sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Os 10 melhores combates da carreira de Bret Hart

Bret Hart conquistou o título mundial por cinco vezes
Um dos grandes nomes da indústria do pro wrestling, Bret Hart estreou-se nos ringues em 1976 como árbitro da Stampede Wrestling, tendo chegado à WWF em 1984 e conquistado o primeiro de cinco títulos mundiais na companhia em 1992.
 
Após quase uma dezena de conquistas e outro tipo de prémios, protagonizou algumas das mais acesas rivalidades e alguns dos mais brilhantes combates da década de 1990, frente a adversários como o irmão Owen Hart, o cunhado British Bulldog, Shawn Michaels e “Stone Cold” Steve Austin.
 
Ao fim de 13 anos na WWF, despediu-se com o controverso Montreal Screwjob no Survivor Series 1997 e rumou à rival WCW, à qual esteve vinculada até 2000, quando anunciou a retirada depois de ter sofrido uma grave concussão num combate diante de Goldberg.
 
Vale por isso a pena conferir a nossa lista dos dez melhores combates da carreira de Bret “The Hitman” Hart, por ordem cronológica.
  
 
Bret Hart (c) vs. The British Bulldog
Cunhados na vida real, “The British Bulldog” Davey Boy Smith era casada com uma irmã de Bret, Diana Hart. Durante as semanas que antecederam o combate entre ambos, Diana e a mãe, Helen, retrataram a família como estando dividida. Bruce Hart, irmão de Bret, apoiou publicamente o cunhado, enquanto Owen Hart mostrou apoio ao mano. Ainda assim, Diana revelou que não sabia por quem torcer, esperando apenas que nenhum dos dois se magoasse.
Antes do grande duelo, The British Bulldog foi hospitalizado devido a uma infeção bacteriana num joelho, mas ainda assim decidiu lutar como inicialmente planeado, até porque ia atuar perante o público britânico, no Estádio de Wembley, em Londres.
Em jogo estaria o WWF Intercontinental Championship, que estava na posse de Bret Hart há mais de quatro meses, desde a Wrestlemania VIII, quando o canadiano bateu Roddy Piper.
 
 
 
Bret Hart (c) vs. Shawn Michaels
Por vezes, não é necessária uma grande história por detrás de um grande combate, e esta é a prova viva. Simplesmente Shawn Michaels era o campeão intercontinental e a WWF decidiu que no main-event do Survivor Series ia haver um confronto de campeões, com o WWF World Heavyweight Championship em jogo.
Há quem diga que a qualidade do combate ajudou a transformar o produto da então WWF para sempre, fazendo com lutadores oriundos de tag teams e sem corpos de culturistas recebessem mais oportunidades.
 
 
 
King of the Ring 1993
Meias-finais do torneio King of the Ring:
Bret Hart vs. Mr. Perfect
Sete dos oito participantes no torneio King Of The Ring tiveram de ultrapassar uma ronda de qualificação. A exceção foi Bret Hart, que não necessitou de qualificar para entrar.  Por outro lado, Mr. Perfect precisou de um terceiro combate de qualificação para bater Doink the Clown.
Nos quartos de final no torneio, já no pay-per-view King Of The Ring, Bret Hart levou a melhor sobre Razor Ramon, enquanto Mr. Perfect derrotou Mr. Hughes, o que levou a que ambos se tivessem de defrontar nas meias-finais.
 
 
 
Owen Hart vs. Bret Hart
No Survivor Series do ano anterior, Owen Hart foi eliminado de um dos tradicionais combates de equipas entre os Hart Brothers e uma fação liderada por Shawn Michaels, devido a uma falha de comunicação com o irmão Bret.
Depois da luta, Owen interrompeu os festejos de vitória dos seus irmãos para atacar verbalmente Bret, criando aí uma ferida que haveria de se abrir no Royal Rumble 1994, quando Bret e Owen desafiaram os The Quebecers pelos títulos de tag team. Esse combate foi parado pelo árbitro devido a uma lesão de Bret, o que frustrou Owen, que atacou o irmão. Curiosamente, a noite acabou com Bret como covencedor do Royal Rumble match, a par de Lex Luger.
 
 
 
Monday Night Raw (11 de julho de 1994) 
Bret Hart (c) vs. The 1-2-3 Kid
Na WrestleMania X, Bret Hart conquistou o título ao derrotar Yokozuna no main-event e nos meses que se seguiram esteve envolvido em feuds com o seu irmão Owen, que o havia derrotado na Wrestlemania, e com Diesel.
No entanto, no Monday Night Raw de 20 de junho teve lugar um combate entre The 1–2–3 Kid e Nikolai Volkoff para determinar quem defrontaria o “Hitman” pelo título no episódio de 11 de julho. E quem surpreendentemente levou a vitória foi The 1–2–3 Kid, que habitualmente lutava na divisão de tag team, embora fosse um dos favoritos dos fãs.
 
