segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Os 10 jogadores da região Oeste mais valiosos da atualidade

Lista dos 11 jogadores do Oeste mais valiosos avaliada em €8,8 milhões
A região do Oeste português compreende 12 concelhos, cerca superior a 2 mil km² de área e mais de 350 mil pessoas da parte norte do distrito de Lisboa e da parte sul do de Leiria.

Ao futebol, esta região tem dado futebolistas internacionais como os antigos guarda-redes José Pereira e Nélson e o antigo médio Emílio Peixe, galardoado com a Bola de Ouro do Campeonato do Mundo de sub-20 de 1991.


Em termos de clubes, o Oeste esteve representado na I Divisão por Torreense (seis presenças, entre 1955-66 e 1958-59 e em 1964-65 e 1991-92), Caldas (quatro, entre 1955-56 e 1958-59) e Ginásio de Alcobaça (uma, em 1982-83). Curiosamente, representam os três concelhos mais populosos da região: Torres Vedras (cerca de 80 mil), Alcobaça (57 mil) e Caldas da Rainha (52 mil).

Vale a pena conhecer a lista dos 11 jogadores naturais do Oeste mais valiosos da atualidade, segundo o portal transfermarkt. No total, estão avaliados em 8,8 milhões de euros.


Menção honrosa: Tiago Esgaio

Tiago Esgaio
Tiago Esgaio (ainda) está avaliado em apenas 100 mil euros, mas estima-se que esse valor possa aumenta exponencialmente nos próximos meses, uma vez está à beira de completar 25 anos e estreou-se recentemente na I Liga, sendo neste momento titular indiscutível no Belenenses SAD.
Natural da Nazaré, o irmão mais novo de Ricardo Esgaio começou a jogar futebol no Nazarenos, tendo saltado para a União de Leiria quando era iniciado. Ainda júnior rumou ao Rio Ave, mas foi perto de casa, no Caldas, que se lançou no futebol sénior em 2014-15.
Após duas épocas na equipa de Caldas da Rainha, transferiu-se para o Torreense, tendo efetuado duas temporadas de bom nível em Torres Vedras antes de rumar ao Belenenses SAD no verão de 2018. Depois de ter estado cedido ao Torreense durante o primeiro ano de contrato, está a afirmar-se em 2019-20 na equipa principal como lateral direito, depois de ter feito quase todo o seu trajeto como médio.


Inácio Miguel

11. Inácio Miguel (250 mil euros)

Nascido em Torres Vedras, Inácio Miguel deu os primeiros passos no futebol no Ericeirense. Com idade de iniciado mudou-se para o vizinho Mafra e em júnior rumou ao Gil Vicente, clube em que concluiu a formação.
Quando subiu a sénior, foi jogar para o Vila Real e depois para o Felgueiras, do Campeonato de Portugal. As boas campanhas captaram o interesse do Sp. Braga, que o contratou, mas o central/médio defensivo apenas jogou pela equipa B durante as três épocas que passou no Minho.
No último verão vinculou-se ao Universitatea Cluj, da II liga romena, mas rescindiu nos últimos dias, numa fase em que tem 24 anos.


10. André Perre (250 mil euros)

André Perre
Natural da Benedita, no concelho de Alcobaça, começou a jogar nas escolinhas do clube local, o Beneditense. Meia dúzia de anos depois mudou-se para a União de Leiria, na transição de juvenil para júnior, mas no segundo ano de júnior rumou ao Rio Maior, clube pelo qual haveria de se estrear no futebol sénior, na extinta III Divisão.
Um ano depois mudou-se para o Peniche, onde permaneceu por três épocas, sempre na III Divisão. Nas temporada seguintes representou Torreense, Fátima e União de Leiria, tendo permanecido na durante três anos na cidade do Lis. De lá saltou para o Famalicão, na II Liga, mas em 2017-18 foi cedido ao Merelinense e em 2018-19 voltou a Torres Vedras a título definitivo.
Desde o último verão que este médio de 30 anos está vinculado ao Marinhense, também do Campeonato de Portugal.


9. Traquina (250 mil euros)

Traquina
Natural de Alcobaça, começou a jogar no Ginásio local, tendo dado o salto para o Benfica em iniciado. Porém, voltou à casa-mãe e depois continuou a sua formação na Académica. Foi ainda como júnior da Briosa que se tornou internacional-sub-19.
Quando subiu a sénior foi emprestado ao Tourizense e depois ao Estoril, mas não convenceu os responsáveis dos estudantes a integrá-lo no plantel principal e perseguiu a carreira no terceiro escalão, ao serviço de Pampilhosa, Sertanense (por duas vezes), Fafe e Naval.
Em 2014-15 estreou-se na II Liga pela mão do Sp. Covilhã, tendo dado o salto para o primeiro escalão na época seguinte, no Belenenses. No entanto, foi pouco utilizado durante a primeira metade da temporada e depois voltou à Covilhã por empréstimo dos azuis do Restelo.
No verão de 2016 voltou à Académica, na II Liga, e desde então que este extremo, agora de 31 anos, está vinculado ao emblema de Coimbra.


