quarta-feira, 20 de abril de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pela AD Oliveirense no Campeonato de Portugal

Dez jogadores importantes na história da AD Oliveirense
Fundada a 20 de abril de 1952 sob a designação Centro de Recreio Popular de Oliveira Santa Maria e Oliveira de São Mateus, o clube do concelho de Vila Nova de Famalicão mudou o nome para Associação Desportiva Oliveirense em 2000.
 
Desde então que o emblema minhoto tem participado constantemente nos campeonatos nacionais, contabilizando dez presenças na III Divisão Nacional, uma na II Divisão Nacional, duas na II Divisão B e sete no Campeonato de Portugal.
 
Embora a eclosão da pandemia de covid-19 e a consequente interrupção do Campeonato de Portugal levassem a Federação Portuguesa de Futebol a determinar que não desceriam equipas aos campeonatos distritais em 2020, a AD Oliveirense – não confundir com a União Desportiva Oliveirense, de Oliveira de Azeméis – iniciou a época seguinte na última divisão distrital da AF Braga. Para trás ficaram sete participações consecutivas na competição, nas quais se inclui o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
 
Campeão da Série B da III Divisão Nacional em 2009-10, o melhor que o clube famalicense conseguiu na Taça de Portugal foi atingir a 5.ª eliminatória em 2004-05. Nessa campanha, foram eliminados pelo Benfica, no Estádio da Luz, após prolongamento.
 
Vale por isso a pena conferir a lista dos dez futebolistas com mais jogos pela AD Oliveirense no Campeonato de Portugal.
 

10. Paulinho (45 jogos)

Paulinho
Defesa lateral formado no Vitória de Guimarães, passou pelos seniores de Caçadores das Taipas, Lixa e Bragança antes de ingressar na AD Oliveirense no verão de 2015.
Em duas temporadas e meia em Santa Maria de Oliveira amealhou 45 partidas (32 a titular) no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
Em setembro de 2017 disputou o último jogo pelo emblema famalicense, quando tinha apenas 24 anos, e desde então que não voltou a jogar futebol.
 
 

9. Mozino (48 jogos)

Mozino

Extremo costa-marfinense que passou pela conceituada academia Aspire Qatar, chegou à AD Oliveirense no verão de 2017, na altura por empréstimo dos espanhóis do Cultural Leonesa e um ano depois já a titulo definitivo.
Em duas épocas no emblema minhoto totalizou 48 encontros (43 a titular) e 13 golos no Campeonato de Portugal. O último remate certeiro pelo clube famalicense aconteceu ao minuto 90+5, no terreno do Trofense, e valeu a permanência nos patamares nacionais.
Valorizado pelas boas campanhas em Santa Maria de Oliveira, deu o salto para o Desp. Aves no verão de 2019.
 
 
 

8. Sandro Fonseca (48 jogos)

Sandro Fonseca
Disputou o mesmo número de jogos de Mozino, mas amealhou 481 minutos em campo – 4276 contra 3795.
Defesa central internacional jovem português e formado no FC Porto ao lado de Rúben Neves e Bruno Costa, passou pelos seniores de Juventude de Pedras Salgadas e Felgueiras e pelos espanhóis do Boiro antes de ingressar na AD Oliveirense no verão de 2018.
Em duas épocas no clube amealhou 48 partidas (todas como titular) e um golo (ao Desp. Chaves Satélite, em janeiro de 2019) no Campeonato de Portugal.
Em meados de 2020, após o emblema famalicense ter decidido recomeçar do zero na última divisão distrital da AF Braga, Sandro Fonseca transferiu-se para a Sanjoanense.
 
 
 

7. André Pereira (53 jogos)

André Pereira
Defesa formado no FC Porto ao lado de Ventura, André Pinto, Castro, André André e Ukra, passou pelos seniores de Lusitânia de Lourosa, Boavista, União da Madeira e Coimbrões antes de ingressar pela primeira vez na AD Oliveirense em 2013-14.
Nessa temporada atuou em 20 jogos (19 a titular) no então denominado Campeonato Nacional de Seniores e marcou três golos, diante de Varzim, Felgueiras e Tirsense.
Entretanto mudou-se para o Vizela, mas em 2016-17 regressou a Santa Maria de Oliveira para participar em 31 partidas (todas como titular) e marcar um golo ao Merelinense no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga.
No verão de 2017 transferiu-se para o Sp. Espinho, mas um ano depois voltou ao emblema famalicense, ainda que apenas por disputar dois encontros na prova, rumando depois ao Oliveira do Douro.
 
