sexta-feira, 1 de abril de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Farense no Campeonato de Portugal

Dez jogadores importantes na história recente do Farense
Fundado a 1 de abril de 1910, o Sporting Clube Farense é o nome oficial de um clube que oficiosamente foi criado no ano anterior pelos irmãos Gralho e que chegou a chamar-se Faro Foot-Ball e Sporting de Faro, devido à simpatia dos fundadores pelo Sporting Clube de Portugal.
 
Embora tivesse sido o primeiro campeão regional, ao conquistar o Campeonato de Faro em 1914 e o primeiro Campeonato do Algarve em 1914-15, o emblema algarvio teve de esperar até à década de 1970 para surgir pela primeira vez na I Divisão.
 
No entanto, foi nos anos 1990 que os leões de Faro mais marca deixaram no principal escalão, tendo alcançado o quinto lugar em 1994-95 e a sexta posição em 1991-92 e 1992-93. Essas façanhas fizeram parte de uma passagem de 12 épocas consecutivas entre os grandes.
 
Após uma queda abrupta iniciada em 2002 e que viria a levar o Farense até aos campeonatos distritais, o clube reergueu-se, tendo passado por todas as divisões do futebol português até regressar à I Liga em 2020-21.
 
Durante esse trajeto, os algarvios participaram no Campeonato de Portugal em 2016-17 e 2017-18. Na primeira participação atingiram a fase de promoção, mas ficaram a escassos dois pontos da subida à II Liga. Na segunda, lograram o objetivo e foram finalistas vencidos da competição, tendo perdido a final diante do Mafra no Jamor (1-2), numa temporada em que também chegaram aos quartos de final da Taça de Portugal.
 
Vale por isso a pena conferir a lista dos dez jogadores com mais jogos pelo Farense no Campeonato de Portugal.
 

10. Filipe Godinho (31 jogos)

Filipe Godinho
Lateral direito internacional jovem português formado no Belenenses e com experiência de campeonatos nacionais adquirida ao serviço de Odivelas, Real SC, Sacavenense, 1º Dezembro, Loures, Mafra, Casa Pia e Cova da Piedade, ingressou no Farense no verão de 2017.
Na primeira época ao serviço dos algarvios atuou em 31 jogos (30 a titular) no Campeonato de Portugal, contribuindo para a promoção à II Liga e também para a caminhada até aos quartos de final da Taça de Portugal.
Em 2018-19 representou os leões de Faro no segundo escalão, tendo depois rumado ao Alverca. “Tive o maior prazer em representar as cores do maior clube do Algarve. Um clube que merece os grandes palcos do futebol nacional. Adeptos apaixonantes dos quais irei ter saudades. Saudades não só desses adeptos, assim como, de jogar no mítico São Luís”, escreveu no Facebook aquando da despedida.
 
 
 

9. Hugo Marques (32 jogos)

Hugo Marques
Guarda-redes internacional angolano que passou pelas camadas jovens e equipa B do FC Porto, jogou nas ligas profissionais portuguesas ao serviço de Gil Vicente e Sp. Covilhã e representou clubes importantes do Girabola como Kabuscorp e 1º de Agosto antes de assinar pelo Farense no verão de 2017, quando já tinha 31 anos.
“O meu antigo treinador de guarda-redes no Gil Vicente, o Cândido, ligou-me a perguntar se estava disponível para representar o Farense e depois passou a chamada ao diretor desportivo Manuel Balela, ao qual agradeço até hoje a sua postura e humanidade. Passadas algumas horas já sabia do projeto e sabia que ia encontrar um grande senhor, o presidente João Rodrigues, algo que depois vim a confirmar. Assinei por um ano e aí começou esta linda história”, recordou, em entrevista ao O Blog do David.
Na primeira época no São Luís sofreu apenas 13 golos em 32 jogos no Campeonato de Portugal, revelando-se um dos pilares da equipa que alcançou a promoção à II Liga e atingiu os quartos de final da Taça de Portugal.
Nas duas temporadas que se seguiram conseguiu bater a concorrência do internacional português Daniel Fernandes e estabelecer-se como o dono da baliza dos algarvios no segundo escalão, voltando a mostrar-se importante na obtenção de uma subida de divisão, desta feita à I Liga.
“Não conhecia por dentro o que era ser Farense, conhecia o clube e os adeptos, mas não sabia o que era representar um clube assim tão especial. O Farense é o meu clube de sonho. Sou respeitado, estou a fazer história e sinto que quando entro em campo tenho todos a puxar por mim. Neste momento não sou de Faro, mas sou Farense e dou a vida por este clube”, afirmou, na mesma entrevista, em abril de 2020.
Após a promoção ao primeiro escalão permaneceu nos leões de Faro, mas não foi capaz de suplantar a concorrência de Rafael Defendi e posteriormente de outro internacional português, Beto.
No verão de 2021 transferiu-se para os sul-africanos do Cape Town City.
 
