quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ribeirão no Campeonato de Portugal

Ribeirão competiu no Campeonato de Portugal em 2013-14 e 2014-15
Fundado a 1 de fevereiro de 1968, o Grupo Desportivo de Ribeirão necessitou de apenas uma década de existência para se estrear nos campeonatos nacionais, passando então a ser presença habitual nas provas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol.
 
Desde 1978-79, os ribeirenses somaram 14 participações na III Divisão Nacional, onze na II Divisão B e duas no Campeonato de Portugal. Em 2007-08 e 2012-13 o emblema do concelho esteve mesmo perto da promoção à II Liga, mas Oliveirense e Desp. Chaves, respetivamente, impediram que esse sonho se tornasse realidade.
 
Em 2015, porém, a equipa sénior desceu aos campeonatos distritais da AF Braga pela primeira vez em 20 anos e, mais tarde nesse mesmo ano, cessou atividade devido à instabilidade financeira e diretiva.
 
Paralelamente, foi fundado uma espécie de clube sucessor, o Ribeirão 1968 Futebol Clube, que em 2015-16 se estreou nas provas distritais bracarenses, mas que ainda não conseguiu atingir os patamares nacionais.
 
Vale por isso a pena conferir os dez jogadores com mais jogos pelo Ribeirão no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Gil Barros (29 jogos)

Gil Barros
Disputou o mesmo número de jogos de Igor Lopes, mas amealhou mais 170 minutos em campo – 2524 contra 2354.
Lateral esquerdo sobrinho da antiga glória portista Rui Barros, concluiu a formação no Paços de Ferreira e iniciou o percurso como sénior no Sertanense antes de ingressar pela primeira vez no Ribeirão em 2012-13, época em que o emblema famalicense esteve quase a subir à II Liga.
Depois de uma experiência no segundo escalão ao serviço do União da Madeira, regressou aos ribeirenses em 2014-15 para atuar em 29 encontros (todos como titular) no Campeonato de Portugal e marcar um golo ao Amarante, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão mudou-se para o Felgueiras.
 
 
 

9. Bruno Mendonça (30 jogos)

Bruno Mendonça
Extremo guineense radicado em Portugal desde tenra idade, jogou ao lado de Edgar Ié, Rúben Semedo, Eric Dier, Bruma e Iuri Medeiros nas camadas jovens do Sporting, mas foi no Sp. Braga que concluiu a formação.
Em 2014-15 ingressou no Ribeirão por empréstimo dos bracarenses, tendo nessa temporada participado em 30 partidas (19 a titular) no Campeonato de Portugal e marcado um golo ao Santa Eulália, insuficiente para evitar a descida de divisão aos distritais da AF Braga.
Após a despromoção transferiu-se para o Mondinense.
Em março de 2016 tornou-se internacional A pela Guiné-Bissau.
 
 
 

8. Ivo (30 jogos)

Ivo

Disputou o mesmo número de jogos de Bruno Mendonça, mas amealhou mais 572 minutos em campo – 2184 contra 1612.
Lateral esquerdo natural de Vila Nova de Famalicão, concluiu a formação no Ribeirão, tendo transitado para a equipa principal no verão de 2013.
Em duas temporadas ao serviço dos seniores ribeirenses amealhou 30 jogos (24 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Braga em 2014-15.
Após a descida de divisão mudou-se para o Louro.
 
 


7. Ogana (34 jogos)

Ogana
Avançado nigeriano, entrou no futebol português precisamente pela porta do Ribeirão em 2013-14, numa época em que ainda era júnior de segundo ano.
Nessa e na temporada a seguir totalizou 34 encontros (30 a titular) e 15 remates certeiros no Campeonato de Portugal, registo que faz dele o melhor marcador de sempre do clube na competição, mas que se revelou insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga em 2014-15.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Sp. Braga, mas só viria a jogar pela equipa B dos bracarenses.
 
