quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

FC Porto não ganha há quatro jogos no campeonato. Lembra-se da última vez em que tal aconteceu?

FC Porto esteve quatro jogos sem vencer no início de 2001
Os treinadores vão mudando, mas o FC Porto vai continuando a sentir dificuldades para sair de uma crise de resultados que já o afastou da Taça da Liga e Taça de Portugal, que o levou a sofrer mais do que o suposto para prosseguir na Liga Europa e que o vai deixando a oito pontos do primeiro lugar na I Liga.
 
Quando os dragões visitaram o Nacional, no fecho da 17.ª jornada, a 12 de janeiro, tinham a possibilidade de subir à liderança isolada do campeonato, com dois pontos de avanço sobre o Sporting, mas não só perderam na Choupana (2-0), como foram derrotados na ronda seguinte pelo Gil Vicente em Barcelos (3-1) e não foram além de empates com Santa Clara (1-1 em casa) e Rio Ave (2-2 em Vila do Conde). De um cenário de possível liderança isolada passaram para o terceiro lugar, a oito pontos do líder Sporting e a dois do vice-líder Benfica e com apenas dois pontos de avanço sobre o quarto classificado, o Sp. Braga.
 
Nesta série negativa de quatro jogos, os azuis e brancos foram dirigidos por ex-treinador Vítor Bruno nos dois primeiros, pelo interino José Tavares no terceiro e pelo vigente Martín Anselmi.
 
Uma sequência de quatro encontros sem vencer para o campeonato é algo que nunca se tinha visto para os lados do Dragão, sendo necessário recuar até ao tempo das Antas, no início de 2001. Recorde aqui essa série negativa de há 24 anos.
 
1. A sequência negativa de 2000-01 começou com uma ultrapassagem que se veio a revelar histórica e que atirou o FC Porto, então orientado por Fernando Santos, da liderança para o segundo lugar, mesmo ao cair do pano da primeira volta. Para a visita ao vizinho Boavista, comandado por Jaime Pacheco, os dragões partiram com dois pontos de avanço sobre os axadrezados, mas um golo solitário de Martelinho à passagem da meia hora guiou os boavisteiros à primeira posição, de onde não viriam a sair até ao final da temporada.
 
 
 
2. À visita ao vizinho Boavista seguiu-se outra das deslocações mais complicadas do calendário anual, o duelo com o Benfica no Estádio da Luz, no arranque da segunda volta. Os encarnados, comandados por Toni e com a dupla Van Hooijdonk e João Tomás de pé quente, vinham a dar sinais de retoma no campeonato sobretudo desde que Manuel Vilarinho destronou Vale e Azevedo na presidência, e não facilitaram, batendo os azuis e brancos por 2-1. Van Hooijdonk foi a figura do jogo, ao apontar os dois golos das águias, o primeiro aos 26 minutos na conversão de uma grande penalidade (a castigar falta de Maric sobre Sabry) e o segundo aos 80’, num desvio praticamente involuntário de um livre do Roger. Pelo meio, Capucho chegou a empatar para o FC Porto, de cabeça, na resposta a um livre de Deco (41’). Esta derrota permitiu ao Boavista passar a somar quatro pontos de avanço.
 
 
 
3. Depois de dois jogos complicadíssimos fora de casa, havia a esperança que no regresso às Antas, para defrontar o Belenenses de Marinho Peres, o FC Porto voltasse às vitórias. Mas não foi isso que aconteceu. Houve sim um empate a zero, naquele que foi o segundo jogo de uma série de cinco em que os dragões não conseguiram vencer os azuis do Restelo (entre agosto de 2000 e agosto de 2002). O Boavista também empatou a zero na 19.ª jornada (em Leiria), mantendo-se os quatro pontos de desvantagem, mas os portistas foram ultrapassados pelo Sporting, que assim ascendeu ao segundo lugar.
 
 
 
4. Se perder no Bessa e na Luz e empatar em casa com o Belenenses já era mau, perder na visita ao Paços de Ferreira logo a seguir foi ainda mais difícil de entender para os adeptos portistas. Na Mata Real, os dragões encaixaram um duro golpe aos 89 minutos, quando Leonardo marcou o golo solitário da vitória pacense. Esta derrota fez a equipa de Fernando Santos cair para o quarto lugar, a sete pontos do Boavista, a dois do Benfica e a um do Sporting.
 
 
 
A série negativa foi finalmente interrompida na 21.ª jornada, quando o FC Porto bateu o Campomaiorense nas Antas (3-1), um triunfo que valeu a ultrapassagem ao Sporting e a aproximação ao Boavista, derrotado em Braga.
 
 





 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...