terça-feira, 30 de setembro de 2025

Onze ideal de jogadores que jogaram por Barreirense e Alfarim

Alfarim e Barreirense vão defrontar-se na ronda inaugural da I Distrital
Dois clubes com historiais bem diferentes, o Futebol Clube Barreirense já somava 23 presenças na I Divisão quando o Grupo Desportivo de Alfarim foi fundado em 5 de junho de 1976. Enquanto os alvirrubros passaram grande parte da sua existência nos campeonatos nacionais, os alfarinheiros nunca conseguiram sair dos distritais da AF Setúbal e ainda sonham com uma primeira participação na Taça de Portugal.
 
Ainda assim, os dois clubes têm protagonizado jogos rasgadinhos na I Divisão Distrital e na Taça da AF Setúbal, ao ponto de a formação do concelho de Sesimbra ter um histórico favorável em jogos disputados no… Barreiro: quatro vitórias contra três do Barreirense, tendo-se registado ainda dois empates.
 
A poucos dias de se defrontaram na jornada inaugural da I Distrital (domingo, às 15h), vale a pena conferir o nosso onze ideal de futebolistas que passaram tanto por Barreirense como por Alfarim, distribuídos em campo num 4x3x3.
 

Tiago Jota (guarda-redes)

Tiago Jota
O único guarda-redes que defendeu a baliza de Alfarim e Barreirense, ainda que por poucas vezes.
Natural do Seixal e com formação dividida por Paio Pires, Amora e Fabril, ingressou no Alfarim em setembro de 2023, mas não foi além de três jogos disputados em cerca de dois meses e depois assinou pelo Charneca de Caparica.
Após ano e meio como dono da baliza da equipa do concelho de Almada, foi contratado pelo Barreirense no verão deste ano, tendo já atuado numa partida da Taça Joaquim José Sousa Marques, a goleada caseira sobre o Arrentela (5-1).
 
 

Valdo Wilson (defesa central)

Valdo Wilson
Defesa central de elevada estatura (1,92 m) que também podia atuar como ponta de lança, concluiu a formação no Barreirense e pertenceu pela primeira vez à equipa principal dos alvirrubros entre 2009 e 2011.
Depois andou por Luso Morense, Sesimbra, União Banheirense e O Grandolense antes de regressar à Verderena em 2019-20 para atuar em 20 partidas e apontar dois golos, não conseguindo o tão desejado título distrital.
Após uma passagem pelo Alcochetense e de um regresso a Grândola, representou o Alfarim em 2022-23, tendo atuado em 19 jogos e apontado dois golos numa época marcada pela subida à I Divisão Distrital e pela caminhada até à final da Taça Joaquim José Sousa Marques, perdida para o Alcochetense.
 
 

Alex Correia (defesa central)

Alex Correia
Defesa central que ingressou nos juvenis do Arrentela em 2012-13, estreou-se pela equipa principal na época seguinte, quando ainda era júnior de primeiro ano.
Entretanto foi para o Amora concluir formação e (re)iniciar-se enquanto sénior, tendo ingressado pela primeira vez no Alfarim em 2017-18, época em que disputou 24 jogos.
Seguiu-se uma temporada no Barreirense, na I Distrital da AF Setúbal, na qual não foi além de três jogos em todas as competições, em grande parte devido a duas lesões graves.
Depois regressou ao Alfarim, clube que ainda representa (aos 29 anos) e pelo qual soma já mais de 175 jogos. Em 2022-23 contribuiu para a caminhada até à final da Taça Joaquim José Sousa Marques e para a promoção à I Distrital.
 
