sábado, 6 de maio de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Santa Eulália no Campeonato de Portugal

Santa Eulália competiu no Campeonato de Portugal em 2014-15
Fundado oficialmente a 6 de maio de 1989, o Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália nasceu da junção das equipas Águias do Adro e Estrela, que representavam duas partes da freguesia, depois de vários jovens da localidade terem conseguido levar a cabo a construção de um complexo desportivo através da recolha de dinheiro pela freguesia.
 
Clube eclético, que teve futebol feminino, futebol de salão, andebol e atletismo, só em 2000-01 teve pela primeira vez futebol sénior, conseguindo logo nessa temporada subir à I Divisão da Associação de Futebol de Braga.
 
Apesar de ser uma equipa nova no futebol distrital, o conjunto do concelho de Vizela conseguiu estrear-se nos patamares nacionais em 2012-13, quando competiu na III Divisão e defrontou o FC Porto para a Taça de Portugal.
 
 
Duas épocas depois, os minhotos regressaram aos campeonatos sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol para participar no Campeonato de Portugal. Em ambas as ocasiões, o desfecho foi a descida de divisão.
 
Paralelamente, o Santa Eulália sagrou-se campeão do patamar maior do distrito em 2011-12 e 2013-14, tendo ainda conquistado a Taça AF Braga em 2006-07 e 2010-11.
 
Vale por isso a pena conferir a lista de dez jogadores com mais jogos de sempre pelo Santa Eulália no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Basílio (24 jogos)

Pedro Basílio
Defesa natural de Vizela, fez toda a formação no Moreirense, mas quando transitou para sénior ingressou na equipa principal do Santa Eulália, em 2010-11.
Depois de uma Taça AF Braga (2010-11) e dois títulos de campeão distrital (2011-12 e 2013-14), em 2014-15 participou em 24 jogos (todos como titular) no Campeonato de Portugal e apontou três golos, diante de Amarante (dois) e Tirsense, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais bracarenses. Paralelamente, em outubro de 2012 defrontou o FC Porto num jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Basílio haveria de ficar no clube até meados de 2017, rumando depois ao Brito.
 
 
 

9. Hélder Silva (26 jogos)

Hélder Silva
Avançado natural de Penafiel e formado no Futebol Clube de Penafiel, viu-se obrigado a procurar outras paragens quando transitou para o futebol sénior, tendo passado por Alpendorada, Paredes e Felgueiras antes de ingressar no Santa Eulália no verão de 2014.
Na única temporada que passou no emblema do concelho de Vizela participou em 26 jogos (onze a titular) e marcou um golo ao Ribeirão no Campeonato de Portugal, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão mudou-se para o Rebordosa.
 
 

8. Armando Pinto (27 jogos)

Armando Pinto
Avançado natural de Vizela e formado no Futebol Clube de Vizela, passou pela equipa principal dos vizelenses, assim como por Maria da Fonte, Trofense, União de Lamas, Caniçal, Fafe e Cinfães antes de ingressar no Santa Eulália no verão de 2010.
Depois de uma Taça AF Braga (2010-11) e dois títulos de campeão distrital (2011-12 e 2013-14), em 2014-15 disputou 27 partidas e marcou um golo ao Ribeirão no Campeonato de Portugal, insuficiente para evitar a despromoção aos distritais bracarenses. Paralelamente, em outubro de 2012 defrontou o FC Porto num jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Haveria de permanecer no clube até 2018, encerrando depois a carreira, à beira dos 38 anos.
Mais tarde, em 2021-22, regressou ao Santa Eulália para orientar a equipa B.
 
 

7. Élvis (27 jogos)

Élvis
Disputou o mesmo número de jogos de Armando Pinto, mas amealhou mais 82 minutos em campo – 2335 contra 2253.
Defesa central brasileiro que chegou a jogar pelo Leixões na I Liga, passou ainda por Feirense, Trofense, Desp. Aves e Famalicão antes de chegar ao Santa Eulália no verão de 2014, à beira de comemorar o 37.º aniversário.
Na única temporada que passou no emblema vizelense atuou em 27 encontros (todos como titular), mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão mudou-se para o São Paio D’Arcos.
 
