terça-feira, 6 de outubro de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Messinense na II Divisão B

Messinense competiu na II Divisão B em 2006-07 e 2007-08
Fundada a 6 de outubro de 1975, a União Desportiva Messinense viveu o período de maior fulgor da sua história já no século XXI, quando se sagrou por duas vezes campeã distrital da AF Algarve (2001-02 e 2009-10) e participou nos campeonatos nacionais durante nove temporadas.

Depois de uma longa travessia no futebol regional, a formação da vila e freguesia de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, competiu na II Divisão B entre 2006 e 2008, após quatro anos a ganhar balanço na III Divisão. No terceiro escalão, os algarvios alcançaram um 8.º lugar em 2006-07 e um 12.º na época seguinte, em que acabaram despromovidos.


Apesar do bom arranque no século XXI, a popular UDM caiu nos distritais em 2009 e uma segunda vez em 2012, sendo que até chegou a desativar o futebol sénior. Atualmente milita na II Divisão da AF Algarve, para onde foi relegada em 2019.

Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Messinense na II Divisão B.


10. Fernando Guimarães (27 jogos)

Fernando Guimarães
Defesa central/médio defensivo de elevada estatura (1,87 m) formado no Imortal e com experiência de II Divisão B adquirida ao serviço da formação de Albufeira e dos açorianos do Operário, reforçou o Messinense no verão de 2007.
Na formação de São Bartolomeu de Messines atuou em 27 partidas (20 a titular) e marcou um golo ao Madalena, não evitando a despromoção. Como consolação participação no encontrou da Taça de Portugal em que os algarvios forçaram o Gil Vicente, então na II Liga, a ir a prolongamento.
Após um ano no Messinense chegou a estar com um pé no Farense, mas acabou por rumar ao Beira-Mar Monte Gordo.


9. Miguel Boto (30 jogos)

Miguel Boto
Médio ofensivo/avançado natural da localidade de Ferragudo, concelho de Lagoa, foi formado e estreou-se no futebol sénior com a camisola do Lagoa. Depois passou por Silves e Imortal e jogou na II Liga ao serviço do Portimonense antes de reforçar o Messinense no verão de 2007.
Recrutado pelo treinador Luís Coelho, que já o tinha orientado no Silves, Miguel Boto disputou 30 partidas (21 a titular) e marcou um golo ao Lusitânia pela formação de São Bartolomeu de Messines na II Divisão B.
Após a despromoção regressou ao Lagoa, na altura também a militar na II B.


8. Cris Baiano (32 jogos)

Cris Baiano
Atacante brasileiro radicado em Portugal desde 2001, quando veio jogar para o Seixal, passou por Barreirense, União Micaelense, Juventude de Évora e Beira-Mar Monte Gordo nos campeonatos nacionais até reforçar o Messinense no verão de 2007.
Com impacto imediato na formação algarvia, foi o melhor marcador da equipa no campeonato com 12 golos em 32 jogos (29 a titular), ainda assim insuficientes para evitar a despromoção. Louletano (dois), Lusitânia (dois), Madalena, Lagoa, Real SC, Olivais e Moscavide, Juventude de Évora, Carregado e Pinhalnovense (dois) foram as vítimas de Cris Baiano.
Após a descida de divisão rumou ao Louletano, então a militar na III Divisão. Depois continuou a jogar no Algarve até 2015, quase sempre no Lusitano VRSA.



7. Rui Graça (42 jogos)

Rui Graça
Defesa central natural de Almancil, começou a carreira no Almancilense, tendo depois passado por Quarteirense e Lusitano VRSA até reforçar o Messinense no verão de 2004.
Na primeira época ajudou o clube a consolidar-se na III Divisão, na segunda foi promovido à II Divisão B, patamar em que competiu nos dois anos seguintes.
Em 2006-07 participou em 24 jogos (todos como titular) e marcou um golo ao Estrela de Vendas Novas na jornada inaugural, ajudando a assegurar a permanência.
Na temporada seguinte atuou em 18 partidas (17 a titular), mas não conseguiu evitar a despromoção.
Após a descida rumou ao Farense, então a militar na III Divisão.


