terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ferreiras no Campeonato de Portugal

Dez jogadores que fizeram história no Ferreiras
Fundado a 1 de dezembro de 1983 pela quase totalidade do grupo de atletas e delegados que nas duas décadas anteriores fez parte do Centro de Recreio Popular de Ferreiras, o Futebol Clube de Ferreiras devolveu à população da localidade a possibilidade de terem uma prática desportiva, recreativa e cultural.
 
Filiado na Associação de Futebol do Algarve desde 1984-85, época em que participou pela primeira vez no Campeonato Distrital da II Divisão, começou por utilizar o campo destinado ao vizinho Imortal para treinos e jogos, mas desde 1988 que faz do Estádio da Nora, de propriedade municipal, a sua casa.
 
Em 2005 o emblema do concelho de Albufeira conquistou pela primeira vez o título distrital da AF Algarve e obteve o direito de, pela primeira vez, participar na Taça de Portugal e nos campeonatos nacionais.
 
Após três anos na Série F da III Divisão, voltou os distritais algarvios, tendo voltado a vencer a I Divisão Distrital em 2013, ascendendo depois ao recém-criado Campeonato Nacional de Seniores, chegando mesmo disputar a fase de promoção na época de estreia. Em 2014-15 seria tudo bem diferente, com a descida aos distritais.
 
Porém, em 2018 alcançou o terceiro título distrital da sua história e o consequente regresso ao então já designado por Campeonato de Portugal, mas acabou por descer imediatamente de divisão.
 
Em três presenças, 61 futebolistas jogaram pelo Ferreiras no Campeonato de Portugal. Vale por isso a pena recordar os dez que o fizeram por mais vezes.
 
 

10. Piçarra (43 jogos)

Piçarra
Irmão gémeo do conhecido cantor Diogo Piçarra, nasceu em Faro e fez grande parte da formação no Farense, mas quando subiu a sénior foi obrigado a rumar a outras paragens, tendo passado por Messinense e Moncarapachense antes de reforçar o Ferreiras em 2013, aquando da promoção ao Campeonato de Portugal.
Na primeira época no emblema do concelho de Albufeira atuou em 15 partidas (todos como titular), ajudando a equipa a atingir a fase de promoção.
Na temporada seguinte este defesa lateral reforçou o estatuto de titular, tendo participado em 28 encontros (23 a titular). Porém, não conseguiu evitar a despromoção.
Após a descida aos distritais algarvios mudou-se para o Quarteirense, último clube que conheceu na carreira.
 
 

9. Flávio Manuel (44 Jogos)

Flávio Manuel
Extremo natural de Albufeira, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Ferreiras em 2008.
Após cinco anos a perseguir a conquista do título distrital, conseguiu-o em 2013, ajudando o clube a garantir a presença na edição inaugural do Campeonato Nacional de Seniores.
Na primeira época nos patamares nacionais atuou em 16 jogos (nove a titular) e marcou três golos, frente a Quarteirense, Esperança de Lagos e União Montemor, ajudando os algarvios a atingirem a fase de promoção.
Na temporada seguinte participou em 28 partidas (23 a titular), não conseguindo evitar a descida de divisão.
Haveria de continuar mais um ano no clube. Depois passou pelo Silves e desde 2017 que está vinculado ao Imortal.
 
 

8. Diogo Afonso (54 Jogos)

Diogo Afonso
Lateral direito/médio que começou a jogar futebol nas escolinhas do Ferreiras, concluiu a formação e iniciou o seu percurso como sénior no Farense, mas acabou por voltar à casa de partida a meio da época 2004-05.
Ao longo de década e meia na equipa principal da formação do concelho de Albufeira esteve nas três conquistas do título distrital, nas três participações na III Divisão e nas três presenças no Campeonato de Portugal.
Na época de estreia no então designado por Campeonato Nacional de Seniores, em 2013-14, não foi além de 16 jogos (oito a titular), mas ainda assim contribuiu para o apuramento para a fase de promoção.
Na temporada seguinte foi bastante mais utilizado, tendo sido titular nos 18 encontros que disputou, mas não evitou a despromoção.
Quatro anos depois, em 2019-20, já com 32 anos, atuou em 20 partidas (todas como titular), e voltou a não evitar a descida aos distritais.
 