 

Miguel Silva (lateral direito)

Miguel Silva
Lateral direito com formação dividida entre Escolinha Futebol António Pica (EFAP) e Fabril, representou Gafetense e Águias do Moradal enquanto sénior antes de assinar pelo Alfarim no verão de 2021.
Após 19 jogos e um golo pelos alfarinheiros na primeira metade da época, mudou-se para o Barreirense em fevereiro de 2022, indo a tempo de disputar sete jogos (dois a titular) no Campeonato de Portugal, mas sem conseguir evitar a descida de divisão.
Ainda assim, individualmente tem conseguido manter-se nos patamares nacionais ao serviço de Sertanense, Amora e mais presentemente Sp. Covilhã.
 
 


Lampreia (lateral esquerdo)

Miguel Lampreia
Defesa esquerdo maioritariamente formado no Vitória de Setúbal ao lado de Miguel Lourenço, Kiko e Pedro Mendes, entre outros, teve de procurar outras paragens quando transitou para sénior e encontrou espaço no Alfarim.
Bastante utilizado na única época da primeira passagem pelo emblema do concelho de Sesimbra, em 2011-12, mudou-se para o Barreirense, clube que já havia representado na categoria de iniciado e que na altura militava na III Divisão Nacional.
Habitual segunda escolha, não foi além de um total de 13 jogos em ano e meio. Ainda assim, contribuiu para a promoção ao Campeonato de Portugal em 2013.
No início de 2014 mudou-se para o vizinho e rival Fabril, tendo depois passado pelo Amora e feito uma pausa de quatro anos no futebol antes de regressar ao Barreirense em 2020-21. Nessa época foi utilizado em nove partidas e contribuiu para a conquista do título distrital da AF Setúbal.
Seguiram-se passagens por Moitense e Olímpico Montijo antes de regressar ao Alfarim no início da presente temporada, numa fase em que tem 33 anos.
 
 

Crisanto (médio defensivo)

Crisanto
Médio luso-cabo-verdiano que fez toda a formação e os primeiros anos de sénior no Fabril, passou por 1º Maio Sarilhense, Sesimbra e Eléctrico antes de ingressar no Barreirense no verão de 2013, aquando da promoção ao recém-criado Campeonato Nacional de Seniores.
Ao longo de oito anos na Verderena, três a competir no Campeonato de Portugal e cinco nos distritais, totalizou 220 encontros e 17 golos, tendo conquistado o título da I Divisão Distrital da AF Setúbal em 2014-15 e 2020-21, assim como a Taça Joaquim José Sousa Marques em 2017-18.
No início da temporada 2021-22 assinou por O Grandolense, mas em fevereiro de 2022  mudou-se para o Alfarim, clube pelo qual atuou em 15 jogos e apontou um golo antes de pendurar as botas, aos 36 anos.
Foi precisamente nos alfarinheiros que iniciou o percurso como treinador principal, em 2022-23, tendo ainda dirigido a equipa de sub-22 do emblema do concelho de Sesimbra em 2024-25.
Atualmente é o treinador-adjunto da equipa principal do Barreirense.
 
 
 
 

David Pinto (médio ofensivo)

David Pinto
Médio de características ofensivas que passou pela formação de clubes como Estrela da Amadora e Atlético, iniciou o percurso como futebolista sénior no Alfarim entre 2009 e 2011, contribuindo para honrosas classificações na I Divisão Distrital da AF Setúbal, sobretudo o quarto lugar alcançado em 2010-11.
Seguiu-se um ano no Cova da Piedade antes de reforçar pela primeira vez o Barreirense em 2012-13, época em que ajudou os alvirrubros a ascender ao então designado por Campeonato Nacional de Seniores.
Entretanto voltou ao Cova da Piedade, mas regressou à Verderena em janeiro de 2015 para se sagrar campeão distrital em 2014-15.
Viria a permanecer ininterruptamente no conjunto do Barreiro até 2019, tendo competido no Campeonato de Portugal em 2015-16 e 2016-17 e na I Divisão Distrital nos dois anos que se seguiram, tendo vencido a Taça AF Setúbal em 2017-18.
Em 2019-20 representou o Alcochetense, mas na temporada que se seguiu teve um regresso esporádico à Verderena para contribuir para a conquista de mais um título distrital, tendo apenas atuado em quatro jogos (e apontado um golo).
Depois mudou-se para o Almada.
 
