segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Famalicão no Campeonato de Portugal

Famalicão festejou promoção à II Liga em 2015
Fundado a 21 de agosto de 1931, o Futebol Clube de Famalicão foi criado com o objetivo de ser o principal embaixador do concelho e iniciou a sua participação em competições de futebol nos anos 1930, chegou à I Divisão na década seguinte, viveu um primeiro período de épocas consecutivas entre a elite do futebol português entre 1990 e 1994, mas foi em 2019-20 que atingiu a melhor classificação de sempre no primeiro escalão: o 6.º lugar.
 
Verde e branco foram as cores da primeira camisola envergada pelos famalicenses, que em 1938 adotaram o equipamento azul e branco, com o objetivo de obter filiação do FC Porto, algo que acabaria por não se tornar realidade, uma vez que os minhotos não receberam apoio material por parte dos portuenses.
 
Com um percurso marcado por altos e baixos, o Vila Nova participou na II Liga por seis vezes, entre 1994 e 1996 e entre 2015 e 2019, nesta segunda passagem imediatamente a seguir a duas participações no então recém-criado Campeonato de Portugal.
 
Porém, passou grande parte da sua história na antiga II Divisão e também marcou presença nos campeonatos distritais da AF Braga, tendo ainda atingido as meias-finais da Taça de Portugal em 1945-46, 2019-20 e 2022-23.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Famalicão no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Pedro Correia (29 jogos)

Pedro Correia
Possante ponta de lança (1,90 m) natural de Ruivães, concelho de Vila Nova de Famalicão, concluiu a formação e iniciou o seu percurso como sénior no Tirsense, tendo ainda passado por Rebordosa e AD Oliveirense antes de ingressar no Famalicão no verão de 2014.
Na primeira época ao serviço dos famalicenses atuou em 29 jogos (26 como titular) no Campeonato de Portugal e apontou 12 golos, diante de Ribeirão (dois), Vizela, Amarante, Tirsense (dois), Vila Real, Varzim, AD Oliveirense, Fafe, Mirandela e Salgueiros, que contribuíram para a promoção à II Liga.
Seguiram-se dois anos no segundo escalão, nos quais a influência na equipa e o registo de remates certeiros foi diminuindo.
No verão de 2017 transferiu-se para o Vizela.
 
 
 

9. Vítor Lima (29 jogos)

Vítor Lima
Disputou o mesmo número de jogos de Vítor Lima, mas amealhou mais 143 minutos em campo – 2487 contra 2344.
Médio defensivo natural de Guimarães, internacional jovem português e formado no Vitória de Guimarães ao lado de Makukula, César Peixoto, Duda e Moreno, passou pelas divisões inferiores de Portugal e Espanha e pelos principais campeonatos de Escócia, Grécia e Chipre antes de ingressar no Famalicão no verão de 2014.
Na primeira época no emblema famalicense disputou 29 partidas (28 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou dois golos, frente a AD Oliveirense e Mirandela, tendo contribuído para a promoção à II Liga.
Seguiram-se três temporadas no segundo escalão, ajudando a estabilizar o Vila Nova nas ligas profissionais.
“O Famalicão é um clube que representei com muito orgulho, que me deu oportunidade de regressar ao futebol português após tantos anos fora. É um clube especial, que me ajudou muito. Senti sempre o grande apoio de todos, desde que cheguei até terminar a carreira, e estou agradecido. Chegar ao Famalicão com 32 anos, após passar por situações difíceis, quase a fechar portas, foi marcante para mim e para a carreira. Fico grato por ter contribuído para reerguer o clube, por ter ajudado a subir de divisão”, referiu ao Record.
No verão de 2018 pendurou as botas, mas continuou ligado ao clube enquanto elemento do departamento de scouting.
 
 
 

8. Ibraima So (30 jogos)

Ibraima So
Médio defensivo internacional guineense, mas radicado desde tenra idade na ilha da Madeira, concluiu a formação no Nacional e passou pelos seniores de clubes como Caniçal, Machico, Naval, Varzim e Académico de Viseu antes de ingressar no Famalicão no verão de 2014.
Na primeira época no emblema minhoto participou em 30 encontros (29 a titular) no Campeonato de Portugal e faturou por quatro vezes, diante de Ribeirão, Santa Eulália, Varzim e Mirandela, ajudando os famalicenses a alcançar a promoção à II Liga.
“O Famalicão tem muito de equivalente ao Varzim: adeptos magníficos, um diretor desportivo de primeira qualidade, um grande treinador, grandes jogadores e uma direção que nos deu tudo mesmo nas fases mais difíceis. Construímos uma família e tínhamos gente que sentia o clube, como é o caso do Chico Treva (atual diretor do Famalicão) que transmitia a famosa mística. Não se consegue subir sem estar numa família”, recordou ao portal Vila Nova Online em janeiro de 2023.
Haveria de permanecer mais um ano no clube, a jogar no segundo escalão, rumando depois ao Vilaverdense.
Enquanto representou os famalicenses somou três internacionalizações pela seleção da Guiné-Bissau, curiosamente as três últimas que contabilizou na carreira, entre junho e outubro de 2015.
 
