sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Esposende na II Liga

Esposende jogou na II Liga em 1998-99 e 1999-00

Fundada a 27 de novembro de 1978, a Associação Desportiva de Esposende é o clube mais emblemático do seu concelho, tendo tido o seu período de maior fulgor nos anos que antecederam a viragem do milénio, quando participou na II Liga em duas épocas consecutivas e atingiu as meias-finais da Taça de Portugal.

 

Criada para suceder ao Sport Clube Esposende, fundado em 1921 e extinto na sequência de dívidas, a ADE protagonizou uma ascensão sustentada nas hierarquias do futebol português a partir da década de 1980, quando subiu três patamares em anos consecutivos, saltando da III Divisão Distrital da AF Braga à III Divisão Nacional. Nos anos 1990 os lobos do mar estabeleceram-se na II Divisão B e alcançaram a promoção à II Liga em 1998.

 

Na primeira temporada no segundo escalão, em 1998-99, os lobos do mar surpreenderam tudo e todos ao chegar às meias-finais da Taça de Portugal, etapa em que foram eliminados pela Campomaiorense. Na ronda anterior chocaram o país ao afastar o Boavista.

 

Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Esposende na II Liga.

 

 

10. Vale (33 Jogos)

Pedro Vale

Defesa central/médio defensivo natural de Esposende e formado no clube, conseguiu a promoção à II Liga durante a quarta época na equipa principal, em 1997-98.

Na primeira época no segundo escalão não foi além de oito partidas (seis a titular), mas ainda assim contribuiu para a obtenção da permanência e para a caminhada até às meias-finais da Taça de Portugal.

Na temporada seguinte assumiu mais protagonismo, tendo atuado em 25 encontros (todos a titular) e apontado dois golos, diante de Freamunde e Sp. Covilhã, mas não evitou a despromoção.

Haveria de continuar no clube até 2004, já com os lobos do mar na III Divisão. Depois prosseguiu a carreira no vizinho Marinhas.


9. Slobodan (34 Jogos)

Sloboban

Médio sérvio todo-o-terreno, capaz de defender e atacar a qualidade, chegou ao Esposende no verão de 1999, proveniente da União da Madeira após a descida dos insulares à II Divisão B.

Na única temporada em que representou os lobos do mar participou em todas as 34 jornadas (30 a titular) da II Liga, tendo apontado seis golos, frente a Moreirense, Imortal (dois), Académica, Paços de Ferreira e Naval. Ainda assim, não evitou a despromoção.

No final da época transferiu-se para o Varzim, tendo depois representando Sandinenses e Desp. Aves antes de regressar à Europa de leste.

 

 

8. Rossi (38 Jogos)

Rossi

Mais um filho da terra, mas que se estreou no Esposende precisamente na época de estreia do clube na II Liga, em 1998-99, saltando para os lobos do mar diretamente do vizinho Gandra, que militava na II Divisão… Distrital da AF Braga.

Ao longo dos dois anos em que representou a ADE este atacante nunca foi propriamente um titular indiscutível, mas foi sempre bastante utilizado. Na primeira temporada participou em 18 jogos (cinco a titular), mas contribuiu para a obtenção da permanência e para a brilhante campanha até às meias-finais da Taça de Portugal.

Já em 1999-00 marcou presença em 20 encontros (três a titular) e marcou um golo ao Sp. Espinho, insuficiente para evitar a despromoção.

Haveria de continuar no clube até 2004, voltando depois ao Gandra.


7. Tiago Marques (45 Jogos)

Tiago Marques

Mais um atacante natural do concelho de Esposende, neste caso da localidade de Marinhas. Após ter jogado na equipa principal do Sp. Braga ainda com idade de júnior e de ter jogado na II Liga pelo Desp. Aves, deu um passo atrás no verão de 1997 e juntou-se aos lobos do mar, ajudando-os a ascender ao segundo escalão.

Em 1998-99 disputou 22 encontros (14 a titular) e apontou dois golos no campeonato, diante de Gil Vicente e Leça, contribuindo para a obtenção da permanência e para a caminhada até as meias-finais da Taça de Portugal.

Na época seguinte atuou em 23 partidas (19 a titular) e marcou um golo à União de Lamas, não conseguindo evitar a despromoção.

Depois continuou a jogar na II Liga ao serviço de Imortal e Freamunde.

 

 

6. Paulinho Cepa (46 Jogos)

Paulinho Cepa

Outro filho do concelho, neste caso da localidade de Apúlia. Proveniente do vizinho Marinhas, reforçou o Esposende no verão de 1995 e fez parte da equipa que em 1998 garantiu a promoção à II Liga.

Na época de estreia no segundo escalão atuou em 15 partidas (14 a titular), ajudando a equipa a assegurar a permanência e a chegar às meias-finais da Taça de Portugal.

Na temporada seguinte ganhou protagonismo, tendo participado em 31 encontros (todos a titular) e marcado um golo ao Leça, não evitando ainda assim a despromoção.

Após a descida à II Divisão B rumou ao Imortal, então a militar na II Liga, mas em 2001 regressou ao Esposende para jogar dois anos na II B.

