quinta-feira, 10 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Pampilhosa na II Divisão B

Pampilhosa competiu por nove vezes na II Divisão B
Fundado a 10 de junho de 1930, o Futebol Clube da Pampilhosa é a filial n.º 6 do FC Porto e viveu o período mais alto da sua história nas duas primeiras décadas do século XXI, quando participou durante 15 temporadas consecutivas nos campeonatos nacionais.
 
Em 2002-03, o emblema do concelho da Mealhada surgiu pela primeira vez na III Divisão, alcançando logo nessa temporada a subida à II Divisão B, patamar em que competiu consecutivamente entre 2003-04 e 2010-11 e ao qual voltou em 2012-13.
 
Posteriormente, participou nas quatro primeiras edições do Campeonato de Portugal, entre 2013-14 e 2016-17.
 
Desde 2017 remetido para os distritais da AF Aveiro, os ferroviários chegaram à 5.ª eliminatória da Taça de Portugal em 2004-05, quando foram eliminados pelo Sporting em Alvalade (1-4).
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Pampilhosa na II Divisão B.
 
 

10. Galvão (60 jogos)

Galvão
Disputou o mesmo número de jogos de Marco Brás e Hélder Ferreira, mas amealhou mais minutos em campo: 5190.
Lateral esquerdo de vocação ofensiva nascido nos Estados Unidos, mas desde tenra idade a viver em Portugal, jogou ao lado de Rúben Lima, Miguel Vítor, Tengarrinha, Miguel Rosa e André Carvalhas nas camadas jovens do Benfica, tendo concluído a formação na Académica. Quando subiu a sénior assinou pelo Tourizense, clube do qual se transferiu para o Pampilhosa no verão de 2010.
Na primeira época no emblema do concelho da Mealhada foi utilizado como titular nas 30 jornadas do campeonato da II Divisão B – Zona Centro e marcou um golo ao Cesarense, ainda assim insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão manteve-se no clube, tendo contribuído para a subida à II B, patamar em que voltou a ser titular nas 30 rondas do campeonato em 2012-13, ajudando os ferroviários a assegurarem a presença na edição inaugural do Campeonato de Portugal.
No verão de 2013 transferiu-se para o Fátima.
 
 
 

9. João Pinto (63 jogos)

João Pinto
Defesa central natural de Caldas da Rainha e formado no Caldas, teve duas passagens pela equipa principal dos pelicanos e jogou três anos no Peniche antes de ingressar pela primeira vez no Pampilhosa no verão de 2005.
Na primeira época nos ferroviários atuou em 22 encontros (21 a titular) no campeonato.
Em 2006-07 iniciou a temporada no Abrantes, mas em novembro regressou ao emblema do concelho da Mealhada, a tempo de disputar 14 jogos (todos a titular) e marcar três golos, diante de Tourizense, Fátima e Lusitânia.
Entretanto passou pelo Bombarralense, mas em 2008-09 regressou ao Pampilhosa para participar em 27 encontros (25 a titular) no campeonato.
Depois transferiu-se para os açorianos do Praiense.
 
 

8. Pedro Penela (67 jogos)

Pedro Penela
Médio ofensivo natural de Sé Nova, no concelho de Coimbra, representou a Académica na II Liga e Anadia, Tocha e Tourizense nos campeonatos não profissionais antes de ingressar no Pampilhosa nos derradeiros meses de 2006.
Nessa primeira época nos ferroviários foi a tempo de disputar cinco jogos (todos a titular) no campeonato, mas foi nas duas temporadas seguintes que mais se destacou, ao somar um total de 62 encontros (59 a titular) e onze golos na II Divisão B, contribuindo para honrosas classificações (3.º lugar em 2007-08 e 4.º em 2008-09).
Após dois anos e meio no emblema do concelho da Mealhada, mudou-se para o Tondela.
 
 

7. Litos (71 jogos)

Litos
Médio defensivo natural de Coimbra, chegou ao Pampilhosa já veterano, aos 33 anos, depois de ter jogado na II Liga com as camisolas de Sp. Espinho e Penafiel.
Embora tivesse ingressado nos ferroviários já com a temporada 2008-09 em andamento, foi a tempo de atuar em 17 partidas (10 a titular) no campeonato.
Nas duas épocas seguintes foi um dos pilares da equipa, tendo somado um total de 54 partidas (48 a titular). Contudo, se em 2009-10 contribuiu para a obtenção do 2.º lugar na Zona Centro que quase deu a subida à II Liga, na temporada que se seguiu mostrou-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão transferiu-se para o Tocha.
 
 

6. Sérgio Grilo (84 jogos)

Sérgio Grilo
Jogador de elevada estatura (1,87 m) nascido na Figueira da Foz, podia atuar em duas posições: defesa central ou… ponta de lança.
Após ter concluído a formação na Naval, passou por Sp. Pombal e Sourense antes de ingressar pela primeira vez no Pampilhosa a meio da época 2003-04, indo a tempo de disputar um jogo no campeonato.
Nas três temporadas que se seguiram cimentou a sua posição na equipa, tendo amealhado mais 83 encontros (55 a titular) e 23 golos na II Divisão B, ajudando a manter os ferroviários no terceiro escalão do futebol português. Em 2004-05 contribuiu para a caminhada até à 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo jogado cerca de meia hora na deslocação ao terreno do Sporting.
No verão de 2007 mudou-se para a Oliveirense, tendo ainda passado pelo Moreirense e pelo futebol cipriota antes de voltar ao Pampilhosa em 2011-12 para levar a formação da Bairrada novamente para a II Divisão B.
 
