terça-feira, 1 de junho de 2021

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ginásio de Alcobaça na II Divisão B

Ginásio de Alcobaça competiu na II Divisão B em 1990-91
Fundado a 1 de junho de 1946, o Ginásio Clube de Alcobaça resultou da fusão do Alcobaça Futebol Clube (fundado em 1918) e do Clube Desportivo Comércio e Indústria de Alcobaça (1932) e conheceu o ponto alto da sua história em 1982, quando subiu à I Divisão e chegou às meias-finais da Taça de Portugal.
 
Nesse ano, o Ginásio venceu ao sprint uma corrida renhida com a Académica de Coimbra – na altura com a designação de Académico – pelo primeiro lugar da II Divisão – Zona Centro, terminando o campeonato com os mesmos 46 pontos dos estudantes, numa luta que se estendeu à secretária, devido a um jogo entre a briosa e o Guarda que teve de ser repetido.
 
Numa primeira instância os estudantes até beneficiaram da decisão da Federação Portuguesa de Futebol, mas os alcobacenses venceram o recurso que lhes permitiu uma presença inédita entre a elite do futebol nacional. Pelo meio, houve um protesto da decisão inicial que interrompeu a clássica de ciclismo Porto-Lisboa. “Em protesto com a decisão federativa os nossos adeptos decidiram cortar a Estrada Nacional e interromper a corrida. Ficou o pelotão ali parado em frente ao Mosteiro de Alcobaça. Lembro-me de o falecido Rui Tovar, em reportagem para a RTP, de microfone na mão, espantado com aquilo. Coisa inédita: uma corrida de ciclismo ser interrompida por causa do futebol. Apesar da confusão, explicámos com calma os motivos do nosso protesto aos ciclistas, eles perceberam e até ficaram do nosso lado quando ouviram a história”, recordou ao Maisfutebol o guarda-redes Horácio Luís.
 
Paralelamente, os ginasistas tiveram um percurso brilhante na Taça de Portugal, tendo eliminado os mais conceituados Atlético, Farense e Rio Ave na caminhada até às meias-finais, etapa em que os azuis foram eliminados com uma derrota tangencial diante do Sporting em Alvalade (1-2).
 
Em 1982-83, na única época na I Divisão, o Ginásio de Alcobaça concluiu o campeonato na 16.ª e última posição, com 15 pontos – na altura em que a vitória valia dois pontos -, fruto de quatro vitórias, sete empates e 19 derrotas, tendo marcado 20 golos e sofrido 56.
 
Três anos depois, o emblema do distrito de Leiria desceu da II à III Divisão. Em 1990-91 participou na edição inaugural da II Divisão B (Zona Centro) e desde 1997 que tem alternado entre o último patamar nacionais e os campeonatos distritais, de onde não sai desde 2017.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Ginásio de Alcobaça na II Divisão B.
 
 

10. Sequeira (25 jogos)

Disputou o mesmo número de jogos de Sérgio, mas amealhou mais 156 minutos em campo – 2085 contra 1929.
Defesa formado no Nazarenos, surgiu pela primeira vez no plantel do Ginásio de Alcobaça em 1986-87, na altura para jogar na III Divisão.
Na época seguinte voltou à Nazaré, mas regressou aos ginasistas em 1988 para uma estadia de três anos, tendo contribuído para a subida à II Divisão B, patamar em que disputou 25 jogos (24 a titular) e apontou três golos (diante de Marialvas, Estarreja e Oliveirense) na edição inaugural da prova, em 1990-91, não conseguindo evitar a despromoção.
Após a descida à III Divisão retornou ao Nazarenos, então a militar nos distritais da AF Leiria.
 
 

9. Fredy (27 jogos)

Médio formado no Estrela da Amadora e no Caldas, despontou nos pelicanos antes de se mudar para o Ginásio de Alcobaça no verão de 1990.
Na única temporada que passou no clube disputou 27 jogos (17 a titular) na II Divisão B e apontou dois golos, frente a União de Tomar e Sanjoanense, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão regressou ao Caldas.
 
 

8. João Paulo Marques (27 jogos)

João Paulo
Disputou o mesmo número de jogos de Fredy, mas amealhou mais 403 minutos em campo – 2163 contra 1760.
Defesa que despontou no Concha Azul, ainda que tivesse passado pelos juniores do Ginásio de Alcobaça em 1983-84, voltou aos ginasistas em 1988, na altura para jogar na III Divisão.
Na segunda época no clube alcançou a promoção à II Divisão B, patamar em que disputou 27 jogos (26 a titular) em 1990-91, não conseguindo evitar a descida à III Divisão.
Após a despromoção permaneceu mais dois anos no clube, tendo descido aos distritais da AF Leiria em 1992 e subido à III Divisão no ano seguinte.
Em 1993-94 representou o Alcanenense, mas na época que se seguiu voltou ao Ginásio de Alcobaça, então nos distritais leirienses.
 