6. Edgar Raposo (50 jogos)

Edgar Raposo
Não podia faltar um guarda-redes nesta lista. Começou a jogar futebol nas escolinhas do Sporting, mas foi no Algarve que fez praticamente toda a carreira, tendo passado pelas camadas jovens do Farense e pelos seniores de Guia, Quarteirense, Culatrense e Beira-Mar Monte Gordo antes de reforçar o Messinense a meio da época 2004-05.
Importante para o crescimento da equipa, contribuiu em 2006 para a promoção à II Divisão B, patamar em que competiu pela formação de São Bartolomeu de Messines durante dois anos.
Em 2006-07 atuou em 23 jogos e sofreu 29 golos, ajudando os algarvios a assegurar a permanência.
Na temporada seguinte participou em 27 partidas e sofreu 37 golos, não evitando a descida à III Divisão.
Após a despromoção rumou ao Campinense, a militar na III Divisão.


5. Franklim (52 jogos)

Franklim
Defesa central/médio defensivo internacional angolano, representou o Belenenses entre 1997 e 2003. Depois passou por Marco e União Micaelense antes de reforçar o Messinense no verão de 2006.
Titularíssimo, disputou 24 jogos no campeonato em 2006-07, ajudando os algarvios a assegurar a permanência.
Na temporada seguinte atuou em 28 partidas (24 a titular), mas não evitou a descida à III Divisão.
Após a despromoção não voltou a jogar futebol.


4. Pituca (56 jogos)

Pituca
Médio de baixa estatura (1,69 m) com praticamente toda a carreira feita no Algarve, começou a jogar futebol no Silves, passou pelo Imortal e chegou a jogar na II Liga ao serviço do Portimonense antes de assinar pelo Messinense em 2006-07.
Com impacto imediato na formação de São Bartolomeu de Messines, atuou em 26 jogos (todos a titular) e apontou uma mão cheia de golos em 2006-07, ajudando a assegurar a permanência. Rio Maior, Real SC (dois), Atlético e Torreense foram as vítimas de Pituca.
Na época seguinte participou em 30 encontros (28 a titular) e marcou quatro golos, diante de Lusitânia (dois), Juventude de Évora e Pinhalnovense, não evitando a descida à III Divisão.
Depois continuou a jogar nos campeonatos nacionais ao serviço de clubes algarvios como Lagoa, Louletano, Farense e Quarteirense.


3. Bruno Cordeiro (57 jogos)

Bruno Cordeiro
Defesa central natural de Loulé e formado no Louletano, passou ainda pelo Silves antes de chegar a São Bartolomeu de Messines no verão de 2006.
Na primeira época ao serviço do Messinense disputou 25 jogos (todos a titular, em 26 possíveis) e ajudou o emblema algarvio a assegurar a permanência na II Divisão B.
Na temporada seguinte foi titular em todas as 32 jornadas, mas não evitou a descida à III Divisão.
Após a despromoção continuou a jogar na II B ao serviço de Lagoa e Louletano.


2. Zé Nascimento (58 jogos)

Zé Nascimento
Médio com grande com todo um trajeto feito em clubes algarvios, esteve associado a várias subidas de divisão, como as do Almancilense à I Distrital em 1997 e à III Divisão em 1998, do Padernense à III Divisão em 2000 e à II B em 2001 e do Silves à II B em 2005.
Em São Bartolomeu de Messines não foi diferente. Depois de uma primeira passagem em 2003-04, voltou ao clube em 2005-06 para contribuir para a subida à II Divisão B, patamar em que competiu nos dois anos seguintes.
Na primeira época foi titular em todas as 26 jornadas do campeonato, ajudando a assegurar a permanência.
Na temporada que se seguiu foi utilizado nos 32 encontros da prova, mas só foi titular em 28, tendo apontado dois golos, diante de Real SC e Madalena.
Após a descida à III Divisão mudou-se para o Farense.


1. Mauro (58 jogos)

Mauro
Disputou 58 jogos tal como Zé Nascimento, mas amealhou mais 91 minutos em campo – 4677 contra 4586.
Avançado angolano de baixa estatura (1,69 m), passou pela formação de Anderlecht e Farense antes de se estrear no futebol sénior ao serviço do Almancilense em 2001-02. No verão de 2004 mudou-se para o Messinense, tendo alcançado a subida à II Divisão B dois anos depois.
Em 2006-07 participou nas 26 jornadas (23 a titular) do campeonato da II B e apontou seis golos, frente a Odivelas, Atlético, Barreirense, Eléctrico e Real SC (dois), ajudando a assegurar a permanência.
Na temporada seguinte voltou a ser utilizado na totalidade das jornadas (32, 30 das quais como titular) e marcou dois golos, diante de Lusitânia e Mafra, não evitando a descida à III Divisão.
Depois mudou-se para o Lagoa, continuando assim a jogar na II B.




























Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...