quinta-feira, 5 de maio de 2022

Os 10 melhores “I Quit” matches de sempre na WWE

Já houve mais de duas dezenas de "I Quit" matches na WWE
Introduzido pela National Wrestling Alliance/Jim Crockett Promotions em novembro de 1985, o primeiro “I Quit” match de sempre foi protagonizado por Magnum T.A. e Tully Blanchard, mas já teve mais de duas dezenas de edições na WWE.
 
A primeira vez que essa estipulação teve lugar na WWE foi na WrestleMania XI, em 1995, quando Bret Hart bateu Bob Backlund, num combate arbitrado por Roddy Piper. No entanto, nesse combate Backlund disse as palavras “I Quit” [“Eu desisto”] de forma incompleta, dando assim o pontapé de saída a uma série de duelos do mesmo género marcados por alguma controvérsia.
 
O combate entre Charlotte Flair e Ronda Rousey no WrestleMania Backlash deste domingo, com o WWE SmackDown Women's Championship de Charlotte em jogo, será o 22.º “I Quit” match da história da promotora.
 
Vale por isso a pena conhecer a nossa lista de dez melhores “I Quit” matches de sempre na WWE, por ordem cronológica.
 
 
“I Quit” match:
Um ano depois do Montreal Screwjob, no Survivor Series 1998, The Rock sagrou-se pela primeira vez campeão da WWF ao derrotar Mankind de forma algo duvidosa, uma vez que prendeu o adversário num Sharpshooter e Vince McMahon ordenou que fosse tocada a sineta sem que Mankind desistisse.
No mês seguinte, no Rock Bottom: In Your House, Mankind ganhou um combate pelo título ao deixar The Rock inconsciente através de um Mandible Claw, mas mais uma vez Vince McMahon impediu-o de se sagrar campeão, ao alegar que The Rock, tecnicamente, não tinha desistido.
No entanto, Mankind tornou-se pela primeira vez campeão da WWF ao bater The Rock no main-event do Raw de 4 de janeiro de 1999, graças à interferência de Stone Cold Steve Austin, num episódio que ficou marcado pelo ponto de viragem na guerra de audiências entre a WWF e a WCW, com o Raw a finalmente destronar o Nitro.
Inicialmente Mankind recusou dar uma desforra a The Rock, apesar de The Rock lhe oferecer a escolha da estipulação. Quando The Rock parou de implorar, Mankind decidiu que o iria enfrentar no Royal Rumble, desde que fosse um “I Quit” match.
 
 
 
No Mercy 2003
“I Quit” Loser Gets Fired match:
(Stephanie McMahon podia ganhar por assentamento ou submissão)
Mr. McMahon vs. Stephanie McMahon
No episódio de 25 de setembro de 2003 do SmackDown!, Stephanie McMahon interrompeu uma cerimónia em que o seu pai estava a homenagear o novo campeão da WWE, Brock Lesnar, para anunciar que Undertaker iria defrontar Lesnar pelo título no pay-per-view No Mercy.
Vince McMahon, aborrecido pela situação, exigiu à filha para alterasse a decisão. Stephanie não o fez, por isso Vince anunciou um “I Quit” match entre ambos no No Mercy.
No episódio de 2 de outubro, Vince ofereceu a Stephanie outra oportunidade para desmarcar o title match, mas Stephanie recusou, o que levou Vince a adicionar a estipulação de que, se a filha perdesse, seria forçada a demitir-se das funções de General Manager do Smackdown.
Uma semana depois, a mulher de Vince e mãe de Stephanie, Linda McMahon, fez com que Vince acordasse em deixar a presidência da WWE caso saísse derrotado. 
 
