segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Oriental na II Liga

Dez jogadores importantes na história recente do Oriental
Fundado a 8 de agosto de 1946, o Clube Oriental de Lisboa nasceu da fusão de três clubes da zona oriental da capital, o Chelas Futebol Clube, Marvilense Futebol Clube e Grupo Desportivo "Os Fósforos", com o objetivo de formar um novo e mais pujante emblema lisboeta.

Desportivamente os guerreiros de Marvila viveram o período áureo da sua história na década de 1950, quando somou cinco das sete presenças que tem na I Divisão (1950-51 e 1951-52, 1953-54, 1956-57 e 1957-58). Logo na estreia, em 1950-51, os lisboetas obtiveram a melhor classificação da sua história, o quinto lugar, tendo terminado o campeonato apenas atrás de Sporting, FC Porto, Benfica e Atlético.

Após uma travessia de década e meia na II Divisão, o popular C.O.L. voltou à elite do futebol português na década de 1970, participando nos campeonatos de 1973-74 e 1974-75.

Desde então que os orientalistas têm estado afastado dos grandes palcos, embora tenham competido na II Liga entre 2014 e 2016.

Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Oriental na II Liga.


10. João Amorim (52 jogos)

João Amorim
Defesa lateral capaz de atuar nos dois flancos e que fez a formação no Oriental, transitou para a equipa principal em 2010-11, na altura para jogar na II Divisão B.
Em 2013-14 fez parte da equipa se sagrou vice-campeã do Campeonato de Portugal e alcançou a promoção à II Liga, patamar em que nas duas épocas que se seguiram amealhou 52 encontros (todos como titular) e apontou três golos, mostrando-se impotente para evitar a descida de divisão em 2016.
Após a despromoção permaneceu mais um ano na formação de Marvila, rumando depois ao futebol espanhol.



9. Henrique Gomes (55 jogos)

Henrique Gomes
Atacante que jogou ao lado de jogadores como Cédric Soares, Mário Rui, William Carvalho, Pedro Mendes e André Martins na formação do Sporting, representou os seniores de Real SC, Moura e Carregado antes de ingressar no Oriental no verão de 2014.
Nas duas primeiras temporadas em Marvila totalizou 55 partidas (38 a titular) e sete golos na II Liga, mostrando-se impotente para evitar a despromoção em 2016.
Após a descida de divisão permaneceu mais três anos no clube, tendo rumado aos açorianos do Sp. Ideal no verão de 2019.




8. Bruno Aguiar (55 jogos)

Bruno Aguiar
Disputou o mesmo número de jogos de Henrique Gomes, mas amealhou mais 408 minutos em campo – 3522 contra 3114.
O nome mais mediático desta lista, um médio internacional jovem por Portugal que em 2004-05 se sagrou campeão nacional ao serviço do Benfica, o clube que o formou. Após quatro anos na Escócia e cinco no Chipre, regressou ao futebol português pela porta do Oriental no verão de 2014.
“Sou uma pessoa muito ligada a Lisboa, adoro a cidade e sentia uma necessidade imensa de voltar. Se dissesse que a minha primeira opção era o Oriental estaria a mentir, porque a minha prioridade era jogar na I Liga mas não houve essa oportunidade. Estou muito feliz pela opção que tomei e pelo convite que me foi feito por parte do treinador”, confessou, em declarações ao portal do Sindicato dos Jogadores.
Em duas épocas no Estádio Engenheiro Carlos Salema amealhou 55 jogos (43 a titular) e dois golos na II Liga, mostrando-se impotente para evitar a despromoção em 2016.
Após a descida de divisão terminou a carreira, aos 35 anos.



7. Tiago André Mota (55 jogos)

Tiago André Mota
Disputou o mesmo número de jogos de Henrique Gomes e Bruno Aguiar, mas amealhou mais minutos em campo: 4874.
Guarda-redes lisboeta que fez a maior parte da formação no Oriental, transitou para a equipa principal em 2006-07, tendo integrado o plantel que se sagrou campeão da Série E da III Divisão Nacional na época que se seguiu.
Numa altura em que já tinha o estatuto de titular indiscutível no conjunto de Marvila, contribuiu em 2013-14 para a promoção à II Liga, patamar em que totalizou 55 partidas e 72 golos sofridos nas duas temporadas que se seguiram, mostrando-se impotente para evitar a descida de divisão em 2016.
Em julho de 2015 protagonizou um momento curioso, ao pedir a então namorada em casamento com a ajuda dos companheiros de equipa. Antes de um jogo de apresentação da equipa, os jogadores do Oriental tiraram as camisolas do clube e, ordenados, construíram a frase “Filipa aceitas casar com o Mota?” – e Filipa aceitou.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao 1º Dezembro.



