sexta-feira, 28 de maio de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Sp. Viana do Alentejo no Campeonato de Portugal

Sp. Viana do Alentejo competiu no Campeonato de Portugal em 2016-17
Fundado a 28 de maio de 1944, o Sporting Clube de Viana do Alentejo é a filial n.º 104 do Sporting Clube de Portugal desde 19 de abril de 1945 e viveu o ponto mais alto da sua história em 2016-17, quando participou pela primeira (e por enquanto única) vez nos campeonatos nacionais, neste caso o Campeonato de Portugal.
 
Nessa temporada, os leões vianenses concluíram a fase regular no 9.º e penúltimo lugar da Série H, a mais a sul do país, e a fase de manutenção na 8.ª e última posição da Série G, não evitando por isso a descida aos distritais da AF Évora. No total, a formação alentejana somou duas vitórias, dez empates e 20 derrotas, tendo registado um salto de 36-81 em golos.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Sp. Viana do Alentejo no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Djerman (18 jogos)

Djerman Évora
Disputou o mesmo número de jogos de Chi, mas amealhou mais 92 minutos em campo – 1620 contra 1528.
Médio cabo-verdiano de características ofensivas, chegou a Portugal aos 24 anos pela porta do Mafra, em 2012, mas depois radicou-se no Alentejo, tendo representado o Redondense antes de se mudar para o Sp. Viana do Alentejo.
Em 2013-14 ajudou o clube verde e branco a apurar-se pela primeira vez para a Taça de Portugal.
Seguiu-se meio ano no Atlético Reguengos e o regresso ao Campo João Sousa Faria e Melo, contribuindo para novo apuramento para a Taça de Portugal.
Em 2015-16 representou o Juventude Évora, mas na temporada que se seguiu voltou ao Sp. Viana do Alentejo para atuar em 18 partidas (todas a titular) e apontou quatro golos no Campeonato de Portugal, diante de Lusitano VRSA, Louletano, Mineiro Aljustrelense e Fabril, ainda assim insuficientes para evitar a descida aos distritais da AF Évora.
Em fevereiro de 2017 foi notícia devido a uma paragem cardíaca sofrida no centro de saúde de Viana do Alentejo, para onde tinha sido levado após sentir uma indisposição no treino da equipa. Esteve na unidade de cuidados intensivos e, embora tenha recuperado, não voltou a jogar futebol.
 
 
 

9. Gilson (19 jogos)

Gilson Lima
Mais um cabo-verdiano, neste caso um guarda-redes que entrou no futebol português pela porta do Tourizense em 2013-14. Seguiram-se passagens por Atlético Reguengos, Farense e Eléctrico, tendo assinado pelo Sp. Viana do Alentejo no verão de 2016.
Na única temporada que passou no clube disputou 19 jogos e sofreu 35 golos no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais da AF Évora.
Após a descida de divisão mudou-se para o Moura.
 
 


8. Wesckley Moura (22 jogos)

Wesckley Moura
Defesa central brasileiro de elevada estatura (1,92 m) que passou pela formação do Fluminense, representou clubes do norte ao sul de Portugal, tais como Alcanenense, Sourense, Sobrado e Varzim antes de assinar pelo Sp. Viana do Alentejo em outubro de 2016, pouco tempo após ter começado a temporada no Almancilense.
Após ter começado os primeiros jogos no banco, rapidamente se tornou presença assídua no onze inicial, indo a tempo de disputar 22 encontros (19 a titular) e apontar dois golos, frente a Fabril e Armacenenses, mostrando-se impotente para evitar a descida aos distritais da AF Évora.
Após a despromoção regressou ao Sourense.
 
 

7. Móia Mané (25 jogos)

Móia Mané
Lateral direito/médio defensivo internacional guineense, entrou pelo futebol português pela porta do Sp. Covilhã, tendo passado por vários clubes açorianos e Atlético Reguengos, entre outros, antes de assinar pelo Sp. Viana do Alentejo no verão de 2016.
Na única temporada que passou nos leões vianenses disputou 25 jogos (24 a titular) e apontou dois golos, frente a Lusitano VRSA e Casa Pia, insuficientes para evitar a despromoção.
Entretanto mudou-se para o Lusitanos, de Andorra, antes de voltar ao Alentejo para representar o Mineiro Aljustrelense.
 