 

7. Tucha (27 jogos)

Disputou o mesmo número de jogos de Fredy e João Paulo Marques, mas amealhou mais minutos em campo: 2306.
Médio que tinha passado pelos juniores do Nazarenos e do União de Coimbra e pelos seniores do Rio Maior, representou pela primeira vez o Ginásio de Alcobaça em 1986-87, para jogar na III Divisão. Haveria de voltar em 1988-89, após passagem pelo Mirense, duas épocas depois, após um ano no Nazarenos.
Em 1990-91 atuou em 27 partidas (25 a titular) pelos alcobacenses na II Divisão B, não conseguindo evitar a despromoção.
Depois mudou-se para o Portomosense.
 
 

6. Luís Vasco (27 jogos)

Luís Vasco
Disputou o mesmo número de jogos de Tucha, Fredy e João Paulo Marques, mas amealhou mais minutos em campo: 2370.
Guarda-redes natural da Nazaré, despontou no Nazarenos e passou pelo Caldas antes de reforçar o Ginásio de Alcobaça no verão de 1990.
Na única temporada que passou nos ginasistas participou em 27 encontros (26 a titular) e sofreu 49 golos na II Divisão B, não conseguindo evitar a despromoção.
Apesar da descida à III Divisão e do elevado número de golos sofridos, valorizou-se e deu o salto para o Famalicão, então na I Divisão.
 
 

5. João Paulo Batista (30 jogos)

Médio formado no Caldas, passou ainda pelos seniores do Usseira e do Beneditense antes de ingressar no Ginásio de Alcobaça no verão de 1990.
Na única temporada que passou no clube disputou 30 jogos (26 a titular) na II Divisão B, mostrando-se impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para o Rio Maior.
 
 

4. José Rui (30 jogos)

José Rui
Disputou o mesmo número de jogos de João Paulo Batista, mas amealhou mais 353 minutos em campo – 2553 contra 2200.
O único elemento desta lista que esteve na única presença do Ginásio de Alcobaça na I Divisão, em 1982-83, e também na brilhante caminhada dos ginasistas até às meias-finais da Taça de Portugal na época anterior.
Defesa central natural da Nazaré e formado e revelado pelo Nazarenos, teve uma primeira passagem pelos alcobacenses entre 1979 e 1984, no período dourado do clube.
Entretanto voltou ao Nazarenos e passou por clubes como O Elvas, Peniche e Fátima antes de regressar ao Ginásio de Alcobaça em 1990-91, temporada em que atuou em 30 partidas (28 a titular) e apontou quatro golos na II Divisão B, frente a Oliveira do Hospital, Mirandense, Anadia e Sanjoanense, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão regressou uma vez mais ao Nazarenos.
Haveria de falecer em maio de 2004, quando tinha apenas 49 anos.
 
 

3. Lúcio (34 jogos)

Lúcio
Médio natural da Marinha Grande e formado no Marinhense, mudou-se para o Ginásio de Alcobaça quando subiu a sénior em 1988-89.
Na segunda época nos ginasistas logrou a subida à II Divisão B, patamar em que em 1990-91 disputou 34 jogos (29 a titular) e marcou um golo à Naval, insuficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão permaneceu mais dois anos no clube, tendo vivido mais uma despromoção na época seguinte e a conquista do título distrital da AF Leiria em 1992-93.
No verão de 1993 transferiu-se para o Sport Lisboa e Marinha.
 
 

2. Pombo (34 jogos)

Disputou o mesmo número de jogos de Lúcio, mas amealhou mais 398 minutos em campo – 3060 contra 2662.
Médio formado no Ginásio de Alcobaça, iniciou o seu trajeto como sénior no Turquel em 1983-84, tendo regressado aos ginasistas na temporada seguinte.
Em 1987 mudou-se para o Usseira, mas regressou a casa um ano depois, tendo contribuído para a qualificação para a edição inaugural da II Divisão B, que se realizou em 1990-91. Na recém-criada competição disputou 34 jogos (todos a titular) e apontou seis golos, diante de Estarreja, Mirense (dois), Oliveira do Hospital e Mangualde (dois), registo que fez de Pombo o melhor marcador da equipa, mas que ainda assim não foi suficiente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão ingressou no Caldas.
 
 

1. Henrique (36 jogos)

Henrique
Defesa formado no Ginásio de Alcobaça, transitou para a equipa sénior em 1983-84, na temporada a seguir à presença dos ginasistas na I Divisão.
Em 1985 rompeu o cordão umbilical, tendo passado por Caldas e Nazarenos antes de regressar a casa em 1987-88.
Na época que se seguiu esteve ao serviço do Fátima, mas haveria de voltar à casa-mãe em 1989-90 para contribuir para a subida à II Divisão B, patamar em que disputou 36 encontros (todos a titular) e apontou dois golos, diante de Naval e Guarda, insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para o Beneditense.





 






1 comentário:

  1. BOAS NOTÍCIAS DE ANÔNIMO

    O Anonymous está novamente disponível para lidar com grandes oportunidades para você ser super rico. Você sabe que pode hackear um caixa eletrônico com um cartão programado e sacar qualquer quantia de dinheiro que precisar? Agora o Anonymous programou esses cartões e os disponibilizou para venda ao público.

    Esta é uma oportunidade que você não pode perder. Corra agora e entre em contato conosco no
    email: anonhackergroup@gmail.com
    Whatsapp: +1 (431) 815-7891

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...