 
 
 

Lucas Duarte (médio ofensivo)

Lucas Duarte
Médio ofensivo/avançado cuja formação foi maioritariamente dividida por Vitória de Setúbal e Barreirense, estreou-se pela equipa principal dos alvirrubros quando ainda tinha de júnior, em 2015-16, e logo para competir no Campeonato de Portugal.
Depois de 33 jogos e quatro golos em pouco mais de dois anos pelos seniores do Barreirense, mudou-se para o Alcochetense no início de 2018.
Seguiu-se uma curta passagem pelo Charneca de Caparica antes de reforçar o Alfarim no início de 2020, tendo permanecido no plantel em 2020-21. Porém, a eclosão da pandemia de covid-19 fez com que não fosse além de um total de dois encontros disputados.
Desde 2022-23 que compete nos campeonatos regionais dos Açores.
 
 
 
 

Bailão (avançado)

João Bailão
Médio ofensivo/extremo formado no Vitória de Setúbal, estreou-se como futebolista sénior no Palmelense em 2007-08, tendo posteriormente passado por Fabril e Zambujalense antes de ingressar no Alfarim a meio da temporada 2009-10.
Após contribuir para a obtenção de um honroso quarto lugar na I Divisão Distrital da AF Setúbal, mudou-se para o Barreirense no verão de 2011 e logo na primeira época na Verderena conquistou o título distrital e a Taça AF Setúbal.
Em 2012-13 fez parte da equipa que alcançou a segunda promoção consecutiva, desta vez ao então denominado Campeonato Nacional de Seniores, patamar em que totalizou 58 jogos e 14 golos no somatório das épocas 2013-14 e 2015-16. Pelo meio, voltou a sagrar-se campeão distrital em 2014-15.
Valorizado, deu o salto para o Casa Pia. No entanto, voltou ao Alfarim ao fim de meio ano, tendo amealhado 41 partidas e 12 remates certeiros entre fevereiro de 2017 e junho de 2018.
Depois regressou ao Barreirense no verão de 2018 para jogar mais uma temporada na Verderena (36 jogos/16 golos) antes de interromper o percurso como futebolista.
Em 2020 voltou aos alvirrubros para assumir a função de treinador adjunto na equipa principal até 2022. Também em 2020 regressou ao Alfarim, mas na vertente de jogador de futebol de praia.
 
 
 

Yoruba (avançado)

Yoruba
Avançado nascido em Angola, mas que se viria a tornar internacional A por São Tomé e Príncipe, fez a formação no Seixal, estreou-se como sénior no Arrentela e voltou ao Seixal antes de representar o Alfarim entre 2008 e 2011, sempre na I Divisão Distrital da AF Setúbal. Nesse período contribuiu para honrosas classificações como o terceiro lugar em 2008-09 e o quarto lugar em 2010-11.
Em 2011-12 reforçou o Barreirense, ajudando, com cinco golos, os alvirrubros a sagrarem-se campeões distritais e, consequentemente, a subirem à III Divisão Nacional.
Depois transferiu-se para o Eléctrico.
 
   

 

Bruno Tavares (avançado)

Bruno Tavares
Ponta de lança de elevada estatura (1,87 m), concluiu a formação no Marítimo, mas quando transitou para sénior, no verão de 2018, voltou para o Barreirense, clube que já tinha representado enquanto juvenil em 2015-16.
Nessa época na equipa principal dos alvirrubros apontou dois golos em 20 jogos.
Depois mudou-se para o Alfarim, onde reencontrou o irmão Luisão e faturou por quatro vezes em oito jogos na primeira metade de 2019-20, tendo rumado ao Quinta do Conde em novembro de 2019.
Em 2020-21 voltou aos alfarinheiros, mas só atuou num jogo, numa temporada marcada pela pandemia de covid-19.






  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...