terça-feira, 25 de outubro de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Coimbrões no Campeonato de Portugal

Coimbrões contabiliza oito presenças no Campeonato de Portugal
Fundado a 25 de outubro de 1920 por um grupo de jovens trabalhadores, o Sporting Clube de Coimbrões passou a maior parte da sua centenária existência nos campeonatos distritais da AF Porto, mas já no século XXI amealhou 13 participações consecutivas nas competições nacionais, oito dos quais no Campeonato de Portugal (2013-14 a 2020-21).
 
Ao longo dessas oito presenças no inicialmente designado por Campeonato Nacional de Seniores, o emblema do concelho de Vila Nova de Gaia totalizou 82 vitórias, 67 empates ,86 derrotas e um saldo de 295-316 em golos em 235 jogos na competição. Em termos classificativos, o melhor que conseguiu foi alcançar o 4.º lugar na Série C em 2014-15.
 
No entanto, a formação gaiense acabou por ser despromovida aos distritais portuenses em 2021.
 
Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Coimbrões no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Joel (77 jogos)

Joel Neves
Lateral esquerdo formado no Boavista ao lado de Bosingwa, Ricardo Costa, Raúl Meireles, Ednilson e Pedro Oliveira, jogou na II Liga ao serviço de Feirense, Sp. Covilhã e Penafiel mas reforçou o Coimbrões proveniente do Candal no verão de 2015, quando já tinha 33 anos.
Em três anos e meio no emblema gaiense amealhou 77 partidas (72 a titular) e um golo (ao Sousense, em 2016-17) no Campeonato de Portugal, ajudando sempre a equipa a assegurar a permanência.
Em novembro de 2018 transferiu-se para o São Pedro da Cova, dos distritais da AF Porto.
 
 


9. André Moreira (80 jogos)

André Moreira
Médio formado no Boavista ao lado de Ednilson, Raúl Meireles e Pedro Oliveira, concluiu a formação no Salgueiros e passou pelo Maia e por inúmeros clubes dos campeonatos não profissionais antes de ingressar no Coimbrões em janeiro de 2015, quando já tinha 32 anos.
Em três anos e meio no emblema gaiense amealhou 80 partidas (54 a titular) e um golo (ao Sousense, em 2015-16) no Campeonato de Portugal, ajudando a manter a equipa nas competições nacionais.
No verão de 2018 transferiu-se para o Infesta.
 
 

8. Diogo Costa (88 jogos)

Diogo Costa
Defesa central nascido em Fafe e que concluiu a formação no Leixões ao lado de João Novais, ingressou no Coimbrões na primeira época de sénior, 2011-12, na altura para jogar na II Divisão B.
Entre 2013-14 e 2016-17 totalizou 88 partidas (85 a titular) e cinco golos no Campeonato de Portugal, ajudando o emblema gaiense a permanecer sempre nos patamares nacionais.
No verão de 2017 transferiu-se para o Benfica Castelo Branco.
 
 
 

7. Hélio (88 jogos)

Hélio
Disputou o mesmo número de jogos de Diogo Costa, mas amealhou mais 76 minutos em campo – 7729 contra 7653.
Defesa central/lateral esquerdo com grande experiência de II Divisão B ao serviço de clubes como Moreirense, Vizela, Boavista e Salgueiros, além de ter jogado pelo Gondomar na II Liga, reforçou o Coimbrões no verão de 2016, quando já tinha 33 anos.
Em três épocas ao serviço do emblema do concelho de Vila Nova de Gaia foi titular nos 88 jogos que disputou no Campeonato de Portugal e apontou sete golos na prova, ajudando a equipa a permanecer nos patamares nacionais.
No verão de 2019 transferiu-se para o Oliveira do Douro.
 
 
 

6. Marco (90 jogos)

Marco
Guarda-redes com muitos anos de ligação ao Padroense, rompeu o cordão umbilical com o clube de Padrão da Légua para assinar pelo Coimbrões no início de 2014, quando já tinha 32 anos.
Em três épocas e meia no emblema gaiense participou em 90 jogos (88 a titular) e sofreu 101 golos no Campeonato de Portugal, ajudando sempre a equipa a permanecer nos patamares nacionais.
No verão de 2017 decidiu encerrar a carreira.
 
 
 

5. Mário Pereira (93 jogos)

Mário Pereira
Médio defensivo natural de Vila Nova de Gaia e formado no Boavista ao lado de Bruno Fernandes, Hugo Basto, Rochinha e Carraça, passou por Leça, Cinfães e Salgueiros antes de ingressar no Coimbrões no verão de 2017.
Em quatro temporadas ao serviço do emblema gaiense amealhou 93 jogos (82 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a descida aos distritais da AF Porto em 2021 – curiosamente, na época em que foi menos utilizado. No entanto, participou no histórico encontro frente ao FC Porto, para a Taça de Portugal, em outubro de 2019.
“[O Coimbrões] é um clube onde me sinto muito feliz, onde toda a gente me trata bem, e penso que isso é muito importante para a nossa produção dentro do campo, faz-te sentir confiante e confortável. Salientando, também, o excelente apoio dos nossos adeptos, que nos seguem para todo o lado e nos dão uma força extra nas alturas mais complicadas”, afirmou ao portal Conversas Redondas em junho de 2019.
No verão de 2021 transferiu-se para o Aliança de Gandra.
 
