quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

“Qual é o joelho que queres, cabrão?”. Quando Futre apontou uma pistola a Dani

Futre na apresentação de Dani no Atlético em janeiro de 2001
O Atlético Madrid conquistou dois campeonatos de Espanha e foi a duas finais da Liga dos Campeões nos últimos dez anos e ganhou três Ligas Europa nos últimos quinze, mas não assim há tanto tempo o emblema colchonero estava na II Liga Espanhola em… zona de despromoção.
 
É verdade. A 5 de novembro de 2000, após uma derrota em casa ante o Tenerife (1-2), o Atleti caiu para a 19.ª posição, ao cabo de onze jornadas. Se o campeonato terminasse naquele dia, desceria para a II Divisão B.
 
No dia seguinte, Paulo Futre iniciou funções como diretor desportivo e começou a arrumar a casa. Já depois de ter mostrado os testículos a todo o plantel, para pedir tomates aos jogadores para saírem daquela situação, e de gerir a contestação ao presidente Gil y Gil, começou a analisar o mercado à procura de um lateral esquerdo, um trinco e um extremo.
 
Certo dia, recebeu uma chamada daquele que era o principal agente português na altura, José Veiga, que lhe propôs a contratação de Dani, um talentoso esquerdino capaz de jogar nas alas ou atrás do ponta de lança, mas que estava completamente queimado no futebol devido à sua vida boémia.  Tinha contrato com o Benfica, mas as águias queriam ver-se livres dele a todo o custo.
 
Futre mostrou-se reticente, mas surpreendeu Veiga ao questionar as condições financeiras, pois já meio mundo haviam recusado o internacional português, e levou a estrutura do Atlético Madrid à loucura quando explicou a situação, recordou no livro El Portugués, publicado em 2011. “Fazemos um contrato por objetivos com uma cláusula para nos protegermos. À mínima que faça, rescindimos contrato”, propôs. A resposta de Gil y Gil, que ainda se recordava do golaço que Dani marcou ao Atleti pelo Ajax nos quartos de final da Champions em 1996-97, foi explícita: “Mas tu estás louco? Queres transformar o Calderón numa casa de putas?!”
 
Mas como o presidente colchonero não tinha dinheiro para trazer um jogador “tão bom ou melhor” do que Dani, Futre avançou para a missão de recuperar o compatriota para o futebol, assumindo a “inteira responsabilidade” da contratação, apesar da ameaça de Gil y Gil: “À mínima ocasião em que este playboy manchar a imagem do clube, corto a cabeça aos dois.”
 
Não houve decapitação, mas na passagem de Dani pela capital espanhola houve pistolas metidas ao barulho. O jogador disse estar ciente da responsabilidade e prometeu portar-se como um profissional: “Paulo, como és o único maluco que acredita em mim no mundo do futebol, eu, aqui à frente do meu pai e do meu agente, autorizo-te a dares-me um tiro no joelho caso falhe a ti ou aos teus filhos ou se não cumprir as regras que me vais impor a partir de amanhã, quando eu chegar a Madrid.”

 
E assim que chegou à capital espanhola, Dani foi, como manda a tradição do Atlético, apresentado à maioria dos funcionários dos clubes, gerando logo aí suspiros entre as mulheres que trabalham no clube. Nessa mesma noite, Futre definiu que o futebolista tinha de lhe ligar todas as noites às 0:00 e à 1:00, dormir com o telefone de casa ao lado da orelha e de ter um telemóvel só para falar com o diretor desportivo.
 
Depois de algumas semanas de trabalho específico para perder quilos a mais e recuperar a forma física, chegou o dia da estreia de Dani, numa quarta-feira à noite. Nesse dia, Futre recebeu uma chamada de uma amiga a informá-lo que “no sábado, às seis da manhã, o Dani estava a dançar em cima de uma mesa, com uma grande bebedeira, na melhor discoteca de moda de Madrid”.
 
