quarta-feira, 6 de maio de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Vizela na II Liga

Os jogadores que mais vezes vestiram a camisola do Vizela na II Liga
Indicado pela Federação Portuguesa de Futebol como um dos dois clubes para ascender à II Liga, o Futebol Clube de Vizela vai regressar a um patamar competitivo em que competiu por cinco vezes na sua história. Por ser um dos dois líderes das quatros séries do Campeonato de Portugal com mais pontos, o emblema minhoto vê premiado o desempenho não só desta temporada como das duas anteriores, em que concluiu a Série A no primeiro lugar.


Já após ter estado ao patamar maior do futebol português em 1984-85, tendo descido imediatamente à II Divisão, os vizelenses subiram pela primeira vez à II Liga em 2005, tendo permanecido no segundo escalão por quatro temporadas. Em 2007-08 esteve mesmo perto de ascender à I Liga, mas ficou a um ponto do Rio Ave, que terminou o campeonato em zona de promoção.

Em 2008-09 o Vizela concluiu a temporada em 10.º lugar, a meio da tabela, mas a Liga Portuguesa de Futebol Profissional decretou a descida à II Divisão B, devido a um processo de corrupção num jogo realizado em 2002-03.

Em 2016 a formação da AF Braga voltou a subir à II Liga, mas desceu logo no ano seguinte.

Agora que está garantida a sexta participação do Vizela na II Liga, vale a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo clube no segundo escalão.


10. Williams (53 jogos)

Williams
Lateral/Extremo esquerdo brasileiro, chegou ao Vizela no verão de 2007, já depois de ter alcançado alguma experiência na I Liga ao serviço de Gil Vicente e Paços de Ferreira.
Logo na época de estreia assumiu o estatuto de titular, tendo disputado 26 jogos (24 a titular) e apontado três golos, a Estoril e Varzim (dois), ajudando os minhotos a obter o 3.º lugar no campeonato, a poucos pontos de Trofense e Rio Ave, que conseguiram subir de divisão.
A temporada seguinte foi menos conseguida para a equipa e para Williams, que disputou 28 encontros (20 a titular) e faturou por uma vez, diante do Varzim. Porém, apesar do 10.º lugar obtido em campo, a justiça desportiva despromoveu o Vizela à II Divisão B no âmbito do caso Apito Dourado.
Depois Williams prosseguiu a carreira em Portugal, com exceção da temporada 2010-11, passada nos romenos do Brasov. Atualmente joga no Ponte da Barca, nos distritais da AF Viana do Castelo.


9. Pedro Caravana (53 jogos)

Pedro Caravana
Disputou 53 jogos tal como Williams, mas esteve em campo mais 230 minutos – 3873 contra 3643. Extremo formado no Gil Vicente, chegou a jogar pelos gilistas na I Liga, mas depois passou por Bragança, Penafiel e Lousada até chegar a Vizela no verão de 2004.
Na época de estreia foi muito importante para a promoção à II Liga, sob a orientação de Carlos Garcia, e manteve a influência na equipa durante mais dois anos no segundo escalão, ajudando a assegurar a permanência. Em 2005-06 disputou em 26 jogos (21 a titular) e marcou três golos, a Moreirense, Gondomar e Maia. Na temporada seguinte participou em 27 encontros (23 a titular) e faturou por duas vezes, a Portimonense e Estoril.


8. Riça (54 jogos)

Riça
Quando chegou a Vizela no verão de 2007, este guarda-redes tinha acabado de deixar o clube de toda uma vida, o Desp. Chaves – a exceção foi na primeira metade da época 1998-99, quando representou os espanhóis do Ourense durante alguns meses.
Logo na primeira temporada destronou Baptista, o dono da baliza em 2006-07, tendo sido ao longo das 30 jornadas e sofrido 21 golos, o que ajudou a fazer da defesa vizelense a menos batida do campeonato, a par do Trofense.
Na época seguinte não foi sempre titular, porque Murta atirou-o para o banco nos seis últimos jogos após um lance em que foi mal batido num encontro frente ao Santa Clara, tendo assim participado em 24 encontros e sofrido 28 golos. Porém, viveu um momento inesperado na visita ao Sp. Covilhã, ao ver um pontapé livre indireto da sua autoria resultar em golo, embora com a contribuição do guardião adversário, Igor Araújo, que ainda tocou na bola antes desta entrar – sem esse toque, o golo seria ilegal.
Após essa temporada, que culminou na despromoção do Vizela por via administrativa, prosseguiu a carreira na II Liga com as camisolas de Trofense, Belenenses e Penafiel.


