quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Faz hoje anos que morreu Ribeiro dos Reis: futebolista, treinador, dirigente, árbitro, fundador de A Bola e militar

Ribeiro dos Reis foi jogador, treinador e dirigente no Benfica
Só viveu 65 anos, mas teve uma vida que deu para tudo: foi futebolista, treinador, árbitro, dirigente, jornalista e militar. E em quase todas essas funções se evidenciou ao mais alto nível.
 
Nascido a 19 de julho de 1896 em Lisboa, António Ribeiro dos Reis começou a jogar futebol na Casa Pia e no Liceu Pedro Nunes, mas em 1913 ingressou no Benfica e por lá ficou até terminar a carreira, em 1925. Enquanto futebolista disputou o primeiro jogo de sempre da seleção nacional, diante de Espanha, em dezembro de 1921, e venceu três Campeonatos de Lisboa (1915-16, 1917-18 e 1919-20) de águia ao peito.
 
Como treinador, tornou-se em 1925 no primeiro a desempenhar as funções de selecionador nacional único, tendo permanecido no cargo até ao ano seguinte e regressado em 1934. Mais tarde, orientou também a seleção militar portuguesa. Também treinou o Benfica em diversas ocasiões, a primeira em 1926-27 e a última em 1953-54, tendo vencido o Campeonato de Lisboa em 1932-33 e a Taça de Portugal em 1952-53.
 
Nos encarnados foi igualmente dirigente, tendo ocupado os cargos de vice-presidente da direção, capitão-geral e presidente da Assembleia Geral e desempenhado um papel importante no processo de recolha de fundos para a construção do primeiro Estádio da Luz.
 
Paralelamente, iniciou a carreira jornalística no O Sport de Lisboa, em 1914, evidenciou-se através de reportagens dos Jogos Olímpicos de Berlim (1936) e esteve envolvido num marco histórico da imprensa desportiva nacional ao fundar o então bissemanário jornal A Bola em 1945, juntamente com Cândido de Oliveira e Vicente de Melo. No periódico da Travessa da Queimada exerceu as funções de diretor entre 1951 e 1961, ano da sua morte.
 
Em termos de carreira militar, passou à reserva em 1950 com a patente de Tenente-Coronel.
 
Foi feito Cavaleiro da Ordem Militar de São Bento de Avis a 5 de outubro de 1926, tendo sido elevado a Comendador da mesma Ordem a 3 de dezembro de 1946 e agraciado a título póstumo com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito a 27 de janeiro de 1995.
 
Viria a morrer a 3 de dezembro de 1961, aos 65 anos.
 
Em sua homenagem, foi dado o seu nome a uma competição que foi espécie de percursora da Taça da Liga, a Taça Ribeiro dos Reis, disputada de 1961-62 a 1970-71. 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...