terça-feira, 10 de agosto de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Estrela de Vendas Novas na II Divisão B

Equipa do Estrela que alcançou a permanência na II B em 2003-04
Fundado a 10 de agosto de 1920, o Estrela Futebol Clube de Vendas Novas tem-se assumido desde o final da década de 1940 como um dos principais clubes do distrito de Évora e um participante assíduo das provas nacionais.
 
Depois de duas presenças na II Divisão Nacional em 1949-50 e 1952-53, o emblema vendas-novense foi alternando constantemente entre a III Divisão Nacional e a I Distrital da AF Évora até meados dos anos 1990, quando subiu pela primeira vez à II Divisão B em 1997.
 
Após uma primeira presença em 1997-98, o clube alentejano voltou a participar no campeonato da II B em 2003-04, 2004-05, 2006-07 e 2011-12. Na primeira de duas temporadas em que alcançou a permanência em campo nesse patamar competitivo, o treinador José Rocha tinha como adjunto um tal… Bruno Lage.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Estrela de Vendas Novas na II Divisão B.
 
 

10. Luís Silva (37 jogos)

Luís Silva
Ponta de lança não muito alto (1,75 m) que tinha passado em clubes como Atlético, Seixal, Almada e Alcochetense, ingressou pela primeira vez no Estrela de Vendas Novas em 2001-02, na altura para competir na III Divisão.
Entretanto passou novamente pelo Seixal e também pelo Pescadores antes de regressar à cidade alentejana em 2004-05 para disputar 37 jogos (20 a titular) na II Divisão B e apontar cinco golos, frente a Olivais e Moscavide, Camacha, Atlético, Odivelas e Marítimo B.
Ainda assim, mostrou-se impotente para impedir a descida à III Divisão, patamar em que na época seguinte representou os verde e brancos, ajudando-os a alcançar o 1.º lugar na Série F e consequente promoção à II B.
No verão de 2006 transferiu-se para o Amora.
 
 

9. Calção (37 jogos)

Calção
Disputou o mesmo número de jogos de Luís Silva, mas amealhou mais 622 minutos em campo – 2811 contra 2189.
Médio natural da Arrentela, concelho do Seixal, passou pelos iniciados do Estrela de Vendas Novas entre 1985 e 1987, tendo depois jogado ao lado de Paulo Santos, Peixe, Figo, Porfírio e Paulo Torres nas camadas jovens do Sporting.
Enquanto sénior representou clubes como União de Santarém, União de Montemor, Casa Pia, Torreense e Atlético antes de voltar ao emblema vendas-novense no verão de 1999 para jogar na III Divisão ao longo de três épocas.
Entre 2002 e 2004 vestiu a camisola do Pinhalnovense, tendo regressado uma vez mais a Vendas Novas em 2004-05 para participar em 37 encontros (34 a titular) e apontar quatro golos na II Divisão B, diante de Vasco da Gama de Sines, Amora, União da Madeira e Atlético, mas sem conseguir evitar a descida à III Divisão.
Após a despromoção voltou ao Pinhalnovense.
 
 

8. Magalhães (38 jogos)

Magalhães
Extremo nascido em Vendas Novas e formado no Estrela, transitou para a equipa principal em 1997-98, época em que participou em dez jogos (cinco a titular) e marcou um golo à Camacha na II Divisão B, não conseguindo evitar a despromoção.
Seguiram-se três temporadas a competir na III Divisão antes de transferir para o vizinho União de Montemor na companhia de Cipriano, Nicha, Edgar e Marco Fadista no verão de 2001.
Entretanto também passou por Juventude União Figueirense e Atlético Reguengos antes de regressar a casa no verão de 2008, quando já tinha 30 anos. Em 2009-10 sagrou-se campeão distrital da AF Évora e na época seguinte ajudou os estrelistas a alcançarem o primeiro lugar na Série F da III Divisão e a consequente subida à II Divisão B, patamar em que em 2011-12 participou em 28 encontros (21 a titular) e apontou quatro golos, diante de Juventude Évora, Torreense (dois) e Carregado.
Após essa temporada, que marcou a extinção do futebol sénior no Estrela de Vendas Novas durante dois anos, decidiu pendurar as botas.
Entretanto começou a carreira de treinador e desde 2014-15 que orienta a equipa principal dos vendas-novenses.
O seu irmão mais novo, Bruno Mendes, defendeu as cores da formação alentejana entre 2001 e 2003, em 2004-05, entre 2007 e 2012 e entre 2015 e 2021.
 