 

7. David Monteiro (56 Jogos)

David Monteiro
Defesa central/lateral direito natural de São Bartolomeu de Messines, fez quase toda a formação e lançou-se no futebol sénior ao serviço do Messinense, mas no verão de 2012 transferiu-se para o Ferreiras para contribuir para a subida de divisão longo na época de estreia.
Em 2013-14 estreou-se no então designado Campeonato Nacional de Seniores, tendo atuado em 21 jogos (18 a titular) e contribuído para o apuramento para a fase de promoção. Na temporada seguinte reforçou o estatuto, participando em 27 encontros (18 a titular), mas não evitou a despromoção.
Porém, haveria de continuar no Estádio da Nora… até hoje. Em 2017-18 conquistou o título distrital e na época que se seguiu disputou oito partidas (sete a titular), mas foi impotente para evitar nova descida aos distritais.
 
 

6. Luís Viegas (57 Jogos)

Luís Viegas
Atacante natural de Faro, começou a jogar no Salgados e passou ainda por Almancilense, Castromarinense, Faro e Benfica e Messinense antes de reforçar o Ferreiras no verão de 2012, fazendo o mesmo trajeto de Matthieu e David Monteiro.
Logo na primeira época no Estádio da Nora conquistou o título distrital e conseguiu a promoção ao então recém-criado Campeonato Nacional de Seniores, competição na qual atuou em 29 partidas (27 a titular) e marcou quatro golos em 2013-14, tendo faturado diante de Almodôvar, União de Leiria (dois) e Loures e contribuído para o apuramento para fase de promoção.
Na temporada seguinte participou em 28 jogos (26 a titular) e somou onze remates certeiros, frente a Quarteirense, Operário, Mineiro Aljustrelense, Louletano (dois), Atlético Reguengos (dois), Lusitano VRSA (dois), Praiense e Angrense, não evitando a despromoção.
Haveria de continuar no clube até 2018, despedindo-se com a conquista do título distrital. Depois rumou ao 11 Esperanças.
 
 
 

5. João Pias (61 jogos)

João Pias
Atacante alentejano natural de Pias, no concelho de Serpa, tem feito praticamente toda a carreira no Algarve. Após concluir a formação e fazer a estreia no futebol sénior ao serviço do Imortal, passou pelo Armacenenses e de lá transferiu-se para o Ferreiras no verão de 2010.
Na terceira época no Estádio da Nora, em 2012-13, conseguiu a promoção ao então recém-criado Campeonato Nacional de Seniores, prova na qual apontou 13 golos em 29 partidas (28 a titular) na temporada seguinte – Louletano, Moura (quatro), Almodôvar (dois), Cova da Piedade, Quarteirense, Oriental (três) e Mafra foram as vítimas de João Pias.
Valorizado, dividiu a época de 2014-15 entre Mafra e Louletano, dois clubes que atingiram a fase de promoção, sendo que os mafrenses acabaram mesmo para lograr a subida à II Liga.
Porém, na temporada que se seguiu voltou aos distritais algarvios para vestir a camisola do Guia, ainda que ao fim de poucos meses tivesse voltado ao vizinho Ferreiras, permanecendo no clube até aos dias de hoje.
Em 2017-18 conquistou novamente o título distrital e na época seguinte participou em 32 jogos (25 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Casa Pia, Moura e Redondense, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
 
 

4. Flávio Lança (61 Jogos)

Flávio Lança
Disputou 61 jogos tal como João Pias, mas amealhou mais 33 minutos em campo – 4904 contra 4871.
Médio de características defensivas formado no clube – ainda que enquanto júnior tivesse representado o Imortal –, fez toda a carreira no Ferreiras, entre 2001 e 2015.
Esteve, por isso, nas conquistas dos títulos distritais em 2005 e 2013, jogou na II Divisão entre 2005 e 2008 e competiu no então designado Campeonato Nacional de Seniores entre 2013 e 2015.
Titular em ambas as épocas em que atuou no CNS, atuou em 30 partidas (29 a titular) e marcou um golo ao Pinhalnovense em 2013-14, contribuindo para o apuramento para a fase de promoção.  Na temporada seguinte disputou 31 encontros (30 a titular), mas foi impotente para evitar a descida aos distritais.
Após a despromoção pendurou as botas, aos 33 anos.
 
