quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Estrela de Vendas Novas no Campeonato de Portugal

Dez jogadores importantes na história recente do Estrela Vendas Novas
Fundado a 10 de agosto de 1920, o Estrela Futebol Clube de Vendas Novas tem-se assumido desde o final da década de 1940 como um dos principais clubes do distrito de Évora e um participante assíduo das provas nacionais.

Depois de duas presenças na II Divisão Nacional em 1949-50 e 1952-53, o emblema vendas-novense foi alternando constantemente entre a III Divisão Nacional e a I Distrital da AF Évora até meados dos anos 1990, quando subiu pela primeira vez à II Divisão B em 1997.

Após uma primeira presença em 1997-98, o clube alentejano voltou a participar no campeonato da II B em 2003-04, 2004-05, 2006-07 e 2011-12. Na primeira de duas temporadas em que alcançou a permanência em campo nesse patamar competitivo, o treinador José Rocha tinha como adjunto um tal… Bruno Lage.

Mais tarde, em 2017-18, o Estrela participou no Campeonato de Portugal. Embora tenha ficado em 11.º lugar (entre 16 equipas) na Série E e conseguido somar mais pontos (32) do que jogos (30), acabou despromovido, numa época em que desciam aos distritais seis equipas de cada série.

Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Estrela de Vendas Novas no Campeonato de Portugal.


10. Cláudio Neves (19 jogos)

Cláudio Neves
Avançado nascido em Vendas Novas e formado no Estrela, transitou para a equipa principal em 2011-12, estreando-se pela mesma na II Divisão B.
Entretanto, após a extinção do futebol sénior no conjunto verde e branco, rumou a outras paragens, tendo passada por Cabrela, Sp. Viana do Alentejo e União de Montemor antes de regressar à casa-mãe em 2016-17, temporada marcada pela conquista do título distrital da AF Évora.
Na época que se seguiu atuou em 19 partidas no Campeonato de Portugal, mas apenas uma na condição de título. No total, jogou apenas 325 minutos – o que dá uma média de 17 minutos por encontro –, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão voltou ao Cabrela, mas haveria de voltar aos vendas-novenses em 2019-20.



9. Takeshi Hosaki (19 jogos)

Takeshi Hosaki
Disputou o mesmo número de jogos de Cláudio Neves, mas amealhou mais 153 minutos em campo – 478 contra 325.
Jovem extremo japonês à procura de realizar o sonho de se tornar futebolista profissional na Europa, entrou em Portugal e no velho continente precisamente pela porta do Estrela de Vendas Novas em 2017-18.
Nessa temporada participou em 19 encontros no Campeonato de Portugal, mas apenas dois na condição de titular, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais da AF Évora.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Barreirense, tendo ainda passado por Moitense e Alcochetense antes de regressar aos vendas-novenses a meio da época 2021-22.



8. Raul Avinte (19 jogos)

Raul Avinte
Disputou o mesmo número de jogos de Takeshi Hosaki e Cláudio Neves, mas amealhou mais minutos em campo: 1479.
Possante defesa central brasileiro, ingressou no futebol português e no Estrela de Vendas Novas em janeiro de 2018, ou seja, já com a época a meio.
Ainda assim, foi a tempo de participar em 19 jogos (16 a titular) e marcar um golo ao Casa Pia no Campeonato de Portugal, insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para o Oriental.




7. António Podstawski (21 jogos)

António Podstawski
Lateral esquerdo com passagens pelas camadas jovens de Boavista e FC Porto, raízes polacas e irmão do internacional jovem português Tomás Podstawski, assinou pelo Estrela de Vendas Novas precisamente na mesma altura em que o mano ingressou no Vitória de Setúbal, no verão de 2017.
Na única temporada que passou no emblema alentejano atuou em 21 encontros (19 a titular) e mostrou-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Évora.
Após a descida de divisão regressou ao norte do país para vestir a camisola do Coimbrões.



6. Diogo Ferreira (21 jogos)

Diogo Ferreira
Disputou o mesmo número de jogos de António Podstawski, mas somou mais 233 minutos em campo – 1890 contra 1657.
Guarda-redes que passou pelos juniores de Benfica e Vitória de Setúbal, foi emprestado pelos sadinos ao Estrela de Vendas Novas em 2017-18, depois de na época anterior ter estado cedido ao Fabril.
Embora tivesse começado como suplente de Nuno Roque, tornou-se titular após a goleada sofrida em Faro para a Taça de Portugal no início de setembro (1-7), ainda que, aqui e ali, tivesse perdido esporadicamente a titular. Ao serviço do emblema alentejano atuou em 21 encontros e sofreu 41 golos no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais da AF Évora.
Após a descida de divisão mudou-se para o Peniche.


