segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

FC Porto está há 5 jogos sem vencer no campeonato. Lembra-se da última vez em que tal aconteceu?

FC Porto esteve cinco jogos sem vencer em 1981-82
Jorge Nuno Pinto da Costa tornou-se presidente do FC Porto a 17 de abril de 1982 e deixou de o ser após as eleições de 27 de abril de 2024. Nesses 42 anos, os dragões nunca haviam estado cinco jogos seguidos sem vencer no campeonato.
 
A crise de resultados continua para os lados da Invicta. O último jogo sem ganhar até acabou por ter um sabor não tão insatisfatório, porque se tratou de um empate conquistado ao cair do pano diante do líder Sporting no Dragão (1-1). Mas antes os azuis e brancos haviam sido derrotados nas visitas ao Nacional (2-0) e ao Gil Vicente (3-1) e cedido empates diante de Santa Clara (1-1 em casa) e Rio Ave (2-2 fora).
 
Antes desta sequência, os portistas eram orientados por Vítor Bruno e tinham a possibilidade de ascender à liderança isolada. Atualmente são comandados por Martín Anselmi, já depois de José Tavares ter ocupado o cargo interinamente, e estão na terceira posição, a oito pontos do líder Sporting, a quatro do vice-líder Benfica e com os mesmos 43 pontos do quarto classificado, o Sp. Braga.
 
Recorde aqui a última vez que o FC Porto esteve cinco jogos seguidos sem vencer no campeonato.
 
1. Recuemos até 27 de setembro de 1981. Na altura o presidente do FC Porto era Américo de Sá, enquanto o ex-diretor do futebol Pinto da Costa havia deixado o clube há cerca de um ano em rota de colisão com o líder da direção. O treinador era o austríaco Hermann Stessl e na equipa pontificavam nomes como Rodolfo Reis, António Sousa, Frasco, Zé Beto, Lima Pereira, Jaime Magalhães ou Jaime Pacheco. Na visita ao Sp. Braga de Quinito, os dragões até começaram melhor, com Jacques a abrir o ativo aos 28 minutos, mas um autogolo de Fernando Martins permitir os bracarenses empatar aos 70’. Esta igualdade, a contar para a sexta jornada do campeonato, fez com que o Sporting igualasse os azuis e brancos na liderança da prova, com onze pontos.

JN 28-09-1981


 
2. Se um empate em Braga podia ser tolerado, foi mais difícil de aceitar o empate nas Antas diante do Vitória de Guimarães (0-0) orientado por José Maria Pedroto, treinador que um ano antes havia deixado o FC Porto, juntamente com Pinto da Costa, por divergências com a direção. Num jogo sem golos, Romeu falhou um penálti que poderia teria dado a vitória aos azuis e brancos. A jornada, porém, acabou por não ser muito negativa, uma vez que o Sporting empatou em casa com o Boavista (3-3), ao passo que o Benfica foi derrotado pelo Rio Ave em Vila do Conde (1-0).

JN 19-10-1981


 
3. O FC Porto de Hermann Stessl somou o terceiro empate consecutivo na tradicionalmente complicada visita ao Estádio do Bonfim, para defrontar o Vitória de Setúbal comandado por Peres Bandeira. Tal como em Braga, os dragões até estiveram a ganhar, graças a um golo de José Alberto Costa aos 29 minutos, mas voltaram a permitir o empate já na reta final da partida, com Chico Gordo a marcar para os sadinos aos 75’. Ainda assim, Benfica e Sporting também se empataram no Estádio da Luz (1-1), o que permitiu aos azuis e brancos continuar colados aos leões na liderança do campeonato.


 
4. Talvez o resultado mais difícil de aceitar pelos adeptos portistas, um empate em casa diante do Amora de José Moniz (1-1). Tal como em Braga e em Setúbal, o FC Porto até se colocou em vantagem, através de um golo de Jacques a meio da segunda parte, aos 69 minutos. No entanto, o brasileiro Caio Cambalhota igualou a partida ao cair do pano (89’). Desta feita, os rivais não deram abébias ao longo da jornada: o Sporting recebeu e bateu o Portimonense em Alvalade (1-0) e isolou-se na liderança, enquanto o Benfica goleou o Belenenses no Restelo (1-4) e aproximou-se.

JN 09-11-1981


 
5. O FC Porto encerrou esta sequência negativa de cinco jogos sem ganhar com o quinto empate consecutivo, desta feita um nulo no terreno no Penafiel de Cassiano Gouveia, na 10.ª jornada. Esta nova igualdade permitiu ao Sporting distanciar-se um pouco mais, após um triunfo em Leiria (0-2), e ao Benfica aproximar-se, fruto de uma vitória na receção ao Académico de Viseu (3-0).

JN 30-11-1981







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...