 
 

8. Léo Tomé (33 jogos)

Léo Tomé
Médio de baixa estatura (1,70 m) e características ofensivas, canhoto e sempre em alta rotação, nasceu em São Paulo, mas foi viver para o Algarve em tenra idade, tendo ingressado nos juvenis do Farense em 2002-03, proveniente do Marítimo Olhanense. Na época seguinte estreou-se pela equipa principal, na altura a competir na II Divisão B.
Em 2005 deixou o São Luís, tendo passado por Ferreiras, Almancilense, Juventude Campinense, Louletano e Mafra antes de regressar aos leões de Faro onze depois.
Entre 2016 e 2018 amealhou 33 encontros (20 a titular) e três golos pelo conjunto da capital algarvia no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para a promoção à II Liga e para a caminhada até aos quartos de final da Taça de Portugal em 2017-18.
Após a subida de divisão transferiu-se para o Loures.
 
 
 

7. Tavinho (35 jogos)

Tavinho
Atacante natural de Almancil, passou pelos seniores de Moncarapachense, Inter Almancil, Louletano, Culatrense, Quarteirense e Almancilense antes de ingressar no Farense em fevereiro de 2016.
Ao longo de um ano e meio ao serviço dos leões de Faro no Campeonato de Portugal totalizou 35 partidas (22 como titular) e 12 golos na prova, tendo contribuído para a promoção à II Liga e para a caminhada até aos quartos de final da Taça de Portugal em 2017-18. No entanto, nem tudo lhe correu bem nessa época, uma vez que foi esfaqueado nas imediações de um bar em Vilamoura na madrugada de 19 de março de 2018, incidente que o afastou dos relvados durante quase três meses.
Após a subida de divisão permaneceu mais um ano e meio no clube, a competir na II Liga, tendo rumado ao Vizela em janeiro de 2020, o que o fez estar associado a duas promoções em 2019-20: a do Farense à I Liga e a dos minhotos à II Liga. “Também celebrei a subida do Farense. Já lá estava desde 2017, gosto muito do clube”, afirmou ao Maisfutebol.
 
 
 

6. Jorginho (39 jogos)

Jorginho
O melhor marcador de sempre do Farense no Campeonato de Portugal, com 16 golos.
Ponta de lança brasileiro que jogou nas camadas jovens do Santos ao lado de Paulo Henrique Ganso, passou pelo Girabola e por Eléctrico, Moura, Mafra e União de Leiria já em Portugal antes de ingressar nos leões de Faro em fevereiro de 2017.
Em ano e meio no Algarve amealhou 39 encontros (26 a titular) e 16 remates certeiros no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, tendo contribuído para a promoção à II Liga e para a caminhada até aos quartos de final da Taça de Portugal em 2017-18.
Após a subida de divisão transferiu-se para os búlgaros do Cherno More.
 
 
 
 

5. Livramento (41 jogos)

Livramento
Médio ofensivo internacional jovem português nascido em Tavira, passou por Ginásio de Tavira e Benfica B antes de chegar pela primeira vez ao Farense em 2001-02, quando foi emprestado ao Louletano após não ter disputado qualquer jogo na primeira metade da temporada.
Na época seguinte ainda jogou pelos leões de Faro na II Liga, mas em janeiro de 2003 transferiu-se para o Olhanense.
Entretanto passou por Santa Clara, Boavista, Leixões, Rio Ave, Paços de Ferreira e Desp. Chaves, assim como pelo futebol búlgaro, antes de voltar ao São Luís em 2013-14, mais uma vez para jogar na II Liga.
No verão de 2014 voltou à Bulgária, tendo ainda passado pelo campeonato de Gibraltar antes de regressar ao Farense em novembro de 2016. “O que me fez regressar? Hmm... é um clube grande! É um gigante adormecido e creio que o Farense está no caminho certo para chegar ao Farense que as pessoas estavam habituadas”, afirmou ao zerozero em maio de 2017.
No espaço de um ano e meio amealhou 41 encontros (36 a titular) e nove golos pelos algarvios no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para a promoção à II Liga e para a caminhada até aos quartos de final da Taça de Portugal em 2017-18.
Consumada a subida de divisão, encerrou a carreira.
 
