sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Loures na II Divisão B

Loures competiu na II Divisão B em 1990-91
Fundado a 13 de agosto de 1913 por um grupo de indivíduos muito ligados ao Sporting e que gostavam de jogar à bola no Casaréus - onde é hoje a Praça da Liberdade, junto à Câmara Municipal -, o Grupo Sportivo de Loures tem vivido o melhor período da sua história nos últimos anos.
 
Depois de ter alternado entre a antiga III Divisão e os distritais da AF Lisboa praticamente desde a década de 1960, o emblema da zona saloia participou na edição inaugural da II Divisão B, em 1990-91, não indo além de um 20.º e último lugar na Zona Sul.
 
Mais de duas décadas depois, o clube ascendeu em 2013 ao então recém-criado Campeonato Nacional de Seniores – e, entretanto, rebatizado Campeonato de Portugal – e desde então que tem competido nessa prova.
 
Em oito participações – vai para a nona em 2021-22 -, o Loures obteve a melhor classificação da sua história logo na época de estreia na competição, tendo obtido o 1.º lugar na Série G, o que lhe valeu o apuramento para a fase de promoção. Porém, nessa segunda etapa não foi além do oitavo lugar (em oito equipas).
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Loures na II Divisão B.
 
 

10. Almeida (20 jogos)

Lateral esquerdo com formação dividida entre Oriental e SC Sanjoanense, passou pelos seniores de Alhandra e Odivelas antes de ingressar no Loures no verão de 1990.
Na única temporada que passou no clube disputou 20 jogos (14 a titular) na II Divisão B, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão regressou ao Odivelas na companhia de Orlando, Nina e João.
 
 

9. Admilson (23 jogos)

Avançado brasileiro que surgiu no Loures em 1989-90, contribuiu nessa temporada para o 6.º lugar na Série E da III Divisão que garantiu o apuramento para a edição inaugural da II Divisão B.
Na temporada que se seguiu participou em 23 encontros (14 a titular) na II B e marcou dois golos, ambos diante da União de Santiago, insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão permaneceu mais dois anos no clube, não conseguindo impedir a queda aos distritais da AF Lisboa antes de rumar ao Mafra no verão de 1993.
 
 

8. Tony (23 jogos)

Disputou o mesmo número de jogos de Admilson, mas amealhou mais 582 minutos em campo – 1865 contra 1283.
Defesa lateral que passou pelas camadas jovens de Estrela da Amadora e Belenenses, passou por clubes como Oriental e Futebol Benfica antes de reforçar o Loures no verão de 1990.
Na primeira época no clube participou em 23 encontros (22 a titular) no campeonato da II Divisão B – Zona Sul, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão permaneceu mais dois anos no clube, não conseguindo impedir a queda aos distritais da AF Lisboa antes de rumar ao Malveira no verão de 1993 na companhia de Chipenda e Alexandre.
 
 

7. Gamboa (25 jogos)

Gamboa
Defesa central que jogou ao lado de Venâncio, Morato, Litos e Futre na formação do Sporting, passou por clubes como Sacavenense e Futebol Benfica antes de ingressar no Loures no verão de 1990.
Na primeira temporada ao serviço dos lourenses atuou em 25 partidas (todas a titular) na II Divisão B, mas mostrou-se impotente para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção continuou mais um ano no clube, rumando depois ao Malveira.
 
 

6. Carlos Alberto (28 jogos)

Carlos Alberto
Guarda-redes internacional sub-18 português que concluiu a sua formação no Benfica, passou por clubes como Atlético e Futebol Benfica antes de reforçar o Loures no verão de 1990.
Na primeira época no Campo José da Silva Faria participou em 28 jogos e sofreu 40 golos na II Divisão B, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão permaneceu mais dois anos no clube, não conseguindo impedir a queda aos distritais da AF Lisboa antes de rumar ao Vianense no verão de 1993 na companhia de Marquinhos.
 
 

5. Carlos Pinto (31 jogos)

Carlos Pinto
Médio que concluiu a sua formação no Loures, transitou para a equipa principal em 1988-89, época que culminou na subida à III Divisão Nacional.
Na temporada que se seguiu ajudou o emblema da zona saloia a apurar-se para a edição inaugural da II Divisão B, patamar em que disputou 31 jogos (27 a titular) em 1990-91, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Sacavenense na companhia de Gonzaga.
Seguiram-se passagens por Malveira, Casa Pia, Vilafranquense, Mafra e Venda do Pinheiro antes de duas últimas passagens pelos lourenses em 2001-02 e 2003-04 para competir na III Divisão.
 
 

4. Carlos Oliveira (31 jogos)

Disputou o mesmo número de jogos de Carlos Pinto, mas amealhou mais 232 minutos em campo – 2581 contra 2349.
Atacante que concluiu a sua formação e iniciou o seu trajeto no futebol sénior ao serviço do Odivelas, transferiu-se para o Loures na companhia de Almeida no verão de 1990.
Nessa sua primeira passagem pelo clube, de apenas uma temporada, participou em 31 encontros (27 a titular) e apontou dez golos, registo que fez dele o melhor marcador da equipa. Montijo (dois), Juventude Évora, Santa Clara, Silves, União de Santiago, Sintrense, Lusitano Évora e Oriental (dois) foram as vítimas de Carlos Oliveira, que ainda assim se mostrou impotente para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão mudou-se para o vizinho Sacavenense, mas haveria de regressar ao Campo José da Silva Faria em 1995-96 para competir na III Divisão, depois de passagens pelo Fafe e novamente pelo Odivelas.
 
 

3. Sequeira (34 jogos)

Sequeira
Médio defensivo que passou pelas camadas jovens do Belenenses, passou pela formação do Vitória Lisboa e foi de lá que saiu para o Loures na transição para sénior, em 1990-91.
Apesar da juventude, teve impacto imediato na equipa, assumindo-se logo como um titular indiscutível, tendo disputado 34 jogos (todos no onze inicial) e apontado dois golos, diante de Amora e Campomaiorense, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Olivais e Moscavide.
 
 

2. Orlando (37 jogos)

Orlando
Médio que jogou nos juniores do Sporting ao lado de Rui Correia, Fernando Mendes e Lima, passou por Usseira, Olivais e Moscavide e Futebol Benfica antes de ingressar no Loures no verão de 1990.
Nessa primeira passagem pelo Campo José da Silva Faria participou em 37 encontros (todos a titular) no campeonato da II Divisão B e apontou sete golos, diante de Quarteirense, Sintrense (dois), Montijo, Olivais e Moscavide, Lusitano Évora e Oriental, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para o Odivelas na companhia de Almeida, Nina e João, mas haveria de voltar aos lourenses em 1992-93 e 1996-97 para competir na III Divisão.
 
 

1. Camilo (37 jogos)

Disputou o mesmo número de jogos de Orlando, mas amealhou mais 91 minutos em campo – 3236 contra 3145.
Defesa central que concluiu a formação no Loures, transitou para a equipa principal em 1982, numa altura em que os lourenses militavam nos campeonatos distritais da AF Lisboa.
Após uma passagem de três anos pelo Fanhões, entre 1986 e 1989, Camilo regressou ao Campo José da Silva Faria para ajudar o emblema da zona saloia a apurar-se para edição inaugural da II Divisão B, na qual atuou em 37 encontros (todos a titular) mas não conseguiu evitar a despromoção.
Consumada a descida de divisão, permaneceu mais um ano no clube, tendo depois voltado ao Fanhões.







 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...