domingo, 19 de março de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Freamunde na II Liga

Dez jogadores marcantes na história do Freamunde
Fundado a 19 de março de 1933 por António Filipe, Armando Oliveira e pelo padre Castro, o Sport Clube Freamunde nasceu como Freamunde Sport Clube, numa altura em que os jovens da localidade se costumavam juntar num largo da freguesia e organizar partidas de futebol.
 
Por essa altura, o padre Castro contribuiu para o nascimento da primeira equipa, que ficaria conhecida como os Onze Vermelhos, quase todos eles eram operários fabris de uma fábrica das redondezas.
 
Na década de 1960 os capões estrearam-se nos campeonatos nacionais e desde então que passaram a ser presença assídua nas provas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, somando já 17 participações na antiga III Divisão Nacional, três na antiga II Divisão, 12 na antiga II Divisão B, 12 na II Liga e duas no Campeonato de Portugal. Porém, presentemente compete na Pro-Nacional da Associação de Futebol do Porto.
 
Relativamente à II Liga, os nortenhos têm como melhor classificação o 5.º lugar obtido em 2015-16, tendo inclusivamente entrado na última jornada ainda com possibilidades matemáticas de subir à I Liga.
 
Paralelamente, o Freamunde venceu a edição inaugural do Campeonato de Portugal em 2013-14 e sagrou-se campeão nacional da II Divisão B em 2006-07, tendo ainda vencido a sua série da II B em 1998-99.
 
Em termos de Taça de Portugal, a melhor participação remonta a 1997-98, quando o conjunto do concelho de Paços de Ferreira atingiu os quartos de final, tendo sido eliminado pelo FC Porto.
 
Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Freamunde na II Liga.
 
 

10. Tarcísio (96 jogos)

Tarcísio
Médio brasileiro, entrou no futebol português precisamente pela porta do Freamunde no verão de 2008, proveniente do São Cristóvão.
Em quatro temporadas nos capões amealhou 96 encontros (88 a titular) e quatro golos na II Liga, contribuindo para a obtenção do honroso 6.º lugar, na altura a melhor classificação de sempre do clube na competição, em 2008-09.
No verão de 2012 transferiu-se para o Sp. Covilhã.
 
 
 

9. Raviola (106 jogos)

Raviola
Lateral/extremo direito natural de Guimarães, formou-se no Vitória local e quando transitou para o futebol sénior mudou-se para a equipa B do FC Porto, tendo estado emprestado ao Joane antes de ingressar no Freamunde no verão de 2006.
Na primeira época nos capões sagrou-se campeão nacional da II Divisão B e nas quatro que se seguiram totalizou 106 partidas (91 a titular) na II Liga, ajudando o conjunto do concelho de Paços de Ferreira a alcançar um honroso 6.º lugar, na altura a melhor classificação de sempre do clube na competição, em 2008-09.
No verão de 2011 mudou-se para o Desp. Chaves.
 
 


8. Marco Rocha (112 jogos)

Marco Rocha
Guarda-redes formado no Boavista e internacional sub-17 português, representou os seniores de Trofense e Feirense antes de ingressar no Freamunde no verão de 2014.
Em três temporadas nos capões amealhou 112 partidas e 95 golos sofridos na II Liga. Em 2015-16 ajudou a equipa a ter a defesa menos batida dessa edição da prova (36 golos em 46 jornadas) – algo que já tinha acontecido na época anterior (32 golos em 46 jogos) – e sobretudo a alcançar a melhor classificação de sempre na competição, o 5.º lugar. Porém, em 2016-17 mostrou-se impotente para evitar a despromoção ao Campeonato de Portugal.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Santa Clara.
 
 
 
 

7. Brandão (114 jogos)

Brandão
Médio natural de Freamunde e formado no clube da terra, transitou para a equipa principal em 2000-01, quando ainda tinha idade de júnior, tendo nessa época jogado um minuto na II Liga, numa partida no terreno do Santa Clara, numa campanha que culminou na despromoção dos capões à II Divisão B.
Brandão acabou por permanecer no emblema do concelho de Paços de Ferreira até 2013, tendo apenas estado uma temporada fora, ao serviço do Vianense, em 2003-04, curiosamente numa altura em que o seu primo Hugo integrava o plantel principal do Freamunde.
Em 2006-07 sagrou-se campeão nacional da II B e alcançou a consequente promoção à II Liga, patamar em que somou mais 113 encontros (66 a titular) e dois golos entre 2007 e 2013, tendo contribuído para a obtenção do honroso 6.º lugar, na altura a melhor classificação de sempre do clube na competição, em 2008-09.
No verão de 2013 transferiu-se para o Barrosas.
 