6. Leonel Alves (59 jogos)

Leonel Alves
Lateral/extremo luso-guineense que passou por clubes como Casa Pia, Olivais e Moscavide, Tondela, Mafra, Sertanense e Académico de Viseu, ingressou no Oriental no verão de 2014.
Na primeira temporada em Marvila disputou 42 jogos (30 a titular) na II Liga e apontou três golos, diante de Vitória de Guimarães B, Sp. Braga B e Santa Clara, ajudando a formação lisboeta a assegurar a permanência.
Em 2015-16 começou a época no Torreense, mas em janeiro de 2016 regressou ao Estádio Engenheiro Carlos Salema para atuar em 17 partidas (nove a titular) até ao final do campeonato do segundo escalão e marcar três golos, frente a Famalicão, Penafiel e Atlético, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para os cipriotas do Pafos FC. Entretanto, tornou-se internacional A pela Guiné-Bissau, tendo participado no CAN 2021.



5. Valdo Alhinho (65 jogos)

Valdo Alhinho
Médio luso-angolano que passou por Sacavenense e Murça e pelos campeonatos de Malta e Angola, voltou a Portugal precisamente pela porta do Oriental no verão de 2014.
Em duas temporadas em Marvila amealhou 65 partidas (45 a titular) e dois golos na II Liga, mostrando-se impotente para evitar a despromoção em 2015-16.
Após a descida de divisão regressou ao futebol maltês.



4. Tiago José Mota (73 jogos)

Tiago José Mota
Médio de características defensivas que jogou ao lado de Tiago Gomes, Miguel Veloso, Manuel Fernandes e Rúben Amorim nos infantis do Benfica e de Hélder Barbosa, Vieirinha e Paulo Machado na formação do FC Porto, passou pelos seniores de Loures, Oeiras e Atlético antes de ingressar no Oriental em 2009-10, proveniente dos cipriotas do Nea Salamis.
Em 2013-14 contribuiu para a promoção à II Liga, patamar em que nas duas épocas que se seguiram totalizou 73 encontros (70 a titular) e dois golos, mostrando-se impotente para evitar a descida de divisão.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Malveira.



3. João Pedro (74 jogos)

João Pedro
Lateral esquerdo formado no Sporting ao lado de Cristiano Ronaldo e José Semedo, representou os seniores de Carregado, Atlético, Tondela, Fátima, Torreense e Mafra antes de assinar pelo Oriental no verão de 2014.
Nas duas temporadas que passou em Marvila totalizou 74 jogos (73 a titular) na II Liga, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Malveira.



2. Hugo Grilo (78 jogos)

Hugo Grilo
Defesa central natural de Odivelas que jogou ao lado de Tiago Gomes, Sílvio e Manuel Fernandes nas camadas jovens do Benfica, representou os açorianos do Operário Lagoa durante meia dúzia de anos antes de se comprometer com o Oriental no verão de 2011.
Em 2013-14 ajudou os guerreiros de Marvila a alcançar a promoção à II Liga, patamar em que nas duas épocas que se seguiram amealhou 78 partidas (76 a titular) e quatro remates certeiros, não conseguindo evitar a despromoção em 2016.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Alverca.



1. Tom (87 jogos)

Tom
Médio cabo-verdiano que entrou no futebol português pela porta do Anadia, passou pelos angolanos do 1º de Agosto e do Benfica Luanda antes de se juntar ao Oriental em 2013-14, temporada marcada pela promoção à II Liga.
Nas duas épocas que se seguiram totalizou 87 jogos (72 a titular) e 15 golos no segundo escalão, registo que também faz dele o melhor marcador do emblema de Marvila na competição, mas mostrou-se impotente para evitar a despromoção. Pelo meio, tornou-se internacional A por Cabo Verde.
A seguir à descida de divisão transferiu-se para a Académica.






 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...