de passagens por Torreense e Ovarense.
Em quatro temporadas a competir com a camisola alvinegra na II Divisão B amealhou 104 encontros (101 a titular), tendo contribuído para a promoção à II Liga em 2001.
Após a subida de divisão permaneceu mais um ano clube, rumando depois ao vizinho Esperança de Lagos, onde encerrou a carreira.
 
 

2. Carrilho (108 jogos)

Jorge Carrilho
Lateral esquerdo nascido em Moçambique, mas radicado no sul de Portugal desde tenra idade, chegou aos juniores do Portimonense em 1988-89, proveniente do Vasco da Gama de Sines.
Em 1990-91 transitou para a equipa principal, então a militar na II Liga. Na época seguinte, numa altura em que ainda tinha uma escassa utilização, não conseguiu impedir a descida à II Divisão B, patamar em que disputou 27 jogos (26 a titular) e marcou um golo ao União de Santiago em 1992-93, contribuindo assim para o regresso ao segundo escalão.
Após mais dois anos em que foi pouco utilizado na II Liga, transferiu-se para o vizinho Esperança de Lagos no verão de 1995.
No entanto, um ano depois voltou a Portimão para amealhar 47 partidas (42 a titular) e quatro golos na II B entre 1996 e 1998.
Em 1998-99 representou o Famalicão, mas na temporada seguinte regressou ao emblema alvinegro para totalizar 34 jogos (30 a titular) e dois golos durante duas épocas, contribuindo para mais uma subida à II Liga em 2001.
Após a promoção ao segundo escalão transferiu-se novamente para o Esperança de Lagos na companhia de Nélson Moutinho.
 
 

1. Humberto (120 jogos)

Humberto
O melhor marcador de sempre do Portimonense na II Divisão B, com 38 golos.
Avançado internacional cabo-verdiano que entrou no futebol português pela porta do Montijo em 1993-94, passou ainda por Torreense e Santa Clara antes de ingressar nos alvinegros no verão de 1997.
Com impacto imediato desde o primeiro momento, marcou dez ou mais golos por época nas três primeiras temporadas no clube, sempre em crescendo – 10 em 33 jogos (32 a titular) em 1997-98, 11 em 33 partidas (todas a titular) em 1998-99 e 12 em 29 encontros (27 a titular) em 1999-00.
Valorizado, deu o salto para o Vitória de Setúbal no verão de 2000, mas em novembro desse ano voltou a Portimão para atuar em 25 jogos (todos a titular) e apontar cinco golos, frente a Sporting B, Benfica B, União da Madeira, Casa Pia e Sesimbra, numa campanha que culminou com a promoção à II Liga.
Após a subida de divisão transferiu-se para os açorianos do Operário na companhia de Vado.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...