 
 

6. Fausto Lourenço (115 jogos)

Fausto Lourenço
Extremo internacional jovem português natural de Miranda do Corvo, passou pelas camadas jovens de FC Porto e Académica e passou ainda por Tourizense, Anadia, Leixões, Tondela, Académico de Viseu e pelos búlgaros do Lokomotiv Mezdra, os cipriotas do Onisilos, os suíços do Neuchâtel Xamax e os cazaques do Atyrau antes de ingressar no Freamunde no verão de 2014.
Em três épocas ao serviço dos capões na II Liga amealhou 115 partidas (108 a titular) e 15 remates certeiros, ajudando a equipa a alcançar a melhor classificação de sempre na competição, o 5.º lugar, em 2015-16. Porém, na temporada que se seguiu mostrou-se impotente para evitar a despromoção ao Campeonato de Portugal.
Em 2017-18 ainda fez a primeira metade da época no emblema do concelho de Paços de Ferreira, no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, mas depois transferiu-se para o Vilaverdense.
“Venho por este meio comunicar umas das decisões mais difíceis da minha vida. Rescindi contrato, amigavelmente, com o Freamunde. Como é público, o Freamunde atravessa uma enorme crise financeira, crise essa que espero, do fundo do coração, que seja ultrapassada brevemente. (…) O máximo foi dado, sempre (dentro e fora de campo), que foi um orgulho erguer a braçadeira de capitão e vestir esta camisola que levo para a vida”, escreveu no Facebook, na hora da despedida.
 
 
 

5. Rui Raínho (116 jogos)

Rui Raínho
Lateral esquerdo internacional jovem português que dividiu a formação entre Beira-Mar e Boavista, passou por Sp. Espinho, Madalena e Desp. Chaves antes de assinar pelo Freamunde no verão de 2013.
Na primeira temporada nos capões sagrou-se campeão nacional do Campeonato de Portugal e alcançou a consequente promoção à II Liga, patamar em que totalizou 116 jogos (98 a titular) e seis golos entre 2014 e 2017. Em 2015-16 ajudou a equipa a alcançar a melhor classificação de sempre na competição, o 5.º lugar. Porém, na temporada que se seguiu mostrou-se impotente para evitar a despromoção ao anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores.
Em 2017-18 ainda fez a primeira metade da época no emblema do concelho de Paços de Ferreira, no Campeonato de Portugal, mas depois transferiu-se para o Cesarense.
 
 
 

4. Diogo Ramos (139 jogos)

Diogo Ramos
Avançado natural de Vila Nova de Gaia e que jogou nas camadas jovens e na equipa B do FC Porto ao lado de futebolistas como Paulo Machado, Hélder Barbosa, Vieirinha, Hugo Almeida, Bruno Gama e Thiago Silva, representou pela primeira vez o Freamunde entre 2005 e 2008.
Em 2006-07 sagrou-se campeão nacional da II Divisão B e na época que se seguiu atuou em 22 jogos (12 a titular) na II Liga e apontou dez golos, diante de Penafiel (dois), Rio Ave (dois), Feirense, Santa Clara (dois), Trofense, Portimonense e Fátima.
No verão de 2008 transferiu-se para os romenos do Gloria Bistrita, mas haveria de regressar aos capões em 2012-13 para participar em 41 encontros (29 a titular) no segundo escalão e faturar por oito vezes, frente a Portimonense, Feirense, Benfica B, Belenenses, União da Madeira, Sporting B, Vitória de Guimarães B e FC Porto B.
No verão de 2013 voltou a emigrar, desta feita para os cipriotas do DOXA, mas haveria de regressar ao emblema do concelho de Paços de Ferreira dois anos depois. Entre 2015 e 2017 somou mais 76 partidas (61 a titular) e 17 remates certeiros na II Liga. Em 2015-16 ajudou a equipa a alcançar a melhor classificação de sempre na competição, o 5.º lugar. Porém, na temporada que se seguiu mostrou-se impotente para evitar a despromoção ao Campeonato de Portugal.
No verão de 2017 transferiu-se para o Varzim.
 