 
 
Judgment Day 2005
“I Quit” match pelo WWE Championship:
John Cena (c) vs. JBL
No pay-per-view No Way Out, em fevereiro de 2005, John Cena bateu Kurt Angle para ganhar uma oportunidade pelo WWE Championship na WrestleMania 21, enquanto o campeão JBL defendeu o título frente a The Big Show num Barbed Wire Steel Cage Match.
Na WrestleMania, John Cena derrotou JBL para conquistar pela primeira vez o WWE Championship.
No episódio de 7 de abril do SmackDown!, o General Manager marcou uma série de combates para determinar o novo candidato principal ao título, depois de JBL, Eddie Guerrero, Rey Mysterio, The Big Show, Booker T e Kurt Angle terem exigido uma oportunidade para lutar pelo WWE Championship.
O primeiro combate foi entre JBL e Mysterio, com Mysterio a ser desqualificado após Eddie Guerrero interferir e atacar JBL.
Na semana seguinte, Kurt Angle bateu Eddie Guerrero. Paralelamente, John Cena revelou a versão spinner do cinturão do WWE Championship, enquanto JBL apareceu com o cinturão original.
No episódio de 21 de abril do SmackDown!, um combate entre Booker T e Big Show terminou em dupla desqualificação, o que levou à marcação de um combate entre JBL, Angle, Booker T e Big Show para determinar o candidato principal.
Duas semanas depois, JBL enfrentou Scotty 2 Hotty, mas perdeu via desqualificação. Depois do combate, JBL atacou Scotty 2 Hotty e exigiu que ele dissesse “I Quit”. E ao ser sufocado com um cinto, Scotty disse “I Quit”.
Na mesma noite, Cena bateu os The Basham Brothers num handicap match. Durante o combate, JBL gritou com Cena, dizendo-lhe para dizer “I Quit”.
 
 
 
“I Quit” match:
Ric Flair vs. Mick Foley
No livro Have a Nice Day!, Mick Foley escreveu que Ric Flair “era tão ruim no booking quanto bom dentro do ringue”. Por sua vez, Flair disse na sua autobiografia que Foley era “um duplo glorificado” e que foi capaz de subir na WWF apenas porque era amigo dos bookers. Os dois chegaram a ter um confronto na vida real nos bastidores de um episódio do Raw em dezembro de 2004.
Entretanto, em meados de 2006, a rivalidade da vida real foi levada para a trama. Flair chamou novamente Foley de “duplo glorificado”, enquanto Foley apelidou Flair de “bosta lavada” e desafiou-o para um combate. Num duelo à melhor de três, no Vengeance, Flair bateu Foley por 2-0.
Entretanto, foi marcado um “I Quit” match entre ambos no SummerSlam.
 
 
 
“I Quit” match:
Jeff Hardy vs. Matt Hardy
Durante o combate entre Jeff Hardy e Edge no Royal Rumble 2009 pelo WWE Championship, Matt Hardy foi até ao ringue, aparentemente para ajudar o irmão, mas acabou por ataca-lo com uma cadeira, custando-lhe a derrota.
No episódio de 6 de março do SmackDown, após sair derrotado num combate de qualificação para o Money in the Bank Ladder match diante de MVP, Matt interferiu no combate de qualificação de Jeff ao dar um soco ao adversário de Jeff, Shelton Benjamin, o que causou a desqualificação de Jeff.
Na semana seguinte, Matt provocou ainda mais Jeff, referindo-se a incidentes dos meses anteriores como a noite em que Jeff foi encontrado inconsciente numa escada de hotel em vésperas do Survivor Series, uma falha de pirotecnia que o atingiu e até o incêndio na casa de Jeff que provocou a morte ao cão Jack. Estas provocações levaram Jeff a retaliar após semanas de resistência passiva. Nessa mesma noite, foi anunciado que os manos se iriam defrontar na WrestleMania 25.
Entretanto, foi anunciado que o combate entre ambos seria um Extreme Rules match, tendo Matt levado a melhor após um Twist of Fate em que a cabeça de Jeff estava presa numa cadeira.
A animosidade entre os irmãos continuou no episódio do SmackDown a seguir à WrestleMania, mesmo após Matt ter vencido um Stretcher match entre ambos, o que levou a que o novo General Manager, Teddy Long, anunciasse um “I Quit” match entre Jeff e Matt para o Backlash.
 
