sábado, 17 de setembro de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Gouveia no Campeonato de Portugal

Dez jogadores importantes na história recente do Gouveia
Fundado a 17 de setembro de 1963, o Clube Desportivo de Gouveia nasceu de uma fusão improvável entre filiais de Benfica, Belenenses e Sporting na então vila de Gouveia, o Sport Gouveia e Benfica, o Clube de Futebol "Os Gouveenses" e o Sporting Clube de Gouveia.

Clube ligado à tradição operária da localidade, tornou-se desde cedo um cliente habitual dos campeonatos nacionais, tendo participado por seis vezes na II Divisão Nacional, 22 na III Divisão Nacional e, mais recentemente, três no Campeonato de Portugal. Acolheu ainda na sua equipa uma figura do futebol português em 1967-68, Matateu, goleador do Belenenses na década de 1950.

No palmarés deste emblema do distrito da Guarda constam oito títulos distritais (1964-65, 1965-66, 1966-67, 1982-83, 1999-00, 2001-02, 2013-14 e 2015-16) e três taças da AF Guarda (2010-11, 2013-14 e 2017-18).

Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Gouveia no Campeonato de Portugal.

10. Dani Gonçalves (32 jogos)

Dani Gonçalves
Médio transmontano natural de Peso da Régua e que concluiu a formação no Boavista, passou pelos seniores do Mortágua antes de ingressar no Gouveia em 2016-17.
Na única temporada que passou no clube atuou em 32 encontros (19 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Guarda.
Após a descida de divisão mudou-se para o Mondinense.


9. João China (32 jogos)

João China
Disputou o mesmo número de jogos de Dani Gonçalves, mas amealhou mais 999 minutos em campo – 2633 contra 1634.
Médio formado no Almada e que representou Cova da Piedade e Vitória de Sernache enquanto sénior, ingressou no Gouveia em 2014-15.
Na única temporada em que representou o emblema gouveense atuou em 32 partidas (30 a titular) e marcou um golo ao São João de Ver no Campeonato de Portugal, não conseguindo impedir a descida aos distritais da AF Guarda.
Após a despromoção voltou ao Vitória de Sernache.


8. Bruno Bolas (25 jogos)

Bruno Bolas
Disputou o mesmo número de jogos de Dani Gonçalves e João China, mas amealhou mais minutos em campo: 2812.
Guarda-redes alentejano, natural de Santo Amaro, no concelho de Sousel, chegou ao Gouveia em 2016-17 após ter passado pelas camadas jovens de Estoril e Desp. Chaves e os seniores de Vila Real e AD Oliveirense.
Na única época em esteve no emblema do distrito da Guarda participou em 32 jogos e sofreu 42 golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Recreio de Águeda.



7. Ednilson (35 jogos)

Ednilson Furtado
Extremo luso-cabo-verdiano natural de Leiria, representou Leiria e Marrazes e Fátima antes de chegar ao Gouveia em 2016-17.
Na única temporada que passou na Beira Alta atuou em 35 partidas (25 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Tourizense, Mortágua e Recreio de Águeda, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Guarda.
“Foi uma época muito dura e extremamente desgastante. Pois foram muitos jogos, muita luta para conseguir o objetivo. Foi o primeiro ano que estive longe de casa e longe da minha família. Mas penso que tenha sido positivo, pois tive muitos minutos”, afirmou ao portal FUT 24H.
Após a descida de divisão mudou-se para a Sanjoanense.



6. Oumar (36 jogos)

Oumar Bakayoko
Defesa central senegalês há muito radicado em Portugal, passou por Estrela de Vendas Novas, Pinhalnovense, Atlético de Reguengos, Castrense e Juventude de Évora antes de ingressar pela primeira vez no Gouveia em 2014-15.
Nessa primeira passagem pelo emblema da Beira Alta atuou em dez partidas (oito a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Guarda.
Após a descida de divisão voltou ao Castrense, mas regressou aos gouveenses ainda em setembro de 2015 para contribuir para a conquista do título distrital.
Já em 2016-17 participou em 26 jogos (25 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, voltando a não conseguir impedir a despromoção aos distritais guardenses.
Haveria de permanecer no clube até 2019, tendo vencido uma Taça da AF Guarda em 2017-18.
“Sinto-me bem aqui, a minha chegada foi um espetáculo, estou feliz, cinco estrelas, não tenho nada a dizer – só agradecer a Deus”, afirmou à Rádio Renascença em maio de 2017.