 

6. James Igbekeme (54 jogos)

James Igbekeme
Médio defensivo nigeriano, chegou ao futebol português pela porta do Ribeirão em 2013-14, tendo rumado à AD Oliveirense duas épocas depois.
Entre 2015 e 2017 amealhou 54 encontros (52 a titular) e nove golos no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
Valorizado pelas boas campanhas em Santa Maria de Oliveira, deu o salto para o Gil Vicente no verão de 2017.
 
 
 

5. Jacob Adebanjo (57 jogos)

Jacob Abedanjo

Defesa central/médio defensivo nigeriano, entrou no futebol português em 2014-15, quando jogou pelo Farense B e também pelo Quarteirense.
Na época seguinte transferiu-se para a AD Oliveirense, clube pelo qual totalizou 57 jogos (56 a titular) e nove golos no Campeonato de Portugal ao longo de dois anos, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
Valorizado pelos bons desempenhos no emblema famalicense, deu o salto para o Vitória de Setúbal, então na I Liga, no verão de 2017.
 
 
 

4. Fernando Neves (58 jogos)

Fernando Neves
Médio defensivo nascido em Azurém, concelho de Guimarães, e formado no Vitória, passou por vários clubes nortenhos quando subiu a sénior, tendo passado por emblemas como Caçadores das Taipas, Trofense e Felgueiras antes de assinar pela AD Oliveirense no verão de 2015.
Nessa primeira passagem por Santa Maria de Oliveira, de dois anos, amealhou 54 jogos (52 a titular) e três golos no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
No verão de 2017 transferiu-se para o São Martinho, mas um ano depois voltou ao emblema famalicense para atuar em quatro partidas (todas como titular) no início de 2018-19, antes de rumar ao Salgueiros.
 
 
 

3. Marco Ribeiro (58 jogos)

Marco Ribeiro
Disputou o mesmo número de jogos de Fernando Neves, mas amealhou mais 393 minutos em campo – 5102 contra 4709.
Defesa central de elevada estatura (1,90 m), concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Feirense, tendo depois passado por clubes como São João de Ver, União de Lamas, Fiães, Lousada e Tirsense antes de ingressar na AD Oliveirense no verão de 2012.
Na primeira época em Santa Maria de Oliveira ajudou a equipa a alcançar um 2.º lugar na Série B da III Divisão Nacional, classificação que deu acesso ao então denominado Campeonato Nacional de Seniores, competição em que Marco Ribeiro amealhou 58 partidas (todas como titular) e seis golos entre 2013 e 2015.
No verão de 2015 regressou ao Tirsense.
 
 

2. Beck (64 jogos)

Valter Beck
Filho do médio argentino Edgar Beck, que vestiu a camisola do Sp. Braga no final da década de 1970, Valter Beck fez toda a carreira em clubes não profissionais do Minho. Após passagens por Maximinense, Águias da Graça, Merelinense e Limianos, assinou pela AD Oliveirense no verão de 2013.
Nas duas épocas que passou em Santa Maria de Oliveira totalizou 64 encontros (todos como titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal.
Após esses dois anos, regressou ao Merelinense.
 
 

1. Manuel Pedro (86 jogos)

Manuel Pedro
Defesa central nascido em Guimarães e formado no Vitória, passou pelos seniores do Lixa antes de ingressar pela primeira na AD Oliveirense em 2014-15.
Nessa temporada participou em 26 jogos (todos como titular) no Campeonato de Portugal.
No verão de 2015 deu o salto para o Desp. Aves, mas não se impôs no emblema avense, tendo sido cedido ao emblema de Santa Maria de Oliveira logo no início da época 2015-16 e reassinado a título definitivo cerca de um ano depois.
Em mais duas temporadas no clube do concelho de Vila Nova de Famalicão totalizou 60 encontros (56 a titular) e um golo (ao Gafanha, em março de 2017), tendo contribuído para o apuramento para a fase de promoção à II Liga em 2016-17.
No verão de 2017 transferiu-se para o São Martinho.
 






 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...