 

7. João Felicíssimo (38 jogos)

João Felicíssimo
Guarda-redes natural de Alcácer do Sal, passou por Montijo, Barreirense, Alcochetense, Oriental e Odivelas antes de reforçar o Estrela de Vendas Novas no verão de 2004.
Na única temporada que passou no clube foi totalista no campeonato da II Divisão B – Zona Sul, tendo atuado nos 3420 minutos referentes às 38 jornadas e sofrido 49 golos, não conseguindo impedir a descida à III Divisão.
Após a despromoção, transferiu-se para os açorianos do Operário na companhia de Pedro Alves.
 
 

6. Alfredo (41 jogos)

Alfredo Almeida
Lateral direito natural de Sesimbra e que jogou ao lado de Paulo Ribeiro, Mário Carlos e Ricardo Pessoa na formação do Vitória de Setúbal, passou pelos seniores de União de Lamas e Casa Pia antes de representar pela primeira vez o Estrela de Vendas Novas em 2003-04.
Nessa temporada participou em 20 encontros (17 a titular) no campeonato da II Divisão B – Zona Sul, ajudando a formação alentejana a assegurar a permanência.
Seguiram-se passagens por Sesimbra e Alcochetense antes do regresso ao emblema vendas-novense em 2006-07 para atuar em 21 partidas (20 a titular), tendo assumido as funções de jogador-treinador nas derradeiras dez jornadas, numa altura em que a equipa estava já condenada à despromoção.
Na temporada que se seguiu manteve-se no clube, mas mostrou-se impotente para evitar a descida aos distritais da AF Évora.
Em 2008 transferiu-se para o Cova da Piedade.
 
 

5. Mauro (42 jogos)

Mauro Alexandre
Médio defensivo natural de Vendas Novas e formado maioritariamente no Estrela, ainda que com um interregno de dois anos em que esteve no Cova da Piedade, transitou para a equipa principal em 1997-98 e logo nessa época participou em 17 jogos (nove a titular) na II Divisão B, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Marítimo B. Depois de passagens por Odivelas e Atlético, regressou a casa em 2005-06, temporada em que se sagrou campeão da Série F da III Divisão.
Na época que se seguiu voltou a representar os estrelistas na II B, tendo atuado em 25 partidas (todas a titular) e marcado um golo ao Barreirense, insuficiente para impedir nova despromoção.
Haveria de permanecer no clube até 2011, quando encerrou a carreira, tendo vivido a descida aos distritais da AF Évora em 2008 mas também a conquista do título distrital em 2010 e a subida à II Divisão B no ano seguinte.
 
 

4. Tozé (46 jogos)

Extremo lisboeta com experiência nos campeonatos nacionais ao serviço de clubes como Fanhões, Atlético do Cacém, Coruchense, Oriental e Operário, reforçou o Estrela de Vendas Novas no verão de 2003.
Na primeira época na formação alentejana participou em 32 encontros (20 a titular) no campeonato da II Divisão B – Zona Sul e apontou dois golos, diante de Pontassolense e Odivelas, contribuindo para a obtenção da permanência.
Já em 2004-05 perdeu algum espaço, não indo além de 14 jogos (oito a titular) numa campanha que culminou na descida à III Divisão.
Após a despromoção transferiu-se para o Vialonga.
 
