domingo, 11 de julho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Olímpico Montijo na III Divisão

Olímpico Montijo competiu na III Divisão em 2011-12
Fundado a 11 de julho de 2007, o Clube Olímpico do Montijo ocupou na sua cidade o lugar deixo vago pelo histórico Clube Desportivo Montijo, que cessou atividade nesse ano devido às constantes dificuldades financeiras.
 
O Olímpico herdou as cores, as instalações desportivas e até os adeptos do clube original, que chegou a participar por três vezes na I Divisão durante a década de 1970.
 
Renascido das cinzas, o emblema montijense ascendeu à I Distrital da AF Setúbal logo na temporada de arranque, em 2007-08, subindo à III Divisão Nacional três anos depois. Seguiram-se cinco anos nos distritais e o regresso aos palcos nacionais em 2017-18, na primeira de quatro temporadas consecutivas no Campeonato de Portugal.
 
Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelos aldeanos na extinta III Divisão.
 
 

10. Josué (18 jogos)

Josué
Disputou o mesmo número de jogos de Nil, mas amealhou mais 18 minutos em campo – 1263 contra 1245.
Possante ponta de lança (1,88 m) natural de Pegões, no concelho do Montijo, e que passou pela formação do Vitória de Setúbal, passou pelos seniores do Sintrense e do Cova da Piedade e esteve um ano sem jogar antes de ingressar no Olímpico Montijo no verão de 2011.
Ao serviço dos aldeanos disputou 18 jogos (14 a titular) e apontou dois golos, diante de Casa Pia e Futebol Benfica, insuficientes para evitar a descida aos distritais da AF Setúbal.
Entretanto voltou a fazer uma pausa na carreira de futebolista, tendo regressado aos relvados em 2014-15 com a camisola do Estrela Vendas Novas.
 
 

9. Paulinho Migalhas (20 jogos)

Paulinho Migalhas
Lateral natural de Santarém e formado no extinto Montijo, chegou a jogar na equipa principal do clube extinto em 2007, tendo transitado depois para o Olímpico.
Em 2007-08 ajudou os aldeanos a alcançarem a promoção à I Distrital, tendo conquistado o título do primeiro escalão da AF Setúbal e a consequente subida à III Divisão Nacional três épocas depois.
De regresso aos patamares nacionais, atuou em 20 partidas (todas como titular) em 2011-12, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida de divisão fez uma pausa de um ano na carreira de futebolista, mas voltou aos relvados em 2013-14 para ajudar o Olímpico Montijo a sagrar-se campeão da II Distrital. Três anos depois, conquistou pela segunda vez o título da I Distrital setubalense.
Consumada a subida ao Campeonato de Portugal, transferiu-se para o vizinho e rival Alcochetense.
 
 
 

8. Bala (21 jogos)

Bala
Médio natural de Almada, chegou ao Olímpico Montijo no verão de 2011 após passagens por clubes como Monte de Caparica, Beira-Mar Almada, Cova da Piedade, Alfarim e Trafaria.
Na única temporada que passou no Campo da Liberdade participou em 21 encontros (18 a titular) na III Divisão Nacional, mas mostrou-se impotente para evitar a descida aos distritais da AF Setúbal.
Após a despromoção transferiu-se para O Grandolense.
 
 


7. Thiago Tyson (22 jogos)

Thiago Tyson
Médio ofensivo brasileiro, mas desde tenra idade radicado em Portugal, vestiu as camisolas de Pinhalnovense, Messinense, Alfarim e Comércio e Indústria antes de assinar pelo Olímpico Montijo no verão de 2011.
Na única época em que representou os aldeanos foi utilizado em 22 encontros (16 a titular) na III Divisão Nacional, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais da AF Setúbal.
Após a descida de divisão mudou-se para o futebol de Bangladesh.
 
 

6. Naldo (23 jogos)

Naldo
Possante avançado (1,86 m) cabo-verdiano, surgiu na equipa principal do Olímpico Montijo em 2010-11, tendo contribuído para a conquista do título da I Distrital da AF Setúbal.
Na época seguinte disputou 23 jogos (16 a titular) e apontou seis golos na III Divisão Nacional – Série E. Cartaxo (dois), O Elvas (dois), Pêro Pinheiro e Futebol Benfica foram as vítimas de Naldo, que ainda assim se mostrou impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Futebol Benfica.
 