7. Serjão (57 jogos)

Serjão
Possante ponta de lança brasileiro, chegou a Vizela por empréstimo da Académica no verão de 2006 depois de ter acumulado experiência na I e na II Liga portuguesa com as camisolas de Portimonense e da briosa.
Na primeira época foi quase titular, tendo participado nas 30 jornadas (24 a titular) e apontado seis golos, ajudando os minhotos a assegurar a permanência a várias jornadas do fim.  
Na segunda época perdeu espaço para Nuno Sousa e Rincón, não indo além de 10 jogos a titular (num total de 27) e de um solitário golo, na vitória sobre o Freamunde na antepenúltima ronda.
Após dois anos de azul e branco despediu-se de Portugal e rumou ao futebol cipriota.



6. Guerra (70 jogos)

Guerra
Médio de características defensivas, trocou o Leixões pelo Vizela no verão de 2006 e ficou no emblema minhoto até 2011.
Maioritariamente nas cinco épocas no clube, foi importante para assegurar a permanência em 2006-07, ao disputar 25 jogos (23 a titular). Na temporada seguinte foi uma pedra basilar para a obtenção do 3.º lugar, ao participar em 28 encontros (27 a titular). Em 2008-09 foi menos utilizado, tendo competido em 17 partidas (14 a titular).
Após a despromoção administrativa continuou ao serviço dos vizelenses na II Divisão B por mais dois anos, transferindo-se depois para o Boavista.


5. Quim Berto (74 jogos)

Quim Berto
Quando chegou a Vizela no verão de 2006, Quim Berto era já um jogador veterano, à beira de completar 35 anos, e com carreira feita em clubes como Vitória de Guimarães, Sporting e Varzim. Em 2001 chegou a assinar pelo Benfica, mas foi imediatamente cedido aos varzinistas.
No emblema minhoto rapidamente assumiu a titularidade. Na primeira época ainda sentiu dificuldades, tendo disputado apenas 19 jogos (17 a titular) no campeonato, mas nas três que se seguiram no clube foi titular indiscutível no lado direito da defesa. Em 2007-08, temporada em que os vizelenses estiveram à porta de subir à I Liga, foi totalista, cumprindo os 2700 minutos da II Liga e marcado três golos, frente a Trofense, Feirense e Olhanense.
Na temporada seguinte cumpriu 25 encontros e apontou três golos na II Liga, a Gil Vicente, Estoril e Desp. Aves, e após a descida de divisão por via administrativa continuou no clube por mais uma temporada, na II Divisão B, pendurando as botas em 2010, aos 38 anos.
Em 2011-12 iniciou a carreira de treinador precisamente no Vizela.



4. Rodrigo (75 jogos)

Rodrigo
Central de elevada estatura (1,88 m), entrou em Portugal em 2000 pela porta do Sp. Pombal, tendo representado ainda Barreirense e Portimonense antes de chegar a Vizela na época de estreia do clube na II Liga, em 2005-06.
Na primeira época de azul e branco sentiu algumas dificuldades em impor-se como titular, tendo disputado apenas 18 jogos (16 a titular), mas nas duas temporadas seguintes afirmou-se definitivamente. Em 2006-07 participou em 26 encontros e marcou dois golos, a Penafiel e Santa Clara. E em 2007-08 foi um dos esteios da equipa que esteve à beira de subir à I Liga, tendo jogado nas 30 jornadas do campeonato e marcado um golo, numa goleada ao Beira-Mar logo na ronda inaugural.
Após essa época, tal como Serjão, rumou aos cipriotas do DOXA.