 
 

7. Feliz Vaz (30 jogos)

Feliz Vaz
Disputou o mesmo número de jogos de Ibraima So, mas amealhou mais 33 minutos em campo – 2632 contra 2599.
Extremo/médio ofensivo de baixa estatura (1,65 m) natural de Vizela, foi internacional sub-18 por Portugal, jogou ao lado de Fábio Faria e André Pinto nas camadas jovens do FC Porto, concluiu a formação no Vitória de Guimarães e passou por clubes como RibeirãoTrofense e Rio Ave antes de reforçar o Famalicão no verão de 2014, precisamente após ter feito uma pausa de um ano na carreira.
O que é certo é que esse ano sem jogar futebol não se refletiu nos desempenhos, uma vez que se tornou imediatamente uma das figuras da equipa, tendo atuado em 30 partidas (todas como titular) no Campeonato de Portugal e apontado cinco golos, frente a Tirsense, Vila Real, Santa Eulália, Lusitano Vildemoinhos e Sousense, contribuindo para a promoção à II Liga.
Seguiram-se quatro temporadas no segundo escalão, tendo ajudado os famalicenses a subir à I Liga. Consumado o regresso ao primeiro escalão, transferiu-se para o Feirense.
 
 
 

6. Diego Medeiros (31 jogos)

Diego Medeiros
Extremo brasileiro que passou pela formação do Vasco da Gama, entrou no futebol português pela porta do Ribeirão, tendo ainda passado meio ano no Santa Clara antes de ingressar no Famalicão no verão de 2014.
Na primeira época no emblema famalicense disputou 31 jogos (21 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Sousense (dois) e Varzim, contribuindo para a promoção à II Liga.
Após a subida de divisão permaneceu mais ano e meio no popular Vila Nova, transferindo-se depois para o Paços de Ferreira. “O Famalicão foi um clube que me acolheu, onde cresci e com o qual me identifico”, afirmou em julho de 2016, aquando de uma renovação de contrato.
 
 
 

5. Marco André (31 jogos)

Marco André
Lateral/médio direito natural de Paços de Ferreira e formado no Paços de Ferreira, representou clubes como Rebordosa, Aliados Lordelo e Gondomar antes de assinar pelo Famalicão no verão de 2013.
Na única temporada que passou no emblema minhoto atuou em 31 encontros (todos como titular) e marcou um golo ao Tirsense no Campeonato de Portugal.
Valorizado, deu o salto para o Desp. Aves, que na altura militava na II Liga.
 
 



4. Palheiras (33 jogos)

Palheiras
Defesa central natural de Barcelos, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Esposende, tendo ainda passado pelo Marinhas antes de ingressar no Famalicão em 2010-11, época marcada pela subida da III Divisão à II Divisão B.
Haveria de permanecer no plantel nos anos seguintes, tendo amealhado 33 jogos (17 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal entre 2013 e 2015, tendo contribuído para a promoção à II Liga em 2014-15.
Após a subida de divisão continuou mais um ano no clube, estreando-se nas ligas profissionais, mas depois mudou-se para o Forjães.
 
 
 

3. Mércio (53 jogos)

Mércio
Experiente médio brasileiro que entrou no futebol português pela porta do Rio Ave em 2001, representou Desp. Aves e Trofense na I Liga portuguesa e passou pelo campeonato cipriota antes de reforçar o Famalicão no verão de 2013, quando já tinha 33 anos.
Nas duas primeiras épocas no emblema famalicense totalizou 53 partidas (50 a titular) e dez golos no Campeonato de Portugal, contribuindo para a promoção à II Liga em 2014-15.
Seguiram-se dois anos no segundo escalão, nos quais ajudou os minhotos a estabilizar nas ligas profissionais, antes de se transferir para o Vizela.
 
 
 
 

2. Éder Diego (54 jogos)

Médio ofensivo radicado no norte de Portugal desde tenra idade, concluiu a formação no Sp. Braga e chegou a ser convocado por Jesualdo Ferreira para um jogo da equipa principal dos bracarenses, mas não se estreou, tendo depois passado por Moreirense, Valdevez, Desp. Aves, Ribeirão, Cesarense e Limianos antes de ingressar no Famalicão no verão de 2013.
Nas duas primeiras épocas ao serviço do emblema famalicense amealhou 54 jogos (42 a titular) e 13 golos no Campeonato de Portugal, contribuindo para a promoção à II Liga em 2014-15. O número de remates certeiros que somou faz dele o melhor marcador de sempre do clube na competição.
Após a subida de divisão permaneceu mais um ano no popular Vila Nova, rumando depois à União de Leiria.
 
 
 
 

1. Vilaça (59 jogos)

Vilaça
Defesa central/esquerdo natural de Santo Tirso, fez toda a formação e os primeiros dez anos (!) de sénior no Tirsense, tendo cortado o cordão umbilical que o ligava aos jesuítas no verão de 2013, quando se mudou para o Famalicão.
Nos dois primeiros anos ao serviço do emblema famalicense totalizou 59 partidas (todas como titular) e uma dezena de golos no Campeonato de Portugal, ajudando os minhotos a alcançar a promoção à II Liga em 2014-15.
Após a subida de divisão permaneceu mais dois anos no clube, rumando depois ao Merelinense.
 
 










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...