 

6. André Cunha (28 jogos)

André Cunha
Lateral esquerdo/médio centro natural de Vizela e formado no Futebol Clube de Vizela, chegou a jogar pelos azuis e brancos na II Liga, tendo iniciado um percurso de onze anos serviço do Santa Eulália no verão de 2008 – pelo meio esteve só meia época fora, no Vizela, em 2010-11.
Depois de uma Taça AF Braga (2010-11) e dois títulos de campeão distrital (2011-12 e 2013-14), em 2014-15 foi utilizado em 28 jogos (25 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou cinco golos, diante de Famalicão, Amarante, Vila Real, AD Oliveirense e Tirsense, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais bracarenses. Paralelamente, em outubro de 2012 defrontou o FC Porto num jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Haveria de permanecer no clube até 2019, quando anunciou o final da carreira, à beira de comemorar o 32.º aniversário. “Foi sempre um exemplo como atleta e como pessoa. Deve sentir-se orgulhoso, tal como nós com o seu percurso”, disse sobre André Cunha o presidente do Santa Eulália, Carlos Faria, na hora da despedida.
 
 
 

5. Rúben Moreira (30 jogos)

Rúben Moreira
Médio de características ofensivas natural de Guimarães, concluiu a formação no Felgueiras e passou pelos seniores de Lixa, Lousada e Felgueiras antes de assinar pelo Santa Eulália no verão de 2014.
Na única temporada que passou no emblema vizelense atuou em 30 partidas (22 a titular) no Campeonato de Portugal e faturou por três vezes, frente a Varzim e AD Oliveirense (dois), insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão regressou ao Lixa.
 
 
 

4. Marquinho (30 jogos)

Marquinho
Disputou o mesmo número de jogos de Rúben Moreira, mas amealhou mais 295 minutos em campo – 2209 contra 1914.
Extremo natural de Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães, e formado no Vizela, chegou a jogar pelos vizelenses na II Liga, tendo ainda passado por Moreirense, Joane, Limianos e AD Oliveirense antes de assinar pelo Santa Eulália no verão de 2014.
Nessa que foi a primeira temporada que passou no clube atuou em 30 partidas (25 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou quatro golos, diante de Felgueiras (dois), Ribeirão e Vizela, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Haveria de permanecer no clube até 2022.
 
 
 

3. Élio (30 jogos)

Élio
Disputou o mesmo número de jogos de Rúben Moreira e Marquinho, mas amealhou mais minutos em campo: 2481.
Defesa central natural de Felgueiras e que despontou no então denominado Clube Académico de Felgueiras, passou ainda pelo Mondinense antes de ingressar no Santa Eulália no verão de 2012.
Se em 2013-14 se sagrou campeão distrital da AF Braga, na época que se seguiu disputou 30 partidas (28 a titular) no Campeonato de Portugal, tendo apontado três golos, diante de AD Oliveirense e Vizela (dois), insuficientes para evitar a descida de divisão aos distritais bracarenses. Paralelamente, em outubro de 2012 defrontou o FC Porto num jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Haveria de permanecer no emblema vizelense até 2016, quando se transferiu para os Caçadores das Taipas.
 
 
 

2. Nélson Silva (31 jogos)

Nélson Silva
Possante médio natural de Vizela que despontou no São Martinho e chegou a jogar pelo Paços de Ferreira na I Liga, passou por Rebordosa, Lixa, Joane, Cinfães e Maria da Fonte antes de ingressar pelo Santa Eulália no verão de 2007.
Depois de uma Taça AF Braga (2010-11) e dois títulos de campeão distrital (2011-12 e 2013-14), em 2014-15 participou em 31 encontros (23 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais bracarenses.
Paralelamente, em outubro de 2012 defrontou o FC Porto num jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. “Eu nunca corri muito, agora ainda menos. É verdade e até brincam comigo, chamam-me gordinho. Quando os adversários não me conhecem, até ficam relaxados. Mas quando a bola chega aos meus pés, ela nunca chora. E aí percebem que a técnica está toda lá”, afirmou ao Maisfutebol em vésperas do duelo com os dragões.
Após a descida de divisão pendurou as botas, à beira de comemorar o 39.º aniversário.
Depois de encerrar a carreira de futebolista assumiu as funções de diretor desportivo e treinador da equipa principal no emblema vizelense.
 
 

1. Alexandre Ferreira (32 jogos)

Alexandre Ferreira
Guarda-redes nascido na cidade francesa de Grenoble mas radicado em Portugal desde tenra idade, passou por Granja, Águias de Alvelos, Santa Maria e chegou a jogar na II Liga ao serviço do Moreirense antes de assinar pelo Santa Eulália no verão de 2014.
Na única temporada que passou no emblema vizelense participou em 32 jogos e sofreu 54 golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão pendurou as luvas, à beira de comemorar o 35.º aniversário.



 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...