 
 
Breaking Point (2009)
"I Quit" match pelo WWE Championship:
(Randy Orton perderia o título caso alguém interferisse a favor dele)
No episódio de 27 de julho de 2009 do Monday Night Raw, o guest host Shaquille O'Neal revelou que Randy Orton iria defender o WWE Championship frente ao vencedor de um Beat the Clock challenge, que tinha como participantes Mark Henry, MVP, Triple H, Jack Swagger e John CenaCena foi o mais rápido, ao bater The Miz com o tempo mais rápido.
No SummerSlamRandy Orton reteve o título ao bater Cena depois de um RKO, na sequência de uma interferência de um espetador, já depois de ter provocado a própria desqualificação por duas vezes, com Vince McMahon a ter de intervir e ordenar o recomeço do combate em ambas as ocasiões.
No Raw da noite seguinte, Vince McMahon deu a John Cena mais uma oportunidade pelo WWE Championship, num “I Quit” match, e decretou que Orton perderia o título caso alguém interferisse a favor dele.
 
 
 
Over The Limit 2010
"I Quit" match pelo WWE Championship:
John Cena (c) vs. Batista
A rivalidade entre John Cena e Batista começou quando Cena tomou partido de Bret Hart durante o conflito entre Hart e o presidente da WWE, Vince McMahon. No episódio de 1 de fevereiro de 2010 do Raw, Batista salvou McMahon e atacou Bret Hart pelas costas. Cena tentou ajudar Hart, mas também foi atacado por Batista.
No Elimination Chamber, John Cena conquistou o WWE Championship ao vencer um Elimination Chamber match, mas os seus festejos foram interrompidos por Vince McMahon, que ordenou que Cena defendesse o título imediatamente diante de Batista. Com Cena completamente desgastado, Batista alcançou a vitória e conquistou o título.
No episódio de 22 de fevereiro do Raw, Cena pediu uma desforra pelo título na WrestleMania XXVI, mas McMahon disse que só lhe dava a oportunidade caso vencesse Batista nessa noite. E Cena venceu, ainda que por desqualificação, após Batista lhe ter aplicado um golpe baixo.
Na WrestleMania, Cena tornou-se campeão mundial pela nona vez ao bater Batista via submissão, através de um STF.
Oito dias depois, no episódio de 5 de abril do Raw, Batista atacou Cena, tendo sido anunciado que ambos se voltariam a defrontar num Last Man Standing match no Extreme Rules. No pay-per-view, Cena voltou a sair vencedor, desta vez de uma forma engenhosa, ao prender Batista num dos postes do ringue com uma fita adesiva, deixando-o impossibilitado de responder à contagem de dez.
No Raw a seguir ao Extreme Rules, Batista bateu Randy Orton e Sheamus para se tornar no candidato principal ao WWE Championship. No episódio de 3 de maio do Raw, Batista e Cena competiram num Beat the Clock Challenge para determinar quem ia escolher a estipulação do próximo combate entre ambos. Cena levou a melhor, ao bater Wade Barrett em 4 minutos e 32 segundos, enquanto Batista derrotou Daniel Bryan em 5:06, e na semana seguinte anunciou que o combate pelo título, no Over the Limit, seria um “I Quit” match.
 
 
 
"I Quit" match para determinar o candidato principal ao World Heavyweight Championship:
Alberto Del Rio vs. Jack Swagger
Nas semanas que se seguiram, Swagger e o seu novo manager, Zeb Colter, falaram várias vezes sobre imigrantes ilegais e atacaram repetidamente não só Del Rio como o ring announcer do mexicano, Ricardo Rodriguez.
Na WrestleMania, Del Rio venceu via submissão, através de um Cross Armbreaker, mas no Raw da noite seguinte foi lesionado por Swagger, o que permitiu a Dolph Ziggler fazer o cash-in da mala Money in the Bank e tornar-se campeão mundial.
Uma semana depois, Del Rio tentou acionar a cláusula de desforra, mas foi impedido por Swagger. Entretanto, foi marcado um combate entre Ziggler e Swagger que foi vencido por Swagger.
Entretanto, o General Manager do SmackDown, Booker T, marcou um combate ameaça tripla pelo título entre Ziggler, Del Rio e Swagger para o Extreme Rules. No episódio de 29 de abril do Raw, o ring announcer de Del Rio, Ricardo Rodriguez, bateu o mentor de Swagger, Zeb Colter, e o guarda-costas de Ziggler, Big E Langston, para escolher a estipulação do combate, que seria um Ladder match.
No entanto, Ziggler sofreu uma concussão durante o episódio de 6 de maio do Raw na sequência de um ataque de Swagger a Ziggler e Del Rio com recurso a um escadote, o que fez com que Ziggler ficasse de fora do pay-per-view.
Posto isto, foi anunciado que, em vez de lutarem pelo título, Del Rio e Swagger iriam defrontar-se num “I Quit” match para determinar o candidato principal ao World Heavyweight Championship.
 
