quinta-feira, 23 de março de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Sobrado no Campeonato de Portugal

Sobrado competiu no Campeonato de Portugal entre 2014 e 2016
Fundado a 23 de março de 1969, o Clube Desportivo de Sobrado passou quase toda a sua existência nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto, mas entre 2014 e 2016 viveu o período áureo da sua história, ao competir no Campeonato de Portugal.
 
Em 2014-15 ainda conseguiu a permanência, mas na época que se seguiu foi despromovido aos distritais portuenses, após 15 vitórias, 18 empates, 31 derrotas e um saldo de 60-90 em golos no espaço de duas temporadas.
 
Antes dessa participação no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, o emblema do concelho de Valongo conquistou o título distrital da Pro-nacional da AF Porto na sua primeira
 
Vale por isso a pena conferir a lista dos dez futebolistas com mais jogos pelo Sobrado no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Hélder Mota (29 jogos)

Hélder Mota
Disputou o mesmo número de jogos de Tiago Leão, mas amealhou mais 308 minutos em campo – 2080 contra 1772.
Médio centro nascido em Guimarães e com passagem pelas camadas jovens do Vitória Sport Clube, chegou a jogar pelo Penafiel na II Liga e jogou no Rebordosa por empréstimo dos penafidelenses antes de ingressar no Sobrado no verão de 2014.
Na única temporada que passou no emblema de Valongo atuou em 29 jogos (24 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou oito golos, diante de Moimenta da Beira (dois), Sp. Espinho, Lusitânia de Lourosa, Pedras Rubras (três) e Salgueiros, ajudando a equipa a assegurar a permanência.
Após a descida de divisão mudou-se para o Juventude de Pedras Salgadas.
 
 
 

9. Ângelo Varela (29 jogos)

Ângelo Varela
Disputou o mesmo número de jogos de Hélder Mota e Tiago Leão, mas amealhou mais minutos em campo: 2247.
Defesa central/médio defensivo natural de Paredes, jogou ao lado de Tonel e Ricardo Sousa nas camadas jovens do FC Porto, tendo ainda passado pelos seniores de Ermesinde, Lousada, PampilhosaEstarreja, Ribeirão, Estoril, Fátima e Desp. Chaves antes de ingressar pela primeira vez no Sobrado no verão de 2015.
Na primeira época no emblema do concelho de Valongo participou em 29 encontros (26 a titular) no Campeonato de Portugal e faturou por duas vezes, frente a Tirsense e Sousense, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Em 2016-17 permaneceu no Sobrado, na Pro-Nacional portuense, prova em que também competiu na segunda passagem pelo clube, entre 2019 e 2021, depois de representar Rebordosa e Aliados Lordelo.
 
 
 

8. Chiquinho (29 jogos)

Chiquinho
Disputou o mesmo número de jogos de Ângelo Varela, Hélder Mota e Tiago Leão, mas amealhou mais minutos em campo: 2453.
Lateral/médio esquerdo natural de Lordelo, concelho de Paredes, fez a maior parte da formação e estreou-se no futebol sénior ao serviço do Aliados Lordelo, de onde saiu para o Sobrado no verão de 2015.
Na única temporada que passou no emblema do concelho de Valongo atuou em 29 jogos (todos como titular) no Campeonato de Portugal e apontou quatro golos, diante de Vila Real, Sousense, Coimbrões e Salgueiros, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão mudou-se para o Oleiros.
 
 

7. Tiago Dias (30 jogos)

Tiago Dias
Possante ponta de lança (1,89 m) natural de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia, passou pelas camadas jovens do Boavista e pelos seniores de Arcozelo, Infesta e Serzedo antes de ingressar no Sobrado no verão de 2014.
Na única temporada que passou no emblema do concelho de Valongo foi utilizado em 30 jogos (27 a titular) no Campeonato de Portugal, ajudando a equipa a assegurar a permanência.
Após essa época transferiu-se para o Valadares Gaia.
 
 



6. Rui Filipe (30 jogos)

Rui Filipe
Disputou o mesmo número de jogos de Tiago Dias, mas amealhou mais 217 minutos em campo – 2655 contra 2438.
Defesa central natural de Paços de Ferreira e formado maioritariamente no clube da terra, apesar de uma curta passagem pelos iniciados do FC Porto, esteve emprestado pelos pacenses a Salgueiros e Joane antes de ser cedido ao Sobrado em 2014-15.
Nessa temporada participou em 30 encontros (todos como titular) no Campeonato de Portugal e faturou por três vezes, diante de Moimenta da Beira, Coimbrões e Sp. Espinho, ajudando a equipa a assegurar a permanência.
No verão de 2015 cortou o cordão umbilical que o ligava ao Paços de Ferreira e rumou ao Cinfães.
 
 

5. Joca (39 jogos)

Sobrado
Médio de características defensivas natural de Lousada e internacional jovem português, foi campeão da Europa de sub-16 em 1996 e concluiu a formação no FC Porto, tendo depois passado pelos seniores de Leça, Famalicão, Gil Vicente, Paços de Ferreira, Varzim, Lousada, Vila Meã e Ermesinde antes de chegar ao Sobrado a meio da época 2012-13.
Na segunda temporada no emblema do concelho de Valongo sagrou-se campeão distrital da Pro-Nacional da AF Porto e contribuiu para a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que amealhou 39 partidas (30 a titular) e um golo entre 2014 e 2016, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais portuenses em 2015-16.
Paralelamente, orientou os infantis do Sobrado em 2014-15.
Após a descida de divisão pendurou as botas, aos 36 anos.
 
 

4. André Soares (41 jogos)

André Soares
Médio portuense formado no Salgueiros, chegou a jogar pelo emblema de Paranhos na II Liga, tendo ainda passado por Dragões Sandinenses, Ovarense, Lixa, Marco, Feirense, Penafiel, Arouca, Tirsense e Grijó antes de se mudar para o Sobrado no verão de 2014.
Nas duas temporadas que passou no emblema do concelho de Valongo totalizou 41 partidas (32 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Porto em 2015-16.
Após a descida de divisão encerrou a carreira, aos 31 anos.
 
 

3. Lino (46 jogos)

Lino
Lateral direito que passou por Valonguense, São Pedro da Cova e Nogueirense, assinou pelo Sobrado no verão de 2014.
Nas duas temporadas que passou no emblema canarinho somou um total de 46 jogos (43 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Porto em 2015-16.
Após a descida de divisão pendurou as botas, aos 34 anos.
 
 



2. Carlão (48 jogos)

Carlão
Médio natural de Paços de Ferreira e formado no clube da terra, esteve emprestado pelos pacenses ao Mirandela e ao Rebordosa e passou ainda pelo Tirsense antes de assinar pelo Sobrado no verão de 2014.
Nas duas temporadas que passou no emblema do concelho de Valongo amealhou 48 encontros (37 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais da AF Porto em 2015-16.
Após a descida de divisão regressou ao Rebordosa.
 
 

1. Cláudio (55 jogos)

Cláudio
Extremo natural de Sobrado, fez toda a formação no Paços de Ferreira, mas quando subiu a sénior mudou-se para o clube da terra.
Na primeira temporada no emblema do concelho de Valongo, 2013-14, sagrou-se campeão distrital da AF Porto e alcançou a consequente promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que totalizou 55 encontros (46 a titular) e seis golos entre 2014 e 2016, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais portuenses em 2015-16.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no Sobrado, rumando depois ao Oliveira do Douro.
 



 
 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...