 

3. Peixinho (72 jogos)

Peixinho
Filipe Barros tem a alcunha de Peixinho, mas podia ser Peixão, visto que é um médio possante (1,90 m). Natural de Albufeira e formado no Imortal, passou ainda pelo Moura antes de reforçar o Ferreiras no verão de 2010, jogando dois anos nos distritais antes de se mudar para o Quarteirense, a militar na II Divisão B.
Porém, após meia época e Quarteira voltou ao Estádio da Nora para contribuir para a conquista do título distrital e consequente promoção ao então recém-criado Campeonato Nacional de Seniores.
Em 2013-14 atuou em 30 partidas (29 a titular) no CNS e apontou três golos, diante de Quarteirense, Barreirense e Loures, ajudando o emblema do concelho de Albufeira a atingir a fase de promoção.
Na temporada seguinte foi utilizado em 23 encontros (22 a titular) e somou dois remates certeiros, apontados frente a Atlético Reguengos e Praiense, mas insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida aos distritais manteve-se no clube e voltou a saborear a conquista do título distrital em 2017-18, tendo disputado 19 jogos (11 a titular) no Campeonato de Portugal na época que se seguiu, marcada novamente pela queda aos distritais.
Apesar do desfecho não ser o desejado, continua no clube e procura recolá-lo nos patamares nacionais.
 

2. João Bonifácio (76 jogos)

João Bonifácio
Defesa central natural de Silves e com toda a formação e quase trajeto no futebol sénior feitos no Ferreiras, esteve apenas uma época fora do clube, em 2009-10, quando representou o Messinense.
De resto, está desde 2006-07 na equipa principal do emblema do concelho de Albufeira, tendo saboreado a conquista do título distrital em 2013 e 2018, já depois de ter competido na III Divisão entre 2006 e 2008.
Em termos de Campeonato de Portugal disputou 18 jogos (14 a titular) na época de estreia e apontou dois golos, frente a Almodôvar e Loures, contribuindo para o apuramento para a fase de promoção.
Já em 2014-15 ganhou protagonismo, tendo atuado em 28 encontros (26 a titular) e apontado mais uma vez dois golos, diante de Praiense e Angrense, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Quatro épocas depois, no regresso do Ferreiras aos patamares nacionais, atuou em 30 partidas (25 a titular) e faturou por cinco vezes, frente a Praiense, 1º Dezembro (dois), Olímpico Montijo e Casa Pia, voltando a mostrar-se impotente para impedir a descida aos distritais.
“Foi, de facto, um início complicado, mas apesar das derrotas, conseguimos realizar bons jogos, inclusive, disputá-los até ao fim. Faltou-nos, também, uma pontinha de sorte. Até iniciamos a época a vencer, com a conquista da Supertaça do Algarve, mas, infelizmente, o futebol tem destas coisas e a preparação para esse jogo, já é feita com a ausência de quatro ou cinco jogadores importantes e fundamentais para a equipa, por motivos de lesões – algumas delas bastante graves. Tínhamos tudo para ter um início de época diferente e bastante positivo, pelo que a ausência destes jogadores se fez notar”, afirmou ao portal Conversas Redondas.
Ainda ao serviço do clube, aos 32 anos, procura recolocá-lo no Campeonato de Portugal.
 
 
 

1. Pedro Colaço (76 jogos)

Pedro Colaço
Disputou 76 jogos tal como João Bonifácio, mas amealhou mais 455 minutos em campo – 6469 contra 6014.
Defesa central/médio defensivo de baixa estatura (1,74 m), entrou para as escolinhas do Ferreiras em 1996 e só deixou de jogar em 2020, à beira dos 31 anos. Em 24 anos de clube, passou 14 na equipa principal, tendo vivido momentos altos como as conquistas dos títulos distritais em 2013 e 2018.
Na época de estreia no então designado por Campeonato Nacional de Seniores, em 2013-14, foi titular nos 31 jogos que disputou e contribuiu para o apuramento para a fase de promoção. Na temporada seguinte atuou em 29 partidas (28 a titular) e marcou quatro golos, diante de Atlético Reguengos, Mineiro Aljustrelense, Quarteirense e Lusitano VRSA, não evitando a descida aos distritais.
Haveria de voltar ao Campeonato de Portugal em 2018-19, participando em 16 encontros, mas sem conseguir evitar nova despromoção, permanecendo depois mais uma época no clube.






















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...