 
 

3. Tó Figueira (153 jogos)

Tó Figueira
Guarda-redes internacional jovem português natural de Vila Nova de Famalicão e com formação dividida entre Famalicão e Boavista, passou pelos seniores de Gondomar, Marítimo, Bragança, Vila Real, Famalicão e Pedras Rubras antes de iniciar um percurso de oito anos no Freamunde no verão de 2005.
Em 2006-07 sagrou-se campeão nacional da II Divisão B e nas seis temporadas que se seguiram totalizou 153 partidas e 223 golos sofridos na II Liga, tendo contribuído para a obtenção do honroso 6.º lugar, na altura a melhor classificação de sempre do clube na competição, em 2008-09. Porém, em 2012-13 mostrou-se impotente para evitar a despromoção ao Campeonato de Portugal.
No verão de 2013 regressou ao Famalicão.
“Para mim, o Freamunde é um clube especial. Aí passei grande parte da minha carreira. Tenho muitas e boas recordações do Freamunde. Destaco as melhores, como a subida de divisão a II Liga, a forma como as pessoas daquela terra são acolhedoras e, entre todas, o presidente Manuel Pacheco que foi quem me contratou e com quem lidei as primeiras cinco épocas no clube”, afirmou ao portal Vila Nova Online em novembro de 2012.
 
 
 

2. Bock (190 jogos)

Bock
Provavelmente o jogador mais carismático desta lista, um goleador com créditos firmados nas divisões secundárias, mas que, por uma razão ou por outra, nunca chegou a jogar na I Liga. Natural de Vila Nova de Gaia e formado no FC Porto, passou pelos seniores de Maia, Amarante e Lixa antes de ingressar pela primeira vez no Freamunde em 1997-98.
Nessa temporada ajudou os capões não só a atingir os quartos de final da Taça de Portugal como a subir à II Divisão B. Um ano depois, contribuiu para a promoção à II Liga, patamar em que atuou em onze jogos (sete a titular) e marcou um golo ao Imortal na primeira metade de 1999-00.
Em janeiro de 2000 transferiu-se para o Trofense, tendo posteriormente passado por Marco, Ermesinde, Gondomar e Leixões antes de voltar a representar o Freamunde entre 2003 e 2005, na II Divisão B.
Seguiu-se um ano e meio no Vizela antes de regressar ao emblema do concelho de Paços de Ferreira a meio da época 2006-07, que ficou marcada pela conquista do título nacional da II Divisão B.
Nas seis temporadas que se seguiram amealhou 179 partidas (164 a titular) e meia centena de remates certeiros na II Liga, registo que faz dele o melhor marcador de sempre do Freamunde na prova (com 51) e que ajudou os capões a alcançar um honroso 6.º lugar, na altura a melhor classificação da história do clube na competição, em 2008-09. Porém, em 2012-13 mostrou-se impotente para evitar a despromoção ao Campeonato de Portugal. Pelo meio, sagrou-se melhor marcador do segundo escalão em 2010-11, com 15 golos.
“O meu sonho era subir [à I Liga] com o Freamunde. Sei que é difícil, porque os objetivos são modestos. Eu amo este clube”, afirmou ao Maisfutebol em junho de 2011.
No verão de 2013 transferiu-se para o Ribeirão.
 
 
 

1. Luís Pedro (246 jogos)

Luís Pedro
Defesa central natural de Freamunde e formado no clube da terra, fez a estreia na II Liga ainda com idade de júnior, em maio de 2008.
Nas temporadas seguintes conquistou o seu espaço e tornou-se uma das referências da formação do concelho de Paços de Ferreira, tendo somado um total de 246 jogos (236 a titular) e oito golos pelos capões no segundo escalão entre 2008 e 2017 – apenas com uma pausa em 2013-14 para representar o Portimonense a melhor classificação de sempre na competição, o 5.º lugar., despedindo-se com uma descida de divisão.  
Antes, contribuiu para a obtenção da melhor classificação de sempre na competição, o 5.º lugar, em 2015-16, tendo ainda ajudado a equipa a ter a defesa menos batida da prova em 2014-15 e 2015-16. Em fevereiro de 2015 protagonizou ainda um momento insólito, ao assumir o papel de guarda-redes após a expulsão de Marco Rocha num jogo no terreno da Oliveirense, tendo defendido uma grande penalidade no último instante da partida. Antes, em 2012-13, não conseguiu impedir a despromoção ao Campeonato de Portugal.
Logo no início do seu trajeto na equipa principal foi convocado para a seleção nacional de sub-21, tendo atuado os 90 minutos e marcado um golo à congénere moçambicana. No entanto, não voltou a somar internacionalizações.
No verão de 2017 transferiu-se para o Penafiel.
 
 




 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...