5. Ricardo Ramos (22 jogos)

Ricardo Ramos
Defesa central natural de Vendas Novas e formado no Estrela, transitou para a equipa principal em 2005-06, época marcada pela conquista do título de campeão da Série F da III Divisão Nacional e consequente subida à II Divisão. Em 2010-11 repetiu o feito, mas na Série E. Pelo meio, desceu à III Divisão em 2007 e aos distritais eborenses em 2008 e sagrou-se campeão distrital em 2010.
Após a extinção do futebol sénior do clube, em meados de 2012, mudou-se para a União de Leiria, tendo ainda passado por União de Montemor e Juventude de Évora antes de regressar aos vendas-novenses em 2016-17 para contribuir para a conquista do título distrital da AF Évora.
Na temporada seguinte participou em 22 encontros (todos como titular) no Campeonato de Portugal, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube verde e branco, fazendo depois uma pausa na carreira antes de voltar aos relvados em 2020-21 com a camisola do Cabrela.



4. Gonçalo Serrano (24 jogos)

Gonçalo Serrano
Extremo natural de Palmela e formado maioritariamente no Vitória de Setúbal ao lado de Rúben Vezo e Frederico Venâncio, entre outros, passou pelos seniores de Olímpico Montijo, Comércio e Indústria, Fabril e Sesimbra antes de ingressar no Estrela de Vendas Novas no verão de 2017.
Na primeira época no emblema alentejano participou em 24 jogos (16 a titular) no Campeonato de Portugal e marcou quatro golos, diante de Casa Pia, Moncarapachense (dois) e Almancilense, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Évora.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, voltando depois ao Comércio e Indústria.

 


3. Paulo Letras (27 jogos)

Paulo Letras
Defesa lateral natural de Setúbal capaz de atuar à direita e à esquerda (e também no meio-campo) e especialista na execução de livres diretos, concluiu a formação no Vitória ao lado de Ricardo Pessoa e Mário Carlos, entre outros, e passou pelos seniores de Oliveira do Hospital, Loures, Sesimbra, Juventude de Évora, Operário Lagoa, Fabril e Comércio e Indústria antes de se mudar para o Estrela de Vendas Novas a meio da época 2016-17, marcada pela conquista do título distrital da AF Évora.
Na temporada seguinte foi utilizado em 27 partidas (21 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais eborenses.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Coruchense.


2. Rui Modesto (28 jogos)

Rui Modesto
Lateral direito natural de Vendas Novas e com passagem pela formação do Estrela, trocou os juniores do Lusitano Évora pelos seniores vendas-novenses em 2016-17, temporada marcada pela conquista do título distrital da AF Évora.
Na época seguinte, quando ainda era júnior de segundo ano, participou em 28 jogos no Campeonato de Portugal, todos na condição de titular, mas não conseguiu evitar a despromoção.
Apesar da descida de divisão, deu o salto para o Vitória de Setúbal, mas apenas atuou pela equipa de sub-23 dos sadinos na Liga Revelação.



1. Serginho (28 jogos)

Serginho
Médio ofensivo/avançado natural do Montijo e formado maioritariamente no Vitória de Setúbal, passou pelos juniores do Estrela de Vendas Novas em 1999-00, mas só se estreou pela equipa principal do emblema alentejano em 2010-11, após passagens por clubes como Moura, Castrense, Abrantes, Atlético e Oriental.
Na época de regresso aos vendas-novenses conquistou o título de campeão da Série F da III Divisão Nacional e na que se seguiu atuou na II Divisão B, deixando o clube em meados de 2012 na sequência da extinção do futebol sénior.
Após passagens por União de Leiria e Fátima, regressou ao conjunto verde e branco em 2016-17 para se sagrar campeão distrital da AF Évora.
Na temporada seguinte participou em 28 encontros (todos como titular) no Campeonato de Portugal e apontou 13 golos, registo que faz dele o melhor marcador de sempre do Estrela de Vendas Novas na competição, mas que se revelou insuficiente para impedir a despromoção. Sp. Ideal (dois), Louletano (dois), Operário Lagoa (dois), Moncarapachense (dois), Farense, Almancilense, Moura, Pinhalnovense e Olhanense foram as vítimas de Serginho.
Após a descida de divisão mudou-se para o Loures, mas haveria de regressar aos vendas-novenses a meio das épocas 2018-19 e 2021-22 para competir nos distritais eborenses.






 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...