 
 

4. Neca (48 jogos)

Neca
Médio ofensivo internacional português, chegou pela primeira vez ao Farense a poucos meses de comemorar o 34.º aniversário, em 2013-14, quando já tinha uma carreira repleta de vivências em clubes como Belenenses e Vitória de Setúbal. Apesar da veterania, foi a tempo de inscrever o seu nome na história do clube.
Após duas épocas ao serviço dos leões de Faro na II Liga, representou o Pinhalnovense em 2015-16. “O primeiro ano no Farense não correu como eu queria, neste escalão há muitos jogos e não consegui adaptar rapidamente. No segundo ano consegui fazer boas exibições e alguns golos”, recordou, em declarações ao Maisfutebol.
No verão de 2016 regressou ao São Luís para amealhar 48 encontros (37 a titular) e oito golos no Campeonato de Portugal, ajudando os algarvios a alcançar a promoção ao segundo escalão e a atingir os quartos de final da Taça de Portugal em 2017-18.
Consumada a subida de divisão, encerrou a carreira de futebolista e iniciou a de treinador, estando a assumir as funções de treinador adjunto no Farense desde fevereiro de 2021.
 
 
 
 

3. André Vieira (51 jogos)

André Vieira
Médio algarvio de elevada estatura (1,88 m), passou por Ferreiras, Louletano e pelos açorianos do Operário antes de ingressar no Farense no verão de 2016.
Nas duas primeiras temporadas no São Luís totalizou 51 encontros (40 a titular) e nove golos no Campeonato de Portugal, ajudando os leões de Faro a alcançar a promoção ao segundo escalão e a atingir os quartos de final da Taça de Portugal em 2017-18.
André Vieira haveria de permanecer mais dois anos no clube, tendo contribuído para a subida à I Liga em 2020, antes de se transferir para o Varzim.
 
 
 

2. Jorge Ribeiro (54 jogos)

Jorge Ribeiro
Lateral esquerdo internacional português, chegou ao Farense no verão de 2016, a poucos meses de comemorar o 35.º aniversário, após ter passado por Benfica, Santa Clara, Varzim, Gil Vicente, Dínamo Moscovo, Málaga, Desp. Aves, Boavista, Vitória de Guimarães, Granada e Atlético.
Nas duas primeiras temporadas no Algarve totalizou 54 jogos (50 a titular) e 14 remates certeiros no Campeonato de Portugal, ajudando os leões de Faro a alcançar a promoção à II Liga e a atingir os quartos de final da Taça de Portugal em 2017-18.
Após a subida de divisão permaneceu mais um ano no clube, a jogar no segundo escalão, tendo rumado depois ao Casa Pia. Em maio de 2019 foi suspenso pela SAD do Farense depois de uma alegada tentativa de agressão ao diretor-executivo André Geraldes.
“Desejo ao Farense toda a sorte do mundo, orgulhoso do meu percurso profissional, em especial neste clube, não só pelos 92 jogos e 20 golos, mas pelo muito que vivi”, afirmou, na hora da despedida.
 
 
 

1. Cássio Scheid (57 jogos)

Cássio
Possante defesa central brasileiro (1,86 m), entrou no futebol português precisamente pela porta do Farense no verão de 2016.
Nas duas primeiras épocas no São Luís disputou um total de 57 partidas (todas como titular) no Campeonato de Portugal, tendo marcado um golo ao Oriental (em março de 2018) e ajudado os algarvios a subir à II Liga e a chegar aos quartos de final da Taça de Portugal.
Seguiram-se mais três temporadas no clube, duas no segundo escalão e uma na I Liga. Contudo, uma rotura dos ligamentos cruzados do joelho esquerdo sofrida em janeiro de 2020 afastou-o dos relvados durante largos meses.
No verão de 2021 transferiu-se para o Varzim.
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...