5. Pestinha (25 jogos)

Pestinha
Lateral/extremo esquerdo natural do Samouco, no concelho de Alcochete, fez quase toda a formação no Samouquense, mas jogou ao lado de André Almeida e Rui Fonte nos infantis do Sporting e concluiu o seu percurso formativo no Alcochetense, clube em que se iniciou no futebol sénior.
A meio da temporada 2010-11 trocou o emblema de Alcochete pelo vizinho Olímpico Montijo, a tempo de ajudar os aldeanos a sagrarem-se campeões distritais da AF Setúbal.
Na época seguinte foi utilizado em 25 encontros (24 a titular) e apontou sete golos na III Divisão, frente a Oeiras, Alcochetense (quatro), Pêro Pinheiro, Casa Pia, registo que fez dele o melhor marcador da equipa, mas que foi insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão regressou ao Alcochetense, mas haveria de voltar ao Campo da Liberdade em 2014-15 para jogar na I Distrital.
 
 
 

3. Monzelo (25 jogos)

Monzelo
Disputou o mesmo número de jogos de Pestinha, mas amealhou mais 60 minutos em campo – 2250 contra 2190.
Defesa central/médio defensivo formado maioritariamente no extinto Montijo, onde também se iniciou como sénior, fez grande parte da carreira na II Divisão B, em clubes como OrientalImortalBarreirenseJuventude Évora e Atlético Reguengos antes de ingressar no Olímpico Montijo no final de setembro de 2011, quando já tinha 34 anos.
Embora tivesse entrado na equipa com a época já a decorrer, impôs-se rapidamente como titular e foi a tempo de ser um dos mais utilizados no plantel que foi orientado por Fernando Mendes, Eduardo Almeida e Tiago Fatia, tendo participado em 25 jogos (todos no onze inicial) e marcado um golo ao O Elvas no campeonato da III Divisão, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Setúbal.
Após a descida de divisão regressou ao Barreirense, onde encerrou a carreira.
 
 
 

3. Venâncio (25 jogos)

Venâncio
Mais um defesa central que foi utilizado em 25 jogos (todos como titular) e cumpriu 2250 minutos com a camisola verde e amarela na III Divisão.
Nascido em Setúbal e formado n’Os Pelezinhos, Pedro Venâncio ingressou no Olímpico Montijo no primeiro ano de sénior, naquela que foi a primeira época do novo emblema montijense, 2007-08, e que culminou na subida à I Distrital da AF Setúbal.
Em 2011-12 ajudou os aldeanos a sagrarem-se campeões distritais e a alcançarem a promoção à III Divisão, patamar em que na temporada que se seguiu atuou em 25 partidas e apontou três golos, curiosamente em jornadas consecutivas, diante de Oeiras, Cartaxo e Real SC, mas insuficientes para evitar a despromoção.
Desde a descida de divisão que tem feito carreira nos campeonatos distritais setubalenses, ao serviço de clubes como Alcochetense, Barreirense, Quinta do Conde, Palmelense, Brejos de Azeitão e Botafogo de Cabanas.
 
 

2. Sampaio (28 jogos)

Sampaio
Lateral direito/médio defensivo que chegou a jogar no extinto Montijo entre 2005 e 2007, passou também por Amora, Almada, Oriental, Pinhalnovense, Atlético, Cova da Piedade e Barreirense antes de reforçar o Olímpico Montijo no verão de 2011.
Na única temporada em que vestiu a camisola do então recém-criado emblema aldeano participou num total de 28 partidas (26 a titular) na III Divisão Nacional, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão regressou ao Amora.
 
 


1. Carlitos (29 jogos)

Carlitos
Extremo natural do Montijo, iniciou a formação no extinto Clube Desportivo do Montijo e concluiu-a no Olímpico Montijo, tendo transitado para a equipa principal em 2009-10.
Na temporada que se seguiu fez parte da equipa que se sagrou campeã distrital da AF Setúbal e alcançou a consequente promoção à III Divisão, patamar em que em 2011-12 disputou 29 jogos (23 a titular) e apontou três golos, diante de Eléctrico e Oeiras (dois), insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão teve uma curta passagem pelo Pinhalnovense, mas voltou ao Campo da Liberdade ao fim de pouco tempo, não conseguindo evitar a descida à II Distrital da AF Setúbal em 2013.
No entanto, sagrou-se campeão do segundo escalão setubalense um ano depois e voltou a festejar a conquista do título da I Distrital em 2017, já depois de ter passado pelo Eléctrico.
No verão de 2018, após ter vestido a camisola do Olímpico Montijo no Campeonato de Portugal, transferiu-se para o Oriental Dragon.
 



 


 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...