8. Diogo Clemente (275 mil euros)

Diogo Clemente
Natural de Olho Marinho, no concelho de Óbidos, Diogo Clemente começou a jogar futebol bem perto de casa, no Amigos Olho Marinho. Aos nove anos mudou-se para o Caldas, onde fez quase toda a formação.
No último ano de júnior rumou ao Torreense e nessa mesma época estreou-se pela equipa principal, mas na temporada seguinte voltou ao Caldas e lá ficou durante quatro anos.
A campanha dos pelicanos até às meias-finais da Taça de Portugal em 2017-18 valorizou-o e catapultou-o para a UD Oliveirense, da II Liga. Aos 24 anos, este lateral esquerdo/médio de baixa estatura (1,68 m) está na segunda época em Oliveira de Azeméis, à procura da afirmação nas ligas profissionais.


7. Daniel Martins (325 mil euros)

Daniel Martins
Mais um lateral esquerdo a militar na II Liga, este natural de Torres Vedras. Daniel Martins até começou a jogar futebol no Odivelas, mas com dez anos mudou-se para o Torreense.
Ainda com idade de iniciado rumou ao Benfica, onde concluiu a formação, tendo chegado a competir pela equipa B em 2012-13. Enquanto jogou de águia ao peito tornou-se internacional pelas seleções jovens, tendo somado 46 internacionalizações entre os sub-16 e os sub-21 e marcado presença nos Europeus de sub-17 em 2010 e de sub-19 em 2012.
Em janeiro de 2013 transferiu-se para o Belenenses, mas jogou pouco pelos azuis do Restelo, tendo estado emprestado ao Beira-Mar em 2013-14 e aos romenos do Universitatea Cluj na época seguinte.
No verão de 2015 saiu para o Penafiel, clube que representou durante quatro temporadas, sempre na II Liga. No início desta época vinculou-se ao Sp. Covilhã, onde procura afirmar-se, aos 26 anos.


6. Lupeta (450 mil euros)

Lupeta
Sobrinho do antigo médio vimaranense Basaúla e primo do antigo avançado internacional português Makukula, tem ascendência congolesa, mas nasceu na Lourinhã a 24 de março de 1993. Como seria de esperar, começou a jogar futebol no Lourinhanense, tendo dado o salto para o FC Porto na transição de infantil para iniciado.
De dragão ao peito fez o resto da sua formação – e conquistou títulos em todos os escalões -, com exceção do primeiro ano de juvenil, passado no Padroense. Quando ascendeu a sénior emigrou para a Hungria, para representar o Videoton, tendo vencido uma Supertaça húngara. Após dois anos no estrangeiro, regressou a Portugal pela porta do Vitória de Setúbal, clube pelo qual se estreou na I Liga.
No Bonfim não teve a utilização que se esperava e voltou a aventurar-se no estrangeiro. Primeiro na África do Sul, para representar o Bidvest Wits e o Ajax Cape Town, e depois na Eslovénia, para vestir as cores do Celje e do Olimpija Ljubljana. É na capital eslovena que este possante avançado internacional sub-18 vai evoluindo, tendo vencido uma Taça da Eslovénia em 2018-19.


5. Marco Baixinho (600 mil euros)

Marco Baixinho
O apelido é Baixinho, mas tem 1,87 m e é defesa central. Nasceu em Arruda dos Vinhos mas começou a jogar futebol no Sporting, tendo feito a maior parte da formação de leão ao peito, ao lado dos internacionais português André Santos e Adrien Silva.
Em juvenil trocou Alvalade pela Luz, mas dividiu os anos de juniores por Alverca e Oeiras. Ainda assim, a primeira época de sénior foi passada no Carregado e culminou com a promoção à II Liga. No emblema do concelho de Alenquer jogou mais duas temporadas, tendo acompanhado a equipa no segundo escalão e no regresso à II Divisão B.
Em 2011-12 transferiu-se para o Mafra, tendo integrado a equipa que subiu à II Liga em 2015. No entanto, Marco Baixinho deu o salto para o Paços de Ferreira nesse mesmo verão e desde então que está ligado ao clube da Capital do Móvel, pelo qual já tem mais de 120 jogos disputados e o título de campeão da II Liga.


4. Dénis Duarte (800 mil euros)

Dénis Duarte
Continuando com os defesas centrais, mas voltando ao concelho da Lourinhã, mais precisamente à localidade de Marteleira, Dénis Duarte deu os primeiros passos no futebol no Lourinhanense, tendo rumado ao vizinho Torreense enquanto juvenil.
No emblema de Torres Vedras concluiu a formação e estreou-se no futebol sénior, tendo feito a estreia na equipa principal quando ainda era júnior, na antiga II Divisão B. Após época e meia a jogar com grande regularidade, deu o salto para o Vitória de Guimarães em janeiro de 2015.
Nos vimaranenses jogou sobretudo na equipa B (131 encontros), tendo apenas participado em quatro partidas do plantel principal, todos em 2017-18, e marcado um golo ao Vasco da Gama da Vidigueira numa eliminatória da Taça de Portugal.
No final dessa época rumou à Bielorrússia para representar o Dínamo Brest, conseguindo ajudar o clube a conquistar o primeiro campeonato da sua história em 2009, destronando o BATE Borisov, que se tinha sagrado campeão nas 13 temporadas anteriores.