 

6. Rafael Pio (27 jogos)

Rafael Pio
Defesa central/médio defensivo que passou pelas camadas jovens de clubes como Belenenses, Sporting, Real SC e Oeiras, reforçou o Sp. Viana do Alentejo na primeira época de sénior, em 2016-17.
Nessa que foi a única temporada que passou no clube atuou em 27 partidas (23 a titular) no Campeonato de Portugal, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão voltou a Lisboa para representar o Oeiras. Depois dedicou-se ao futebol de praia.
 
 

5. Kélvin (30 jogos)

Kélvin
Outro cabo-verdiano, neste caso um atacante natural da Ilha do Sal que tanto podia atuar nas alas como no eixo do ataque, passou pelo Redondense antes de chegar pela primeira vez a Viana do Alentejo na segunda metade da época 2012-13.
A temporada seguinte foi iniciada no Atlético Reguengos, mas no final de fevereiro de 2014 voltou aos leões vianenses para ficar, tendo contribuído para três apuramentos consecutivos para a Taça de Portugal e para a conquista do título distrital da AF Évora em 2015-16, numa campanha em que se sagrou também melhor marcador do campeonato, com 29 remates certeiros.
Na época que se seguiu atuou em 30 encontros (27 a titular) e apontou seis golos, diante de Pinhalnovense, Moura, Fabril (três) e Oriental, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão regressou ao Redondense.
 
 
 

4. Nhuka (30 jogos)

Nhuka
Disputou o mesmo número de jogos de Kélvin, mas amealhou mais um minuto em campo – 2449 contra 2448.
Ponta de lança cabo-verdiano, surgiu no futebol português e no Sp. Viana do Alentejo em 2013-14, desatando desde cedo a marcar golos atrás de golos, contribuindo para três apuramentos consecutivos para a Taça de Portugal e para a conquista do título distrital da AF Évora em 2015-16.
Na temporada seguinte foi o artilheiro-mor dos leões vianenses no Campeonato de Portugal, com onze golos em 30 jogos (28 a titular). Farense, Pinhalnovense, Lusitano VRSA, Almancilense, Armacenenses, Casa Pia, Fabril (dois), Sintrense, Oriental e Loures foram as vítimas de Nhuka.
Após a descida de divisão mudou-se para o Juventude Évora.
 
 
 

3. Gonçalo Araújo (30 jogos)

Gonçalo Araújo
Disputou o mesmo número de jogos de Nhuka e Kélvin, mas amealhou mais minutos em campo: 2474.
Lateral direito de baixa estatura natural de Estremoz e que jogou ao lado de Matheus Pereira, Miguel Luís, Jovane Cabral, Rafael Leão e Rafael Barbosa na formação do Sporting, passou ainda pelos juniores do Gil Vicente antes de ingressar no Sp. Viana do Alentejo na primeira época de sénior, em 2016-17.
Nessa temporada atuou em 30 jogos (27 a titular) e apontou dois golos no Campeonato de Portugal, frente a Pinhalnovense e Fabril, registo insuficiente para evitar a descida aos distritais da AF Évora.
Após a despromoção transferiu-se para o Sacavenense.
 
 

2. Bruny (30 jogos)

Bruny Almeida
Disputou o mesmo número de jogos de Gonçalo Araújo, Nhuka e Kélvin, mas amealhou mais minutos em campo: 2680.
Mais um cabo-verdiano natural da Ilha do Sal, neste caso um defesa central que entrou no futebol português precisamente pela porta do Sp. Viana do Alentejo, em 2014-15, precisamente uma época após o irmão mais velho Stun Devon ter chegado jogado no clube.
Se na primeira temporada nos leões vianenses contribuiu para o apuramento para a Taça de Portugal, na que se seguiu sagrou-se campeão distrital da AF Évora.
Já em 2016-17 disputou 30 partidas (todas a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Loures.
 
 

1. Miguel Serrano (31 jogos)

Miguel Serrano
Avançado natural de Évora, jogou ao lado de Rafael Barbosa nas camadas jovens do Sporting, mas fez a maior parte da sua formação no Lusitano Évora.
Ainda assim, foi no Redondense que iniciou o seu trajeto como sénior, tendo depois voltado aos eborenses e passado pelo União de Montemor antes de ingressar no Sp. Viana do Alentejo em novembro de 2015, a tempo de contribuir para a conquista do inédito título distrital da AF Évora em 2015-16.
Na temporada que se seguiu disputou 31 jogos (24 a titular) no Campeonato de Portugal e marcou um golo ao Mineiro Aljustrelense, insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão voltou ao Lusitano Évora.




 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...