 

5. Rui Daniel (109 jogos)

Rui Daniel
Defesa central natural de Almalaguês, concelho de Coimbra, passou por Mirandense e Sp. Pombal antes de ingressar no Pampilhosa no verão de 2007.
Em quatro temporadas no emblema do concelho da Mealhada viveu altos e baixos. Se nas primeiras épocas terminou sempre nos quatro lugares cimeiros, na quarta não conseguiu impedir a descida à III Divisão. No total, amealhou 109 jogos (107 a titular) e apontou dois golos pelos ferroviários na II Divisão B entre 2007 e 2011.
Após a despromoção transferiu-se para o Nogueirense.
 
 

4. Pazito (116 jogos)

Pazito
Extremo nascido em Caracas, na Venezuela, mas desde tenra idade radicado na região Centro de Portugal, chegou a jogar na II Liga pela Académica e pela Ovarense e passou ainda por clubes como Oliveira do Bairro e Sp. Pombal antes de ingressar no Pampilhosa no início da temporada 2003-04.
Em quatro temporadas no emblema da Bairrada amealhou um total de 116 jogos (90 a titular) e 21 golos na II Divisão B, ajudando a estabilizar o clube no terceiro escalão do futebol português. Paralelamente, em 2004-05 participou na caminhada até à 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, etapa em que os pampilhosenses foram derrotados pelo Sporting em Alvalade.
No verão de 2007 transferiu-se para o Sourense, mas regressou ao clube do concelho da Mealhada em 2019-20 para desempenhar a função de treinador adjunto da equipa principal.
 
 

3. Eduardo (119 jogos)

Eduardo
Guarda-redes de baixa estatura (1,77 m) natural da Lousã, foi formado e revelado pelo Lousanense, tendo chegado a jogar pela Académica na I Liga e ainda por União de Coimbra, Sp. Pombal e Tourizense nos campeonatos não profissionais antes de ingressar no Pampilhosa no verão de 2008.
Nas primeiras três épocas no clube disputou 90 jogos em 90 possíveis na II Divisão B, tendo sofrido um total de 105 golos. Nesse período viveu altos e baixos: em 2009-10 esteve perto de subir à II Liga, tendo alcançado o 2.º lugar no campeonato, mas na temporada seguinte não conseguiu evitar a descida à III Divisão.
Após a despromoção mudou-se para o Nogueirense na companhia de Rui Daniel e Bruno Simões, mas em 2012-13 regressou ao emblema do concelho da Mealhada para atuar em 29 partidas (todas a titular) e sofreu 36 golos, ajudando os ferroviários a assegurarem a presença na edição inaugural do Campeonato de Portugal.
Depois da reformulação dos quadros competitivos do futebol nacional permaneceu no clube por mais quatro anos, até 2017, abandonado o clube da Bairrada e a carreira de futebolista na sequência da descida aos distritais da AF Aveiro.
 
 
 
 

2. Luís Miguel (140 jogos)

Luís Miguel
Atacante natural de Sernancelhe, jogou nos juniores do Benfica ao lado de Paulo Lopes, Sousa, Bruno Basto e Maniche e passou pelos seniores de clubes como Lamego, Vila Real, Guarda, Esposende, União de Lamas e Paredes antes de ingressar no Pampilhosa no verão de 2004.
Em cinco anos no emblema da região da Bairrada amealhou um total de 140 encontros (122 a titular) e apontou 33 golos no campeonato, tendo contribuído para a consolidação dos ferroviários nos lugares cimeiros da II Divisão B – Zona Centro. Em 2007-08 teve a companhia do irmão mais novo, Mário, no plantel.
Paralelamente, em 2004-05 participou na caminhada até à 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo feito parte da equipa que defrontou o Sporting em Alvalade.
No verão de 2009 voltou ao distrito de Viseu para vestir a camisola do Tondela.
 
 

1. Bebé (250 jogos)

Bebé
Médio de baixa estatura (1,67 m) criativo e batalhador natural de Brasfemes, no concelho de Coimbra, despontou no União de Coimbra, mas foi no Pampilhosa que fez grande parte da carreira, tendo passado 14 anos no emblema da região da Bairrada.
Único jogador a ter feito parte das nove participações dos ferroviários na II Divisão B, desde 2003-04 a 2010-11 e em 2012-13, amealhou um total de 250 jogos (242 a titular) e 63 golos, registo que também faz dele o melhor marcador de sempre do clube nesse patamar competitivo.
Ao longo desse período viveu momentos altos, como a obtenção do segundo lugar em 2009-10, mas também momentos baixos, como a descida de divisão na temporada que se seguiu. Paralelamente, atuou os 90 minutos na eliminatória da Taça de Portugal frente ao Sporting em 2004-05 e foi titular noutro jogo grande dos pampilhosenses na prova rainha, no caso a receção ao Sp. Braga em 2012-13.
Após a reformulação dos quadros competitivos no futebol português, continuou a fazer parte do plantel do Pampilhosa até 2017, despedindo-se do clube e da carreira de jogador após a descida do Campeonato de Portugal aos distritais da AF Aveiro.
 
 



 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...