 

3. Nuno Dias (46 jogos)

Nuno Dias
Disputou o mesmo número de jogos de Tozé, mas amealhou mais 27 minutos em campo – 3017 contra 2690.
Extremo natural do Barreiro, fez toda a formação e o primeiro ano de sénior no Fabril (então designado por Quimigal), tendo ainda passado pelo Luso antes de reforçar o Estrela Vendas Novas no verão de 2002.
Na primeira época na formação alentejana alcançou a subida à II Divisão B, patamar em que em 2003-04 participou em 35 encontros (22 a titular) e apontou sete golos que fizeram dele, a par de Miguel Barros, o melhor marcador da equipa na primeira vez em que o clube alcançou a permanência nesse patamar competitivo. Sporting B (dois), Olivais e Moscavide, Santo António (dois), Odivelas e Farense foram as vítimas de Nuno Dias.
Entretanto transferiu-se para o Sintrense e passou ainda pelo Alcochetense antes de regressar aos estrelistas em 2006-07, temporada em que atuou em onze partidas (sete a titular) e apontou dois golos, diante de Barreirense e Torreense, acabando por sair em janeiro para o Fabril.
Contudo, na temporada seguinte voltou uma vez mais a Vendas Novas, ainda que se tivesse mostrado impotente para evitar a descida aos distritais da AF Évora.
No verão de 2008 transferiu-se para o Cova da Piedade.
 
 

2. Marco Fadista (49 jogos)

Marco Fadista
Médio defensivo natural de Vendas Novas, fez toda a formação e a esmagadora parte da carreira no Estrela, tendo subido à equipa principal em 1996-97, época marcada pela primeira subida de sempre do clube à II Divisão B.
Na temporada seguinte participou em seis jogos (três a titular) na estreia vendas-novense nesse patamar competitivo, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção.
Após três anos ao serviço dos estrelistas na III Divisão mudou-se para o vizinho União de Montemor na companhia de Cipriano, Nicha, Edgar e Magalhães, mas mostrou-se impotente para evitar a descida aos distritais da AF Évora.
Em 2002-03 voltou a vestir a camisola verde e branca, tendo contribuído para a promoção à II Divisão B, mas no final dessa época transferiu-se para o Montijo.
Em 2004-05 regressou ao Estrela para se fixar em definitivo. Nessa temporada participou em 22 encontros (13 a titular) na II B, voltando a não conseguir impedir a despromoção.
No entanto, na época seguinte ajudou a recolocar o clube na II B, patamar em que em 2006-07 atuou em 21 partidas (19 a titular) e marcou um golo ao Imortal, não conseguindo evitar mais uma descida de divisão.
Marco Fadista haveria de permanecer no clube até 2011, tendo vivido a descida aos distritais da AF Évora em 2008 e as subidas à III Divisão em 2010 e à II Divisão B em 2011.
 
 

1. Paulo Sérgio (83 jogos)

Paulo Sérgio
Defesa central nascido na cidade angolana de Benguela, concluiu a formação no Montijo e passou ainda por Alcochetense e Portosantense antes de ingressar no Estrela de Vendas Novas no verão de 1995.
Em 1996-97 contribuiu para a obtenção do primeiro lugar na Série E da III Divisão e para a consequente promoção à II Divisão B, patamar em que na época seguinte disputou 24 jogos (todos a titular), não conseguindo impedir a descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu no clube e em 2002-03 voltou a viver uma subida à II B, tendo amealhado um total de 59 partidas (57 a titular) e seis golos no campeonato da Zona Sul do terceiro escalão do futebol português entre 2003 e 2005. Depois de ter ajudado a formação alentejana a assegurar a permanência em 2003-04, na temporada que se seguiu mostrou-se impotente para evitar a descida à III Divisão.
Consumada a despromoção, transferiu-se para o Lusitano Évora. Depois de uma passagem pelo Atlético Reguengos, voltou a Vendas Novas em 2009-10, quando já tinha 35 anos, para se sagrar campeão distrital da AF Évora.
Depois mudou-se para o Redondense, clube em que encerrou a carreira em 2012.




 

 
 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...