3. Machado (85 jogos)

Machado
Ao contrário dos nomes anteriores, Machado fez parte da equipa que em 2005 ascendeu à II Liga, tendo permanecido no emblema minhoto até 2009, quando os vizelenses foram despromovidos à II Divisão por causa de um processo de corrupção.
Proveniente do Lousada em 2003, foi maioritariamente titular no lado esquerdo da defesa do Vizela, quase sempre às ordens de Carlos Garcia. Só Nuno Amaro o destronou em 2008-09.
Em 85 jogos no segundo escalão, foi titular em 84, tendo ajudado os azuis e brancos a conseguirem a permanência em 2005-06 e 2006-07 e a obterem um honroso 3.º lugar em 2007-08.
Após a descida de divisão por via administrativa, continuou na II Liga com a camisola do Sp. Covilhã.


2. Hélder Sousa (113 jogos)

Hélder Sousa
Médio de características ofensivas, representou 13 clubes na carreira e um deles foi o Vizela, onde viveu uma das melhores fases do seu trajeto profissional. Após uma escalada desde as divisões mais baixas da AF Porto, onde representou Imperial Sobreirense e Padroense, até à I Liga, patamar em que vestiu a camisola do Sp. Braga, chegou ao emblema minhoto em 2005-06, época que marcou a estreia do clube na II Liga.
Em quatro temporadas nos vizelenses, disputou 113 partidas (104 a titular) e marcou nove golos. Nos dois primeiros anos foi importante para assegurar a permanência no segundo escalão e em 2007-08 foi um dos esteios da equipa que alcançou o 3.º lugar no campeonato, tendo faturado por seis vezes. Despediu-se do clube em 2009, após a descida de divisão por via administrativa.
Depois prosseguiu a carreira no Trofense, clube pelo qual teve cinco passagens durante a carreira, e no campeonato do Chipre. Ao serviço do APOEL, foi campeão e disputou a Liga dos Campeões, tendo inclusivamente defrontado o Real Madrid.
Hoje, aos 42 anos, ainda joga no Campeonato de Portugal ao serviço do Trofense.


1. Cláudio (117 jogos)

Cláudio
Antes de se notabilizar na I Liga com a camisola do Gil Vicente, Cláudio destacou-se primeiro ao serviço do Vizela, clube que representou entre 2003 e 2010, já depois de ter representado Ovarense, Canelas e Lousada.
Esteve na subida à II Liga em 2005 e permaneceu no clube durante as quatro temporadas que se seguiram no segundo escalão, tendo disputado 113 jogos e marcado seis golos nesse período. Sempre titular indiscutível, foi totalista do campeonato em 2005-06. Nas épocas seguintes não conseguiu repetir a façanha, mas apenas por motivos de lesão ou castigo, assumindo um papel preponderante na obtenção do 3.º lugar em 2007-08.
Após a despromoção por via administrativa em 2009, continuou nos vizelenses por mais meia época, antes de regressar à II Liga para representar o Trofense e depois o Gil Vicente, clube que o levou ao patamar maior do futebol português aos 34 anos.
Em 2014-15 regressou ao Vizela para competir no Campeonato de Portugal, já depois de ter passado pelo Académico Viseu. A meio dessa temporada voltou ao Trofense e na época seguinte ajudou o emblema minhoto a subir à II Liga. “Sou o único jogador que subiu duas vezes, só por isso já estou na história do clube. É uma subida especial porque, embora tenha passado por boas equipas, quando se representa um emblema tanto tempo começa-se a viver o clube”, disse ao Maisfutebol.
Em 2016-17 despediu-se dos relvados ao serviço dos azuis e brancos no segundo escalão, tendo disputado quatro jogos (três a titular) à beira de completar 40 anos. Feitas as contas, foi o único jogador que esteve em todas as cinco participações anteriores dos vizelenses na II Liga.
Após pendurar as botas continuou no clube numa função ligada a marketing, publicidade e contacto com os adeptos, mas abandonou o cargo em maio de 2018.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...