3. Miguel Vítor (800 mil euros)

Miguel Vítor
Mais um central, este natural de Torres Vedras, mais precisamente de Ponte do Rol. Como tantos outros, deu os primeiros toques na bola ao serviço do clube da terra, o Torreense, mas deu o salto para o Benfica na transição de benjamim – ou escolinha, como se dizia antes - para infantil.
No clube da Luz fez toda a formação e a estreia no futebol sénior, ainda com idade de júnior, em 2007-08, pela mão do espanhol José Antonio Camacho. Na segunda metade dessa época esteve emprestado ao Desp. Aves e na temporada seguinte somou 23 jogos de águia ao peito, um máximo pessoal durante a ligação aos encarnados.
Porém, a chegada de Jorge Jesus, a consequente fixação de David Luiz no eixo defensivo e as contratações de Jardel e sobretudo Garay retiraram-lhe espaço, numa altura em que Luisão atravessava uma grande fase na carreira. Em 2010-11 esteve cedido ao Leicester e duas épocas depois praticamente só jogou pela equipa B.
No verão de 2013, já com um campeonato e duas Taças da Liga no currículo, este defesa 33 vezes internacional pelas seleções jovens mudou definitivamente de ares, para os gregos do PAOK, pelos quais jogou ao longo de três anos. Desde o arranque da época 2016-17 que atua pelos israelitas do Hapoel Beer Sheva, pelos quais já conquistou dois campeonatos e uma Supertaça. Tem 30 anos.


2. André Santos (800 mil euros)

André Santos
André Santos é natural da localidade de Sobreiro Curvo, na freguesia de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras. Porém, foi nas escolinhas do vizinho Lourinhanense que começou a jogar futebol, tendo dado o salto para o Sporting na transição para infantil, numa altura em que os dois clubes tinham grande proximidade.
Esteve ligado aos leões durante 13 anos, tendo conquistado os campeonatos nacionais de iniciados, juvenis e juniores. Só falhou mesmo vencer a I Liga, o que até nunca esteve perto de acontecer. Quando ascendeu a sénior, começou por ser emprestado a Fátima e União de Leiria, tendo feito a estreia no primeiro escalão do futebol português ao serviço dos leirienses.
Na primeira temporada no plantel principal do Sporting, em 2010-11, foi titular indiscutível, o que lhe valeu duas internacionalizações pela seleção principal, no culminar de um percurso de 33 jogos pelas equipas das quinas mais jovens.
No entanto, perdeu algum espaço na época seguinte e em 2012-13 acabou mesmo por ser emprestado aos espanhóis do Deportivo da Corunha, pelos quais jogou no campeonato espanhol. No verão de 2013 desvinculou-se dos verde e brancos e assinou pelo Vitória de Guimarães, mas no final dessa temporada emigrou para a Turquia, com o Balikesirspor como destino. Após ter descido de divisão, rumou ao Metz, tendo conseguido a promoção à I Liga francesa.
Em 2016-17 regressou a Portugal pela porta do Arouca, mas a equipa foi despromovida à II Liga e o médio chegou mesmo a jogar no segundo escalão pelos beirões, seis anos depois de ter jogado ao lado de Cristiano Ronaldo na seleção AA. Em janeiro de 2018 voltou a emigrar, para os romenos do Universitatea Craiova, mas no verão regressou ao nosso país para representar o Belenenses SAD, equipa que representa numa fase em que tem 30 anos.


1. Ricardo Esgaio (4 milhões de euros)

Ricardo Esgaio
Nascido na Nazaré, deu os primeiros toques na bola no Nazarenos, tendo dado o salto para o Sporting em infantil e ficado ligado clube de Alvalade durante 12 anos. Nesse período conquistou uma Taça de Portugal, um título nacional de iniciados e outro de juniores, tendo percorrido as camadas jovens leoninas ao lado de jogadores como João Mário, Bruma, Carlos Mané, Tiago Ilori, Edgar Ié e João Carlos Teixeira.
No entanto, nunca conseguiu afirmar-se na equipa principal. Na melhor temporada, em 2015-16, não foi além de 14 jogos. E na segunda metade da época anterior esteve emprestado à Académica.
Desde o verão de 2017 que está vinculado ao Sp. Braga, tendo rumado ao Minho no âmbito da transferência de Rodrigo Battaglia para o Sporting. E é ao serviço do emblema bracarense que este lateral/extremo vai evoluindo, aos 26 anos.
Internacional por 96 vezes (!) pelas seleções jovens nacionais, desde os sub-16 aos olímpicos, esteve nos Europeus de sub-17 em 2010, de sub-19 em 2012 e de sub-21 em 2015, no Mundial sub-20 em 2013 e nos Jogos Olímpicos 2016, mas ainda aguarda a estreia na principal equipa das quinas.














Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...