Horas antes do jogo, o diretor desportivo foi até ao balneário, chamou o compatriota à porta e fechou-se com ele dentro de uma casa de banho para que ninguém ouvisse a bronca: “Filho de uma grande puta, cabrão de merda. Falhaste aos meus filhos. Vai ser a primeira e última vez que jogas. Vou buscar uma pistola durante o jogo, seu filho da puta. E quando terminares não te vou dar um tiro no joelho. Vou dar-te um tiro nos dois joelhos e nos dois pés. Cabrão de merda. Passaste todos os limites. Brincaste com a vida dos meus filhos. Vais pagar bem caro por isso. Vais recordar aquela noite de sábado para sempre. Porque foi a última noite em que dançaste numa discoteca.”
 
Contudo, Dani brilhou nesse jogo de estreia e tornou-se no novo herói do Atlético, com Futre a receber os parabéns de Gil y Gil e um pedido de desculpas do compatriota.
 
Entretanto, o jogador português deu continuidade à boa exibição do primeiro encontro e guiou em campo os colchoneros até perto da zona de promoção. Já na reta final do campeonato, na véspera de uma visita ao Eibar, no País Basco, Futre recebeu nova chamada de um amigo a dar tristes notícias sobre Dani: “Ontem à noite, bêbedo. A dançar nas mesas. Para lá das 6:30.”
 
Depois de confirmar mais uma noitada do futebolista, Futre inventou uma história de um chantagista que tinha fotografado Dani na discoteca e ameaçou rescindir-lhe o contrato para o colocar sob pressão e, paralelamente, foi a casa de um amigo colecionador de pistolas e pediu-lhe um revólver emprestado.
 
Posteriormente, Futre voltou a chamar Dani. “Sabes o que eu disse que te acontecia se voltasses a fazer isso, não sabes?”, questionou o dirigente. “Sim, davas-me um tiro nos joelhos”, ripostou Dani, com grande descontração.
 
Assim que Dani respondeu, Futre levantou-se, meteu a pistola na mão e desatou aos gritos enquanto ia encostando o cano do revólver aos joelhos do jogador: “Qual é o joelho que queres, cabrão? O direito ou o esquerdo? Diz-me, filho da puta.”
 
O talentoso futebolista “chorava baba e ranho”: “Ai, ai, ai, ai, Paulo. Não faças isso. Por favor. Ai, ai, ai, ai. A minha vida, Paulo. Por favor!” “É a última, Dani. A última. Para a próxima disparo, sabes que disparo. O autocarro está à tua espera. Pira-te”, respondeu Futre, que revelou no livro El Portugués que no dia seguinte Dani ainda tinha o cano da pistola marcado na rótula por causa da força que fez.
 
O susto serviu de lição a Dani, que não voltou a fazer das suas… até à subida de divisão ficar consumada, já na época seguinte, 2001-02. O treinador Luis Aragonés havia dado dois dias de folga aos jogadores, mas o craque português só chegou três dias depois do previsto. Depois de levar uma bronca de Futre só para o resto do plantel pensar que o futebolista luso seria castigado, Dani contou ao diretor desportivo que tinha passado a semana com uma beldade espanhola, uma figura pública, e que só apareceu para treinar nesse dia porque a mulher precisou de ir trabalhar: “Senão ainda lá estava.”
 

História inédita e hilariante de Dani com Paulo Futre , que remonta à época 2001/02, num momento que marcou o regresso do Atlético de Madrid à Primeira Liga espanhola, após 2 épocas no segundo escalão. De recordar que Futre, naquela altura, desempenhava as funções de diretor desportivo dos Colchoneros, tendo sido o grande responsável pela vinda de Dani para o clube de Madrid. Não percas a 2ª parte do episódio 18 de 90+3 by Fora.de.Jogo c/ @dani14oficial 🏆 Já disponível no YouTube e Spotify. LINK NA BIO! 👉🏼




 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...