 
 

6. Mendes (34 jogos)

João Mendes
Disputou o mesmo número de jogos de Ogana, mas amealhou mais 84 minutos em campo – 2798 contra 2714.
Extremo internacional jovem português que concluiu a formação no Sp. Braga, foi obrigado a rodar noutras paragens para se afirmar no futebol sénior.  Já depois de ter estado emprestado ao Merelinense, foi cedido pelos bracarenses ao Ribeirão em 2008-09, na altura para competir na II Divisão B.
Seguiram-se passagens por Varzim, Rio Ave e Portimonense antes de regressar ao emblema do concelho de Vila Nova de Famalicão em 2013-14, por empréstimo dos vila-condenses. Nessa temporada atuou em 34 encontros (31 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou onze golos, diante de Tirsense, Joane (três), Lixa (dois), Famalicão, Varzim, AD Oliveirense e Sp. Ideal (dois), ajudando os ribeirenses a assegurar a permanência.
A boa temporada no conjunto famalicense permitiu-lhe regressar às ligas profissionais, tendo reforçado o Leixões no verão de 2014.
 
 
 

5. Ahmed Isaiah (41 jogos)

Ahmed Isaiah
Médio ofensivo/avançado nigeriano, ingressou no Ribeirão no decorrer da época 2013-14, proveniente do Remo Stars, inicialmente para integrar a equipa de juniores.
Ao longo dessa e da temporada que se seguiu totalizou 41 encontros (33 a titular) e cinco golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Braga em 2014-15.
Após a descida de divisão transferiu-se para a AD Oliveirense.
 
 

4. James Igbekeme (43 jogos)

James Igbekeme

Mais um nigeriano que ingressou no Ribeirão em 2013-14 ainda com idade de júnior, neste caso um médio de características defensivas proveniente do Warri Wolves.
Em época e meia ao serviço dos ribeirenses amealhou 43 partidas (25 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a descida de divisão aos distritais da AF Braga em 2014-15.
Após a despromoção mudou-se para a AD Oliveirense, tal como Ahmed Isaiah.
 
 



3. Buba (51 jogos)

Buba
Defesa central internacional sub-18 pelos Camarões, entrou no futebol português pela porta do Estoril Praia em 2003, tendo ainda passado por Beira-Mar, Gondomar, Sp. Covilhã e pelos angolanos do Recreativo da Caála antes de ingressar no Ribeirão no verão de 2013.
Nas primeiras duas temporadas no clube totalizou 51 jogos (50 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Braga em 2014-15.
Após a descida de divisão e extinção da atividade do Grupo Desportivo de Ribeirão devido à instabilidade financeira e diretiva, transitou para o recém-criado Ribeirão 1968 Futebol Clube, que se inscreveu nos distritais bracarenses.
 
 

2. Ângelo Varela (56 jogos)

Ângelo Varela
Defesa central/médio defensivo natural de Paredes, jogou ao lado de Tonel e Ricardo Sousa nas camadas jovens do FC Porto, tendo ainda passado pelos seniores de Ermesinde, Lousada, Pampilhosa e Estarreja antes de ingressar pela primeira vez no Ribeirão no verão de 2005.
Valorizado pelas boas campanhas no emblema ribeirense, nomeadamente em 2007-08, quando a equipa ficou às portas da subida à II Liga, Ângelo Varela deu o salto para o Estoril, então no segundo escalão.
Após passagens por Fátima e Desp. Chaves regressou ao Ribeirão em 2012-13, mais uma época em que o conjunto famalicense esteve perto da promoção à II Liga.
Nas duas temporadas que se seguiram totalizou 56 partidas (52 a titular) no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a descida de divisão aos distritais da AF Braga em 2014-15.
Após a despromoção transferiu-se para o Sobrado.
 
 

1. Vitinha (57 jogos)

Vitinha
Lateral/médio direito natural de Vila Nova de Famalicão, entrou para os infantis do Ribeirão em 2004-05, transitou para a equipa sénior em 2010-11 e ainda hoje integra o plantel ribeirense – agora sob outra designação. A exceção foi a primeira metade da época 2012-13, quando esteve emprestado ao Trofense.
Após ter ficado perto da promoção à II Liga em 2012-13, somou 57 partidas (55 a titular) no Campeonato de Portugal durante as duas temporadas que se seguiram, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Braga em 2014-15.
Após a descida de divisão e extinção da atividade do Grupo Desportivo de Ribeirão devido à instabilidade financeira e diretiva, transitou para o recém-criado Ribeirão 1968 Futebol Clube, que se inscreveu nos distritais bracarenses, tendo saboreado a conquista do título da I Divisão Distrital em 2016-17.
 










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...