 
 
Steel Cage match pelo WWF World Heavyweight Championship:
Bret Hart (c) vs. Owen Hart
Tudo começou quase um ano antes, quando Owen Hart foi eliminado de um dos tradicionais combates de equipas do Survivor Series, entre os Hart Brothers e uma fação liderada por Shawn Michaels, devido a uma falha de comunicação com o irmão Bret. Depois da luta, Owen interrompeu os festejos de vitória dos seus irmãos para atacar verbalmente Bret, criando aí uma ferida que haveria de se abrir no Royal Rumble 1994, quando Bret e Owen desafiaram os The Quebecers pelos títulos de tag team. Esse combate foi parado pelo árbitro devido a uma lesão de Bret, o que frustrou Owen, que atacou o irmão. Curiosamente, a noite acabou com Bret como covencedor do Royal Rumble match, a par de Lex Luger.
Em visível conflito, os dois manos mediram forças em ringue na Wrestlemania X, com a vitória a sorrir a Owen. No entanto, Bret redimiu-se na mesma noite ao bater Yokozuna para conquistar o WWF World Heavyweight Championship. Entretanto, a rivalidade entre irmãos continuou, com o cunhado de ambos, Jim Neidhart, a colocar-se do lado de Owen. E para resolver o problema de uma vez para todas, foi marcado um combate Steel Cage entre Bret e Owen para o SummerSlam, com o principal cinturão da companhia em jogo, e cuja qualidade do espetáculo mereceu a classificação de cinco estrelas por parte de Dave Meltzer.
 
 
 
In Your House 5: Seasons Beatings (17 de dezembro de 1995)
Bret Hart (c) vs. The British Bulldog
No In Your House 4, em outubro, The British Bulldog lutou pelo WWF World Heavyweight Championship, então na posse de Diesel, com Bret Hart, que já sabia que ia lutar pelo título no Survivor Series, a assumir o papel de comentador. A dada altura, Bret Hart atingiu o cunhado, causando a desqualificação a Diesel, que perdeu o combate mas não o cinturão.
Bret Hart conquistou o título no Survivor Series, mas nas semanas que antecederam o pay-per-view foi anunciado que British Bulldog iria ter direito a uma oportunidade pelo WWF World Heavyweight Championship após o evento.
 
 
 
 
60-minute Iron Man match pelo WWF Championship:
Bret Hart (c) vs. Shawn Michaels
Numa altura em que ainda perseguia o sonho de se tornar campeão mundial, Shawn Michaels vinha de um 1995 negro, uma vez que perdeu o combate pelo WWF Championship para Diesel na WrestleMania XI, foi atacado por um grupo de fuzileiros num bar e consequentemente obrigado a abdicar do título intercontinental, sofreu uma concussão às mãos de Owen Hart e foi traído pelo amigo próximo Diesel num house show no Madison Square Garden.
No entanto, a sorte de HBK começou a mudar em 1996, quando venceu o Royal Rumble match para ganhar a oportunidade de defrontar o campeão da WWF, Bret Hart, na WrestleMania XXI. Semanas depois também bateu Owen Hart no In Your House 6 para manter esse direito.
Já Bret Hart era campeão desde o Survivor Series 1995, quando derrotou Diesel. Nos meses seguintes, reteve o cinturão em duelos frente a The British Bulldog, The Undertaker e Diesel.
 
 
 
Combate para determinar o candidato principal ao WWF World Heavyweight Championship:
Bret Hart vs. Steve Austin
Depois de ser derrotado por Shawn Michaels num combate Ironman que durou mais do que uma hora e perder o título principal da WWF na Wrestlemania XII, Bret Hart tirou um período sabático. Paralelamente, estava a emergir uma estrela chamada Stone Cold Steve Austin, que venceu o torneio King Of The Ring em junho e após essa conquista começou a provocar Hart.
Depois de oito meses sem lutar, The Hitman aceitou o desafio de Austin, num combate que determinaria o candidato principal ao título que no mesmo PPV Shawn Michaels colocaria em jogo frente a Sycho Sid.
 
 
 
Submission match:
Bret Hart vs. Steve Austin
(Ken Shamrock como árbitro convidado)
Depois de ser derrotado por Shawn Michaels num combate Ironman que durou mais do que uma hora e perder o título principal da WWF na Wrestlemania XII, Bret Hart tirou um período sabático. Paralelamente, estava a emergir uma estrela chamada Stone Cold Steve Austin, que venceu o torneio King Of The Ring em junho e após essa conquista começou a provocar Hart.
Depois de oito meses sem lutar, The Hitman aceitou o desafio de Austin para o Survivor Series 1996 e acabou mesmo por vencer.
Porém, a rivalidade prolongou-se durante mais uns meses, com ambos a terem ficado para o fim no Royal Rumble 1997. A dada altura, Hart julgou ter eliminado Austin, mas essa eliminação não foi oficializada porque os árbitros não a viram por estarem atentos a uma brawl entre os já eliminados Mankind e Terry Funk.
No PPV seguinte, o In Your House 13: Final Four, Bret Hart conquistou o vago WWF World Heavyweight Championship num combate que também envolveu Austin, Vader e The Undertaker. Porém, um dia depois, no Monday Night Raw, Austin custou o título a Hart, permitindo que Sycho Sid se tornasse campeão.
Entretanto, já com o submission match agendado para a WrestleMania 13 entre Hart e Austin, Hart teve a oportunidade de recuperar o título num steel cage match e até esteve perto de ganhar, mas Undertaker interferiu e ajudou Sid a alcançar a vitória.
 










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...