 
 
"I Quit" match pelo WWE United States Championship:
John Cena (c) vs. Rusev
Após falhar a conquista do WWE World Heavyweight Championship no Royal Rumble 2015, John Cena foi questionado numa entrevista sobre o que se seguia para ele. Nessa altura, Rusev, que tinha sido o último homem a ser eliminado no Royal Rumble match, interrompeu a entrevista.
Nas semanas que se seguiram, Cena desafiou Rusev para uma desforra, mas Stephanie McMahon decretou que Cena não iria competir na WrestleMania 31 a não ser que Rusev concordasse em defrontá-lo. No episódio de 9 de março do Raw, Cena prendeu Rusev num STF e recusou em largar a submissão até a mulher de Rusev, Lana, garantir que ele iria ter uma nova oportunidade pelo título na WrestleMania.
No SmackDown de 2 de abril, Rusev anunciou que iria ter a desforra no Extreme Rules. Onze dias depois, no Raw, Rusev atacou Cena com uma corrente e Lana revelou que o combate entre os dois seria um Russian Chain match.
No Extreme Rules, Cena venceu após um Attitude Adjustment e tocar no quarto canto do ringue após ambos os homens terem tocado nos outros três cantos. Mais tarde nessa noite, Lana anunciou que Cena iria defender o título frente a Rusev num “I Quit” match no Payback.
 
 
 
Roman Reigns (c) vs. Jey Uso
(Se Jey perdesse, ele e Jimmy Uso tornar-se-iam subordinados de Roman Reigns)
Após ter batido Bray Wyatt e Braun Strowman no Payback 2020Roman Reigns abriu o SmackDown ao lado de Paul Heyman, que explicou a parceria entre os dois. Ao contrário do que acontecia com Brock Lesnar, em que Heyman funcionava como advogado, desta feita ele estava ao lado de Reigns como conselheiro.
Paul Heyman anunciou ainda que o candidato principal ao Universal Championship no Clash of Champions seria determinado num fatal four-way match entre Big E, Matt Riddle, King Corbin e Sheamus nessa mesma noite. No entanto, Big E ficou incapaz de competir depois de ter sido atacado por Sheamus no backstage e foi substituído por Jey Uso, primo de Roman Reigns, que acabou por sair vencedor.
No episódio que se seguiu do SmackDown, foi levada a cabo uma cerimónia para coroar Roman Reigns como Tribal Chief. No entanto, Reigns recusou-se a ser coroada uma vez que Jey não o tinha reconhecido. Reigns chamou Jey para conversar e, ao ver que Jey olhava para o Universal Championship, deu outra oportunidade pelo título a Jey, que aceitou.
No dia seguinte, foi confirmado que ambos se iriam defrontar num Hell in a Cell match, mas uma semana depois Reigns afirmou que queria ouvir Jey a dizer “I Quit”, o que levou à marcação do primeiro “I Quit” match de sempre disputado no interior da estrutura de um Hell in a Cell match.
No episódio de 23 de outubro do SmackDown, Roman Reigns declarou que, se fizesse Jey Uso dizer “I Quit”, Jey e Jimmy tornar-se-iam subordinados de Reigns e teriam de reconhecer Reigns como Tribal Chief ou seriam imediatamente excluídos da família Anoa’i.
 



 

 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...