5. Octávio (41 jogos)

Octávio Silva
Médio natural de Seia, iniciou o percurso como sénior no Seia Futebol Clube antes de ingressar no Gouveia em 2010-11, época marcada pela conquista da Taça da AF Guarda.
Em 2013-14 venceu a dobradinha do futebol distrital e na época seguinte estreou-se no Campeonato de Portugal, patamar em que atuou em dez partidas (nove a titular) e apontou dois golos, diante de Gafanha e São João de Ver, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais guardenses.
Após a descida de divisão permaneceu no clube, tendo voltado a saborear a conquista do título distrital em 2015-16.
Na temporada que se seguiu participou em 31 encontros (24 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, voltando a não conseguir impedir a despromoção.
Haveria de permanecer no emblema gouveense até 2018, despedindo-se com a conquista da Taça da AF Guarda. Depois mudou-se para o Nogueirense.


4. Hélder Teodoro (44 jogos)

Hélder Teodoro
Extremo gouveense que iniciou a concluiu a formação no Gouveia, transitou para a equipa principal em 2013-14, época marcada pela conquista do campeonato e da taça da AF Guarda.
Na temporada seguinte atuou em 26 partidas (15 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Lusitano Vildemoinhos, Anadia e São João de Ver, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais guardenses.
Em 2015-16 voltou a sagrar-se campeão distrital e na época que se seguiu participou em 18 encontros (seis a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e marcou cinco golos, frente a Pampilhosa, Estarreja, Anadia, Gondomar e Atlético, mais uma vez insuficientes para impedir a descida de divisão.
Haveria de permanecer no clube até 2021, despedindo-se com a promoção ao Campeonato de Portugal. Antes, em 2017-18, conquistou mais uma vez a Taça da AF Guarda.



3. Quim Teixeira (51 jogos)

Quim Teixeira
Defesa central de elevada estatura (1,94 m) natural da Guarda, passou por Fornos de Algodres, Oliveira do Hospital e Nogueirense antes de ingressar no Gouveia a meio da época 2012-13.
Na temporada seguinte conquistou taça e campeonato da AF Guarda, o que valeu a promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que em 2014-15 atuou em 28 jogos (todos como titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais guardenses.
Na época que se seguiu voltou a sagrar-se campeão distrital e em 2016-17 disputou 23 partidas (22 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, tendo apontado três golos, diante de Tourizense, Anadia e Gafanha, insuficientes para evitar a despromoção. Contudo, Quim Teixeira haveria de falhar os últimos encontros da temporada devido a um acidente de viação de onde saiu com fraturas de vértebra e de clavícula.
O “Luisão do Gouveia” haveria de permanecer no clube até 2018, despedindo-se do emblema gouveense e da carreira de futebolista com a conquista da Taça da AF Guarda.


2. Cláudio Baptista (56 jogos)

Cláudio Baptista
Médio gouveense também conhecido como “Copas”, representou os juniores do Gouveia em 2005-06, mas concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Os Vilanovenses, tendo regressado ao Desportivo em 2013-14, época marcada pela conquista da dobradinha distrital.
Na temporada que se seguiu foi utilizado em 29 partidas (26 a titular) no Campeonato de Portugal, mas não conseguiu evitar a despromoção aos distritais guardenses.
Em 2015-16 voltou a sagrar-se campeão da AF Guarda, tendo na época seguinte atuado em 27 encontros (16 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, voltando a mostrar-se impotente para impedir nova descida de divisão.
Após a despromoção haveria de permanecer mais um ano no clube, rumando ao Ginásio Figueirense no verão de 2018 após a conquista da Taça da AF Guarda.


1. Abdoulaye Daffé (57 jogos)

Abdoulaye Daffé
Ponta de lança senegalês de elevada estatura, entrou no futebol português pela porta do Desp. Chaves, tendo ainda passado pelo Mineiro Aljustrelense antes de ingressar no Gouveia em novembro de 2014.
Embora tivesse a chegado a meio da temporada, ainda foi a tempo de atuar em 24 encontros (13 a titular) e apontar dois golos à Sanjoanense no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Guarda.
Na época seguinte foi o goleador de serviço do emblema gouveense numa campanha que culminou na conquista do título distrital, enquanto em 2016-17 foi utilizado em 33 partidas (28 a titular) no Campeonato Nacional de Seniores e marcou onze golos, diante de Nogueirense, Tourizense (três), Anadia (dois), Académica SF, Gafanha, Recreio de Águeda e Estarreja (dois), insuficientes para evitar a descida aos distritais guardenses.
Após a despromoção transferiu-se para o Pedras Rubras.
Enquanto esteve no Gouveia, Abdoulaye Daffé foi abandonado pelo empresário que o acompanhava, o que obrigou a direção do clube a intervir. “O suposto empresário, mercenário, durante a época, desligou-se do acompanhamento ao atleta e Abdoulaye não tinha para onde ir, não tinha família cá. Acabámos por proporcionar alojamento, alimentação e dinheiro para algumas despesas diárias. Estes jogadores são considerados jogadores amadores, não têm uma retribuição, mas nós damos uma pequena compensação que varia entre os 100 e os 300 euros”, explica à Rádio Renascença o presidente Alberto Cardoso.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...