 

 

5. Rogério (49 Jogos)

Rogério Pimenta

Lateral esquerdo que brilhou no Desp. Chaves e no Sp. Braga no final da década de 1980 e no início da 1990, chegou ao Esposende em 1994 à beira dos 32 anos, depois de um ano sem jogar nos bracarenses.

Nos lobos do mar mostrou que ainda tinha algo a dar ao futebol, ajudando a equipa a ascender pela primeira vez à II Liga em 1998.

Seguiram-se duas temporadas ao serviço do emblema minhoto no segundo escalão. Na primeira foi titular indiscutível, tendo atuado em 30 jogos (todos como titular), contribuindo para a obtenção da permanência e para a brilhante caminhada até às meias-finais da Taça de Portugal. Na segunda perdeu algum fulgor, participando em apenas 19 partidas (18 a titular), não evitando a descida à II Divisão B.

Após a despromoção esteve um ano sem jogar, retomando a atividade em 2001-02 com a camisola do Fão, na III Divisão, naquela que foi a última época da carreira.

 

 

4. Nuno Sousa (51 Jogos)

Nuno Sousa

Ponta de lança com créditos firmados nas divisões não profissionais, saltou do Vilafranquense (III Divisão) para o Esposende no verão de 1998, aquando da subida dos lobos do mar à II Liga.

Na primeira época no segundo escalão – ao qual regressou sete anos depois de ter jogado menos de 20 minutos pelo Belenenses quando ainda era júnior, em 1991-92 – participou em 25 partidas, mas apenas 15 na condição de titular, tendo somado dois remates certeiros, frente ao Varzim e ao Belenenses. Além de ter contribuído para a obtenção da permanência brilhou na Taça de Portugal, tendo apontado o golo que eliminou o Boavista nos quartos de final.

Na época seguinte reforçou o estatuto na equipa, tendo atuado em 26 jogos (20 a titular) e faturado por nove vezes, diante de Beira-Mar, Penafiel, União de Lamas (três), Sp. Espinho, Académica (dois) e Desp. Chaves. Porém, não evitou a despromoção.

Após a descida à II Divisão B continuou no clube, marcou 20 golos em 2000-01, valorizou-se e deu o salto para o Rio Ave. “Tinha mais um ano de contrato com o Esposende, mas sabia que não jogaria lá mais. Passei por momentos dramáticos para me libertar desta situação. Graças a Deus, tudo terminou bem e com um final que me deixa muito satisfeito”, revelou, no momento da saída.


3. Pedro Maciel (59 Jogos)

Pedro Maciel

Defesa central de baixa estatura (1,76 m), não encontrou espaço na equipa principal do Gil Vicente, onde fez toda a formação, e mudou-se para o Esposende em 1997, conseguindo subir à II Liga logo no primeiro ano ao serviço dos lobos do mar.

Titular indiscutível na equipa ao longo das duas épocas passadas no segundo escalão, disputou um total 59 jogos (57 a titular). Na primeira ajudou os minhotos a atingir as meias-finais da Taça de Portugal e a assegurar a permanência. Na segunda foi impotente para evitar a despromoção.

Haveria de continuar no clube até 2003, até à descida à III Divisão. Entretanto passou por Bragança, Valdevez, Vianense, Valenciano e Limianos antes de regressar ao Esposende em 2015, contribuindo para a promoção à I Divisão Distrital da AF Braga.

 


2. Lila (64 Jogos)

Lila
Lateral esquerdo natural de Barcelos e com toda a carreira feita do norte do país, jogou pela primeira vez pelo Esposende após deixar o Gil Vicente, em 1985-86, na III Divisão.

Entretanto passou por Vianense, Desp. Aves, Desp. Chaves e Famalicão e regressou ao Gil Vicente antes de regressar aos lobos do mar 12 anos depois, em 1998, quando estava à beira de completar 33 anos.

Apesar da idade, fez duas épocas bastante regulares na II Liga, tendo disputado 32 jogos em ambas, sempre a titular. Na primeira contribuiu para a permanência e para a caminhada até às meias-finais da Taça de Portugal, na segunda não evitou a despromoção.

Depois prosseguiu a carreira no Vizela, então a militar na II Divisão B.

 

 

1. Vital (66 Jogos)

Vital

Guarda-redes à moda antiga, baixo (1,72 m), chegou ao Esposende no verão de 1998, na curva descendente de uma carreira bastante digna, com passagens por clubes como Portimonense, Sporting, Estrela da Amadora, Tirsense e Gil Vicente.

Em 1998-99 foi totalista no campeonato, tendo cumprido os 3060 minutos da competição e sofrido 34 golos, ajudando a assegurar a permanência e contribuindo para a caminhada até às meias-finais da Taça de Portugal.

Na época seguinte falhou dois dos 34 jogos, tendo ido buscar a bola ao fundo das redes por 63 vezes, não evitando a despromoção.

Haveria de permanecer mais dois anos no clube, ambos passados na II Divisão B, despedindo-se dos relvados ao serviço dos lobos do mar em 2002, à beira de completar 41 anos.

Depois tornou-se treinador de guarda-redes do Sp. Braga.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...