 
 

4. Ricardo Pedrosa (94 jogos)

Ricardo Pedrosa
Lateral direito natural de Miragaia, concelho do Porto, dividiu a formação entre Salgueiros e Boavista, tendo chegado a jogar pela equipa principal dos boavisteiros na II Liga. Entretanto passou por Gondomar, Tondela e Felgueiras antes de assinar pelo Coimbrões no verão de 2017.
Nas primeiras quatro temporadas no emblema gaiense totalizou 94 encontros (91 a titular) e um golo (ao Gondomar, em 2020-21) no Campeonato de Portugal, não conseguindo impedir a descida aos distritais da AF Porto em 2021. No entanto, participou no histórico encontro frente ao FC Porto, para a Taça de Portugal, em outubro de 2019.
Ainda assim, manteve-se no clube após a despromoção, acabando por rumar ao Pedrouços no início da temporada 2022-23.
 
 
 

3. Miguel (133 jogos)

Miguel
Lateral/extremo esquerdo natural de Mafamude, no concelho de Vila Nova de Gaia, jogou ao lado de Zé Tiago nas camadas jovens do Boavista, mas concluiu o seu percurso formativo no Vilanovense. Entretanto passou cinco anos no Padroense antes de ingressar no Coimbrões no verão de 2013.
Em cinco temporadas ao serviço do emblema gaiense acumulou 133 encontros (126 a titular) e 20 golos no Campeonato de Portugal, ajudando a manter a equipa nos patamares nacionais.
No verão de 2018 transferiu-se para o Canelas.
 
 
 

2. Filipe Cardoso (158 jogos)

Filipe Cardoso
Médio defensivo de elevada estatura (1,90 m) natural de Canidelo, no concelho de Vila Nova de Gaia, dividiu a formação entre Coimbrões e Boavista, tendo transitado para a equipa principal do emblema gaiense quando ainda tinha idade de júnior, em 2012-13.
Nas seis temporadas que se seguiram totalizou 158 partidas (139 a titular) e 22 golos no Campeonato de Portugal, ajudando sempre o clube que o formou a manter-se nos patamares nacionais.
No verão de 2019 deu o salto para o Sp. Covilhã, numa altura em que concluía a licenciatura em medicina na Universidade do Porto.
“Tenho dias mesmo muito cansativos. Normalmente acordo às 6.30, vou para as aulas na faculdade, ou para o hospital para o estágio. Durante a tarde estudo e vou para o treino, às 17.00. Já tive alguns dias que tive de sair a correr, porque tinha uma aula às 19.00. Chego a casa para lá das 21.00 e no dia seguinte a rotina é igual. Ao fim-de-semana, jogo. É preciso muito espírito de sacrifício e gostar mesmo muito das duas coisas. Só assim é possível, mas quando se consegue conciliar é muito gratificante”, contou à Rádio Renascença, sobre a sua rotina no tempo do Coimbrões.
“Nunca precisei de faltar a treinos ou jogos por causa do meu curso. No máximo, cheguei atrasado. Sempre tive muito apoio da direção e equipa técnica. Se tivesse um contrato numa liga profissional, teria sido bem mais difícil conciliar, ou até acabar. O Campeonato de Portugal já tem alguma visibilidade, fui ganhando o meu espaço e terminei o curso, foi a melhor ideia”, explicou.
 
 
 

1. Pedro Tavares (203 jogos)

Pedro Tavares
Atacante de baixa estatura (1,65 m) nascido em São Pedro da Afurada, no concelho de Vila Nova de Gaia, passou pelas escolinhas do Coimbrões em 1995-96 ainda antes de jogar ao lado de Paulo Machado, Fábio Espinho e Ivanildo nas camadas jovens do FC Porto e de passar pelos juniores do Leixões.
No verão de 2007, depois de passagens por Padroense e Candal, iniciou um percurso na equipa principal do Coimbrões que se estende até aos dias de hoje. Já após ter competido nos distritais da AF Porto, III Divisão Nacional, II Divisão B e ter derrotado um cancro, amealhou 203 encontros (189 a titular) e 36 remates certeiros no Campeonato de Portugal.
Embora se tivesse estabelecido como o melhor marcador da equipa gaiense na competição, mostrou-se impotente para evitar a descida aos distritais portuenses em 2021.  Por outro lado, participou no histórico encontro frente ao FC Porto, para a Taça de Portugal, em outubro de 2019.
 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...